Abrir um lava jato pode ser mais fácil do que você pensa! Veja aqui!

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Imagem de uma pessoa fazendo a limpeza do capô de um carro cinza. Imagem ilustrativa texto abrir um lava jato.
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Está pensando em abrir um lava jato e não sabe por onde começar? Este tipo de serviço nunca sai de moda e é uma boa opção para empreender. Sendo assim, separamos este guia para lhe orientar nesta jornada.

Os cuidados com o carro fazem parte do cotidiano dos motoristas, seja para quem o utiliza para ganhar dinheiro ou apenas nos momentos de lazer.

Contudo, o segmento possui muita concorrência e, por isso, o empreendedor deve oferecer um serviço diferenciado para atrair os clientes, como mostraremos mais abaixo.

Como abrir um lava rápido de forma simples?

Para abrir um lava jato de maneira mais simples, o melhor modelo de negócio é o de franquia. Este tipo de empreendimento possui algumas vantagens a mais do que começar o lava rápido do zero.

O modelo de franquia é um negócio que já vem estruturado pela franqueadora. Ou seja, com uma operação mais simples que é replicada em todas as unidades.

Dessa forma, todas as franquias da rede oferecem os mesmo produtos e serviços de forma padrão. Portanto, em todas as unidades, os clientes têm acesso aos mesmos cuidados com o carro.

Por ser um modelo mais simples, o empreendedor consegue desenvolver o negócio de forma sólida, muito por contar também com o renome da marca e os suportes da franqueadora.

Além disso, ele recebe um plano de negócio que orienta as decisões e os investimentos no negócio, bem como as estratégias de crescimento.

Da mesma forma, recebe diretamente da franqueadora produtos de limpeza testados e serviços que já caíram no gosto dos clientes.

Com todo o suporte e estrutura da franquia, ser dono do próprio lava jato certamente será mais fácil do que iniciar um empreendimento do zero.

Por fim, antes de seguir no nosso conteúdo, separamos um ebook explicando um pouco mais sobre o que você precisa saber antes de abrir uma franquia.

E-book "Tudo que você precisa saber antes de abrir uma franquia".

Vantagens de abrir um lava jato franquia

Como falamos, o modelo de franquia possui muitas vantagens, além de ser um empreendimento mais simples. Bom para quem não tem muita experiência no ramo.

Nesse sentido, a franquia é um negócio que já chega estruturado para o empreendedor, com uma operação já testada e aprovada por franqueados e clientes.

Da mesma forma, o modelo é vantajoso, pois o franqueado conta com um suporte da rede, como auxílio no marketing, escolha do ponto comercial, entre outros que são informados por meio da Circular de Oferta de Franquia (COF).

Abrir um lava jato por meio do sistema de franquia é mais seguro, uma vez que as possibilidades de o negócio dar errado são menores. De acordo com o Sebrae, a mortalidade das empresas comuns chega a quase 25% nos primeiros dois anos.

Por outro lado, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a mortalidade de uma unidade de franquia chega a apenas 5% considerando o mesmo período.

Isso porque este modelo oferece custos e operações otimizados, fazendo com o que o negócio se desenvolva com maior solidez. Do mesmo modo, montar um lava jato nestes moldes conta com a vantagem de ter uma marca de renome por trás.

Com isso, o empreendedor pula etapas que são necessárias até que o seu negócio seja reconhecido, caso ele comece do zero.

Nesse sentido, por ter uma estrutura mais enxuta, uma franquia de lava jato pode trazer ganhos maiores, como mostraremos no próximo tópico.

Quanto ganha em média um dono de lava rápido?

O faturamento de um lava jato vai depender de uma série de fatores envolvidos no negócio. Por exemplo, o fluxo de clientes, despesas fixas como aluguel e funcionários, entre outros.

Contudo, levando em consideração o modelo de franquia, em que o franqueado pode ser o único funcionário no início, os ganhos podem ser altos.

O empreendedor pode faturar entre R$ 10 mil e R$ 15 mil por mês e, dessa forma, o lucro fica em torno de 40% dos ganhos.

Vemos realizando a limpeza de um carro com água e sabão (imagem ilustrativa). Texto: abrir um lava jato.
Há um grande mercado consumidor para os serviços de limpeza automotiva.

Ou seja, o empreendedor pode chegar a faturar por volta de R$ 4 mil, se ele for o único colaborador.

Todavia, este ganho não leva em consideração se você tiver que pagar aluguel de um lugar. Por isso, muitas franquias oferecem o modelo de home office, em que o serviço é realizado na casa do cliente ou no trabalho.

Logo, para aumentar os ganhos, o empreendedor deve ter um leque grande de serviços, pois alguns deles possuem um grande valor agregado.

Da mesma forma, oferecer serviços inovadores e de qualidade fará toda a diferença no faturamento. Mas isso não será uma problema, já que há uma grande quantidade de serviços no segmento. Separamos alguns deles.

