O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Destaques ★ » 9 dicas de como abrir um negócio de forma descomplicada

9 dicas de como abrir um negócio de forma descomplicada

Sumário

É possível abrir um negócio de forma descomplicada, mas é preciso ter muita dedicação. Pensando nisso, preparamos dicas para quem quer empreender sem dor de cabeça.

Se você pensa em abrir um negócio nesse ou nos próximos anos, saiba que não está só. De acordo com uma pesquisa feita pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), 50 milhões de brasileiros pensam em empreender em até três anos.

Assim, é importante buscar formas de abrir um negócio de forma descomplicada. Continue a leitura e saiba mais!

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

Qual a melhor forma de abrir um negócio?

Abrir um negócio do zero é um grande desafio. Isso porque, o investidor precisa cuidar de toda parte burocrática e depois de abrir, ainda deve divulgar sua marca e prospectar clientes.

Mas existe uma forma de começar a empreender contando com o suporte de uma empresa que já tem experiência no mercado. É o caso de quem escolhe ser franqueado.

Antes de mais nada, o sistema de franquia é responsável por fazer uma empresa expandir. Por isso, a marca, chamada de franqueadora, cede o direito de comercialização de seus produtos e serviços a um investidor, o franqueado.

Ou seja, o franqueado recebe um modelo de negócio pronto e que já deu certo. Então, é a partir desse documento que o investidor vai se basear para abrir seu novo negócio, ou seja, sua unidade da rede franquia

Dessa forma, as chances do negócio dar errado são menores. Sem contar que a marca já está consolidada. Portanto, o franqueado não vai precisar apresentar seu negócio ao público.

Porém, para que tudo dê certo, os franqueados precisam se dedicar. Em primeiro lugar, é necessário ler com atenção a Circular de Oferta de Franquia (COF)

Nesse documento estão todas as informações importantes sobre a franquia que o investidor quer abrir. Sendo assim, o futuro franqueado pode decidir com mais assertividade se aquele negócio é de fato o que ele busca.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Além disso, a franqueadora realiza a transferência de know-how por meio de treinamentos, manuais e reuniões. Dessa maneira, o franqueado aprende tudo sobre o funcionamento do negócio e como divulgar sua unidade.

Por isso, escolher uma franquia é um bom jeito de abrir um negócio de forma descomplicada. Logo, para saber mais sobre redes de franquia, assista ao vídeo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=KN6JUH-RqQA

Passo a passo para abrir um negócio de forma descomplicada

Agora que você já sabe que franquias são opções mais simples de negócio, confira o passo a passo para ter o seu empreendimento de forma simples.

1. Saiba o que você quer fazer

Antes de mais nada, é preciso ter autoconhecimento. Afinal, depois de abrir um negócio de forma descomplicada, você vai precisar administrá-lo, o que demanda investimento inicial de tempo e dinheiro.

Um ponto importante também ao abrir uma empresa é pensar sobre seus interesses e predisposições. Em seguida, escolha o segmento em que pretende investir de acordo com o que mais combina com você e sua ideia de negócios.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Não é preciso ser especialista nem investir na mesma área em que você se formou, por exemplo. Porém, é importante que o tipo de negócio que escolheu combine tenha conexão com você.

Assim, uma boa forma de definir o negócio é buscar por segmentos. Ao analisar cada um, você vai perceber as características necessárias para cada cada área e pode decidir se a mesma se encaixa nas suas exigências.

2. Entenda seu mercado local

O empreendedor deve estar atento ao mercado local. Isso porque, é um ponto importante para abrir um negócio de forma descomplicada. Desse modo, o mercado vai influenciar seu empreendimento e é preciso que você antecipe os impactos.

Em primeiro lugar é necessário fazer uma coleta de informações e para isso você pode contar com dados, entrevistas ou pesquisa. Mas antes de mais nada, saiba quem são seus correntes, clientes, fornecedores, os hábitos de consumo e quais os produtos ou serviços oferecidos.

Sendo assim, também é importante pesquisar se no lugar que você vai abrir o negócio já existem empreendimentos parecidos. Nesse caso, pode ser mais interessante escolher um local mais favorável.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Além disso, é essencial saber quem é seu público-alvo e onde ele está, por exemplo, nas redes sociais. Dessa forma, as chances de oferecer soluções para os compradores por meio de estratégias de marketing podem ser mais assertivas.

3. Pesquise por opções de franquia

Como dissemos anteriormente, a melhor opção para abrir um negócio de forma descomplicada é escolher uma franquia. Contudo, há muitas possibilidades para quem quer entrar no universo do franchising.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Brasil conta com cerca de três mil franqueadoras. Por isso, é preciso filtrar tantas opções.

