Pensando em abrir uma franquia ou um negócio comum na crise? Pode ser que sua insegurança seja grande, não é mesmo? Afinal, se o futuro da crise é incerto, por qual motivo abrir um negócio seria uma boa opção?
Mesmo com as oscilações dos últimos anos, cerca de 40% dos brasileiros pretendem abrir um negócio nos próximos dois anos.
Existem muitas razões para querer investir no empreendedorismo em momentos assim, como explicaremos agora. Depois saiba mais sobre as franquias como opções para um negócio na crise.
Porque abrir um negócio na crise?
As respostas para essa pergunta são várias. Na crise, por exemplo, você encontra menos concorrência, já que muita gente tem a mesma insegurança de investir.
Ao mesmo tempo, a crise pode servir como o “empurrãozinho” que você precisava. Pode ser que você encontre mais tempo agora. Ou, quem sabe, ficou desempregado e precisa de uma renda?
Situações desse tipo podem colocar certa urgência em um projeto que você pretendia tirar do papel, mas não tão cedo. Já essa urgência pode ser boa, pois vai lhe colocar exatamente onde precisa para iniciar um negócio.
Abrir uma franquia na crise pode ser ainda mais interessante. Isso porque, esse modelo de empresa vem com todo o seu plano de negócio estabelecido. Basta que o empreendedor coloque em prática para ver sua unidade deslanchar.
Mas além disso, uma franquia pode ser facilmente aberta no modelo Home Office. Até porque, o formato está disponível em vários setores e marcas, e é mais barato.
Com o Home Office, o empreendedor pode atuar em casa. Ou seja, não precisa montar um espaço comercial para o seu negócio. Isso diminui os custos de investimento e manutenção da empresa.
Também vale dizer que o Home Office é muito simples. Basicamente, o franqueado precisa ter acesso à internet e telefone. Então, poderá se comunicar com os clientes e fazer as vendas necessárias. Será preciso apenas ter disciplina e se dedicar ao empreendimento.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
A seguir, apresentaremos mais vantagens das franquias e de investir na crise. Também separamos os melhores setores para abrir um negócio. Continue lendo!
7 setores para abrir franquia na crise
Segundo pesquisa do Sebrae, alguns setores são fortemente afetados em crises econômicas. Por isso, não são os mais indicados para se investir. Mesmo que se recuperem depois, levarão mais tempo para voltar a lucrar.
Esses setores são os seguintes: Construção Civil, Alimentação, Moda e Varejo Tradicional.
Mas fora esses, há vários outros setores para abrir uma franquia na crise. Alguns deles se destacam. Ou por se adaptarem às necessidades do consumidor, ou porque são indispensáveis às pessoas.
Confira abaixo quais são os setores e aprenda dicas de franquia para investir em cada um deles.
1. Manutenção doméstica e reformas
Em tempos de crise, as pessoas acabam tendo pouco dinheiro para grandes compras. Isso significa, por exemplo, que a venda de imóveis diminui consideravelmente.
Por causa disso, as pessoas passam a cuidar melhor dos imóveis que já possuem. Então, investem em serviços de manutenção e pequenas reformas, ou seja, soluções mais baratas do que uma nova compra.
Logo, investir em uma franquia que ofereça esse tipo de serviço pode ser bastante vantajoso. Assim, você poderá aproveitar dessa procura mais intensa por reformas.
O melhor é que, mesmo em tempos após a crise, esse tipo de serviço continuará a ser relevante. No Brasil, há cerca de 62,8 milhões de residências, segundo o PNAD-IBGE. As estimativas indicam que 80% desses imóveis necessitam de manutenção uma vez ao ano, pelo menos.
Sugestão de franquia: Doutor Faz Tudo
A Doutor Faz Tudo é uma franquia que realiza desde as manutenções mais simples em residências, até as mais amplas e agendadas. Mas também oferece serviços para ambientes comerciais e condomínios, com atendimento amplo e especializado.
Entre os serviços que o franqueado pode disponibilizar estão os cuidados hidráulicos, alvenaria, pintura e impermeabilização de paredes. Assim como reforma, ampliação, manutenção do ar-condicionado, manutenções preventivas e mais.
O empreendedor da marca passa por uma série de treinamentos para atuar com o negócio. Para abrir essa franquia na crise, é preciso investir a partir de R$ 25 mil.
Logo mais, vamos apresentar as vantagens de abrir uma franquia, em vez de um negócio iniciado do zero. Continue acompanhando o texto!
