Acquazero: preço, diferenciais etc. da franquia líder em limpeza e serviços automotivos

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A Acquazero foi apontada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), como uma das maiores franquias de serviços automotivos do país. Além de ser considerada a número um no setor de limpeza e estética automotiva. Nesse conteúdo você saberá mais sobre a marca.

Na pesquisa, feita em 2021, foram indicadas quais eram as maiores franquias do país por cada segmento. A Acquazero foi a 4º colocada no setor automotivo, e a 1º no seu ramo de atuação, estética automotiva, com cerca de 632 unidades.  

Sendo assim, a marca ficou atrás apenas de franquias que atuam na troca de óleo e outras atividades ligadas ao funcionamento do motor.

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Para saber mais sobre como a rede chegou nessa posição no mercado e como segue atraindo investidores, acompanhe a leitura com a gente!

Acquazero é referência no segmento de serviços automotivos

De acordo com o levantamento da ABF, em um ano, o número de franquias de serviços automotivos cresceu 1,9% entre 2020 e 2021. Em 2022, o número se manteve quase estável no primeiro semestre, crescendo 0,3%.

Dessa forma, esse posicionamento tem uma explicação. Isso porque, acompanha um movimento que une a vida útil dos carros no Brasil e a busca por serviços cada vez mais sustentáveis. Pontos que também fizeram parte do crescimento das unidades de franquias do segmento.

Nesse sentido, é um setor que foi bastante impactado pela falta de água durante a crise hídrica de 2014. Logo, cada vez mais, é um mercado que traz na sustentabilidade um ponto chave, tanto para os empreendedores, quanto para os clientes.

Mercado de automóveis no Brasil

No Brasil, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), existe quase um carro a cada quatro habitantes. Ao todo são quase 100 milhões de veículos em circulação no país.

Portanto, o número é caracterizado, principalmente, pela desconcentração na distribuição da frota de veículos nacionais. Assim, vem trazendo gradativamente mais automóveis para regiões como Centro-Oeste, Norte e Nordeste. 

Mesmo diante da crise financeira vivida pelo Brasil nos últimos anos, o número de carros circulando não diminuiu. Porém, é cada vez maior o tempo que cada pessoa fica com o mesmo carro antes de investir em um novo.

Então, como consequência, o usuário passou a gastar mais com peças, serviços, seguros, impostos e acessórios. Com isso, manter o automóvel com uma estética e qualidade aceitável para uma possível revenda ou troca.  

Do mesmo modo, um levantamento apontou um gasto médio de mais de R$ 2 mil por mês com esses cuidados. Nesse sentido, sendo que mais de 40% é com combustível e 16% com serviços, como a limpeza e estética.

Procura por serviços sustentáveis

Pesquisas variadas mostram que o brasileiro está ficando mais preocupado com o meio ambiente e procurando serviços sustentáveis. Portanto, trata-se de um movimento mundial por uma busca pelo consumo menos impactante na natureza.

Dessa forma, segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 50% dos consumidores verificam se um produto é sustentável. Além disso, cerca de 34% dizem que pagariam a mais para ter produtos ou serviços sustentáveis.

Do mesmo modo, o comportamento da população no dia a dia e no varejo mostra que 76% dos entrevistados tem hábitos ligados à economia de água. Ainda, 20% dos consumidores buscam empresas que cuidam mais do meio ambiente. 

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As características deste público aumentam, e muito, a atração para uma unidade Acquazero. Afinal, a empresa se preocupa em economizar água e em usar produtos biodegradáveis.

Indo “contra” esse movimento, a vontade de ter um carro próprio manteve seu crescimento, como mostra o mesmo estudo acima. 

Porém, a boa notícia é a aprovação do Rota 2030. O Rota é um programa do Governo Federal que busca aumentar a segurança e a sustentabilidade dos veículos brasileiros por meio de inovações tecnológicas. 

Do mesmo modo, entre os objetivos do projeto está a eficiência energética. Logo, pretende reduzir o consumo de combustível dos novos carros em até 11% nos próximos anos. 

No futuro não muito distante, isso impactará positivamente no crescimento da Acquazero como prestadora de serviços automotivos. Gastando menos com combustível, os usuários terão mais para investir no cuidado com o veículo.

Valores flexíveis 

Um dos sinais que ajudam a manter a Acquazero no topo do segmento de serviços automotivos é a acessibilidade do seu modelo de franquia. A flexibilidade permite que os investidores possam estudar e escolher qual modelo mais se encaixa ao seu bolso. 

