Como abrir uma franquia Mardelle em shopping? Entenda modelo, taxas e vantagens

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Abrir uma franquia Mardelle em Shopping pode ser uma grande vantagem para quem deseja iniciar um empreendimento em um local com grande movimentação de pessoas e segurança. 

Os shoppings já fazem parte da nossa cultura como um espaço ideal para encontrar diferentes lojas, passear com amigos ou apenas para fazer um lanche. É por causa dessa variação de públicos e potenciais clientes, que abrir uma loja dentro deles pode ser um bom investimento. 

Pensando nesses consumidores e em seu público alvo, a Mardelle oferece um modelo de negócio voltado para esse investimento. Uma das melhores oportunidades para expandir a sua marca e atrair clientes para seus franqueados. 

Conheça agora o que é preciso para abrir a sua unidade Mardelle em shopping e quais as vantagens de apostar nesse empreendimento. Acompanhe!

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Como abrir uma franquia Mardelle em shopping?

Quem busca abrir uma franquia Mardelle em shopping precisa estar preparado e bem atento a algumas questões que são mais complexas que um empreendimento em uma rua comercial.

Mesmo que o sistema de franchising seja considerado um negócio de baixo risco para o investidor, separamos algumas recomendações para que você descubra se está realmente preparado para abrir sua unidade em um centro comercial. 

Conheça seu perfil como empresário

Abrir uma franquia Mardelle em shopping exige que o empresário conheça minimamente sua forma de agir com o dinheiro. Ou seja, o ideal é que o candidato conheça todos os seus pontos fortes e fracos como administrador e gestor. 

Com esse levantamento, será mais fácil identificar quais os pontos e situações que podem colocar a sua unidade em risco. Esse estudo só é possível ser feito a partir de um estudo sobre o seu comportamento financeir o. 

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Por isso, se organize e estude sua capacidade de fazer um investimento deste porte sem que coloque o seu patrimônio em risco.  Durante o texto, vamos abordar quais as despesas necessárias para o empreendimento em shopping com a Mardelle. 

Estude o setor que irá atuar

Não adianta investir em um setor que você tem um conhecimento muito superficial. Afinal, o empresário estará por conta desse empreendimento quase que as 24 horas do seu dia. Tem que haver uma certa afinidade sobre o como o segmento funciona e suas características. 

Isso é importante, pois é apenas a experiência e o conhecimento ajudaram o empresário a evitar situações de risco como queda das vendas, campanhas de marketing para atrair mais clientes, comportamento dos consumidores entre outros. 

A falta de conhecimento ou afinidade com o setor, pode acabar dificultando que a sua unidade cresça e por consequência, isso acaba gerando uma certa desmotivação de continuar o empreendimento. 

Primeiro contato

Após se conhecer e identificar suas afinidades com o setor de moda íntima, é hora de descobrir quais as vantagens da marca e os benefícios de abrir uma franquia Mardelle em shopping. 

Nesse momento, o investidor deve entrar em contato com a marca e conversar com os consultores para entender todos esses pontos. Além de descobrir se essa é uma oportunidade realmente boa para o seu perfil e quais as soluções eles podem oferecer a você. 

Tire todas dúvidas sobre o negócio e inicie as negociações. É nesse momento em que será entregue a Circular de Oferta de Franquia (COF), um documento que consta as informações mais importantes sobre o negócio e quais as obrigações de ambas as partes estão envolvidas. 

De acordo com a Lei do Franchising, esse documento só poderá ser assinado após 10 dias do seu recebimento. Caso ela seja assinada antes de encerrar esse período, o documento pode ser invalidado pela justiça. Há tempo de sobra para tomar a sua decisão.

Se por um acaso, não se sentir à vontade para fazer esse estudo sozinho, é recomendável que procure um advogado para esclarecer alguns pontos que são de sua alçada. Afinal, há tempo de sobra para fazer essa análise.

Entenda mais a fundo como funciona a COF e sua importância na hora de escolher o empreendimento correto no vídeo abaixo. Assista!

Selecione o Shopping

A escolha do ponto é a parte principal para quem deseja abrir uma franquia Mardelle em shopping. É preciso selecionar qual o melhor centro comercial que ainda não tenha uma loja da marca, identificar se há ou não uma boa circulação de pessoas que justifiquem o investimento.

Outro momento que você deve estar atento antes de escolher o ponto é o aluguel do espaço e quais as suas condições estruturais. Dependendo da situação, é melhor continuar a procura para evitar que tenha gastos além do planejado. 

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui

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, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Por fim, não deixe de fazer um estudo dos seus concorrentes nesse centro comercial. Estude quais os pontos fortes e fracos do negócio rival e descubra quais os diferenciais da sua marca. E claro, não deixe de aplicar e valorizar os pontos que fazem da sua loja, ímpar. 

Faça o planejamento financeiro detalhado

Ao longo do texto vamos conhecer todas as taxas cobradas pela Mardelle. Mas antes de seguir, é preciso entender que apesar das cobranças serem fixas existem outros gastos que surgirão durante o processo de abertura da unidade.

Toda loja tem a necessidade de fazer manutenções no espaço, reformas e pinturas. Além disso, existem as despesas referentes aos salário dos colaboradores, móveis, estoque, água, luz entre outros.

Somente com esse controle e levantamento do consumo da loja, será possível identificar se a unidade tem uma rentabilidade próxima, igual ou melhor que o previsto pela franqueadora. 

A vantagem de ter esse diagnóstico completo, é a possibilidade do empresário traçar novos objetivos e continuar crescendo na região em que atua, se tornando referência para os consumidores e até por outros franqueados da marca.  

Para evitar sustos, a Mardelle aconselha que o investidor tenha até seis meses de capital de giro reservado para conseguir desenvolver a loja com tranquilidade e sem pressão pelos resultados. 

Afinal, até a sua unidade começar a ser rentável, será preciso continuar pagando suas contas.

Inaugure sua unidade 

Parte essencial do processo de captar e atrair novos clientes, a inauguração é a oportunidade que o empreendedor tem de colocar sua loja em destaque no shopping, sem gastar muito com propagandas e marketing. 

Dessa forma, esse processo deve ser bem planejado para que ele seja perfeito e não tenha nenhuma falha grave. Um dos erros mais comuns feitos pelos empresários, é deixar para resolver algumas questões importantes de última hora, como o estoque. 

Se planeje bem e conheça o tempo de envio de cada fornecedor para evitar surpresas desagradáveis. Fale destacar, que a Mardelle oferece todo o suporte necessários para o empreendedor a planejar a sua inauguração, um dos diferenciais da marca. 

JÁ QUERO MAIS INFORMAÇÕES DESTA FRANQUIA

Quais os gastos para abrir uma franquia Mardelle em Shopping?

Agora chegou a hora de conhecer os valores e taxas utilizados para quem deseja abrir uma franquia Mardelle em shopping. Mas antes, vamos mostrar a configuração exigida pela marca.

O espaço deve ficar entre 40m² e 45m² e um quadro mínimo de quatro colaboradores: dois vendedores (podendo chegar a seis), um gerente e até dois caixas.  

  • Taxa de franquia – R$ 30 mil;
  • Instalação e Montagem – valor base de R$ 120 mil;
  • Capital de giro – R$ 15 mil;
  • Investimento inicial previsto – R$ 216 mil;
  • Faturamento médio mensal – R$ 80 mil.

Agora, vamos mostrar para você quais as taxas necessárias para manter o empreendimento. Vale lembrar, que para evitar problemas e atrasos que podem gerar multas, esteja sempre com o seu planejamento financeiro em dia

Como vimos anteriormente, ele é fundamental para o sucesso do negócio. E, além disso, ajuda a unidade a se manter no começo, quando vendas ainda não estão em um nível aceitável e as cobranças reduzem a rentabilidade. 

As cobranças mais comuns e utilizadas para todo o tipo de unidade são:

Taxa de Franquia 

Essa é uma despesa voltada para que o empreendedor possa utilizar a marca, ter acesso ao know-how, treinamentos, manuais da franquia e auxílio para a instalação e inauguração da unidade. O pagamento dela é feito no ato de assinatura do contrato e firmamento da franquia. 