2. Seguros diversos
Cada vez mais, as pessoas têm percebido que adquirir um seguro pode ser bastante vantajoso. Afinal de contas, com esse tipo de proteção, o usuário, nem sua família, ficam desamparados após um imprevisto.
Já pensou que pesadelo seria ter o carro roubado e nenhum ressarcimento? Em um momento comum, isso já seria um problema, em momentos de crise, ainda pior, pois seria ainda mais difícil adquirir um novo bem.
Dessa forma, é comum que a procura por seguros só aumente na crise. Seguros diversos: para carros, imóvel, seguro de vida, fiança locatícia e mais. Os consumidores querem se sentir amparados, especialmente se perderem sua fonte de renda mensal.
Aliás, o setor de seguros tem um público bastante amplo a ser alcançado, em qualquer momento. Para se ter uma ideia, estima-se que 70% dos veículos brasileiros ainda não tenham seguro.
Com uma franquia neste ramo, os empreendedores podem escolher trabalhar em Home Office. Basta avaliar os valores disponíveis para investimento e o desejo ou não por uma Loja Física. Saiba mais sobre o assunto no texto: Comprar franquia de Corretora de Seguros é um bom negócio?
Sugestão de franquia: Quisto Corretora de Seguros
A Quisto é uma franquia com quase dez anos de mercado e oferece diversos serviços ao consumidor. Incluindo seguros e soluções financeiras, como planos de previdência privada e mais.
Então, para facilitar o trabalho do franqueado, a rede conta com um sistema multicálculo. Logo, é possível cotar os seguros em cerca de 20 seguradoras de uma só vez. Assim, o corretor consegue encontrar os melhores preços e condições para o consumidor, o que simplifica a venda.
Outro atrativo da marca é que a Quisto é uma corretora. Ou seja, o empreendedor não oferece o seguro propriamente dito ao usuário. Isso porque, trabalha apenas como um mediador entre seguradora e cliente, o que diminui consideravelmente seus custos.
Já a marca é parceira das principais seguradoras do Brasil. O investimento inicial no negócio é de R$ 22 mil, com faturamento mensal médio de R$ 50 mil. O prazo de retorno do investimento vai de seis a 18 meses.
3. Consertos e reparos de roupas e sapatos
Segundo especialistas, com a crise, o movimento dos consumidores para o mercado de reparos é alto. Muita gente prefere consertar roupas e sapatos que já tem em vez de comprar novos, geralmente bem mais caros.
Com a demanda crescente, esse tipo de negócio é uma ótima opção para investir. Inclusive porque muitas opções de franquias podem funcionar no modelo Home Office.
Então, os custos para abrir a empresa se tornam menores. Sem contar que a flexibilidade do empreendedor é maior, podendo definir seu próprio horário de trabalho.
Além disso, o franqueado recebe toda a capacitação necessária para atuar com o negócio. Assim, poderá oferecer ótimos serviços de reparo para roupas e sapatos, atraindo cada vez mais consumidores.
Sugestão de franquia: Arranjos Express
Uma franquia Arranjo Expresse pode ser iniciada em um pequeno espaço físico, com localização variada. Sendo assim, é possível ter uma unidade em uma rua movimentada ou até em um shopping.
A marca busca oferecer serviços rápidos de manutenção e reparos em roupas variadas, como camisas, vestidos e outros. Não é preciso que o franqueado tenha experiência com o trabalho, pois receberá uma série de treinamentos.
Mas o perfil ideal de franqueado estabelece uma experiência mínima na gestão de pessoas. Assim, à medida que a loja crescer, o empreendedor terá facilidade em gerir seus colaboradores.
Nesse sentido, é preciso contar com uma Loja Física e um estoque inicial de produtos para a franquia. Por fim, seu investimento total será a partir de R$ 200 mil.
4. Serviços automotivos
O ramo de serviços automotivos segue a mesma lógica do setor de manutenção e reformas. Ou seja: na crise e em períodos pós-crise, as pessoas tendem a comprar menos carros novos. Afinal, as contas costumam apertar nesses momentos.
Dessa forma, para manter o veículo em boas condições, os consumidores procuram por serviços automotivos de qualidade. São atendimentos como a limpeza interna e externa, polimento, limpeza de motos, cristalização de vidro e mais.
Com esses cuidados, os automóveis tendem a ter maior durabilidade. Algo importante já que, em média, as pessoas ficam cinco anos com o mesmo carro.
Ao oferecer serviços automotivos, o empreendedor pode contar com esse mercado sempre em alta. Inclusive porque o número de automóveis no país é grande: são 60 milhões de veículos registrados.
