Veja 7 incríveis vantagens de comprar uma franquia!

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Seu sonho é ter um negócio próprio? Então, comprar uma franquia pode ser uma incrível oportunidade! Afinal, esse modelo de negócio tem vários benefícios.

Primeiro: esse tipo de empresa dá maior segurança de sucesso ao empresário. Isso porque o modelo de uma empresa que já faz sucesso será replicado na unidade.

Mas também é possível citar vantagens como o apoio da franqueadora, marketing da franquia, know-how e mais. Ou seja, vários aspectos que tornam uma franquia, inclusive, mais atrativa do que iniciar um negócio do zero.

Ter o próprio negócio é o objetivo de muita gente. Segundo pesquisa, 66% dos brasileiros querem abrir o próprio negócio para ter mais liberdade e autonomia.

Mas a realidade é que poucos empreendedores conseguem superar os obstáculos e desenvolvem um negócio bem-sucedido. Embora muitos tenham dinheiro suficiente para investir na criação de uma empresa, isso não é sinônimo de bons resultados.

Então, por que não comprar uma franquia? Franquias têm planos de negócio já testados e com eficácia comprovada no mercado.

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Este tipo de negócio pode representar uma enorme janela de oportunidades. Especialmente para quem tem em mente obter resultados em curto e médio prazo. Tudo isso nos leva a duas perguntas:

  1. Quais as vantagens de comprar uma franquia em relação a abrir o próprio negócio?
  2. Quais vantagens a franquia pode trazer para a estrutura física e gestão de uma empresa?

Para responder a essas dúvidas, listamos algumas vantagens de comprar uma franquia. Continue lendo!

Quais os benefícios de comprar uma franquia?

Como já citamos, comprar uma franquia é algo cheio de vantagens interessantes. Contudo, antes de apresentá-las, vale a pena especificar o que é uma franquia.

Uma franquia nada mais é do que uma nova unidade de uma empresa que já existe. Essa nova unidade leva o mesmo nome da rede, além de oferecer os mesmos produtos e serviços.

Sendo assim, ela ainda utiliza o mesmo modo de fazer da marca, o que mantém a padronização entre todas as lojas.

Vemos um empresário sorrindo (imagem ilustrativa). Texto: comprar franquia.
O modelo de franquia aumenta as chances de o empreendedor ter sucesso.

O McDonald’s é o exemplo mais claro de franquia bem-sucedida, possuindo mais de 37 mil unidades pelo mundo.

Dito isso, você já pode acompanhar os benefícios de comprar uma franquia!

1. Redução do risco do investimento

Existem franquias para todos os bolsos. Quem deseja investir pouco, por exemplo, pode optar por uma nanofranquia (com custo de até R$ 25 mil). Por outro lado, outras podem requisitar investimento muito maior, de mais de R$ 200 mil!

O ponto é que, independentemente do custo da franquia, investir nesse tipo de negócio é mais seguro. Isso porque uma franquia já possui um plano de negócios, testado e modificado sempre que necessário.

Dessa forma, uma nova unidade coloca exatamente esse plano de sucesso em prática. Oferecendo assim os mesmos produtos e serviços que o consumidor já espera da marca.

Por isso, as chances de erro são mínimas, enquanto o seu sucesso pode ser alcançado mais facilmente.

Para se ter uma ideia, apenas 5 a cada 100 franquias fecham as portas antes de completar dois anos de operação. No caso de negócios abertos do zero, esse número sobe para 23 a cada 100 empresas.

2. Inovação contínua

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Você já sabe que uma franquia preza pela padronização. Isso não significa, porém, que ela permanece sempre a mesma.

Na verdade, as franqueadoras realizam um trabalho de inovação constante. Para isso, elas criam novas apresentações e novos produtos, buscando alcançar as necessidades e vontades dos clientes.

Além disso, uma franquia realiza, gradualmente, melhorias nos seus processos de vendas e divulgação. Pois o objetivo é sempre permitir o alcance de novos públicos.

Do mesmo modo, é importante escolher uma franqueadora que se comprometa com essa inovação constante. Assim, você terá a certeza de que não vai “ficar para trás” com a sua unidade, uma vez que a marca vai se atualizando.

Vemos dois balconistas de uma loja enquanto aprendem a operar o caixa touchscreen (imagem ilustrativa).
A inovação deve ser constante na busca de melhor atender os consumidores da marca.

Ainda vale dizer que uma rede de franquias é mais forte que um negócio único. Mais forte com a sua marca, e também em capacidade financeira.

Dessa forma, as inovações são mais fáceis de serem estudadas. Sendo assim, elas podem ser aplicadas de forma mais rápida e eficaz nas unidades.

E sempre com a ajuda da franqueadora para que tudo se mantenha padronizado e com a qualidade esperada. Tudo isso facilita muito o sucesso da unidade de franquia.

3. Suporte da franqueadora

Além da questão da inovação, o proprietário de uma unidade franqueada recebe suporte nos mais variados momentos. Esse é outro aspecto que aumenta consideravelmente o potencial de sucesso do negócio.

Os suportes são oferecidos ao franqueado da abertura da empresa até o gerenciamento da operação, como determina a Lei de Franquias.

Geralmente, os apoios incluem auxílio na escolha do ponto comercial, dos funcionários e estratégias de marketing. Além disso, existem os treinamentos para que o franqueado aprenda como atuar com a marca, mantendo seu padrão de serviços, produtos e atendimentos.

Nesse sentido, outros suportes comuns são o comercial, jurídico e outros. Só que todos esses apoios podem variar conforme a marca da franquia.

Dessa forma, para saber com o que você poderá contar, estude a Circular de Oferta de Franquia (COF). O documento traz todas as informações sobre uma franquia, inclusive os suportes oferecidos ao empreendedor.