Taxa de Royalties

Os royalties são referentes a continuidade da exploração comercial do franqueado com a marca que ele está representando, no caso a Mardelle. Para evitar confusões, a taxa de franquia é a que permite iniciar o negócio, enquanto as taxas de royalties são o direito de uso da marca.

Para quem irá abrir uma unidade no shopping, essa é uma despesa que vai de acordo com uma porcentagem fixa do faturamento bruto. Ou seja, ele é referente a 10% dessa receita.

Taxa de publicidade 

A taxa de publicidade tem como objetivo manter uma padronização e a imagem institucional da marca. Esse é um passo muito importante, afinal, são anos de estudos e testes para encontrar a identidade visual perfeita. 

Por isso, a Mardelle cuida das artes e campanhas que visam o desenvolvimento da sua rede de franqueados como um todo, e nunca para um empresário exclusivamente. Porém, caso sinta a necessidade de criar algo, a marca deve ser consultada para autorizar a divulgação. 

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Dessa forma, todo o dinheiro arrecadado de cada franqueado é reservado para a criação de peças e ações de marketing. Para os empresários que estão com lojas em shoppings, essa cobrança equivale a 1,5% do faturamento bruto. 

Capital de Giro

O capital de giro é o valor responsável por arcar com as despesas da sua unidade antes que ela comece a ganhar força e se manter sozinha. 

Além disso, será esse reserva financeira, a garantia para que a unidade consiga lidar com prováveis eventualidades como recessões, despesas inesperadas entre outras situações que podem colocar o empreendimento em risco. 

Na própria COF, a franquia já disponibiliza qual será o capital de giro necessário para cada negócio. É importante que essa reserva esteja sempre em dia. 

Qual a rentabilidade prevista ao investir na franquia Mardelle?

De acordo com o Estudo de Viabilidade Financeira feita pela Mardelle, uma unidade de shopping pode atingir até R$ 80 mil de faturamento mensal. Esse valor não leva em conta a retirada de pró-labore.

Ou seja, a remuneração definida em contrato social que determina quanto cada sócio recebe de acordo com o seu trabalho. Vale frisar que isso não é a mesma coisa que divisão de lucros. 

Conhecido também como dividendo, ele permite que cada parte da sociedade firmada em contrato receba uma parte do lucro sem a necessidade ter trabalhado na unidade. É uma forma de compensar o capital que foi investido.

Por fim, a rentabilidade prevista para quem abrir uma franquia Mardelle em shopping pode variar entre 15% e 20%. Além disso, a marca prever em sua COF o retorno sobre o investimento em até 24 meses, desde que o empresário cumpra com suas obrigações. 

Quais as vantagens de abrir uma franquia em shopping?

corredores de um shopping
Os shoppings concentram uma grande quantidade de pessoas e potenciais clientes

Abrir uma franquia Mardelle em shopping é uma grande oportunidade para o empresário que deseja um negócio com custos de implantação e operação mais reduzidos que se fosse empreendimento do zero. 

Isso por causa de três fatores que tornam o investimento mais atrativo que se fosse feito em uma rua comercial por exemplo. São eles:

Alto fluxo de pessoas

Como podemos imaginar, grande parte dos shoppings brasileiros possuem um fluxo alto de pessoas. E essa informação é confirmada pela Retail Analytics. 

De acordo com seu estudo feito no final de 2019, em novembro houve um crescimento de quase 30% no movimento das lojas de shoppings do país. As lojas ligadas à moda foram as terceiras mais visitadas, ficando atrás apenas dos estabelecimentos de eletrônicos e utilidades domésticas. 

O interessante, é que esse movimento só é afetado quando o brasileiro está com um poder de compra mais baixo, praticamente. Poucos fatores alteram esse fluxo de pessoas. 

Diferente das lojas em ruas comerciais, onde o clima tem um grande impacto no número de clientes e consumidores que circulam por ali. 

Estudo do fluxo de pessoas a disposição

Outra vantagem, é que os shopping oferece aos empreendedores que estão querendo abrir uma franquia Mardelle, um estudo detalhado sobre o fluxo de pessoas que ele possui. 