Sugestão de franquia: Acquazero
A Acquazero é a maior rede de estética automotiva do Brasil. Hoje, já são mais de 800 unidades da marca espalhadas pelo Brasil. A rede também conta com unidades no exterior, como Estados Unidos, México e República Dominicana.
Para atuar com a empresa, o empreendedor pode optar pelos modelos Home Office ou Loja Física. São três de cada, com serviços diferentes.
Na opção Home Office, o franqueado atua de modo delivery. Isso significa que vai até o consumidor, onde estiver, para realizar o atendimento.
O principal diferencial da Acquazero é sua limpeza ecológica. Para realizá-la, a rede usa apenas 300 ml de água para limpar o carro. Em contrapartida, as marcas concorrentes chegam a gastar 320 litros de água por lavagem.
Além desse serviço, a franquia pode oferecer atendimentos como o polimento de faróis e enceramento profissional. Oferece também higienização do ar-condicionado, descontaminação de pintura e mais.
No catálogo da marca estão serviços residenciais. Assim, o empreendedor tem outras opções de atendimento para aumentar o seu faturamento. Os serviços incluem higienização e impermeabilização de estofados, limpeza de carpetes e mais.
O investimento inicial em uma franquia Acquazero é de R$ 25,6 mil. Seu faturamento médio mensal é de R$ 20 mil, com prazo de retorno entre três e 24 meses.
5. Brechós físicos e online
Mais uma vez, a ideia de investir em brechós é aproveitar a busca dos consumidores por economia. Os brechós têm roupas, sapatos e acessórios mais em conta. Por isso, atraem os clientes que desejam economizar.
Nesse ramo, é possível investir em Lojas Físicas e On-line. Tudo vai depender da sua disponibilidade de investimento e da franquia escolhida. Claro, se você optar por um negócio no modelo de franquia.
No caso de uma empresa On-line, o empreendedor deverá ter cuidado especial com a sua divulgação virtual.
As redes sociais e anúncios digitais são essenciais para atrair o público e realizar vendas. Especialmente porque você não contará com a fachada de uma loja física para chamar a atenção dos consumidores.
Sugestão de franquia: Arena Baby
A Arena Baby é uma franquia focada em roupas para bebês e crianças pequenas. Trabalha como uma Loja comum de roupas, mas também como um brechó.
Funciona assim: as peças da loja são etiquetadas como novas de fábrica, quase novas e nunca usadas. No caso das duas últimas etiquetas, as peças são de segunda mão, vindas de consumidores que venderam para o brechó da unidade.
Segundo estimativas da marca, 85% dos produtos nas lojas são quase novos e nunca usados. Essas peças passam por um processo rigoroso de seleção, para que sejam revendidas com qualidade.
Ao consumidor, saem com preço mais em conta, com até 70% de desconto em relação às peças novas. Isso atrai muito os clientes, que desejam comprar peças, mas sempre economizando.
Já para os consumidores que vendem as peças na loja, há duas alternativas. Primeiro, pode receber pelas peças em dinheiro. A outra opção é manter o crédito na loja, para adquirir outras peças depois.
Todas essas transações atraem mais gente para a unidade e ainda cria um público fiel. Afinal, os usuários poderão sempre vender as peças à franquia, adquirindo outras. O investimento mínimo para o negócio é de R$ 170 mil. Sua lucratividade é de 25% a 35% sobre o faturamento.
6. Marketing digital
O marketing digital já tem grande relevância no desempenho comercial das empresas. Sejam inteiramente on-line, sejam lojas físicas. Afinal, pesquisas locais levam 50% dos usuários mobile
a visitar uma loja dentro do período de um dia.Especialmente em momentos de crise, as empresas percebem que precisam migrar para o ambiente virtual. A divulgação de uma marca é parte essencial do seu lucro e na conquista de consumidores. Inclusive quando as circunstâncias mudam e a loja física não permanece aberta, por exemplo.
Pensando nisso, é uma boa investir em um negócio de marketing digital. Oferecendo esses serviços, o empreendedor tende a conquistar novos clientes facilmente.
Mas é preciso que você saiba o que está fazendo, pois o mercado digital é bastante competitivo. Então, é uma boa optar por abrir uma franquia na crise.
Sugestão de franquia: Guia-se Negócios pela Internet
Uma das franquias mais bem-sucedidas de marketing no Brasil é a Guia-se. Atuando desde 1997, a empresa requer um investimento a partir de R$ 41,9 mil e o retorno do investimento é a partir de seis meses.
Um negócio da marca é gerido Home Office, pois não é preciso muito para atuar, apenas uma boa conexão com a internet e telefone.
Então, o franqueado da empresa poderá oferecer serviços como sites personalizados, lojas virtuais customizadas e o gerenciamento de mídias sociais.
Assim como serviços de Inbound Marketing, SEO, e-mail marketing e mais. Por fim, o empreendedor recebe toda a capacitação necessária para atuar com o negócio.
7. Educação
De acordo com especialistas, investir em uma franquia de Educação pode ser um negócio bastante lucrativo em períodos de crise. Isso porque, muita gente perde o emprego nesses períodos. Logo, para voltar para o mercado de trabalho, os profissionais buscam se qualificar ainda mais.
Aliás, as empresas também buscam qualificar seus profissionais. Logo, poderão se destacar perante a concorrência e evitar a perda de clientes.
Por isso, abrir um negócio no ramo de educação pode trazer bons frutos. Até porque, o segmento de Educação tem bons números em diferentes momentos da Economia.
Só no setor de franchising, teve faturamento de quase R$ 14,5 bilhões em 2021. A informação é da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Sugestão de franquia: Evolute
A franquia Evolute foi criada em 2018 e hoje já conta com mais de 120 unidades espalhadas pelo Brasil. Além das aulas presenciais, a empresa trabalha com o EAD, ou seja, o Ensino à Distância, pela internet.
Entre os cursos que o franqueado pode oferecer estão os de idiomas e profissionalizantes. São aulas como o Inglês, para formação em Gestão em Vendas, Assistente Contábil, Desenvolvedor de Jogos, Informática, Designer Gráfico e mais.
Para investir, é preciso desembolsar a partir de R$ 59 mil. O faturamento médio mensal do negócio é de R$ 50 mil, com retorno do investimento entre 12 e 24 meses.
Conheça mais opções para abrir franquia na crise
Até aqui você descobriu que o setor de franquias oferece várias opções de segmentos e nichos de mercado para empreender e ganhar dinheiro.
Por isso, separamos uma lista estratégica com mais algumas alternativas de marcas para você estudar e escolher aquela que melhor se identifica com o seu perfil empreendedor. Confira!
Vantagens de abrir uma franquia na crise
Sem dúvida, abrir um negócio é algo que gera várias inseguranças. Especialmente se esse negócio for iniciado em tempos de crise econômica. Nas últimas décadas, as crises foram “rotineiras” e tiveram vários reflexos nos mercados.
Mas abrir uma franquia na crise pode ser um negócio bastante seguro. Isso porque, diferente de um negócio iniciado do zero, esse tipo de empresa tem um modelo previamente estabelecido.
Colocando o modelo da franquia em prática, o empreendedor vê os resultados acontecerem de forma bem mais rápida. O empreendedor deve buscar franquias que tenham um modelo de negócio sólido, para poder passar por estes momentos.
Do mesmo modo, por conta deste modelo mais enxuto e eficiente, o franqueado consegue um bom retorno em menos tempo.
Até por isso, as franquias têm mortalidade muito menor que outros negócios. Segundo pesquisas, apenas 5% das franquias fecham as portas em até dois anos de operação. Essa porcentagem sobe para 23% no caso de negócios iniciados do zero.
As vantagens de abrir uma franquia, na crise ou fora dela são:
- Plano de negócio previamente estabelecido;
- Contar com uma marca reconhecida no mercado;
- Taxa de mortalidade menor que a de outros negócios;
- Previsibilidade sobre faturamento e retorno de investimento;
- Suporte da franqueadora e mais.
Quer conhecer melhor as vantagens e desvantagens de abrir uma franquia? Acesse nosso texto sobre o assunto! Basta clicar no link.
Por que abrir um negócio na crise?
Agora você já sabe em que setores investir e porque é interessante abrir uma franquia na crise. Mas talvez ainda não esteja muito convencido das vantagens desse investimento, não é mesmo?
Isso é bastante comum, já que momentos de crise parecem um problema para as finanças. Porém, existem atrativos para investir neste período. Veja abaixo.
Concorrência menor
Assim como você, muita gente se sente inseguro em abrir um negócio em momentos ruins da economia. Isso significa que poucos empreendedores vão se decidir por investir. Por isso, você terá menor concorrência de novas empresas.
Mas além disso, muitos empreendimentos fecham as portas em momentos de crise, por conta de não conseguirem se sustentar. Isso pode acontecer no seu mercado local, o que abre mais espaço e menos concorrência.
Neste momento, pode ser interessante analisar as empresas que fecham as portas durante as crises para avaliar em que investir. Dessa forma, pode aproveitar novas necessidades do mercado.
