O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Segmento: Alimentação » Como abrir um e-commerce: guia completo que vai te ajudar

Como abrir um e-commerce: guia completo que vai te ajudar

Sumário

Quem está pensando em abrir um ecommerce ou quer saber mais sobre este tipo de negócio, não pode perder este guia que fizermos! Separamos alguns detalhes para você começar a vender pela internet com um negócio sólido.

Segundo o  site E-commerce Brasil,  as vendas online no Brasil registraram um faturamento recorde em 2021, que totalizou mais de R$ 161 bilhões, um crescimento de 26,9% comparado ao ano anterior.

Assim, fica fácil perceber que o momento deste setor é atrativo e vale a pena investir no comércio eletrônico. Mostraremos aqui como fazer isso!

Como ganhar dinheiro pela internet?

O empreendedor pode ganhar dinheiro pela internet abrindo um e-commerce, ou seja, fazendo a venda de seus produtos ou serviços pela internet por meio de lojas virtuais.

Porém, não basta apenas decidir por abrir um ecommerce, é necessário que o empreendedor se organize bem para atuar neste nicho de mercado.

Nesse sentido, é importante planejar o passo a passo, avaliando com que tipo de e-commerce quer trabalhar, buscando por produtos que se encaixem no seu perfil.

Do mesmo modo, analisar o quanto tem para investir para criar uma loja virtual. A montagem de uma plataforma de e-commerce é uma etapa necessária para iniciar o seu negócio na internet.

Além disso, é preciso ter organização para que o negócio funcione de forma sólida e eficiente. Para isso, é fundamental ter bem estruturadas cada uma das etapas para realizar uma venda online.

Por exemplo, ter um site atrativo e seguro, para que o clientes possam ver os produtos de forma clara e tenham segurança para realizar as compras com o seu cartão de crédito ou outros meios de pagamento.

Ainda, organizar suas entregas, se elas serão feitas por você mesmo, ou por entregadores, além de ter sempre um estoque para não perder vendas.

Assim, terá um negócio interessante para realizar as vendas e ir captando clientes ao longo do tempo e com o seu trabalho de marketing digital.

Imagem de uma pessoa usando um computador para comprar pela internet. Imagem ilustrativa do texto sobre abrir um ecommerce.
A internet é um campo atrativo para ganhar dinheiro com uma loja virtual com variados tipos de produtos.

Afinal, o que é um e-commerce?

E-commerce é a abreviação de comércio eletrônico, ou seja são as vendas feitas pela internet por meio de sites próprios ou pelas redes sociais.

Desse modo, um e-commerce nada mais é do que uma loja virtual, ou seja, que vende produtos ou serviços pela internet e os envia para o endereço do consumidor.

Diferente de uma loja física, o comércio eletrônico funciona somente com o contato virtual, de forma que o atendimento é conduzido de modo remoto.

Portanto, isso significa que todas as dúvidas do cliente são tiradas no próprio site, com a descrição dos produtos, ou por e-mail.

Desse modo, essa modalidade de comércio tem sido cada vez mais escolhida pelos brasileiros, que gostam da conveniência de poder comprar na hora que quiserem, pesquisando preços e produtos.

Nesse sentido, toda a transação comercial é online, da escolha do produto à definição de quantidade, cores, tamanhos e modelos, até a finalização do pedido. Inclusive, o pagamento deve ser realizado por meio digital.

Enfim, no e-commerce, o mundo físico só entra na hora da logística, ou seja, quando a entrega é feita no endereço indicado pelo consumidor.

Continue a leitura para saber a forma mais segura para abrir um e-commerce e também algumas opções de franquias para você investir!

Qual a forma mais segura de abrir um e-commerce?

A maneira mais segura de abrir um ecommerce é por meio de uma franquia. Este modelo de negócio pula etapas para o empreendedor iniciar o seu negócio com menos riscos.

O modelo de franquia é um negócio preestabelecido, onde o empreendedor investe em uma empresa quase pronta, com uma estrutura planejada. No e-commerce, ele vai investir em uma plataforma pronta para realizar as vendas.

Uma franquia de loja virtual eletrônica funciona da seguinte maneira: o franqueado paga para comercializar na internet os produtos daquela marca.

Nesse sentido, a sua dedicação é essencial, e deve ser focada em atrair os clientes para o e-commerce e vender os produtos. O franqueado não tem que se envolver com a parte operacional do negócio.

Imagem de uma mão segurando um celular e um computador ao fundo. Imagem ilustrativa do texto sobre abrir um ecommerce.
As franquias são um tipo de negócio sólido para começar um e-commerce sem sustos.

É um negócio mais seguro pois o franqueado não precisa se preocupar com os detalhes da sua plataforma, como as questões de segurança e acessibilidade.

Do mesmo modo, o franqueado recebe auxílios da franqueadora, como orientação para a gestão do site, para o trabalho de marketing, além das questões burocráticas. Algumas franquias também são totalmente responsáveis pela logística de entrega dos produtos.