Serviços para oferecer no seu lava jato

Aquele trabalho todo de ficar o sábado ou o domingo lavando carro na porta de casa é coisa do passado. A rotina corrida das pessoas fez com que elas queiram aproveitar cada minuto do seu tempo de folga.

Nesse momento é que abrir um lava jato é uma boa opção para oferecer os cuidados automotivos que todo veículo.

Por exemplo, todo lava rápido tem que ter o mais básico, que são os serviços de limpeza da parte externa do carro. Seja com lavadora de alta pressão ou lavagem a seco.

Para a realização deste serviço, o empreendedor deve oferecer, além de uma qualidade diferenciada, um cuidado para não arranhar e deixar a pintura sempre de cara de nova.

Além disso, é bom o empreendedor oferecer o serviços de higienização de ar-condicionado, cuidado que possui um bom valor agregado. Com a técnica certa, não dá muito trabalho e o serviço oferece um bom retorno financeiro.

Para além dos cuidados rotineiros com a pintura, abrir um lava jato com serviços de polimento e enceramento é outro diferencial. Estes cuidados são muito necessários ao longo da vida útil do carro.

Outro serviço indispensável é o de limpeza interna nos bancos, tapetes, carpetes e painel. É aquele cuidado que melhora o ambiente para o motorista e seus passageiros.

Alguns outro serviço menos conhecido, mas que podem ser agregado na hora de montar um lava rápido, é a limpeza de motor. Contudo, este é um serviço que exige técnica e produtos específicos.

Como falamos, são muitos os serviços que um lava jato deve ter. Ademais, uma boa estrutura e produtos de qualidade também são quesitos indispensáveis.

Qual a estrutura para montar um lava jato?

Para abrir um lava jato, o empreendedor precisa de alguns equipamentos básicos, bem como uma estrutura que suporte o intenso uso de água e produtos de limpeza.

Assim, se o lava jato será instalado em um ponto físico, é necessário uma fonte de água limpa, além de um equipamento de limpeza de alta pressão.

Da mesma forma, para a lavagem a seco, é necessário um local à sombra, pois a limpeza do carro não pode ser feita com a lataria quente. Ou seja, é necessário um local onde haja escoamento da água, mas que seja também protegido do sol.

Outro cuidado é um local para armazenamento dos produtos de limpeza e outros equipamentos necessários para os serviços do lava rápido.

Para um empreendimento de pequeno porte, é preciso saber mais informações sobre o alvará de funcionamento do local e outras questões burocráticas. Contudo, facilita um pouco para o empreendedor, além de diminuir os custos, se o modelo de negócio for delivery.

Nesse caso, ele precisará de um meio de locomoção para levar os equipamentos e produtos para realizar os serviços.

Além disso, este modelo de delivery costuma ter um investimento inicial menor, o que não significa menos qualidade. É possível oferecer uma grande variedade de serviços neste modelo.

Dessa forma, cabe ao empreendedor estudar bem a sua disponibilidade financeira e o seu perfil empreendedor para, só assim assim, optar por abrir um lava jato com ponto comercial ou por delivery.

Vemos uma máquina de lavar carro automática (imagem ilustrativa).
O empreendedor pode buscar modelos com os mais diversos formatos.

9 opções de franquia para abrir um lava jato

O empreendedor que opta por abrir um lava jato no modelo de franquia conta com diversos suportes da franqueadora.

Por exemplo, as franqueadoras oferecem treinamentos variados para o empreendedor entender como são realizados os serviços da rede. Da mesma forma, os produtos utilizados são específicos da franquia, e de uso obrigatório por todos os franqueados.

Para os modelos de negócio com ponto físico, a franqueadora auxilia na escolha do melhor local. Normalmente é feito um mapeamento por meio de um estudo de geomarketing. Dessa forma, instala-se o ponto em uma região mais estratégica.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como abrir um lava jato, separamos algumas franquias deste segmento para você conhecê-las melhor.

1. Acquazero

A princípio, uma das franquias de lava rápido no mercado é a Acquazero. A rede conta com diversos tipos de serviços de higienização de veículos e outros cuidados especiais.

A empresa tem como pilar a preocupação com serviços que sejam ecologicamente corretos. Por isso, ela utiliza produtos de limpeza biodegradáveis para limpar o carro, além de realiza a lavagem a seco, usando pouca água.

O carro-chefe da franquia é sua limpeza ecológica, método em que um carro é totalmente limpo por fora usando apenas 300 ml de água misturada com cera de carnaúba, que é biodegradável.

Do mesmo modo, a franquia oferece outros serviços, como higienização interna, limpeza do ar-condicionado, e polimento de faróis.

Para a pintura, a Acquazero possui serviços de enceramento, polimento, além da cristalização de vitrificação de pintura. Esses são processos especiais que dão maior brilho e durabilidade a cor do carro.