Essa forma de tentar agradar todos os tipos de empresários, acabou fazendo da marca um grande atrativo para quem deseja abrir um negócio. 

Nesse sentido, há espaço para empreendedores iniciantes, sem muito capital ou segurança para investir mais. Ou então, empresários que buscam um negócio mais robusto, para atender a uma grande quantidade de clientes.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Sobre os valores dos modelos da rede falaremos mais à frente, explicando melhor cada um deles.

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Como surgiu a Acquazero?

A Acquazero é uma empresa criada em 2009 no estado de São Paulo, com o intuito de oferecer um serviço diferenciado de limpeza automotiva. 

Sempre preocupada com a conservação ambiental e a preservação dos recursos naturais, é capaz de lavar um carro com apenas 300 ml de água. 

Desde 2018, a empresa foi incorporada à holding Encontre Sua Franquia e passou a ser sediada na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Desde então, a marca vem crescendo e se expandindo pelo território nacional. 

A ESF é uma holding que atualmente conta com sete marcas e mais de 1.815 franqueados pelo Brasil e também no exterior. A entrada da Acquazero foi um divisor de águas para a rede, pois passou a oferecer aos franqueados uma grande estrutura.

Nesse sentido, disponibilizou um suporte mais eficiente para os franqueados, e também um crescimento nas vendas, atraindo mais empreendedores. O crescimento da rede foi tanto que foi a franquia que mais cresceu no Brasil entre 2019 e 2020. Teve um aumento de 152% no número de unidades.

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Além de todo este suporte dado pela Encontre Sua Franquia, a Acquazero tem como um dos diferenciais os serviços oferecidos pela marca. Incluem a limpeza técnica do motor, cristalização de vidros, revitalização de plástico e enceramento.

Da mesma forma, os franqueados oferecem cuidados como descontaminação de pintura, impermeabilização de estofados e outras várias funções. Vale lembrar que a rede também oferece serviços de limpeza para casa, como higienização de tapetes, carpetes, estofados, entre outros.

Com um modelo inovador e de alta qualidade, o negócio tem alcançado grandes resultados. Não à toa é a maior franquia de estética automotiva do mundo. A seguir, você poderá conhecer mais sobre os diferenciais da rede de franquias Acquazero.

Quais os diferenciais da Acquazero?

Além de oferecer um modelo de negócio flexível e adaptável à necessidade do empreendedor, a marca garante que a limpeza ecológica gaste, no máximo, 300 ml de água. Os métodos convencionais, em outras franquias e lava jatos, chegam a gastar até 300 litros de água!

Para comparar, a Organização das Nações Unidas recomenda que cada pessoa use 110 litros de água por dia. Ou seja, a concorrência chega a consumir, em um carro, quase 3 vezes mais que o recomendado. 

Como vimos anteriormente, a Acquazero é considerada uma das maiores franquias de serviços automotivos do país. Mas isso não seria possível sem um trabalho eficiente por trás dos franqueados.

O suporte, os treinamentos presenciais, materiais exclusivos e apoio jurídico ao franqueado dão tudo que precisa para atingir a rentabilidade prevista ao assinar o contrato. 

Suporte da franqueadora

A Acquazero tem uma equipe de relacionamento que busca ajudar o franqueado a atingir o desempenho esperado. O empreendedor detecta os possíveis problemas operacionais por meio da troca de informações e relatórios contínuos. 

O suporte atua por meio das equipes de atendimento, desempenho financeiro e implantação de estratégias de marketing.

Assim, o franqueado não fica perdido, sem saber o que fazer para melhorar suas vendas ou atuar naquele momento. Por exemplo, a franqueadora oferece materiais para divulgação, bem como orientação para como fazer este marketing.

Este tipo de suporte é um diferencial, pois atualmente é fundamental um bom trabalho de divulgação para se destacar frente aos concorrentes.

Do mesmo modo, a franqueadora auxilia na escolha do ponto comercial, um local que seja o mais atrativo possível para o seu público-alvo.

Além disso, caso alguma unidade se destaque das demais, a franqueadora também busca entender o que foi feito e repassa para os demais franqueados. 

Esse cuidado da franqueadora com o empreendedor é o que dará a segurança que precisa para desenvolver o seu trabalho. Isso não é a garantia de bons resultados, mas será fundamental para que aconteçam. 

