Modelos de franquias de beleza: veja 9 opções de negócio

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Os modelos de franquias de beleza e estética têm crescido cada vez mais no franchising, sabe porque? O setor é um dos segmentos que se mantém estável perante as instabilidades econômicas. Saiba mais lendo este artigo!

Um estudo realizado pela Quorum Brasil, uma empresa de pesquisas de mercado, apontou que 97% das mulheres brasileiras se preocupam com a aparência. Os homens também vem mudando esses hábitos e já somam 38%.

Tamanho potencial do setor é apresentando nos dados Associação Brasileira de Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), mostram que o mercado de estética cresceu 567% no Brasil, nos últimos cinco anos.

O setor se mantém aquecido pelas tendências de mercado e a mudança de hábitos dos consumidores que não abrem mão dos cuidados com beleza e estética.

Motivos não faltam para investir nesse setor que está em amplo crescimento e ainda tem muito a oferecer. Pois existe muita demanda e vários segmentos dentro do setor para explorar.

Por que investir em modelos de franquias de beleza?

Não é segredo que os modelos de franquias de beleza e estética são negócios mais estáveis e permitem maior tranquilidade aos investidores que desejam iniciar no ramo. Da mesma forma, os interessados que buscam investir neste segmento também não ficam atrás.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor foi um dos que mais lucrou em 2020, faturando mais de R$ 35 bilhões.

Mesmo com a pandemia, o mercado de beleza e estética seguiu firme e ganhou novas frentes dentro do setor de franquias. Além das tradicionais clínicas, negócios de depilação, manicure e sobrancelha também surgiram para atender à demanda do mercado.

Hoje em dia, não faltam modelos de beleza para se investir. Para a Abihpec, esse crescimento no ramo de beleza e estética está muito ligado ao maior acesso das classes C, D e E aos produtos, graças ao aumento de renda.

Ainda segundo a associação, o uso de tecnologia de ponta e o consequente aumento da produtividade vêm favorecendo os preços praticados pelo setor e os lançamentos constantes de produtos.

Outro dado interessante: segundo o Sebrae, entre os microempreendedores individuais (MEI), a categoria que mais cresceu foi aquela ligada aos serviços de beleza. E a exigência do público por produtos e serviços variados está por trás do elevado crescimento deste setor.

Dicas para se tornar um franqueado

Antes de investir em modelos de franquia de beleza é preciso se atentar para algumas situações e se preparar para iniciar como empreendedor de franquias de beleza e estética. Assim como qualquer negócio, sendo ou não franquias, é preciso muita preparação.

Tanto antes, quanto durante tempo em que se dedicar ao negócio próprio, afinal você se tornará dono do seu empreendimento.

Sendo assim, veja algumas dicas que trouxemos para você se preparar para ser um empreendedor de sucesso!

Faça uma autoanálise

É preciso fazer uma autoanálise e pensar sobre os modelos de franquias de beleza disponíveis. Se você saiu de um modelo convencional de trabalho, vai passar a vivenciar uma outra rotina em que você não será subordinado a ninguém. Porém, irá carregar a responsabilidade de um empresário.

Atuando nos modelos de franquias de beleza, você será um parceiro de negócios com a marca detentora da franquia e deverá cumprir com as regras e alcançar o objetivo que é manter o nome da marca e o atendimento padrão de qualidade que ela exige.

Afinidade com setor

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Em qualquer negócio que queira entrar, o primeiro ponto a definir é o tipo de serviço que vai oferecer. Para isso, precisa saber que vai passar boa parte do seu tempo trabalhando. Então, a escolha deve ser bem-feita e deve ser com algo que você goste de fazer.

Nos setor de beleza existem vários segmentos específicos ou em um mesmo lugar existe a possibilidade de você oferecer várias opções. Pense que a parte burocrática e administrativa de pessoal e gestão também ficam por conta do franqueado.

Capacitação

Se tratando do setor de franquias de beleza e estética, assim como vários outros setores, a capacitação é fundamental. Prestar um serviço de qualidade e manter profissionais qualificados e bem preparados, atualizados com as tendências de mercado, são um diferencial para a marca.

Aproveite todas as opções oferecidas pela franqueadora e procure se manter sempre atualizado sobre as mudanças e novidades do mercado de moda e beleza.

Pesquise a franquia

Antes de começar no franchising, busque se informar sobre os modelos de franquias de beleza. Pesquise sobre ela e procure investidores que já são franqueados para saber como funciona o suporte. Seja cliente, conheça o atendimento e a descubra como é conduzida a rotina na franquia.

Uma das formas de se certificar de que a franquia entrega o que promete é por meio da Circular de Oferta de Franquia (COF), que é entregue 10 dias antes da assinatura do contrato.

Na COF constam todas as informações referentes à franquia, bem como o contato de todos os franqueados e ex-franqueados que deixaram o negócio nos últimos 12 meses.

Uma dica importante, e bastante útil para sua pesquisa, é analisar se a franquia está registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Saiba tudo que precisa sobre a COF neste vídeo!

Cheque se a franquia de beleza e estética está registrada na ABF

A filiação à Associação Brasileira de Franchising (ABF) não é obrigatória mas pode ser caracterizada como um diferencial para a rede de franquias.

Por meio da filiação é possível que a franquia passe pela avaliação dos franqueados que garantem o selo de excelência na prestação do suporte da franqueadora.

Público-alvo da franquia

Avalie quem é o publico que a franquia vai atender e se está alinhado com o seu objetivo. Isso diz respeito ao nível da clientela, se o que ela oferece vai atender a região que você deseja ingressar.

Uma clientela classe A não consomem produtos e serviços da classe C. Essa avaliação diz respeito sobre a oferta e a demanda daquilo que você vai oferecer.

Estude o plano de negócios

É importante que o candidato faça um estudo e análise criteriosos dos documentos e informações recebidas da empresa de franquias de beleza, inclusive do plano de negócio apresentado.

Todas essas informações vão ajudá-lo a reforçar sua pesquisa antes mesmo de iniciar o processo. Dessa forma, vai se sentir mais seguro para entrar nesse universo que tem tudo para dar certo.

9 opções de segmentos e franquias de beleza para investir

Agora que você já sabe todas as dicas para investir no setor, é preciso conhecer as áreas de atuação e as opções de segmentos disponíveis no mercado.

Como já dissemos, é importante que você se identifique bem nesse mercado. Então, escolha o que mais tem a ver com o seu desejo e afinidade e siga em frente no franchising!

1. Esmalteria

Vemos uma mulher receber atendimento em uma esmalteria (imagem ilustrativa).
Esmalterias estão em alta! E as franquias podem oferecer serviços variados.

As franquias de esmalteria são um novo conceito na hora de cuidar das unhas. A manicure e a pedicure representam boa parte do faturamento deste setor, afinal, que mulher não gosta de estar com as unhas feitas pelo menos uma vez na semana?

Além do mais as esmalterias atuam com o conceito de “nail art” e oferecem várias opções de cuidados com as unhas, desde os mais simples aos mais atuais.

Suav

Se ficou animado com os números positivos das franquias de beleza e estética, você precisa conhecer a Suav, que oferece um negócio rentável a baixo custo. A marca integra quatro diferentes tipos de serviços em uma única estrutura: depilação, fotodepilação, esmalteria, sobrancelhas e ainda tem a opção com escovaria.

Com a variedade de serviços ofertados em uma única estrutura, a rede atrai diferentes tipos de consumidores, o que potencializa o faturamento de uma unidade, bem como o tíquete médio. A proposta é oferecer serviços rápidos, na modalidade express, com qualidade e sem a necessidade de agendamento de horários.