A Acquazero possui seis modelos de negócio, incluindo três em home office, dois em loja física e o desenvolvedor de área. São muitas opções para os empreendedores e, por isso, a franquia tem atraído a atenção.

A rede foi a marca que mais cresceu em unidades no mercado de franquia do Brasil. Entre 2019 e 2020, ela elevou esse número em 152%. Como resultado, a Acquazero entrou para o grupo das 50 maiores franquias do Brasil, de acordo com a ABF.

Separamos um vídeo para você conhecer um pouco mais sobre a franquia e seus modelos de negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 22.820 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses

2. DryWash

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Para abrir um lava jato o empreendedor pode optar por uma unidade da DryWash, franquia que oferece diversos serviços de cuidados para o carro.

A rede conta com quatro tipos de negócios, sendo um deles em home office, de menor investimento inicial. Além disso, há outros três voltados para ponto comercial.

Além da limpeza, a franquia tem outros serviços, como polimento, enceramento, remoção de riscos, descontaminação de vidros, entre outros.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3.164,50
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 1 a 24 meses

3. Freewet

A Freewet é uma rede de lava rápido que possui três modelos de negócios para os empreendedores. Dois deles são por delivery, o que diminui o investimento e os custos do negócio.

A rede oferece diversos serviços, além de auxílio para o empreendedor que deseja abrir um lava jato. São treinamentos, apoio para o marketing, suporte para a gestão da unidade, entre outros.

  • Investimento inicial: de R$ 3.290 até R$ 89.990
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 2 a 8 meses

4. Lave Park

A franquia Lave Park é uma rede de serviços de limpeza automotiva que pode ser instalada em pontos comercias, firmar parcerias com estacionamentos, entre outros pontos.

A rede possui diversos modelos de negócio, com diferenças entre os serviços oferecidos. Entre os serviços estão os de limpeza de automóveis e funilaria para concertos de lataria.

  • Investimento inicial: R$ 20 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: até 12 meses

5. Wash Quality

A rede Wash Quality é uma franquia para quem deseja abrir um lava jato e busca um modelo de negócio mais sólido, estruturado, além de uma marca reconhecida.

A franquia trabalha com diversos serviços automotivos, como a higienização completa do carro, por dentro e por fora, acrescentando o uso de cera ou não.

Vemos um homem fazendo o polimento da pintura de um carro (imagem ilustrativa). Texto: abrir um lava jato.
O mercado de serviços automotivos tem muitos serviços a serem oferecidos.

Além disso, a franquia oferece serviços de limpeza de sofás, poltronas e outros itens da casa.

  • Investimento inicial: R$ 10,7 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: 1 a 3 meses

6. Llotus

O empreendedor que pensa em abrir um lava jato deve conhecer a franquia Llotus, especializada em serviços de higienização e cuidados especiais para veículos.

A rede, além da lavagem a seco, realiza o polimento de pintura, enceramento, higienização de ar-condicionado, entre outros.

Quatro modelos de negócios estão disponíveis para os empreendedores. Um deles em formato delivery e outros três voltados para ponto comercial.

  • Investimento inicial: R$ 15 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 6 mil
  • Prazo de retorno: 6 a 8 meses

7. DryJet

A franquia DryJet é uma das opções para o empreendedor que deseja abrir um lava jato. A rede, fundada em 2009, conta com serviços de limpeza de veículos e outros cuidados para o carro.

Da mesma forma, a franquia trabalha com quatro modelos de negócio: delivery, full, smart e street. Sendo assim, a quantidade de serviços disponíveis para os clientes pode variar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 29 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: 12 a 36 meses

8. Box Supreme

A franquia Box Supreme é uma rede que, além de serviços de lava jato, trabalha com outros tipos de cuidados para o carro. Por exemplo, a franquia trabalha com reparos na pintura, higienização de ar, vitrificação de pintura, entre outros.

Fundada nos anos 2000, a Box Supreme possui dois modelos de negócios voltados para lojas físicas. Além disso, a franqueadora oferece diversos treinamentos para os franqueados conhecerem a operação da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 85 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: 18 a 36 meses

9. Fragata Lava Jato

Por fim, para quem deseja abrir um lava jato, a franquia Fragata Lava Jato é uma das opções no mercado de franchising brasileiro.

A rede trabalha com diversos serviços de limpeza automotiva, como lavagem de tapetes, motor, chassi, entre outros. A franquia oferece um modelo de loja física para os empreendedores.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 105 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: 6 a 18 meses

Conforme mostramos ao longo do texto, são muitas opções de marcas para quem deseja abrir um lava jato. Contudo, existem outros ramos de serviços automotivos para investir.

Portanto, separamos um conteúdo com outras opções de franquias neste segmento, que oferecem serviços diversos. Clique aqui e acesse.

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