Outro suporte da franqueadora é o sistema Acqua On. Isso porque, oferece ferramentas que facilitam a gestão do negócio. Por exemplo, integrando seu estoque ao sistema e formas de mandar mensagens para os clientes oferecendo cupons de descontos.

Da mesma forma, integrando sua unidade com o seu marketing, facilitando o trabalho de divulgação, concentrando todas as funcionalidades de maneira simples. Além de contribuir com a otimização da gestão do negócio.

Treinamento 

Os treinamentos oferecidos pela rede Acquazero serviços automotivos são oferecidos para todos os franqueados. Logo, serão responsáveis por preparar os colaboradores e o empresário para as operações da franquia de acordo com os seus padrões de atendimento e operação. 

A Acquazero tem como um diferencial a área do franqueado, no qual mantém diversos materiais de treinamento à disposição dos parceiros. Com isso, cada um deles pode acessar os treinamentos quando tiver dúvida.

Assim, podem ser realizados nos seguintes modelos:

  • Presencialmente —  As atividades acontecem na sede da marca em Belo Horizonte (MG). Quem optar por participar terá acesso às práticas e serviços em uma unidade modelo. Porém, todos os gastos serão custeados pelo franqueado. 
  • Online — Por meio da Academia de Estudos da Encontre sua Franquia, o empreendedor e seus funcionários terão acesso às aulas que irão ensinar sobre vendas, marketing e operações da Acquazero. Tudo fica disponível para acesso sempre que necessário. 
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  • In loco — Exclusivo para quem optar pelos modelos de Loja Física. O responsável vai até a unidade e prepara todo o pessoal para executar o trabalho de acordo com os padrões da Acquazero. Os gastos, como de passagem e alimentação do especialista, são por conta do franqueado. 

Apoio jurídico

Um dos diferenciais da Acquazero é o seu apoio jurídico aos franqueados. Mas atenção! A única atuação jurídica da franqueadora é de orientação ao empreendedor. Seu trabalho está definido na Circular de Oferta da Franquia (COF).

Porém, é uma orientação que ajuda, pois mostra pontos que o empreendedor deve atentar-se na hora de montar sua empresa. Por exemplo, qual é o regime tributário ideal, forma da empresa, entre outros pontos.

Para empreendedores iniciantes, é sempre importante ter uma ajuda também de um contatos para a montagem da unidade. Assim, estrutura-se o negócio da forma mais eficiente e de acordo com as leis.

Projeto Visual

Para os franqueados que optarem por Loja Física, a Acquazero disponibiliza todo o projeto visual da unidade. Esse modelo é padrão e foi definido por anos de estudos para achar a melhor forma de se apresentar para os consumidores. 

A identidade visual é a primeira forma que uma marca tem de se comunicar com o público. Assim, deve ser bem construída para que atenda os conceitos de qualidade, confiança e idoneidade. 

Este cuidado a mais para a implementação do negócio tem a ajuda da franqueadora para que você, como franqueado, não perca tempo cuidando de mais um item da empresa. Além disso, a expertise da franqueadora faz diferença, apresentando uma montagem mais eficiente para o seu atendimento.

Por isso, a empresa padroniza todas as suas lojas, para evitar que surjam unidades que não têm uma identidade condizente com a Acquazero. O mesmo também vale para as ações publicitárias que forem feitas individualmente. 

Como ser um franqueado Acquazero?

Antes de começar a investir na franquia Acquazero, referência em serviços automotivos, é preciso saber em qual tipo de negócio o seu perfil se encaixa.

Sendo assim, a marca busca por empreendedores que se identificam com o ramo de negócio. Que também estejam dispostos a seguir os padrões que colocaram a empresa como a maior do Brasil no setor de limpeza automotiva.

Nesse sentido, é aconselhável que o candidato também esteja disposto a trabalhar mais que as oito horas convencionais. O empresário precisa estar na linha de frente do atendimento. Assim, pronto para resolver qualquer pendência que possa colocar o seu negócio em risco. 

Além disso, assim como o empreendedor busca uma franquia que se encaixa ao seu perfil, a franqueadora também busca isso. Portanto, quer um franqueado que tenha as qualidades e objetivos que acha necessário para ser um bom parceiro.

Após identificar suas características, é hora de estudar sobre o mercado e qual a sua capacidade financeira. Você deve entrar no empreendimento sem prejudicar a qualidade de vida de sua família e dependentes.

Com todos esses pontos levantados e estando ciente da sua capacidade de investimento, será preciso entrar em contato com a Acquazero. Os consultores da marca, após uma reunião, vão ajudar a definir qual o modelo para sua unidade. Além de esclarecer todas as dúvidas sobre o contrato. 

Para os que optarem por algum tipo de Loja Física, a empresa também ajuda a definir a área em que sua unidade irá atuar. 

Quais os modelos de franquia?

Como vimos, um dos diferenciais da Acquazero é a sua flexibilidade, que consegue atender várias possibilidades de investimento. Com um investimento mínimo de R$ 25,6 mil, já é possível ser um franqueado. 

São seis possibilidades de negócio, que vão desde a opção Home Office até as Lojas Físicas mais elaboradas e com alto rendimento. A seguir, vamos detalhar todos para que você escolha o que melhor atende a sua necessidade.

Home Office

As unidades Home Office são aquelas em que o empreendedor atua sozinho e em casa, como o próprio nome sugere. Então, não precisa ter um ponto fixo e pode trabalhar como um delivery da Acquazero. 

Ou seja, pode-se fechar parcerias e montar uma carteira de clientes para atendê-los no trabalho ou na residência deles. Porém, é proibido que o franqueado atue em locais como supermercados e shoppings. 

São três opções de Home Office que variam de acordo com a quantidade de serviços que o empresário fica apto a realizar. O modelo Básico o habilita para nove funções; o Intermediário, para 11; e o Avançado, para 16 aplicações. 

Os franqueados dessa modalidade da Acquazero também podem ter acesso ao aplicativo que organiza sua agenda de acordo com os serviços marcados pelo aplicativo

Esta funcionalidade é um ponto chave para os dias de hoje, facilitando o contato dos clientes, que cada vez mais usam o celular para suas compras.

Loja Física

As lojas físicas da Acquazero têm duas categorias: Standard e Prime. O importante é escolher um local com boa movimentação de pessoas e capaz de atrair o público-alvo da marca. 

Sendo assim, a diferença entre os dois tipos de negócios está principalmente no tamanho do espaço necessário para cada loja e onde podem ser instaladas. 

Para o formato Standard, só é permitido instalar lojas em prédios comerciais ou espaços como estacionamentos privados, postos, locadoras de carros etc. 

O modelo Prime, por sua vez, pode ter unidades em shoppings, hipermercados ou grandes condomínios, além das lojas de rua. Ambas as unidades têm o mesmo leque de serviços que podem ser oferecidos.

Taxas Recorrentes

Algumas taxas são cobradas mensalmente para que o franqueado possa continuar usando o know-how da marca até o final do contrato vigente. Além disso, também é a garantia que terá todo o suporte necessário para desenvolver ações de marketing da unidade. 

Sendo assim, abaixo, explicamos melhor como funciona cada taxa e seus valores para ser um franqueado Acquazero. 

Taxa de Royalties

Os royalties permitem que a marca invista no desenvolvimento da empresa. Assim, amplia seu know-how e transmite mais informações para seus franqueados. Isso aumenta a capacidade de venda e rentabilidade das unidades. Cada modelo tem um valor fixo de taxa.

Taxa de Propaganda

A taxa de propaganda é o valor que a Acquazero arrecada para criar ações de promoção da marca. Logo, usa suas próprias estratégias publicitárias e marketing para que o franqueado não tenha esse trabalho. Todas as peças são voltadas para as unidades da rede de franquias.

Mas é importante que o empresário siga as recomendações da marca, evitando atritos e situações que possam colocar a empresa em risco. Qualquer propaganda individual, feita pela unidade, deve ser aprovada pela franquia.

Assim, todas as unidades Acquazero têm uma taxa fixa. Vale lembrar que cada franqueado é responsável pelo marketing da sua unidade. Porém, com o suporte e experiência da franquia, pode ser mais eficiente.

Por fim, como vimos ao longo do texto, não foram só as boas possibilidades de investimento que transformaram a Acquazero em uma referência em limpeza e estética automotiva.

O suporte diferenciado, os treinamentos e a possibilidade de lavar um carro de forma sustentável também foram fundamentais para essa conquista.

Além disso, como dito, há um movimento do mercado que ajuda o segmento de serviços automotivos a se desenvolver. Como o crescente número de veículos nas ruas, acrescido pelo tempo de permanência com um automóvel no Brasil. 

Dessa forma, é uma opção atrativa investir na Acquazero e seus serviços automotivos para aproveitar o potencial do negócio e do mercado. Assim, empreenda de forma certeira e com isso aumente suas chances de sucesso.

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