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Como abrir uma franquia: passo a passo DEFINITIVO

Sumário

Quem quer abrir um negócio próprio vê no franchising um sistema mais seguro? Você está coberto de razão! Como já possui um modelo predefinido, uma franquia tem resultados facilitados. Mas então, como abrir uma franquia?

Há diversas etapas que compõem o processo de abertura de uma franquia. São etapas importantes, mas simples e que podem valer a pena.

Afinal, o setor de franchising registra bons números ano após ano. Apenas em 2019, as franquias no Brasil faturaram, juntas, R$ 186,7 bilhões. O crescimento de ganhos foi de 6,8% em relação a 2018.

Já falando do número de unidades, o franchising teve crescimento de 4,7% no mesmo ano. Entre os 11 setores de franquias definidos pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o que mais se expandiu foi o de Comunicação, Informática e Eletrônicos, com variação de 15,5% no número de unidades.

Quer fazer parte deste segmento cheio de potencial? Então, acompanhe o post com o passo a passo sobre como abrir uma franquia!

Mas antes, que tal saber um pouco mais sobre o franchising? Isso te dará mais segurança de abrir o próprio negócio no modelo. Assista ao vídeo abaixo!

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Como abrir uma franquia com pouco dinheiro?

Abrir uma franquia sem considerar o investimento necessário é um erro que pode custar o seu negócio. 

Mesmo que a marca seja bem aceita no mercado e os produtos/serviços sejam adquiridos pelos clientes, sem planejamento financeiro o caminho será muito mais difícil.

Pensando nosso, verifique o valor inicial a ser investido para montagem da estrutura, aluguel do local, compra de estoque, entre outros detalhes importantes. 

Considere ainda sua necessidade de capital de giro, que é o montante reservado para as operações diárias do negócio. Essas estimativas costumam ser apresentadas na COF, mas você deve conhecê-las e ter a certeza de que se encaixam na sua realidade.

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Outras despesas normalmente relacionada a uma franquia são:

  • Taxa de franquia: para que você tenha o direito de fazer parte da rede de franqueados;
  • Taxa de royalties: valor pago periodicamente pelo franqueado para que ele tenha o direito de usar os recursos da marca;
  • Fundo de propaganda/marketing: montante destinado à promoção da marca e dos produtos;
  • Taxa de compras: é cobrada devido ao uso da estrutura de compras;
  • Taxa de serviço: valores que cobrem a realização de serviços extras.

Lembre-se que essas taxas podem variar conforme a marca de franquia escolhida. Para saber com quais você terá que arcar, e que suportes elas irão trazer, tenha atenção à COF da empresa. O documento deverá listar todos os dados.

Como a Encontre Sua Franquia vai ajudar você a abrir sua franquia?

A Encontre Sua Franquia é uma das mais tradicionais holdings de franquias que existe no Brasil. Criada e gerida pelo empresário Henrique Mol, a marca conta com diversas empreendimentos para quem busca facilidades e know how na hora de conseguir abrir sua franquia. Atualmente, a companhia trabalha com as seguintes empresas:

  • Acquazero (franquia de estética automotiva)
  • Quisto (franquia de seguros)
  • Suav (franquia de beleza)
  • Encontre Sua Viagem (franquia de viagens)
  • Mardelle (franquia de lingerie)
  • Zaplus Car (franquia de distribuidora de produtos para estética automotiva)

Como abrir uma franquia que combine o seu perfil?

Para abrir uma franquia que esteja de acordo com o seu perfil é necessário seguir algumas recomendações. Afinal, estamos falando de pessoas diferentes, com comportamentos variados e objetivos bem distintos. Iniciar um empreendimento sem ter esse auto conhecimento pode ser o primeiro passo para uma série de dificuldades. 

Existem pelo menos dois tipos de empresários atualmente. O primeiro é voltado mais para as vendas, conta com boas técnicas de persuasão, lida bem com o público, gosta de estar na linha de frente, tem mais tato para lidar com as pessoas e consegue ser visto como exemplo mais facilmente pelos colaboradores. 

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Enquanto isso, o outro perfil é mais estrategista e lida melhor nos “bastidores”. Ou seja, gosta mais dos números, das estratégias para alavancar suas vendas, têm mais aptidão para fazer gestão financeira, consegue fazer previsões com base nos resultados do mês, acompanha mais o mercado etc. 

Isso quer dizer que existe um certo e um errado? Não. Estamos falando de perfil de empreendedores. Porém, o ideal é conseguir encontrar o meio termo para se desenvolver com tranquilidade, abrangendo todas as características possíveis nos dois modelos. 

Um franqueado de sucesso é aquele que conhece seus pontos fortes, entendem os pontos fracos e corre atrás para aprimorá-los. Ao descobrir qual o seu segmento mais lhe atrai, você pode iniciar a sua jornada já pensando nos que terá que melhorar para a sua unidade franqueada não ficar para trás. 

Atualmente, essa é uma das coisas mais práticas e simples que existem, considerando que há diversos cursos on-line para ajudar as pessoas que desejam mudar de vida. Gastando pouco, é possível fazer essa analise de autoconhecimento e ainda alavancar a performance do seu negócio. 

Como abrir uma franquia sem conhecimento sobre franchising?

O primeiro passo para abrir uma franquia é escolher a franquia mais adequada ao seu perfil. Pesquise os diferentes segmentos de negócio e escolha dois ou três com os quais você tem mais afinidade, tanto pessoal, quanto profissionalmente.

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Depois, busque informações sobre as empresas escolhidas e veja aquela que mais combina com você. Analise pontos fortes e fracos e visite algumas unidades para ver de perto o atendimento, produtos, serviços etc.

Além disso, informe-se a respeito dos riscos, compromissos e outros elementos que estão envolvidos no processo. 

Pular essa etapa é um erro comum, porque o empreendedor acredita que o modelo de franquia não traz problemas. Porém, estar bem informado é essencial para evitar imprevistos e abrir sua franquia com mais segurança.

Aliás, para a sua pesquisa, você também precisa pesquisar sobre a opinião de franqueados e consumidores da marca. Os franqueados precisam estar satisfeitos com o modelo e o suporte oferecido pela franqueadora.

Já os clientes precisam ter, em sua maioria, boas opiniões sobre a marca. Eles vão influenciar outros clientes. Então, se não tiverem coisas boas a falar sobre o negócio, poderão afastar seu público-alvo.

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Assim, faça uma pesquisa detalhada na internet. Inclusive em sites como o Reclame Aqui. Vale destacar que esse portal é responsável por registrar diversas críticas a uma determinada marca. Além de ser público, você ainda pode acompanhar a pontuação da empresa no site. 

Entre em contato com a franqueadora

Depois de escolher a empresa, demonstre interesse de investir entrando em contato a marca.

Como essa ainda é uma fase de consideração, você pode entrar em contato com quantas franqueadoras desejar. Isso pode, inclusive, permitir que você compare as empresas e escolha realmente a melhor aos seus objetivos.

Para falar com a franqueadora, é preciso fazer um cadastro no site da empresa. Seus dados serão previamente avaliados pela franqueadora. Se você for aprovado nesse momento, passa para outra fase, que é a de entrevistas.

Nesse encontro, virtual ou presencial, serão repassadas algumas informações a respeito da marca e você será avaliado como potencial empreendedor. 

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Lembre-se de que, apesar de a franqueadora entregar seu modelo de negócios e oferecer suporte, você é quem deve cuidar do estabelecimento — e o sucesso dessa empreitada é interesse de todos.

Normalmente, as empresas realizam várias reuniões com o interessado antes de permitir a abertura da franquia.

Esse será o momento de tirar dúvidas, todas elas, e também de se apresentar como uma boa “aposta” da franqueadora. 

Afinal, da mesma forma que você escolhe a marca, a marca escolherá você como um empreendedor com potencial para crescer. Vocês precisarão convencer um ao outro de que o negócio será uma boa opção, para ambos.

Analise a Circular de Oferta de Franquia (COF) e o contrato

A aprovação na entrevista com a marca permite que você tenha acesso à Circular de Oferta de Franquia (COF). A COF é o documento que especifica todos os detalhes relevantes sobre a empresa, tais como:

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  • Dados sobre a franqueadora, como CNPJ e endereço da sede;
  • Histórico da marca;
  • Balanço e demonstrações financeiras;
  • Pendências judiciais;
  • Relação de franqueados;
  • Franqueados ativos e que se desligaram nos últimos 24 meses;
  • Equipe da franqueadora;
  • Informações sobre o mercado;
  • Descrição do negócio;
  • Características dos modelos de negócio da marca de franquia;
  • Perfil desejado do franqueado;
  • Estimativa de investimento pelo franqueado, com descrição das taxas cobradas;
  • Estimativa de ganhos financeiros;
  • Regras sobre território (se haverá exclusividade ou não de atuação por um franqueado em determinada área);
  • Lista de fornecedores para atuação na franquia;
  • Lista de apoios prestados pela franqueadora;
  • Situação do franqueado após o término ou rescisão do contrato de franquia.

Esse documento deve ser analisado com cuidado. Vale a pena, inclusive, consultar um advogado para verificar se todos os aspectos estão condizentes com a Lei de Franquias.

Na COF, também há os contatos de franqueados atuais e antigos. Como explicamos antes, é importante que você entre em contato com eles.

Pergunte aos empreendedores sobre o relacionamento que possuem com a marca. Verifique se há algum detalhe que mereça atenção e se o estilo de negócio está próximo do que você espera.

Se estiver tudo certo, será o momento de receber e analisar o contrato. Novamente, é importante consultar um advogado que possa analisar os mais diversos aspectos do documento. 

Por exemplo: suporte oferecido pela franqueadora, restrições, direitos e deveres das partes, entre outros.

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Tenha atenção a todos os detalhes. Os empreendedores que cometem o erro de deixar essa análise de lado, podem acabar em situações desagradáveis. Como cobrar da franqueadora suporte que ela nunca ofereceu.

Crie um plano de negócios

Se você conhece bem o sistema de franquias, sabe que franqueadora vai te entregar o plano de negócios completo da marca. Ou seja, o planejamento que você vai colocar em prática para atuar com a marca.

Mas isso não significa que você não deve planejar a sua operação, seu dia a dia. Ou seja, fazer seu plano de negócio. Nunca para mudar o modo de atuação da empresa, mas apenas para organizar o seu trabalho e garantir que ele tenha sucesso.

As informações repassadas pela franqueadora permitem elaborar o seu plano de negócios. Esteja certo de que a marca oferecerá um bom suporte em todas as etapas, mas você deve saber qual caminho seguir.

Planeje os seus passos, porque isso aumentará suas chances de crescer mais rapidamente. 

A ideia aqui é analisar a viabilidade do negócio e o seu cotidiano. Por exemplo: se você quer abrir um pet shop franqueado, será que terá espaço no local em que pretende? O público da região tem essa demanda?

Avalie os recursos técnicos, financeiros e humanos para saber quais são as suas chances de sucesso. Por mais que pareça um levantamento complicado à primeira vista, é algo simples e muito importante para o seu sucesso. 

Como citado, você terá auxílio da franqueadora para tudo isso. Mas como você é quem conhece a sua localidade e realidade, poderá estabelecer melhor as informações. Repassando-as à franqueadora, a empresa terá maior facilidade a guiar seus passos.

Escolha a localização da unidade

O local adequado é imprescindível para o seu sucesso. Procure um imóvel estratégico e que esteja em algum ponto movimentado da cidade. 

Atente-se também para o tamanho do imóvel. Ele deve ser grande o suficiente para oferecer conforto aos clientes, além de ter espaço para o estoque e a estrutura.

A franqueadora vai te auxiliar neste processo por meio de um estudo de geomarketing. Com ele, ela vai perceber, por exemplo, se há público consumidor na região e se a concorrência é intensa demais.

Sem contar que a empresa vai apresentar o espaço mínimo para instalação da unidade, assim como seu planejamento visual. Importante destacar que para ser uma união perfeita, todos os pontos precisam estar muito bem alinhados. 

Assim, não há o risco de você acabar investindo em algo que não seja capaz de cuidar. Nenhuma empresa séria colocará a sua marca em risco apenas para ter o seu dinheiro, elas vão atrás de todas as variáveis possíveis para ter sucesso. 

No caso de uma franquia home office, escolher o local da sua unidade não será necessário. Afinal, você poderá trabalhar de casa mesmo. Esse tipo de negócio, home based, traz vantagens como a flexibilidade do trabalho e custos mais baixos. Quer saber mais sobre os benefícios de investir em um negócio home office?

Participe do treinamento da franqueadora

A marca oferece o treinamento necessário para que você comece a trabalhar. Participe da capacitação e envolva também os seus colaboradores, sempre que possível. Dessa forma, todos vão conhecer o modelo de negócios e de atendimento, além dos produtos e serviços comercializados.

O tipo de treinamento das franquias varia de acordo com a marca. Algumas oferecem capacitação 100% on-line, enquanto outras também fazem treinamentos presenciais.

Faça seu marketing!

A inauguração de sua unidade deve ser planejada. Por mais que a marca, produtos e serviços sejam conhecidos e que já exista um marketing nacional, é importante mostrar que há um novo estabelecimento no local.

Por isso, crie ações on-line, faça panfletagem e/ou coloque faixas para informar sobre a inauguração. Crie ações criativas e divertidas que atraiam o público-alvo.

A franqueadora vai te auxiliar nesse processo, pois já tem experiência na divulgação das suas unidades. 

Consulte-a antes de realizar qualquer marketing, para obter dicas e também manter a padronização do negócio. Depois disso, é só manter o bom trabalho e tudo dará certo!

Melhores franquias para você abrir e lucrar

Os empreendimentos de franquias são uma grande oportunidade de crescimento para os empresários.

Muito desse potencial acontece devido aos bons números que o setor alcança no Brasil. Veja abaixo opções para considerar abrir.

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Abrir uma franquia é um processo relativamente simples que exige apenas alguns cuidados para ter sucesso ao longo da jornada. São detalhes como o segmento que realmente gosta, o empreendimento que se encaixa com o seu perfil e o tipo de negócio que você é capaz de aplicar o seu dinheiro. 

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Agora que você já sabe como abrir uma franquia, que tal escolher a melhor para você? Nós listamos algumas ótimas alternativas no texto: Franquias baratas: opções para LUCRAR ao investir.

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