Além disso, o investidor recebe uma marca reconhecida, com produtos que já foram testados e aprovados pelo público. Isso diminui os riscos de que seu negócio não tenha a aceitação dos consumidores.

Por todos estes detalhes que fazem parte do modelo de franquia que este formato é o mais seguro para abrir um e-commerce sem medo.

Franquias para abrir sua loja virtual

Além de seguro, o mercado de franquias também conta com muitas opções de negócios para se abrir um e-commerce.

O empreendedor deve optar pela plataforma que se encaixa no nicho de mercado que mais lhe agrada.

Desse modo, ele pode atuar com suplementos, vender cosméticos, bijuterias, produtos de limpeza automotiva, entre diversos outros.

Confira agora algumas destas franquias que atuam no e-commerce que separamos para você conhecer um pouco mais!

[raio_x]

É necessário ter loja física para abrir um e-commerce?

Não é necessário ter uma loja física para atuar no e-commerce, pois você pode realizar as vendas pelo site e manter o estoque em casa, ou nem mesmo ter estoque, como em alguns tipos de negócios.

Nesse sentido, o empresário pode atuar 100% online, realizando todas as etapas pelo site próprio ou por outros meios de comunicação via internet.

Por exemplo, o cliente entra no site ou na rede social da sua empresa, escolhe os produtos, é direcionado para uma página de pagamento e depois de um tempo recebe o produto em casa.

Ao abrir um ecommerce o empreendedor não tem contato direto com o cliente em nenhum momento, ou então, no máximo, na hora de entregar o produto.

Até por não ter necessidade de uma loja física que um e-commerce pode ser um negócio de baixo investimento e custo de manutenção pequeno, abrindo espaço para empreendedores sem muito dinheiro para investir.

Vantagens de abrir um e-commerce

As vantagens de abrir um ecommerce são muitas, desde o investimento necessário até a forma de trabalhar.

Desse modo, é um modelo de negócio bem atrativo, e como falamos, o empreendedor pode atuar com variados produtos, para diferentes perfis.

Imagem de uma mulher com uma pequena sacola de presente e um celular na mão. Imagem ilustrativa texto abrir um ecommerce.
O e-commerce permite um negócio bem enxuto e ainda, é bastante cômodo para os clientes.

Confira agora algumas vantagens de abrir um e-commerce para você lucrar e faturar!

Baixo custo

Conforme dito, um e-commerce é uma forma de negócio que exige um baixo investimento e custo. Por não ter necessidade de um ponto físico, não precisa de pagar aluguel e ou investir em uma estrutura.

Do mesmo modo, não precisa de muita coisa para começar a trabalhar, somente um computador ligado à internet e um telefone. É uma estrutura bem enxuta, instalada na sala da sua casa.

Este baixo custo possibilita que o empreendedor pegue aquele dinheiro de um acerto do antigo emprego, ou um valor que recebeu de outra forma, e possa se tornar um empresário.

Comodidade para os clientes

A pandemia alterou um pouco a forma de consumir, e muitas pessoas agora buscam a comodidade do e-commerce para comprar sem sair de casa.

Além disso, pode-se dizer que a grande maioria dos brasileiros possui acesso à internet por um celular, e isso permite que ele possa comprar todo tipo de produto, com apenas alguns cliques.

Nesse sentido, pode também realizar pesquisas de preços, ver em qual loja aquele produto está mais barato, e isso tudo sem sair de casa, enfrentar trânsito, problemas para estacionar e filas para pagar.

Outro ponto é que o cliente pode optar por comprar de uma loja que seja bem longe da sua casa, em outro estado ou até país. Dando assim muito mais opções de produtos.

Opção de negócio home office

Um homem digitando em um notebook. Imagem ilustrativa do texto sobre abrir um ecommerce.
Trabalhar com e-commerce traz conforto, comodidade e segurança.

Abrir um e-commerce permite que o empreendedor atue em home office, ou seja, não precisa sair de casa. Dessa forma, pode trabalhar na sala de casa usando o seu computador.

Nesse sentido, dependendo do produto que você irá atuar ou o formato do negócio, não precisará sequer de estoque. Isso diminui seus custos e permite que atue em sair de casa.

Imagine acordar, tomar o café com tranquilidade, abrir o computador e já estar na sua empresa. É assim que o seu e-commerce pode funcionar.

Desse modo, com todo o trabalho feito online, fica mais fácil para o empreendedor escolher o melhor horário para atuar, ter tempo também para cuidar da família, teroutros projetos ou um emprego formal.

Como falamos, o setor de franchising conta com muitas opções. Saiba aqui Qual a franquia perfeita para o seu perfil? Saiba como escolher!

*Informações publicadas em MAIO/2022. Informe-se com a franqueadora da marca sobre os preços atuais do negócio.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje