Já pensou em abrir um negócio sem dinheiro? Isso é possível desde que o empreendedor se organize bem e conte com algum tipo de ajuda. Conheça aqui algumas opções para este processo.
Segundo uma pesquisa, cerca de 77% dos brasileiros sonham em empreender. Se você faz parte desta estatística, não desanime se estiver sem capital. Isso porque, existem possibilidades de abrir um negócio mesmo sem dinheiro.
O empreendedor pode procurar um empréstimo no banco, mas existem opções melhores, das quais falaremos agora. Continue a leitura!
Como abrir um negócio sem dinheiro?
Muitas vezes, o empreendedor tem o desejo e conhecimento para iniciar o próprio negócio, mas não tem o dinheiro para isso. Porém, é possível abrir um negócio sem dinheiro. Isso é uma tarefa que exigirá muito cuidado e uma boa dose de sorte ou network.
Confira mais nesse conteúdo!Nesse sentido, é possível empreender com o dinheiro dos outros. Assim, o empreendedor pode começar um negócio do zero com a ajuda de um sócio.
Pode ser um amigo, familiar, conhecido ou até alguém que deseja investir o dinheiro de forma eficiente. Mas é fundamental que o empreendedor organize bem suas ideias de negócios para apresentá-las aos possíveis parceiros.
Além disso, ao buscar um sócio, o empreendedor deve tratar as formas como se dará esta parceria. Se haverá distribuição de lucros apenas ou se a outra pessoa participará das decisões da empresa.
O trabalho no dia a dia deve ser bem definido, para não haver problemas na parceria e acabar por impactar nos resultados da empresa.
Além de buscar um sócio, o empreendedor pode abrir um negócio com a ajuda de um investidor anjo. Estes investidores injetam dinheiro na empresa em troca de uma porcentagem dela.
Nesse sentido trata-se de uma forma diferente de ter um sócio, pois estes investidores normalmente não participam da administração do negócio. Assim, podem até ajudar com a divulgação, captação de novos investidores, mas a parte da organização fica por conta do empreendedor.
Logo, como dito, o empreendedor deve organizar bem suas ideias para apresentá-las aos investidores anjos. Só assim para atrair a atenção deles e abrir um negócio sem dinheiro.
Estude sobre empreendedorismo! Vá até feiras, faça cursos, pois assim estará mais preparado para este projeto. Depois, com o capital em mãos, o empreendedor precisa definir no que vai investir. Dessa forma, as franquias são uma boa opção.
Cuidados para empreender sem gastar muito
Conforme falado acima, abrir um negócio sem dinheiro pode exigir a busca por um sócio ou até um empréstimo. Mas além da parte financeira, é importante ter alguns outros cuidados.
Nesse sentido, pode ser interessante abrir um negócio, mas manter o seu emprego. Existem muitas opções de negócios que permitem uma flexibilidade de horário de trabalho. Assim, é possível atuar nas horas de folga, quando não está no emprego.
Do mesmo modo, você pode continuar evoluindo, aprendendo mais sobre empreendedorismo, conhecendo o mercado e juntando dinheiro. Então, também dará mais confiança e segurança para abrir o negócio.
Além disso, um cuidado que pode ajudar nesta hora é se preparar e planejar. Por exemplo, um plano de ação, buscando organizar alguns passos deste processo. Como vai atuar? Em qual horário? Como será sua rotina? Quanto tem para investir?
Caso consiga ter uma reserva financeira, isso será o ideal. Dessa forma, tem este capital para eventuais problemas, ou caso o negócio demore mais tempo a dar lucro.
Um ponto importante para qualquer empreendedor é fazer um bom network, com parcerias estratégicas para conseguir vender mais. Pode ser um parceiro, uma empresa que o ajude como fornecedor, ou impulsione sua divulgação.
Da mesma forma, pode ser que tenha um conhecido que seja bastante influente, que possa agregar com o marketing ou outro tipo de ajuda.
Isso tudo é importante para você vender o seu projeto e mostrar às pessoas o quanto seus produtos ou serviços são atrativos. Saber atrair o público-alvo é um passo fundamental para qualquer tipo de negócio.
Enfim, para abrir negócio sem dinheiro, busque modelos mais baratos, opções econômicas com as quais possa atuar na sua casa. Um tipo de negócio que costuma apresentar oportunidades sem grandes custos são as franquias, e sobre elas falamos agora.
Franquia pode ser opção para investir!
O modelo de negócio de franquias é um formato mais seguro para investir. O empreendedor recebe uma empresa mais sólida, com uma estrutura previamente estabelecida.
Nesse sentido, o empreendedor investirá em um negócio com um produto ou serviço testado e aprovado pelo público. Ainda vai receber uma marca reconhecida no mercado.
Da mesma forma, a operação é padronizada pela franqueadora, o que torna um negócio mais simples de implementar. Isso porque, a franqueadora também auxilia no processo inicial.
Por exemplo, a franqueadora oferece treinamentos para o empreendedor conhecer a operação do negócio e o mercado onde está inserido. Aprende também a forma de atendimento ao cliente.
Com isso, mesmo que o empreendedor não tenha experiência, não terá dificuldade em implementar e desenvolver o negócio da melhor maneira.
Do mesmo modo, é um formato que vale a pena investir, pois é mais seguro. A franqueadora tem expertise na área e orienta de forma eficiente o novo empreendedor.
Mas além disso, existem franquias dos mais variados tipos e este formato por ser mais enxuto, exige um investimento inicial menor. Antes mesmo de começar o negócio o empreendedor sabe quanto terá que gastar. Isso é possível, porque os custos são apresentados na Circular de Oferta de Franquia (COF).
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Dessa forma, o empreendedor pode se planejar em relação ao capital que precisará investir. Seja buscando um sócio, um investidor anjo, empréstimo etc. Enfim, o franchising tem muitas franquias baratas. Então, a seguir, vamos lhe apresentar algumas dessas marcas para você conhecer mais delas.
Melhores negócios para abrir com pouco dinheiro
Se o empreendedor que deseja abrir um negócio sem dinheiro conseguir algum capital para investir, já pode sonhar com sua empresa.
Existem franquias com opções enxutas de negócios, muitas delas com um formato Home Office. Logo, esse fato diminui os custos de implantação e manutenção da unidade franqueada.
Até porque, não tem necessidade de pagar aluguel ou funcionários. Portanto, o empreendedor pode atuar de forma mais barata e buscar se consolidar com seu novo negócio.
Aqui, apresentamos algumas marcas de franquias que compõem um amplo mercado com opções diversificadas. Por fim, cabe a cada empreendedor analisar a sua própria situação, desejos, objetivos e perfil, para assim escolher a melhor oportunidade.
Então, agora que está por dentro do assunto, abra o seu negócio de sucesso e ganhe dinheiro!