Para se tornar um franqueado Suav, o investimento inicial é de R$ 168 mil. A partir daí, você poderá contar com suporte da franqueadora, que inclui treinamentos presenciais para franqueados e equipe de funcionários, ajuda na escolha do ponto comercial, assistência durante a inauguração, entre outros detalhes.

Investimento total: R$ 168 mil
Taxa de franquia: R$ 35 mil
Royalties: 5% faturamento mensal
Faturamento médio: R$ 70 mil
Prazo de retorno: 24 a 36 meses

Saiba tudo sobre a Suav no vídeo abaixo.

2. Spa

Este tipo de franquia geralmente oferece serviços de massagens, hidratação corporal, limpeza de pele, drenagem linfática e clareamento. Conta com formatos variados, tendo lojas de rua, comércios em hotéis e em academias. Outras redes ainda levam o spa completo até a casa do consumidor.

Shiatsu Tereza Zanchi

Franquias de serviços relacionados ao bem-estar e qualidade de vida representam aumento no franchising. As franquias Shiatsu Tereza Zenchi oferecem serviços de massagem corporal relaxantes e terapêuticas que favorecem a mente e o corpo.

Cada vez mais as pessoas buscam o bem-estar promovido por tais serviços em meio a uma rotina desgastante. Para aqueles que se veem no segmento em um negócio diferenciado, com foco nas tendências de mercado, esse tipo de franquia é uma boa oportunidade.

3. Emagrecimento

Esse tipo de modelo de franquia conta com várias terapias para emagrecimento, assim como oferece serviços e tratamentos estéticos voltados para a beleza e emagrecimento. Entre eles, podemos citar acompanhamento nutricional, corporal, facial e medicina estética.

Magrass

A Rede de Franquia Magrass está no mercado há seis anos e oferece um espaço que já é de destaque no mercado da estética, saúde e bem-estar.

Seus tratamentos são especializados em emagrecimento saudável por meio de acompanhamento nutricional, tratamento de gordura localizada, celulite e a exclusiva HidrolipoMagrass.

A rede de franquias Magrass foi pioneira ao desenvolver processos de emagrecimento saudável focados na estética de resultados.

4. Depilação

Vemos uma mulher realizar o processo de depilação em uma das pernas (imagem ilustrativa). Texto: modelos de franquias de beleza.
No franchising, as franquias de depilação oferecem diversas opções.

Aqui, a proposta é ter um tratamento específico para a pele da mulher, com depilação com ceras naturais para cada tipo de pele ou depilação egípcia, normal e método espanhol.

Ainda existem franquias de depilação que fazem o serviço facial com linha, e outras que oferecem uma depilação definitiva por meio de fotodepilação e demais métodos disponíveis no mercado.

Não+Pêlo

As franquias Não+Pêlo foram idealizadoras do conceito de tarifa única por área e sessão, contribuindo assim para a democratização da fotodepilação.

De uma forma mais acessível, é possível atender um publico maior em sessões que variam entre valores de R$ 99,00. Ou seja, todos podem ter acesso. Com uma gestão de baixo custo e boa rentabilidade, é possível se tornar um franqueado.

5. Sobrancelhas

A técnica é utilizada para o embelezamento do olhar e é oferecida por franquias desse modelo, o que faz com que o consumidor valorize o formato do rosto ao procurar esse tipo de serviço. São várias formas de realizar os cuidados com o olhar, desde os mais simples com henna, até os de fio a fio definitiva.

Sóbrancelhas

A rede de franquias Sóbrancelhas é uma empresa especializada na produção do olhar fundada no ano de 2003 pela necessidade de refinar algumas técnicas de aperfeiçoamento do olhar que na época ainda eram escassas.

A primeira unidade foi lançada na cidade de Taubaté, em São Paulo, no formato de loja e logo se tornou sucesso no setor pelos serviços diferenciados prestados. Essa é uma oportunidade de negócio oferecida com um investimento de alta rentabilidade e fácil gestão.