Com base nesse levantamento, o empresário consegue ter uma previsão do seu faturamento no final do mês.

Além disso, também será possível escolher a melhor localidade com base nessa movimentação de consumidores. Um investimento que deve unir o aluguel com a a sua previsão de lucro. 

Com esses dois pontos estudados, também será possível traçar uma estimativa do seu retorno sobre o investimento.

Segurança

Talvez uma das grandes vantagens em comparação com unidades em ruas e bairros comerciais, a segurança oferecida pelos shoppings dá mais tranquilidade para o empresário investir cada vez mais na sua loja, sem se preocupar com possíveis danos ou roubos. 

Essa segurança é benéfica também para seus clientes, que terão mais conforto para andar com sacolas e bolsas dentro desse espaço. Além disso, os shoppings oferecem estacionamentos, banheiros e uma infra estrutura que permite captar um público diferente do seu alvo. 

Conheça a história da Mardelle

A marca Mardelle foi idealizada pela empresária Adele Brito em 1995. No inicio da jornada, a mineira tinha como modelo de negócio, vender peças intimas para suas colegas de faculdade, na capital de Minas Gerais, Belo Horizonte. 

Dois anos depois do começo, Adele decidiu chamar Marcus Vinícius Ferreira para se associar a ela. O empresário então aceitou o convite e se tornou importante para a ampliação do mix de produtos e área de atuação. 

Em apenas seis meses dessa parceria, a marca contava com mais de 50 revendedores e um estoque grande o suficiente para abrir a sua primeira loja física. A cidade natal de Adele, Betim, foi a escolhida para o começo da expansão em 1998.

Decididos a proporcionar o melhor conforto e qualidade para seus consumidores, a Mardelle desenvolveu um modelo de negócio capaz de entregar produtos com essas características e com um preço justo. 

Dessa forma, com o sucesso e a necessidade ainda maior de ganhar novos territórios, a empresa entrou para o franchising em 2007. Além disso, com o negócio já consolidado neste momento da jornada, a empresa abriu sua fábrica de lingerie.

Atualmente, a Mardelle faz parte do grupo Encontre Sua Franquia e tem expectativa de atingir a marca de 50 lojas funcionando em todo o Brasil nesse primeiro ano de sociedade com a holding. 

Por que abrir uma franquia Mardelle em shopping?

Como vimos no tópico anterior, a Mardelle está no mercado de 1995 e são mais de 20 anos acompanhando a evolução do setor. Seja os novos hábitos de consumo ou as mudanças na qualidade de vida de seus consumidores. 

Mesmo diante da crise econômica vivida nos últimos anos, esse é um mercado que não deixou de crescer e alcançar bons números no geral. 

Não à toa, desde 2014, essa área movimenta mais de 30 bilhões de dólares anualmente em média, como aponta o estudo do Inteligência de Mercado (IEMI) de 2018.

Além disso, neste último levantamento, foi identificado que a produção de calcinhas e sutiã cresceram mais de 9,5% atingindo a marca de 880 milhões de peças vendidas ao ano. 

Outro estudo que mostra a vantagem de abrir uma franquia Mardelle em shopping é feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Só em 2019, o número de lojas físicas em centros comerciais cresceu mais de 3% em comparação com o ano anterior. 

Um dos destaques desse crescimento é o setor de moda, que sozinho movimentou mais de R$ 24 bilhões no período observado. 

QUERO ABRIR MINHA MARDELLE

Além disso, a instituição identificou que, devido os benefícios apresentados no começo do texto, as franquias em shoppings representam 70% de ocupação nesses centros. 

Gostou e deseja saber mais sobre como abrir uma franquia Mardelle em shopping? Entre em contato com a gente e converse com um de nossos consultores sobre as possibilidades!

Agora, se você quer abrir sua loja, mas não sabe se é um bom momento, clique aqui e continue sua leitura.

Outra dica é você contar com uma consultoria gratuita para abrir seu negócio. Neste caso, basta acessar: henriquemol.com.br.

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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