9 passos para se tornar um franqueado de sucesso

Neste artigo você vai ver

Advertisement

Em momentos de incerteza econômica como vem passando o Brasil, a ideia de abrir o próprio negócio se torna mais forte no imaginário das pessoas. Por isso, alguns decidem seguir os passos para ser um franqueado. Afinal, essa opção tem mais chances de sucesso.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), menos de 40% das empresas consegue sobreviver após cinco anos. Enquanto isso, para as franquias, a taxa de mortalidade fica em 5% após os dois primeiros anos.

Segundo pesquisa realizada pela OnePoll, 77% dos brasileiros desejam ter o próprio negócio. As maiores motivações são a flexibilidade de horário, ser o próprio chefe e aumentar os ganhos.

Pensando nessa crescente procura, preparamos este texto com dicas para que você se torne um franqueado de sucesso. Acompanhe!

Advertisement

Vantagens de se tornar um franqueado

Infelizmente, ser dono do próprio negócio no Brasil exige um investimento alto, sem contar os riscos do negócio fracassar.

A economia nacional vem enfrentando, nos últimos anos, processos e etapas para a recuperação da confiança de investidores estrangeiros. Porém, mesmo diante da crise causada pela pandemia, o empreendedorismo ganhou força entre a população.

Muitos passaram a buscar alternativas para sair de seus empregos ou completar a renda. Mas para diminuir os riscos de um negócio próprio, as franquias têm sido as preferidas entre os novos empreendedores.

Além de serem modelos de negócios consolidados, conta com as operações já testadas e um know-how que ajuda o investidor nos primeiros passos. Do mesmo modo, os números do mercado de franchising brasileiro seguem animadores.

O setor de franquias, de modo geral, teve faturamento de mais de R$ 185 bilhões em 2021. Já são mais 170 mil franqueados gerando aproximadamente 1,4 milhões de empregos.

Porém, antes de decidir seguir os passos de um franqueado, o empresário precisa conhecer as opções de negócio e qual combina melhor com o seu perfil.

Advertisement

Será preciso considerar o conhecimento sobre o setor que deseja atuar, qualidade de vida e capacidade de investimento. Uma das maiores vantagens de se tornar um franqueado é a certeza de investir em um empreendimento que já tem seu modelo de negócio aprovado pelos consumidores.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Simultaneamente, várias marcas criam formas diferentes de expandir seu alcance. Algumas disponibilizam os modelos conhecidos como Home Office e/ou Loja Física.

O que traz mais um benefício para o empresário: investir de acordo com a sua capacidade financeira. Veja outras vantagens de uma franquia a seguir.

Torne-se um franqueado com 9 passos!

O empreendedor precisa buscar informações sobre o ramo em que pretende atuar. Assim, identificar necessidades e a viabilidade do empreendimento.

Então, para ajudar você, separamos alguns passos a serem seguidos no processo para se tornar um franqueado.

1. Invista em uma área que você domine e goste

O primeiro dos passos para se tornar um franqueado é encontrar uma atividade que você já tenha alguma experiência e com a qual se identifique. Assim, aumenta-se suas chances de ser bem-sucedido na empreitada de abrir seu próprio negócio.

Iniciar uma empresa precisa ser mais que só pelo retorno financeiro que pode ser proporcionado a você. Nessa nova etapa profissional, o empresário precisará ficar quase 24 horas por conta do empreendimento. Então, precisa amar o mercado que atua.

Dessa forma, qualquer crise que aparecer durante a sua jornada será mais fácil de superar. O senso comum ensina que é mais prático desistir de algo que não gostamos do que deixar de lado aquilo que realmente amamos.

Entre os setores que o empreendedor mais se adequa, pode optar por mercados que estão em movimentos de alta.

Segundo pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor que mais cresceu em 2021 foi o de “Entretenimento e Lazer”. Logo depois aparecem “Casa e Construção”.

O primeiro teve um crescimento de 21,2%, ainda se recuperando dos prejuízos causados ao segmento por conta da pandemia. Já o segundo segue firme e forte, quando se destacou durante a pandemia, e em 2021 teve aumento de 19,3% no faturamento.