Os suportes da franqueadora auxiliam o franqueado porque direcionam suas ações e tomadas de decisão. Outros franqueados terão passado pelo mesmo processo. Portanto, ao repetir seus acertos, direcionados pela franqueadora, seu negócio terá retorno mais rápido.

Por meio do suporte, a franqueadora não apenas facilita o sucesso do empreendedor, mas mantém a padronização e qualidade da sua marca.

4. Treinamentos ao comprar franquia

Outro ponto central para a franqueadora e o franqueado é a formação e treinamento dos processos de trabalho. Eles são essenciais para o desenvolvimento do negócio dentro dos padrões esperados da marca.

Vemos duas pessoas conversando por vídeoconferência (imagem ilustrativa). Texto: comprar franquia.
Muitos treinamentos franquias são realizados de forma on-line para agilizar o processo.

Os treinamentos oferecidos ao empreendedor geralmente incluem assuntos como:

  • Passo a passo para realizar os serviços/preparar os produtos da marca;
  • Técnicas de vendas;
  • Relacionamento com clientes;
  • Uso de software de gestão;
  • Dicas de marketing etc.

5. Sistemas de controle de qualidade

Buscando melhorar o trabalho realizado dentro da franquia, as franqueadoras realizam visitas e contato periódico com a unidade para a avaliação do seu funcionamento.

Esses auxílios são executados para avaliar o desempenho de cada empreendedor e pontos a serem aperfeiçoados. Assim, é possível manter a qualidade da empresa e facilitar a manutenção de bons resultados.

Da mesma forma, vale dizer que abrir uma unidade da marca pode ser feito apenas por empreendedores que atendam ao perfil da empresa.

Por isso, antes de estabelecer um contrato com o franqueado, a franqueadora verifica se ele possui todos os pré-requisitos necessários para a atuação no negócio.

6. Promoção e publicidade

Normalmente, a franqueadora oferece suporte de marketing completo aos seus franqueados. Ou seja, ela auxilia na divulgação e na conquista de novos consumidores.

Para tudo isso, os franqueados precisam arcar com uma taxa de marketing, estabelecida no contrato de franquia.

Graças a essa taxa, é possível contar com o auxílio de profissionais do design, redatores, produtores audiovisuais e mais.

Assim, o empreendedor pode divulgar sua unidade de forma on-line (como nas redes sociais) e off-line (panfletos, eventos etc.). Seguindo as orientações da franqueadora, a atração de clientes costuma ser mais eficaz.

7. Atração dos consumidores

Algumas pessoas acreditam que as franquias podem “engessar” o trabalho de um empreendedor. Mas não é bem assim.

Como já citado, a padronização de uma franquia é um ponto muito positivo deste tipo de negócio. Isso já que o empreendedor obtém todo o modo de fazer eficaz da empresa.

Vemos uma vendedora e uma cliente em uma loja de roupas (imagem ilustrativa).
Os consumidores devem ser o foco da marca.

Ao mesmo tempo, os consumidores sabem o que esperar de uma marca. Isso cria maior segurança para o usuário, facilitando a venda dos produtos e a aquisição de novos clientes.

Ou seja, os consumidores saberão o que você tem a oferecer. Dessa forma, eles vão se sentir mais atraídos a fazer negócio com você.

Mas, para garantir esse ciclo, é essencial adquirir uma boa franquia. Não apenas uma empresa que tenha um baixo investimento ou suportes vantajosos. A marca também deve ser bem vista pelo consumidor.

Isso significa que, ao pesquisar pela empresa, você deverá encontrar, em sua maioria, boas opiniões sobre ela.

Os consumidores farão o mesmo tipo de pesquisa na hora de comprar com você. Até porque, segundo uma pesquisa, 97% dos internautas buscam referências on-line antes de comprar em lojas físicas.

Se durante a pesquisa esses prováveis clientes encontrarem muitas críticas à marca, eles poderão se afastar do seu negócio.

Afinal, eles entendem que você oferecerá exatamente o mesmo que outras unidades. Se o serviço/produto delas não é bom, por que o seu seria?

Quer saber mais sobre comprar uma franquia, cuidados e vantagens desse tipo de negócio? Confira nosso ebook sobre o assunto! Basta clicar na imagem abaixo.

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Como adquirir uma franquia?

Agora que você já conhece as vantagens de comprar uma franquia, é hora de saber como adquirir a sua. Os passos são simples:

  • Analise seus interesses e escolha um setor em que você teria prazer em trabalhar;
  • Avalie a sua capacidade de investimento;
  • Pesquise as marcas franqueadoras;
  • Pesquise sobre a marca escolhida;
  • Entre em contato com a franqueadora;
  • Avalie a COF;
  • Vire cliente da marca;
  • Converse com franqueados;
  • Assine o contrato de franquia;
  • Quite a taxa de franquia;
  • Realize o treinamento da marca;
  • Siga os processos de implantação com a ajuda da franqueadora;
  • Inicie o trabalho com a sua unidade.

Quer conhecer melhor o passo a passo para abrir uma franquia, com dicas importantes para fazer o melhor negócio? Acompanhe nosso texto sobre o assunto: Passos para se tornar um franqueado.

Pronto! Agora você já conhece mais sobre o franchising e pode fazer a melhor escolha na hora de comprar uma franquia.

Não se esqueça de pesquisar bastante entre as marcas de franquias. Existem várias opções de franquias baratas no mercado, em setores com grande potencial mesmo em momentos de crise.

E lembre-se, para investir com sucesso, é importante saber tudo sobre o sistema de franquias. Assim, você terá mais segurança nesse modelo de negócio e nos resultados que ele pode gerar.

Por fim, selecionamos o vídeo a seguir com tudo sobre o assunto. Assista agora!

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