Em primeiro lugar, você pode escolher de acordo com o segmento. Mas saiba que cada nicho tem as suas características próprias. O setor de alimentação, por exemplo, demanda um tempo de dedicação maior.

Mas também é importante estabelecer qual o formato de franquia em que você gostaria atuar. Existem empreendimentos com ponto físico e para trabalhar de casa, cada um com necessidades diferentes de investimento.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

4. Compare as marcas de franquias

ilustração de mãos usando computador e moedas e gráficos ao redor
Franquias são opções rentáveis e fáceis

Depois de pesquisar as opções de franquia e decidir em qual segmento quer atuar, o próximo passo é comparar as marcas. Isso porque, o mesmo segmento pode ter vários negócios disponíveis.

Assim, para continuar a filtrar as opções, solicite a cada franqueadora a COF. Nesse documento, do qual já falamos, estão informações importantes como faixa de investimento, tempo de retorno e suas funções como franqueado.

Dessa forma, tendo em mãos a COF você pode comparar qual a franquia mais vantajosa. Um fator importante a ser observado é o investimento, pois há franquias do mesmo segmento com valores variados.

Por isso, atente-se também para outros fatores, como tempo de dedicação, direitos e deveres enquanto franqueado e especificações do ponto comercial. Dessa maneira, facilitará a sua vida a longo prazo e evitará problemas.

5. Converse com as franqueadoras

Além de comparar as franquias, conversar com a franqueadora é outro passo importante. Dessa forma, é possível começar um contato com a equipe que irá te acompanhar caso feche o negócio.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Também é um bom momento para tirar todas as dúvidas que tiver. Essa é uma boa maneira de abrir um negócio de forma descomplicada.

Isso porque, é a franqueadora que vai te auxiliar durante toda a sua gestão. Assim, já é bom sentir como a empresa se relaciona com os investidores, como são feitos os treinamentos e muito mais. 

Portanto, uma boa maneira de manter contato com as franqueadoras é participar de uma feira de franquias. Em 2022, diversos eventos vão acontecer e neles é possível conversar sozinho com os franqueadores.

6. Fale com franqueados

Uma boa dica para abrir um negócio de forma descomplicada é falar com quem já passou por todo processo. Ou seja, manter contato com outros franqueados.

Dessa maneira, é possível fazer networking que pode te ajudar no futuro. Além disso, é uma boa forma de tirar dúvidas e aprender com as experiências de quem já abriu um negócio.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Mesmo antes de abrir uma franquia, conversas com franqueadores é uma boa ideia. Isso porque, falando com pessoas mais experientes, o investidor pode escolher seu negócio com mais segurança.

Nesse sentido, participar das feiras de franquia também é uma boa opção para conhecer franqueadores e fazer networking.

7. Conheça o negócio de perto

Além de fazer contatos, é essencial conhecer o negócio de perto. Afinal, você pretende abrir um empreendimento e vai ter que administrá-lo.

Por isso, pode ser uma boa opção visitar a sede da franqueadora ou até mesmo outra franquia da mesma rede. Dessa forma, você vai se acostumando com o modo com que a empresa funciona e quais serão as suas funções depois de fechar o negócio.

8. Adquira a sua franquia

home conversando com vendedoras em loja ilustração para abrir um negócio de forma descomplicada
O empreendedor de sucesso aproveita ao máximo o suporte da franqueadora

Até aqui, você aprendeu um pouco sobre como escolher a melhor franquia de acordo com seus objetivos. Em seguida, quando já tiver escolhido o empreendimento, é hora de adquirir.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA SULTS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Assim, você vai entrar em contato com a franqueadora e expressar seu interesse em fechar o negócio. Cada rede possui etapas específicas que devem ser cumpridas antes de formalizar o contrato.

Por isso, leia com atenção a COF e siga cada etapa. Depois disso, você deve passar por treinamentos com a franqueadora para aprender a oferecer os serviços e produtos da rede e administrar sua unidade.

Assim, cabe ao franqueado realizar os treinamentos com atenção e aproveitar ao máximo a experiência com a franqueadora. Mas sempre que precisar, você pode recorrer à empresa. Isso porque, podem ter suportes, como em marketing digital, consultorias e vários outros.

9. Inaugure seu negócio!

Você chegou até aqui e agora já pode abrir o seu negócio! Assim, é importante decidir, junto à franqueadora, como vai ser feita a inauguração.

Além disso, lembre-se de divulgar a sua unidade. Para isso, conte com o suporte de marketing da franqueadora.

Quer ideias de franquias para abrir? Então, confira esse texto: Franquias baratas e rentáveis: conheça as melhores opções no Brasil.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje