Como administrar uma franquia de sucesso? Melhores dicas para você fazer

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Uma das principais vantagens de abrir uma franquia é contar com know-how e suporte completo da franqueadora. Graças a eles, esse tipo de negócio tem início e gerenciamento mais simples. Mas, para que tudo isso aconteça, é necessário administrar uma franquia de sucesso com habilidade.

O setor do franchising é um dos mais atraentes do mercado. Inclusive, em 2022, o faturamento deste tipo de negócio foi de mais R$ 211 bilhões. A informação é da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

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Todos esses números são resultado de um trabalho intenso dos franqueados, e não apenas da franqueadora, que oferece suporte. Para que a empresa dê realmente certo, é preciso tomar alguns cuidados essenciais no dia a dia da companhia.

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Vai abrir uma franquia e quer saber como administrar uma franquia de sucesso? Então, este conteúdo é para você! A seguir, listamos várias dicas importantes para garantir o sucesso do seu empreendimento. Boa leitura!

12 dicas para administrar uma franquia de sucesso

Na hora de abrir uma franquia, você precisa se preparar. O trabalho no negócio será intenso porque, mesmo com suporte, o sucesso do empreendimento depende do franqueado.

É por isso que você precisa ter atenção à lista que produzimos abaixo e se preparar desde já para realizá-la. Então, quando decidir abrir sua empresa, vai ter mais segurança de vê-la crescer.

1. Tenha uma reserva financeira

Não importa o seu tipo de negócio: você vai precisar contar com dinheiro para abrir e manter o dia a dia da empresa. Por isso, é essencial realizar um planejamento financeiro detalhado da franquia antes de abri-la. Depois, esse planejamento deve ser acompanhado e atualizado sempre que necessário. 

Quais são os custos associados? Qual o capital de giro necessário? Será preciso obter empréstimos? Com essas informações, será mais simples manter dinheiro em caixa, especialmente para imprevistos. 

Imagine que você vendeu mais do que esperava e seu estoque chegou ao fim. Você não tem dinheiro em caixa e terá que correr atrás de um empréstimo emergencial, ou terá que parar as atividades.

Um problema, não é mesmo? Sem contar que empréstimos desse tipo costumam ter juros altos e outras taxas incômodas.

2. Fique em dia com a franqueadora

Ao assinar o contrato de franquia, o empresário recebe o direito de usar a marca e seu modo de fazer para atuar no mercado. Para manter essa possibilidade, porém, é necessário fazer o pagamento de algumas taxas periódicas.

A periodicidade desse pagamento varia por marca, sendo indicada no contrato de franchising. Normalmente, ela é mensal.

A Taxa de Royalties é uma das mais importantes desse acordo. É ela que remunera a franqueadora pelo suporte e uso da marca. Além disso, ela permite que a empresa faça estudos de mercado e proponha novos modos de fazer e produtos para a rede.

Outro custo comum é a Taxa de Propaganda, que paga pelo suporte de marketing que a empresa oferece. Com essa assessoria, o franqueado pode obter material para fazer diferentes ações de divulgação.

Como a distribuição de panfletos, campanhas nas redes sociais (como Facebook), publicidade no rádio ou TV e mais.

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3. Separe finanças pessoais e da empresa

Algo que acontece muito, especialmente no início de uma empresa, é a confusão entre o dinheiro que pertence à empresa e o que pertence ao empreendedor. Se as contas da companhia não fecharem, não há problema em aplicar parte do que você tem na sua conta pessoal, não é mesmo?

Na verdade há, e muito. Confundir as finanças pode provocar um descontrole dos valores e levar todo o planejamento da franquia por água abaixo. No fim, as chances de falência são enormes.

4. Se concentre nas vendas 

Como já citado, adquirir uma franquia significa obter todo o know-how da empresa. Ele inclui até o melhor modo de atender aos clientes, com técnicas de venda e atendimento. Essa etapa é fundamental. Afinal, de que adianta um ótimo produto ou serviço, se você não souber como vendê-lo ao consumidor?

Para um controle de vendas, é essencial estabelecer metas e acompanhar os números obtidos. Você pode realizar esse controle com a ajuda de um contador e também com o auxílio de um programa de gestão.

Conhecer os resultados da empresa é essencial para a tomada de decisões. Como para escolha das melhores ações de marketing.

5. Se dedique ao negócio 

Para administrar uma franquia de sucesso do modo correto, é preciso realmente se dedicar aos negócios. São várias as tomadas de decisão necessárias e as atividades do dia a dia.

O melhor modo de otimizar os processos é participar ativamente da administração da empresa. Ou atuando no seu cotidiano, ou contando com um administrador de confiança.

6. Acredite na consultoria do franqueador

Há situações em que franqueado e franqueador não concordam. Por exemplo: você pode acreditar que um marketing agressivo traria mais resultados, mas a dona da marca discorda completamente. 

Esse conflito pode desagradar o empreendedor, mas deve ser deixado de lado. A franqueadora já tem vivência no setor e todo o seu planejamento de negócio foi baseado em experiências bem-sucedidas. 

