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Como administrar uma franquia de sucesso? Dicas para você fazer ao abrir a sua

Sumário

Administrar uma franquia de sucesso parece complicado, mas esse modelo de negócio é mais simples do que você pensa. Por isso, preparamos esse texto com tudo que você precisa saber para investir no franchising e lucrar.

Nesse sentido, cada vez mais pessoas buscam as redes de franquias como forma de empreender. Afinal de contas, com o crescimento desse mercado, o franchising passou a representar 2,7% de todo o PIB nacional.

Sendo assim, abrir uma franquia é uma oportunidade para quem quer ter o negócio próprio, mas não tem experiência com administração ou empreendedorismo. Há diversas características do franchising que podem ajudar os investidores.

Entre elas, por exemplo, um planejamento estratégico pronto, suporte da franqueadora, ações de marketing e muito mais. Logo, o papel do franqueado é prospectar clientes e administrar a rede com a ajuda de uma empresa com experiência no segmento.

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Dicas para administrar uma franquia de sucesso

Administrar uma franquia de sucesso é mais simples do que você pensa quando segue alguns pontos importantes. Dessa forma, é fundamental conhecer o negócio, ter um bom planejamento e dedicação.

Portanto, é importante entender que cada marca funciona de uma maneira. Então, você deve escolher uma franquia que cabe no seu orçamento, tenha boa reputação e ofereça bons suportes.

Assim, será mais fácil administrar uma franquia de sucesso. Para isso, você pode começar conferindo nossas dicas abaixo!

Conheça seu negócio

Um dos primeiros passos para administrar uma franquia de sucesso é conhecer bem o seu negócio. Isso ajuda o empreendedor a aproveitar bem as oportunidades de mercado.

Desse modo, é um aspecto indispensável para ter um empreendimento bem-sucedido.

Assim, também é possível traçar estratégias para o negócio, avaliar a viabilidade, operações, mercado e gestão. Primeiramente, é preciso entender o tipo de negócio e como está inserido no mercado. 

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Essa atividade precisa estar ligada às habilidades do empreendedor e suas características pessoais.

Com isso em mente, é a hora de identificar a viabilidade do negócio no mercado local, espaço, funcionários, produtos e serviços oferecidos. 

Depois, o empreendedor já pode ter uma visão mais ampla sobre o seu negócio, bem como seu funcionamento.

Porém, todos esses passos são feitos com suporte da franqueadora, que dispõe de profissionais experientes no mercado para auxiliar em todas essas etapas.

Saiba o que um franqueado precisa fazer

Também é importante que o empreendedor saiba o que um franqueado precisa fazer.

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Ou seja, quais são as suas obrigações como franqueado para prospectar a sua unidade e alcançar o sucesso. Afinal, a rede de franquias irá oferecer o suporte, mas o franqueado também tem um papel importante. 

Isso porque, ambos precisam trabalhar juntos para que se alcance os resultados esperados.

O franqueado, por exemplo, precisa se dedicar ao negócio e seguir as normas implantadas pela franquia. Todas essas questões estarão esclarecidas na Circular Oferta de Franquias (COF).

Por isso, é importante que o empreendedor leia com cuidado e analise a COF antes de tomar a decisão final e assinar o contrato. Outra questão importante, é que o franqueado será o responsável por sua unidade, de forma jurídica e financeira.

Ou seja, irá arcar com essas responsabilidades, e ainda, deve manter o padrão de qualidade da marca.

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Também com o dever de investir e reinvestir no negócio, como assegurar uma gestão com pessoas qualificadas e com perfil adequado.

Há também a remuneração do franqueador pelo uso do sistema, marca, e know-how, por meio dos royalties, bem como seguir, preservar as regras e manter o padrão de qualidade.

Sempre contribuindo para o aperfeiçoamento do sistema fornecendo feedback para o franqueador.

Planeje seu dia a dia e futuro

O planejamento é outro fator indispensável para administrar uma franquia de sucesso.

Desse modo, o empreendedor deve planejar o seu dia a dia e futuro. Assim, se tem mais segurança no investimento, que auxiliam no caminho para o sucesso.

Em primeiro lugar, você precisa se organizar para saber se realmente tem o que é necessário para administrar uma franquia de sucesso. Um dos principais fatores é o investimento, mas, não é o único.

Você vai pagar também a taxa de propaganda, royalties, taxa de franquia, entre outros.