A rede Sóbrancelhas é pioneira no Brasil, com sistema de quiosques, serviços de cuidados e tratamento de sobrancelhas, além de produtos para manutenção e cuidados.

6. Salão de beleza

Geralmente, os salões oferecem atendimento para o público masculino e feminino incluindo maquiagem, tratamentos e serviços de estética corporais e faciais.

Assim como corte, escovas, coloração, relaxamento e cauterização. São vários tipos de tratamentos capilares, manicure e pedicure, penteados, depilação, micropigmentação e outros serviços estéticos.

Lady&Lord

A franquia de salões Lady&Lord é uma das maiores redes de salões de beleza do Brasil no segmento, e é a franquia com a maior loja dentro de Shopping Center na América Latina.

A rede oferece todos os tipos de serviços para homens e mulheres, e conta com atendimentos especializados como dia da noiva, formaturas, entre outros.

Além do mais, a rede dispõe dos mais modernos processos de qualificação de mão de obra e gestão.

7. Cosméticos

Existem, também, redes especializadas na comercialização de cosméticos. Aqui, os produtos podem ser voltados para uso profissional, com foco em salões e escolas de beleza para o consumidor final.

Mahogany

As franquias da Mahogany oferecem produtos inovadores e tecnologia de ponta. A rede de franquias amplia os canais de distribuição pelo Laboratório Sklean do Brasil.

O objetivo é oferecer nestes locais soluções para as diversas necessidades dos seus consumidores. O sucesso da marca está nas estratégias de lançamentos e inovações no mercado de cosméticos.

8. Perfumes

O mercado de perfumes tem investimento acessível, pois possui formatos de negócios para todos os tipos de investidor. Há redes voltadas desde a venda porta a porta, passando por quiosque e até no formato de grandes lojas, com diferentes valores para iniciar um empreendimento neste setor.

O Boticário

As franquias O Boticário dispensam apresentações e têm grande espaço no mercado de perfumaria no Brasil. Com lojas mais completas oferecem desde perfumaria, cosméticos e maquiagens.

O foco está na sazonalidade e na venda de produtos que estão sempre sendo relançados. Sua popularização também é destaque do setor e faz com que a rede de franquias seja destaque no mercado neste segmento.

9. Barbearia

Vemos um homem ser atendido em uma barbearia enquanto lê um jornal (imagem ilustrativa). Texto: modelos de franquias de beleza.
As barbearias tomam conta do mercado com tendências inovadoras.

Os homens estão cada vez mais vaidosos, e o que antigamente era raro, hoje, já faz parte do cotidiano deles que têm buscado muito mais do que cuidados só para barba, cabelo ou bigode. O consumo de serviços de beleza dos homens já chegou a 35%.

Pensando nisso, as barbearias voltaram a todo vapor com um conceito novo para atender às novas exigências do público masculino. Trata-se, basicamente, de um espaço onde os homens podem receber serviços de barbearia, cabelo, estética facial, depilação, massagem, podologia e dia do noivo.

Barbearia Cartola

Uma franquia de sucesso que atua no franchising é a Barbearia Cartola. Conhecida como uma das barbearias mais famosas do Brasil, ela oferece serviços para o publico masculino em um ambiente totalmente preparado para atender a clientela exigente e que não abre mão da privacidade e de um bom papo entre amigos.

Existem algumas opções entre três a dez cadeiras instaladas. Além do mais, a loja pode ser construída em um Shopping ou até mesmo na rua. Depende do aporte financeiro do interessado.

Viu que investir em franquias de estética e beleza pode ser uma ótima oportunidade de negócio para desenvolver no  franchising? Então, agora que você já sabe mais sobre o mercado e as opções diferenciadas de atuação, já pode se tornar um franqueado.

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E-book "Setor de beleza: por que e como abrir um negócio?"

*Informações publicadas em Julho/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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