Para abrir um negócio de forma descomplicada, o empreendedor deve buscar bastante informação sobre o mercado e sobre o negócio em si. Aqui traremos algumas dicas do que analisar ao começar um empreendimento.
Segundo pesquisa, 46% dos brasileiros
sonham em ter um negócio próprio, seja por necessidade, para sair do desemprego, ou então ter a sua independência econômica.Porém, é aconselhável optar por um empreendimento que se encaixe com o seu próprio perfil de trabalho e com o momento de vida.
Assim, para lhe ajudar um pouco nessa jornada, trouxemos algumas etapas para guiá-lo neste processo. Então, fique com a gente neste conteúdo.
Passo a passo para abrir um negócio de forma descomplicada
O processo de abrir um negócio de forma descomplicada exige certos cuidados. Não é porque um amigo que vende determinado produto teve sucesso que você o terá fazendo o mesmo.
Além disso, nem sempre é preciso abandonar o emprego para empreender. É importante se dedicar ao negócio, se jogar de cabeça, mas cada caso é um caso. Pode ser interessante começar um negócio online, que possa ser administrado em conjunto com um emprego fixo.
O processo de empreender no Brasil não é nada fácil. São impostos, burocracias, crises econômicas que vêm e vão. Contudo, mesmo com as dificuldades, existem milhões de brasileiros querendo ser donos do próprio negócio.
Espera-se que o número de desempregados no Brasil fique abaixo de 10 milhões em 2023. Ainda é um número bem grande e, por isso, muitas pessoas enxergam no empreendedorismo uma boa oportunidade.
Dessa forma, pode dar a você uma maior segurança financeira, uma tranquilidade e até um local de onde tirar dinheiro para investir no negócio. Ter uma empresa é um desafio, seja na parte de gestão ou financeira, por isso, este suporte pode ser importante.
Outro ponto é saber delegar quando for necessário. Pode ser por meio de um sócio, ou funcionário. Não pense que como empreendedor deve dar conta de tudo sozinho. Ter sucesso é não apenas montar um negócio, mas manter organizado e eficiente ao longo do tempo.
Porém, nem todos sabem por onde começar. Por isso, separamos um passo a passo para orientar o empreendedor em como abrir um negócio de forma descomplicada.
Escolha em que trabalhar
Escolher o negócio no qual irá investir é um processo em que o empreendedor deve levar em consideração uma série de fatores.
Primeiramente, saber em qual tipo de negócio deseja trabalhar. E, nesse sentido, as escolhas são inúmeras. Pode ser com serviços ou venda de produtos, e dentro destes mercados os nichos são amplos.
Da mesma forma, pode escolher se quer trabalhar no mercado de automóveis, ou de alimentação, bem como comunicação e marketing.
Para esta escolha, o empreendedor pode levar em consideração as suas experiências de trabalho, um desejo ou então uma ligação com algum mercado em especial.
Você terá que se dedicar àquele negócio o máximo possível de tempo. E essa dedicação ficará mais fácil se estiver atuando em um setor com o qual se identifica.
Uma etapa seguinte seria a busca por fornecedores ou o desenvolvimento do produto. A franqueadora costuma apresentar fornecedores homologados. Em alguns tipos de negócios, há uma certa liberdade em relação a isso, mas não é a regra.
Avalie o mercado da sua localidade
Sabendo ao menos em qual tipo de negócio irá empreender, agora a etapa é analisar bem o mercado no qual deseja investir.
Assim, pesquise sobre o público-alvo na sua região, analisando seu poder aquisitivo, bem como as deficiências do mercado.
Da mesma forma, estude os concorrentes em potencial, seus pontos fortes e fracos. Com isso, é possível investir em um negócio de sucesso explorando as brechas de mercado.
É importante que o empreendedor alie o modelo de negócio com o qual se identifica a um mercado promissor.
Selecione opções de franquia
Para abrir um negócio de forma descomplicada, o empreendedor pode optar por um modelo de negócio de franquias. Este tipo de negócio já possui uma estrutura organizada, mais simples de ser replicada em unidades espalhadas.
Sendo assim, o empreendedor já recebe um negócio sistematizado, com uma marca reconhecida e produtos ou serviços testados e aprovados.
Com uma franquia, fica mais simples abrir uma empresa, pois o empreendedor também recebe um plano de negócios estruturado.
Além disso, uma outra vantagem deste modelo de negócios é o suporte que a franqueadora oferece para os franqueados.
São treinamentos, auxílio na gestão e na divulgação da unidade. Além disso, as estratégias de marketing serão um diferencial na captação de clientes.
Contudo, o mercado de franchising é amplo, com muitas franquias para o empreendedor escolher nos mais variados mercados e nichos de atuação.
Dessa forma, o empreendedor deve selecionar aquelas que mais se encaixam com o tipo de negócio no qual deseja investir.
Compare as franquias selecionadas
Assim como falamos, o empreendedor, depois que conhecer sobre o mercado e decidir por uma franquia, deve analisar bem as marcas.
Ou seja, é preciso comparar os nichos de mercado que apresentam melhores números, lucratividade da marca e qualidade dos produtos e serviços.
Do mesmo modo, o empreendedor deve comprar os suportes que cada uma das franqueadoras oferece para os franqueados. Este comparativo é importante para abrir um negócio de forma descomplicada, mas com a segurança de estar investindo no negócio certo.
Um negócio comum passa pela etapa de validação, que é ver se o que você vai vender tem potencial de sucesso. Como a maioria das franquias já fez isso, poupa seu trabalho e oferece também menos riscos.
Pesquise sobre cada marca
Como falamos, o mercado de franquias é amplo, com marcas que aparecem da noite pro dia e outras bastante consolidadas.
Dessa forma, o empreendedor deve se atentar para a franquia na qual deseja investir. Pesquisar bastante sobre a empresa, sua história e momento atual.
Do mesmo modo, procure saber como está a reputação da marca com os consumidores. Os clientes estão satisfeitos? Eles compram com frequência? A empresa resolve os eventuais problemas com rapidez? Entre outros pontos.
Afinal, investir em uma marca que não tem agradado seus próprios consumidores pode prejudicar o desenvolvimento do seu negócio.
Entre em contato com as franqueadoras
Depois de escolher uma ou mais marcas, o empreendedor deve entrar em contato com elas. Normalmente, este primeiro contato se dá pelo site da franqueadora ou em alguma Feira de Franquias.
Assim, conheça a Circular de Oferta de Franquia (COF) da marca para entender um pouco mais sobre a empresa.
A COF é um documento que contém diversas informações detalhadas da franquia e da franqueadora. Por exemplo, informações sobre a saúde financeira da empresa e os custos de uma unidade.
Nesse sentido, estudando a COF das marcas, o empreendedor pode comparar os prós e contras de cada uma delas.
Uma franquia é uma boa forma de abrir um negócio de maneira descomplicada. Contudo, o empreendedor deve conhecer bem este modelo de empresa.
Converse com franqueados da empresa
Uma boa maneira de conhecer mais detalhadamente sobre uma franquia é conversando com os franqueados e ex-franqueados da marca.
Os contatos desses empreendedores devem constar na COF para que o interessado na franquia possa conversar com eles.
Assim, o empreendedor pode entender melhor como funciona o negócio no dia a dia, se o plano de negócio da franquia é realmente eficiente etc.
Ademais, se o franqueado obteve retorno em curto, médio ou longo prazo. Inclusive, se a franqueadora oferta os suportes necessários para o desenvolvimento do negócio.
Estes detalhes mais aprofundados sobre o negócio vão orientar bem o empreendedor na escolha da franquia certa.
Compre sua franquia
Depois de ter passado por todas estas etapas com calma para escolher a melhor franquia, o empreendedor agora se torna um franqueado! Nesse momento, cabe a ele fazer os investimentos para se tornar um empresário da marca que escolheu.
Algumas franquias, com modelos de home office, exigem um investimento menor neste momento. Por outro lado, algumas são mais caras, mas existem maneiras de financiar este capital, seja em bancos ou com a própria franqueadora.
Contudo, este empréstimo, ao considerar a possibilidade de financiar o investimento, deve pensar bem a fim de não comprometer a saúde financeira do negócio.
Realize os treinamentos e implantação
Após se tornar um franqueado, um dos primeiros passos são os treinamentos oferecidos pela franqueadora.
Eles podem ser de maneira on-line ou presenciais, dependendo do tipo de negócio e até da localidade do empreendedor.
Do mesmo modo, existem treinamentos para conhecer a operação da franquia e também para estudar o mercado no qual a marca está inserida. Estar capacitado para atuar é um ponto chave para o seu sucesso.
Inclusive, pode ser interessante também fazer cursos sobre gestão empresarial, como montar um plano de negócio e outros pontos. Um destes cursos é o Franquias Guia Prático, e você pode acessar as aulas clicando aqui.
Além disso, neste momento de implantação da unidade, o empreendedor conta com a ajuda da franqueadora para escolher o ponto comercial.
Dessa forma, a unidade será instalada em um local que melhor possa atender ao público e facilitar o desenvolvimento do negócio. Para isso, algumas franqueadoras fazem um estudo de geomarketing para analisar a melhor região onde a unidade deve estar.
Por conta destes treinamentos iniciais e os suportes, o modelo de franquias pode ser facilmente desenvolvido por quem não tem experiência no ramo.
Além disso, até para quem não conhece bem o mercado no qual irá atuar, afinal, a franqueadora possibilita que essa pessoa se prepare com os treinamentos.
Inicie seu negócio!
Por fim, o início do negócio é a etapa que todo o empreendedor sonha. É a hora de receber os clientes, colocar a mão na massa e ser dono do próprio negócio.
Com o modelo de franquias, este início é mais fácil, com estratégias de marketing pensadas pela franqueadora. Da mesma forma, contar com a força da marca para captar clientes e se destacar será essencial.
Este trabalho de marketing exige investimento de tempo e dinheiro, e não pode ser algo pontual. É uma atuação constante para manter sua empresa sempre na mente dos clientes e se consolidar na região.
Como mostramos, são muitas etapas para abrir um negócio de forma descomplicada, e o modelo de franquia pode facilitar este processo. Contudo, o empreendedor deve escolher bem a marca na qual investir e se dedicar para ter sucesso nesta jornada. Sucesso!