Por isso, planeje suas finanças para ter o valor necessário e garantir que sua empresa se sustente até que comece a apresentar resultados.

Do mesmo modo, você precisa se organizar para se dedicar ao negócio. Então, busque uma franquia que demanda uma dedicação compatível com o que você pode oferecer.

Tenha sempre capital de giro 

Ter capital de giro significa manter uma reserva para que o negócio funcione de forma equilibrada. Em outras palavras, um valor suficiente para pagar apenas seus gastos, sem contrair dívidas.

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Assim, sua franquia vai se manter ativa de forma saudável até que comece a apresentar lucros. Logo, o planejamento financeiro é necessário e deve considerar o capital de giro.

Uma das vantagens das franquias é que o capital de giro já está previsto na COF. Por fim, você não precisa fazer esse cálculo por conta própria.

Se dedique à franquia

Para administrar uma franquia de sucesso também é essencial se dedicar ao seu negócio. Ou seja, estar à frente de processos administrativos, financeiros e de gestão, sempre atento ao desempenho da unidade.

Então, você começará a empreender por meio de um modelo de negócio pronto. Porém, será sua responsabilidade colocar esse planejamento em prática conforme os padrões da franqueadora.

Sendo assim, antes de abrir uma franquia, você deve ter certeza de que poderá se dedicar. Afinal de contas, aquele velho ditado de que é o olho do dono que engorda o gado não surgiu por acaso.

Trabalhe o marketing do negócio

O marketing da sua unidade também será sua responsabilidade. Por isso, essa é uma etapa importante de administrar uma franquia de sucesso, que pode ser conduzida com o apoio da franqueadora.

Afinal de contas, a prospecção de novos clientes é de responsabilidade do franqueado.

Nesse sentido, o marketing é um grande aliado para que você chegue até seu público-alvo, ofereça seus serviços e produtos. Mas para isso, você pode contar com apoio da franqueadora.

A maioria das redes cobram uma taxa de marketing e, em troca, garantem suporte na divulgação das unidades.

Logo, os franqueados podem usar campanhas e peças feitas pela franqueadora para divulgar o negócio.

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Tenha foco em vendas

Administrar uma franquia de sucesso também é ter foco em vendas. Assim como todo negócio, o franchising demanda atenção especial para que sua unidade alcance bons resultados.

Então, é importante ter organização para que o departamento de vendas se mantenha estruturado. No caso de uma franquia maior, que demanda mais funcionários, esse cargo deve estar com uma pessoa confiável.

Do mesmo modo, os franqueados vão precisar se adequar às demandas e regras da marca para vendas. Afinal de contas, as franquias se estruturam por meio de uma série de padronizações.

Separe o seu dinheiro do da empresa  

Outra etapa essencial de administrar uma franquia é separar suas contas e as da empresa. Dessa forma, é possível ter mais controle com as transações do negócio e não deixar que os gastos se misturem.

Ao mesmo tempo, essa separação garante que você não entre em dívidas. Isso porque, você terá mais noção daquilo que pode investir na empresa e em seus projetos pessoais, de modo que nenhum fique negligenciado.

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Muitas instituições financeiras oferecem contas para quem tem CNPJ, o que pode ser uma boa alternativa para fazer essa separação. Além disso, é importante ter um planejamento com os gastos recorrentes do negócio e da sua vida pessoal.

Atenção ao estoque, se tiver

No caso das franquias que têm estoque, é muito importante atenção. Afinal de contas, você vai investir dinheiro e tempo para garantir a compra, organização e logística do seu estoque.

Por outro lado, quem considera o estoque uma etapa muito complicada, é possível escolher uma franquia que não demanda um.

Logo, algumas redes realizam a entrega dos produtos, outras trabalham apenas com prestação de serviços.

Dessa forma, você pode escolher um negócio que seja mais viável para você e sua capacidade de dedicação. Assim, leve em conta que estoques demandam um investimento maior, armazenamento e logística.

Sempre procure suporte da franqueadora

Mais uma dica muito importante é recorrer sempre ao suporte da franqueadora. Afinal de contas, as marcas garantem treinamento, apoio em diversos aspectos, central para tirar dúvidas e muito mais.

Portanto, faz parte da rotina dos franqueados de sucesso buscarem um contato próximo com a franqueadora. Isso inclui fazer os treinamentos, prestar contas à rede e buscar ajuda da marca sempre que necessário.

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