A demanda tende a ser maior em cada empresa, pois há um setor mais concentrado. Com isso, você consegue se destacar com a sua franquia em momentos como este.
Facilidade em contratar
Infelizmente, muita gente perde o emprego em tempos de crise. Porém, isso pode ser uma boa para as empresas, pois haverá uma grande oferta de profissionais no mercado.
Profissionais qualificados, que estarão à procura de uma boa oportunidade de trabalho. Logo vão lhe auxiliar a desenvolver o seu negócio e alcançar o sucesso.
Do mesmo modo, pode ser uma oportunidade para conversar com profissionais que tenham perdido o emprego e possam agregar valor. Por exemplo, pessoas com experiência ou especialistas em algo que envolva o seu mercado.
Vale destacar que as empresas Home Office não costumam contar com funcionários desde o início. Depois, esse fato pode mudar à medida que o negócio crescer.
Crises são cíclicas
Crises econômicas não duram para sempre. Em média, prevalecem por até dois anos. Porém, é bem mais comum que os mercados se recuperem em meses.
Então, o mercado está ruim agora, mas não vai ficar por muito tempo. Aproveitar o momento de crise para abrir seu negócio vai garantir que, quando as coisas melhorarem, você já vai estar em operação.
Aliás, uma franquia ou qualquer outro tipo de empresa precisa de alguns meses para serem colocadas em prática. Em caso de lojas físicas, por exemplo, é necessário encontrar um espaço comercial e funcionários, reformar o ambiente etc.
Assim, você pode usar o tempo de crise para contar com esses meses de planejamento e execução cuidadosa. Do mesmo modo, é comum que depois de cair, alguns setores tenham bons momentos logo em seguida, por conta de uma demanda reprimida.
Nesse sentido, o empreendedor deve ter ciência de que a crise não é para sempre. Ou seja, uma hora vai passar e o mercado irá crescer.
Na crise causada pelo coronavírus, houve uma grande recuperação do setor de franchising, retomando o caminho ascendente. Para se ter uma ideia, o mercado de franquias faturou mais de R$ 91 bilhões no primeiro semestre de 2022.
Esse número é maior do que o segmento faturou no primeiro semestre de 2019, antes da pandemia. Naquele momento o faturamento foi de pouco menos de R$ 85 bilhões.
Despesas tendem a cair
Durante a crise, os custos de uma empresa costumam cair. Os aluguéis se tornam mais baratos, a contratação de colaboradores permite salários mais baixos, os produtos para estoque caem de valor. Assim, abrir e gerenciar o negócio se torna mais barato.
Por exemplo, muitas empresas fecham e deixam os seus imóveis, o que aumenta a disponibilidade de locais, diminuindo seus valores. Do mesmo modo, as fábricas podem ficar com menos compradores e isso demandar uma diminuição do preço para aliviar seus estoques.
Há também uma opção de se pagar menos para os colaboradores em certos momentos por conta da alta demanda de profissionais. Enfim, são oportunidades para diminuir os custos do negócio e consequentemente, aumentar os lucros.
Financiamentos mais acessíveis
Por último, é preciso dizer que os financiamentos para empresas costumam ser mais atrativos na crise. Isso já que os bancos buscam auxiliar a retomada da economia, garantindo juros mais baixos, por exemplo.
Dessa forma, pode ser mais simples e barato conseguir valores para investir em uma empresa. Mas é preciso cuidado: você deve planejar bem seu financeiro.
Obter um financiamento ou empréstimo significa que você terá que quitar esses valores. Se o seu planejamento não estiver bem estabelecido, será difícil manter os débitos em dia. Em casos assim, os negócios tendem a enfrentar grandes problemas.
Também vale a pena pesquisar muito antes de obter crédito. Algumas financeiras aumentam juros e custos, em vez de diminuí-los. Ao optar por um desses empréstimos, você pode ter ainda mais dificuldades com as finanças.
Viu só como pode ser uma boa abrir uma franquia em meio à crise? Com o planejamento adequado e a franqueadora bem escolhida, seu negócio poderá ser um sucesso.
Tanto aproveitando o momento de economia dos consumidores, quanto dos períodos que vêm depois. Afinal, os setores que apresentamos nesse texto têm bons rendimentos em qualquer momento do mercado.
Mas lembre-se: é preciso tomar uma série de cuidados para escolher a franquia ideal. A marca e seu suporte precisam ser bem avaliados. Assim, você terá certeza de que aquele é o melhor negócio para você.