É essencial acreditar na proposta de atuação da marca e respeitá-la. Isso já que, além de estar estabelecido no contrato, o respeito à proposta trará mais chances de sucesso. Se o modelo já funcionou com outros empreendedores, por que não funcionaria com você?

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7. Faça o controle de estoque

Vale muito a pena investir em softwares de gestão e controle de estoque. Eles ajudarão não só a visualizar os dados, mas também a centralizá-los para a tomada de decisão no negócio.

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Para garantir a qualidade de seus produtos e serviços, as franqueadoras atuam de dois modos principais quando o assunto é o estoque da franquia.

Primeiro, indicando fornecedores homologados, que manterão a qualidade dos insumos. Outra opção é o fornecimento dos produtos pela própria franqueadora.

8. Invista em marketing 

Uma das vantagens da franquia é o reconhecimento da marca, que já facilita a atração dos clientes. Mas apenas esse reconhecimento não é suficiente para a conquista de todo o público.

Assim, é essencial investir em ações de marketing, on-line e off-line. Isso inclui desde a presença nas redes sociais até a publicidade da loja em outdoors.

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Independentemente da ação planejada, é importante contar com a consultoria da franqueadora. Não apenas porque ela já conhece o mercado e seu público, mas porque cada marca possui processos padronizados.

Talvez a marca da sua franquia, por exemplo, não deva divulgar seus serviços na televisão. Se você fizer isso por conta própria, poderá ter problemas com a dona da marca.

9. Aproveite o suporte da franqueadora

Nós já destacamos o quanto o suporte da franqueadora é essencial para administrar franquia de sucesso. Principalmente, ele é um enorme diferencial da marca franqueada perante um negócio iniciado do zero. Para cuidar da sua empresa, é essencial que o empreendedor aproveite este suporte ao máximo.

O auxílio da franqueadora começa com a escolha do ponto da loja e com o treinamento da equipe. Depois, funciona para fazer o marketing da empresa, e ainda para gerenciar o dia a dia do negócio. 

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Sempre que houver dúvidas sobre o estoque e a tomada de decisões, o franqueado pode consultar a empresa e contar com o seu know-how para resolver os problemas.

10. Treine sua equipe

Para que uma franquia tenha sucesso, é necessário que a equipe da empresa esteja bem alinhada, especialmente pensando no que é um padrão da marca. Para que isso aconteça, é importante que o franqueado e todos os seus colaboradores passem pelo treinamento oferecido pela franqueadora. 

O know-how é transmitido por meio de aulas on-line e, dependendo da atividade, também por meio de treinamentos presenciais. 

Depois, à medida que a empresa cresce, o empreendedor pode transmitir ele mesmo os conhecimentos necessários aos funcionários. Ou então, negociar novos treinamentos com a franqueadora.

A empresa-matriz ainda atualiza os conhecimentos necessários frequentemente, mantendo o empreendedor e a marca relevantes no mercado.

Ainda pensando nos resultados da sua equipe, é essencial contratar as pessoas certas. Assim, conheça as competências necessárias para cada atividade e realize o processo seletivo adequado. Isso vai garantir maior sinergia entre a equipe e um trabalho ajustado à proposta da franqueadora.

11. Siga o planejamento da franquia

Administrar uma franquia significa respeitar todo o planejamento de negócio da marca, sem tirar nem pôr. Esse cuidado é o que garante a padronização nos produtos, serviços e atendimentos, aumentando o reconhecimento pelo consumidor. 

Ao assinar o contrato de franquia, o franqueado concorda com essa regra. Por isso, deve respeitá-la, especialmente para não ter problemas com a franqueadora. Se o objetivo for inovar sempre que você desejar, será mais vantajoso abrir um negócio próprio.

Ainda assim, não significa que o empreendedor não pode inovar em sua empresa. Na verdade, é apenas necessário que ele informe à franqueadora do seu desejo. Então, a marca vai avaliar a ideia.

12. Atualize seus conhecimentos

Por fim, administrar uma franquia requer conhecimento em diversas áreas. No setor de atuação do negócio, em métodos administrativos, aspectos financeiros e mais, nem que os conhecimentos sejam básicos.

Um bom empreendedor possui, pelo menos, uma breve noção dos assuntos que fazem parte do dia a dia do seu negócio.

Assim, sempre faça cursos rápidos, leia sobre os temas interessantes à empresa, converse com especialistas, participe de eventos. Também vale a pena fazer cursos mais longos, ou mesmo uma graduação no seu setor de atuação, sempre que possível.

Pronto! Agora que você já leu todo este conteúdo, sabe bem como administrar franquia de sucesso. Na hora de cuidar do seu negócio, lembre-se de que você pode contar com o auxílio da franqueadora. Afinal de contas, a dona da marca já possui vivência de mercado e ajudou a estabelecer outras unidades.

Está na hora então de você escolher a melhor franquia para abrir. Para isso, basta clicar no botão abaixo. Mãos à obra!

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