Do mesmo modo, o nicho de Alimentação continuou como o que tem mais franqueados entre os que mais faturam e crescem. O que ainda o mantém como uma boa opção para quem deseja entrar na área.

Advertisement

2. Se cadastre

O primeiro contato entre uma franquia e o empreendedor acontece por meio do cadastro do interessado. Logo, é feito normalmente pela internet ou então, em feiras de empreendedorismo.

Neste momento, a marca avalia o perfil do candidato, para que possa selecionar o franqueado que mais se ajuste ao seu modo de trabalho e suas expectativas. Posteriormente, após o cadastro, a franqueadora poderá lhe perguntar sobre suas experiências na área comercial e de administração.

Além de tentar saber o que você espera da parceria e seus planos para o futuro na rede, buscará alinhar suas expectativas com a da empresa. Isso facilitará sua escolha pela franqueadora.

Na hora deste cadastro, o empreendedor também deve analisar sua própria capacidade de investimento. Entenda quanto tem para investir, pois começar uma franquia envolve diversos gastos, mesmo que muitas vezes seja menor do que um negócio do zero.

Você também precisa de uma folga financeira, pois o lucro pode demorar um pouco para alcançar o patamar esperado. Porém, as contas não param de chegar.

Nesse sentido, pode ser que precise de algum financiamento para investir na rede, ou um sócio investidor. São opções válidas, mas que precisam ser bem analisadas.

Assim, pode ser mais interessante buscar uma franquia que se encaixe no valor que você tem para investir. Mas é mais seguro e com o tempo, pode ir aumentando o negócio, investindo em novas unidades ou expandindo a sua.

3. Primeiro encontro

Este primeiro contato direto entre candidato e franqueadora poderá acontecer pessoalmente, com a marcação de reuniões, pela internet. Pode ser até mesmo na própria feira do empreendedor onde foi realizado o cadastro.

Será o momento das partes se conhecerem melhor e tirarem as dúvidas. Na ocasião, é apresentada para o candidato a Circular de Oferta de Franquia (COF). Este documento contém as principais informações sobre a rede.

Antes mesmo de ver a COF, pesquise sobre a franqueadora, saiba como está a marca no mercado, seja junto aos consumidores como também aos franqueados.

Nesse sentido, as redes sociais podem ser um campo para que você possa entender o que as pessoas dizem sobre os produtos ou serviços da marca.

De acordo com a lei nº 13.966/19, conhecida como Lei de Franquia, o texto deve ser apresentado ao futuro franqueado dez dias antes da assinatura do contrato. Caso esse prazo não seja cumprido, o acordo perde a validade. Então, a seguir, veja as informações que precisam constar da Circular:

  • Dados sobre a franqueadora, como CNPJ e endereço da sede;
  • Histórico da marca;
  • Balanço e demonstrações financeiras;
  • Pendências judiciais;
  • Relação de franqueados;
  • Franqueados ativos e que se desligaram nos últimos 24 meses;
  • Equipe da franqueadora;
  • Informações sobre o mercado;
  • Descrição do negócio;
  • Cota mínima de compra;
  • Características dos modelos de negócio da marca de franquia;
  • Perfil desejado do franqueado;
  • Estimativa de investimento pelo franqueado, com descrição das taxas cobradas;
  • Estimativa de ganhos financeiros;
  • Regras sobre território (se haverá exclusividade ou não de atuação por um franqueado em determinada área);
  • Regras para sucessão ou transferência de proprietário;
  • Lista de fornecedores para atuação na franquia;
  • Lista de apoios prestados pela franqueadora;
  • Situação do franqueado após o término ou rescisão do contrato de franquia.

4. Conheça algumas unidades da franquia

Na COF da marca estão os contatos dos franqueados da empresa. Sendo assim, busque informações junto a estas pessoas.

Vá até as unidades conhecer como funciona o dia a dia da franquia. Depois, pergunte sobre o trabalho, o modelo de negócio, capital de giro e o suporte dado pela franqueadora.

Essas são algumas informações fundamentais para que o candidato a franqueado possa consolidar sua escolha pela franquia.

Do mesmo modo, este contato com os franqueados pode dar a você uma visão mais clara dos concorrentes que irá enfrentar. Este franqueado já atua no setor e consegue passar alguns detalhes sobre as empresas com as quais tenta dividir o mercado.

Além disso, saiba deles como é a receptividade do público em relação aos produtos ou serviços da rede. Por exemplo, se estão satisfeitos, se há melhorias a serem feitas de modo urgente.

Isso porque, os franqueados podem passar uma visão mais realista do mercado, por exemplo, identificar se o segmento é bom para atuar naquele momento. Todos os tipos de informações que puder conseguir é interessante para investir com mais segurança.

Conheça como é o atendimento em algumas unidades para formar a sua convicção de que é aquele modelo que você quer seguir. O modelo de franchising se baseia em padronização, e você deve estar preparado para seguir essas diretrizes da marca.

Advertisement

Esta visita a uma unidade é fundamental, pois a franquia pode vender uma ideia ao apresentar o projeto e a COF, enquanto a realidade pode não ser assim tão boa.

As franquias têm um modo de funcionamento bem peculiar, e quem deseja aprender como ser um franqueado precisa compreendê-lo bem. Caso contrário, o empreendedor pode vir a ter sérios problemas.

5. O contrato

O contrato de franquia é o documento definitivo que será usado para determinar como funcionará a relação entre franqueado e franqueadora.

Assim, seu objetivo é garantir que a marca irá oferecer o uso da imagem, reconhecimento de mercado, práticas e know-how para o empresário.

Enquanto isso, o franqueado se responsabilizará em manter o modelo de negócio, com comercialização de produtos ou serviços. Além de ter o nível de atendimento exigido pela empresa.

De acordo com a norma federal, a redação do contrato é de responsabilidade da franqueadora, deve ser clara, imparcial, bilateral, consensual e preventiva. Em suma, isso reduz as chances de ambas as partes encontrarem brechas no documento.

Para ter sucesso e garantir um consenso benéfico, você deverá observar os seguintes pontos no contrato:

  • Taxas fixas e mensais;
  • Demarcação do território de atuação;
  • Prazo de validade do contrato;
  • Cláusulas de renovação e rescisão do contrato;
  • Regras de concorrência.

Porém, é comum algumas franquias entregarem um cronograma com os passos para o franqueado seguir até a abertura da unidade, após a assinatura do contrato.

Caso isso não seja fornecido, o empreendedor pode, para que haja tempo de reformar o ponto, contatar a equipe de suporte.

O empreendedor deve aproveitar esses suportes da franqueadora, se engajar nos treinamentos e buscar este auxílio quando necessário. Logo, o trabalho em conjunto com a franqueadora é fundamental. Isso porque, ter experiência no mercado é um passo importante para ter sucesso no franchising.

Nesse sentido, o suporte é feito para evitar que você fique perdido ou possa tomar decisões equivocadas. Além disso, orienta para que o franqueado atue de maneira padronizada, e com isso, de forma mais eficiente.

6. Escolha do ponto

A importância da escolha do ponto comercial para uma franquia é tão grande que alguns franqueadores oferecem suporte personalizado nessa etapa do negócio. Sendo assim, trata-se de um dos passos fundamentais para se tornar um franqueado.

Com essa ajuda, o empreendedor poderá minimizar os riscos envolvidos nesse tipo de negócio. Contando com a experiência da franqueadora, também aumentará o potencial do negócio e reduzirá o prazo de retorno do investimento.

Logo, é importante achar um lugar com boa movimentação de pessoas para trazer visibilidade para a marca. Portanto, estar perto do público é essencial, pois otimiza o alcance da unidade, sendo ainda uma vantagem frente aos concorrentes.

Considere que não há uma fórmula que determine o melhor ponto para o seu negócio. Mas é necessário ficar atento às variáveis que podem mudar significativamente o seu comércio.

Locações em shoppings podem ser bem atrativas, mas é preciso determinar se a sua franquia se encaixa bem naquele centro comercial. Além disso, o valor gasto para locação nesses ambientes costuma ser mais alto.

7. Contrato de locação

Uma das etapas mais delicadas do processo para se tornar um franqueado é a locação do imóvel. A princípio, é aconselhável que você use alguma assessoria jurídica para avaliar as cláusulas do contrato.

Durante essa avaliação, certifique-se que o valor do aluguel esteja na margem entre 8% e 11% do faturamento bruto. Em seguida, será hora de observar os períodos do acordo.

Assim, o ideal é que seja feito um contrato por prazo determinado. Ou seja, o mesmo prazo de duração do contrato de franquia. Caso o lugar precise de reformas, é possível negociar com o dono do imóvel alguns descontos no aluguel pelas melhorias feitas.

8. Primeiros passos como franqueado

Após a instalação da unidade, chegou a hora da inauguração. Devem ser cumpridas todas as obrigações fiscais e trabalhistas antes da abertura.

Mas além disso, franqueados e funcionários normalmente passam por treinamentos dados pela franqueadora. Assim, todos poderão aprender a conduzir os processos segundo os padrões definidos pela marca.

Dessa forma, para a inauguração, a propaganda na região de atuação deverá ser intensa e bem-feita. Um marketing bem direcionado para os potenciais consumidores poderá trazer um bom retorno em pouco tempo.

Por último, é bom ressaltar a importância do líder no êxito de um empreendimento. Portanto, será uma referência para os colaboradores e clientes.

Isso exige uma postura compatível com aquilo que a equipe precisa apresentar no dia a dia de trabalho, e o que sua unidade irá entregar para seus clientes.

Por isso, seja exemplar nesta nova etapa de sua vida, até mesmo para ter condições de cobrar serviço depois. Saiba lidar com as pessoas, seja um exemplo, um motivador.

9. Continue a aprender

Mesmo depois de iniciar o seu próprio negócio você não pode se acomodar e achar que sabe tudo que é necessário. Nesse sentido, é importante continuar a aprender sobre empreendedorismo e o mercado no qual atua e seus clientes.

Os mercados mudam constantemente, bem como os hábitos de consumo. Do mesmo modo, é essencial estar atento às inovações que podem ajudar na gestão e crescimento de sua empresa.

Aproveite a internet e suas vastas possibilidades de aprendizado, como cursos online, palestras, bem como perfis em redes sociais de grandes empreendedores. Só porque a franquia tem uma estrutura pronta e os suportes, não significa que você não precise aprender mais nada.

Mas além disso, é uma maneira de aprender diversos pontos do empreendedorismo que são fundamentais para o seu sucesso. Alguns comportamentos e qualidades você pode desenvolver ou melhorar já atuando como um franqueado.

Enfim, são muitos passos para se tornar um franqueado, mas é algo que vale a pena, como mostraremos agora.

Por que abrir uma franquia?

Abrir uma franquia é uma boa opção para aqueles que desejam iniciar uma carreira no mundo do empreendedorismo com mais segurança que um negócio próprio.

Então, ao se tornar um franqueado, grande parte das marcas oferecem suporte e treinamento fundamentais para o desenvolvimento do negócio.

Isso garante que tanto o gestor, quanto seus liderados, estejam prontos para iniciar o atendimento. Da mesma forma, quando a unidade começa a operar, o franqueado passa a pagar taxas mensais de royalties, ou seja, pelo direito de uso da marca, do sistema e da publicidade.

Já nos primeiros meses, o investidor tem uma unidade rentável e trabalha a todo vapor, diferente de um negócio iniciado do zero.

Mas é muito importante observar a sua afinidade com a área que deseja atuar, os valores necessários para realizar o investimento e a COF. Além de estudar bem o contrato de franquia, é claro.

Então, tenha paciência nesta análise para se tornar um franqueado. Não faça nada por impulso, avalie as oportunidades, os melhores mercados e franquias.

Em seguida, quando iniciar seu negócio, não desanime quando passar pelos primeiros problemas. Empreender é arriscado, o modelo de franchising diminui este risco, mas não o elimina. Tenha calma e não desista nos primeiros tropeços.

Enfim, passe por esses e outros passos para se tornar franqueado. Aproveite todos os suportes e direcionamentos para que possa ter segurança. Por fim, investir da forma certa.

Advertisement
Advertisement

Qual franquia combina com seu perfil?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

POSTS RELACIONADOS