Quer iniciar um novo negócio, mas não sabe se é melhor abrir uma agência de viagens física ou virtual? Acompanhe o texto e descubra tudo o que você precisa para tomar a melhor decisão!
A Confederação Nacional de Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta um crescimento de 5,8% no mercado de turismo brasileiro em 2022. Logo, é uma recuperação gradual após a pandemia. Mas é um viés que deve se manter. Por isso, é um interessante setor para investir.
Nesse sentido, abrir uma agência de viagens pode ser um ótimo negócio. Isso porque, o faturamento do setor de turismo é alto, mesmo em épocas de crise econômica.
Na hora de investir na opção é essencial descobrir qual o melhor modelo de negócio para os seus objetivos: Online ou Loja Física? O mercado oferece as duas opções de agência de viagens e podem chamar a atenção por diferentes motivos.
Entenda o comércio eletrônico de produtos e serviços
O comércio eletrônico é uma realidade consolidada no Brasil há muito tempo. Para se ter uma ideia, as lojas online de produtos e serviços alcançaram R$ 161 bilhões em faturamento em 2021. Estes dados são da Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento do e-commerce brasileiro.
Outra vantagem do comércio on-line é que não existem restrições geográficas para quem quer conquistar consumidores.
Sem fronteiras territoriais, a internet permite que o usuário acesse sites localizados em qualquer lugar do mundo. Quando esses sites oferecem produtos e serviços a preços populares, a internet passa a ser um poderoso instrumento de compras.
Dentro desse contexto, fazer compras por meio virtual vem se tornando um hábito. Vários fatores resultaram no aumento no número de consumidores online.
Aqui, podemos listar a comodidade de comprar sem sair de casa. Por exemplo, você fica longe do trânsito, das filas, com as várias formas de pagamento etc. Inclusive, o aumento na confiabilidade ao realizar transações virtuais.
Por que investir em uma empresa virtual?
As empresas também encontram vários atrativos para investir no comércio eletrônico, principalmente pelo baixo custo operacional. Diversas lojas do varejo, inclusive, vêm se tornando multicanais, conciliando Loja Física e Virtual.
Nesse modelo, um canal complementa o outro, com o objetivo de atrair cada vez mais clientes. Além disso, existem também as lojas puramente virtuais, cada vez mais especializadas para firmarem sua marca no mercado.
O atendimento ao cliente e a compreensão de suas necessidades são fatores determinantes para o sucesso de um empreendimento virtual ou físico. Assim como no “mundo real”, várias lojas virtuais não conseguem atender bem seus clientes e isso provoca a perda de vendas.
Do mesmo modo que a loja “real” deve treinar toda a equipe de vendas, o site e seu administrador precisam estar preparados. Inclusive, para fornecer o mais alto nível de satisfação para os visitantes do portal.
Um atendimento dedicado e o melhor suporte sempre superam as expectativas do consumidor. Todo o bem-estar garantido ao usuário acaba sendo um fator importante para a concretização da venda.
Sabendo disso, é hora de você descobrir as diferenças entre uma agência de viagens virtual e a loja física. A seguir, listamos as vantagens de cada uma das opções. Acompanhe!
4 vantagens da agência de viagens virtual
O modelo de uma agência de turismo virtual pode ser bem interessante tanto para empreendedores como também para os clientes. O mercado online é a grande aposta das empresas para os próximos anos e você também deve estar atento a isso.
Dessa forma, conheça aqui algumas das vantagens desse formato, que pode ser um meio mais seguro para se iniciar no empreendedorismo.
1. Horário de compra pelo consumidor
Um dos primeiros atrativos de uma agência de viagens virtual é que fica disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Esta disponibilidade é boa para os clientes, já que é possível fazer negócio até nos finais de semana e feriados. Logo, há um grande aumento no potencial de venda da loja.
Nesse momento da sociedade, no qual as pessoas estão cada vez mais atarefadas, com pouco tempo, um negócio deste tipo é ideal. Assim, o cliente pode comprar na hora que for melhor, ou na única hora livre que tem.
Em outras palavras, o empreendedor à frente da agência online pode gerar receita mesmo aos finais de semana. Afinal de contas, toda a operação de compra e venda acontece por meio de softwares.
No modelo de Loja Física, por outro lado, o atendimento costuma ser realizado em horário comercial. Ou seja, o tempo para compra pelo consumidor é “mais engessado”.
Por esse motivo, a agência de viagens deixa de atender a um determinado público, que não tem tempo para buscar serviços neste horário. Neste caso, cabe ao empreendedor disponibilizar, se possível, um canal de atendimento ou para agendamento com a finalidade de não perder vendas.
2. Tempo e investimento necessários ao negócio
O baixo investimento operacional também é um grande diferencial deste modelo de negócio. Isso porque, não há necessidade de arcar com aluguel de uma loja física, nem a contratação de funcionários e equipamentos para atender os clientes.
Com o modelo online, o empreendedor tem mais autonomia de onde e quando trabalhar. Esta flexibilidade de horários pode ser determinante para que o investidor consiga conciliar o negócio com outras atividades diárias.
Enquanto isso, na Loja Física, o investidor precisa arcar com o pagamento de funcionários, espaço e equipamentos. Sem falar que a dedicação deve ser maior.
Caso tenha que conciliar a Loja Física com outras atividades, seja de trabalho ou não, será necessário um gerente de confiança para estar sempre na loja. Assim, essa pessoa pode resolver problemas ou achar soluções para o dia a dia.
3. Análise primária do setor
Outra vantagem é que uma agência virtual pode ser a experiência necessária antes da abertura de uma Loja Física.
A possibilidade de se inserir no setor e analisar a sua adequação ao negócio são ótimas vantagens da Loja Virtual. Então, se o negócio não der certo por falta de experiência do empreendedor, ainda será possível diminuir o prejuízo ou passar adiante.
Por outro lado, a Loja Física dá ao empresário menos chances de errar. Erros podem custar altos valores, e repassar o negócio não é tão simples. Por isso, é preciso uma análise profunda antes de entrar para um negócio como este.
4. Divulgação da empresa
No ambiente da internet, há enorme potencial para a propaganda da agência virtual, principalmente nas redes sociais. A rede amplia o tempo de exposição da loja e as propagandas podem ser melhor direcionadas com ferramentas de marketing online.
Hoje em dia, é possível direcionar propagandas virtuais de acordo com os sites que o usuário frequenta, tornando a exposição mais eficaz e direcionada para o público-alvo.
Nesse sentido, as redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, são um ambiente vasto para atrair clientes. Portanto, é fundamental ser bastante ativo nestas redes, para que o cliente em potencial possa sempre ter você em mente.
Porém, uma Loja Física também pode recorrer às ferramentas de anúncios da internet. Mas a propaganda física também é importante. Seja na região da loja, ou inserções em meios de comunicação que normalmente exigem um investimento maior.
Essa divulgação pode incluir ações como a distribuição de panfletos, outdoors, spots nas rádios, entre outros.
Porém, seja qual for o modelo, nos dias de hoje, o trabalho de marketing digital, seja por meio de redes sociais ou blog é fundamental. O empreendedor não pode se descuidar, pois é uma necessidade para se destacar neste segmento.
Vantagens da agência de viagens física
Vimos algumas vantagens das agências de viagens virtuais, mas as de Loja Física também contam com pontos positivos. Mesmo com as mudanças nos hábitos de consumo, principalmente com a pandemia, ter um ponto para seu negócio também é atrativo.
As pessoas ainda circulam pelas ruas, ainda buscam melhores ofertas enquanto passeiam pelos shoppings e centros comerciais.
Enfim, separamos algumas das vantagens deste modelo para você ver o quanto ainda é importante para empreender.
1. Credibilidade da empresa
Sem dúvida, um aspecto que se destaca entre os benefícios de uma agência de viagens física é a credibilidade passada pela marca. Muitos consumidores ainda se sentem mais seguros ao terem os produtos em mãos na hora de adquiri-los.
Além disso, essa confiança também existe pela possibilidade de trocar os itens pessoalmente, se necessário.
Do mesmo modo, não se pode ignorar os altos índices de reclamações contra Lojas Virtuais dos mais variados segmentos. Com a Loja Física, caso haja algum problema, o cliente sabe onde buscar ajuda.
2. Suporte ao consumidor
Nas agências de viagens em Lojas Físicas, há sempre um vendedor, um consultor de vendas à disposição para demonstrar e detalhar a viagem. Ainda auxilia na comparação e incentiva a compra.
Nesse momento, a habilidade e o conhecimento do funcionário serão fundamentais para fechar a compra. Isso envolve a simpatia do profissional, maleabilidade com relação aos descontos, entre outros fatores. Logo, podem ser decisivos para fechar o negócio. Por isso, são fundamentais.
No mercado de turismo ter atendentes experientes é um diferencial para agradar os clientes com pacotes interessantes e dicas de viagem. Enfim, a relação mais próxima entre a agência e o seu consumidor pode ser explorada pelo empresário, com opções de viagens sob medida para cada tipo de usuário.
3. Marketing de boca a boca
É muito importante que as agências físicas invistam, cada vez mais, em publicidade online. Isso considerando que a maioria do seu público-alvo está conectada. Ainda assim, a indicação de amigos também é um ponto muito forte para o crescimento de uma marca.
Pensando neste aspecto, vale a pena para as agências criarem programas de fidelidade para clientes. Principalmente para aqueles que indicam a loja para seus amigos e conhecidos.
Do mesmo modo, ter uma rede de clientes e o contato deles permite divulgar promoções e apresentar novidades para um público que já lhe conhece.
Além disso, pode cultivar este relacionamento com a diminuição dos preços para quem compra mais. Assim, trata-se de uma prática que pode ajudar na manutenção dos clientes.
4. Visibilidade da loja
Ter um bom ponto comercial, com grande fluxo de pessoas por perto pode ser uma ferramenta muito eficaz na divulgação do seu negócio.
Nesse sentido, uma avenida movimentada ou um shopping são os principais locais desejados pelos empreendedores. Isso porque, atraem olhares dos mais variados consumidores, bem como fortalecem a sua marca na região.
Por fim, é uma maneira de fazer os clientes sempre pensarem em você como uma referência. Por exemplo, quem passa todo dia em frente uma agência de turismo, acaba pensando nela quando vai comprar uma viagem.
Agência de viagens física versus agência virtual
Nos tópicos anteriores, você pôde acompanhar algumas vantagens relativas à agência virtual e a física. Porém, na hora de escolher o melhor modelo de negócio para você, é preciso realizar uma análise cuidadosa.
Especialmente porque alguns fatores podem ser essenciais para o sucesso, como dito, a credibilidade que a Loja Física traz.
Em um mercado de turismo amplo como no Brasil, há espaço para os mais diversos investidores. Cabe a cada empreendedor saber qual modalidade de negócio mais o agrada. A partir daí, buscar as ferramentas necessárias para se destacar e crescer.
Segundo Henrique Mol, diretor executivo da franquia Encontre Sua Viagem, na marca não há diferenciação entre os parceiros das lojas física e online. Os produtos também são os mesmos. A grande diferença está na credibilidade que a Loja Física pode trazer ao negócio.
“Quando abre uma agência de viagens física, você tem uma credibilidade maior diante do mercado. As pessoas optam mais pela loja física por segurança, por saber onde está o negócio. Na loja online, porém, o vendedor nem mesmo é conhecido pessoalmente”, observa Mol.
Por outro lado, existem facilidades apresentadas ao consumidor pelas lojas online. Por exemplo, aplicativos, interação com informações da internet, entre outras funcionalidades. Isso têm atraído cada vez mais o público jovem.
Nesse sentido, a compra virtual representa uma enorme vantagem para o consumidor. Isso porque, possibilita a oportunidade de encontrar os mais variados tipos de produtos e serviços.
Do mesmo modo, muitas vezes, inclusive, os preços e condições de pagamento são mais vantajosas do que se encontraria nos canais tradicionais.
Vale a pena abrir uma franquia de agência de viagens?
Quem deseja aproveitar o potencial do comércio de turismo online pode realizar um investimento bem menor.
Segundo Henrique Mol, para abrir uma franquia de agência virtual de turismo, como a Encontre Sua Viagem, é necessário investir em torno de R$ 13 mil. Em contrapartida, o investimento para uma Loja Física chega a quase R$ 54 mil.
A principal vantagem de uma agência de viagens em forma de franquia é o seu modelo de negócio. Isso porque, a nova unidade da empresa vem acompanhada de todo um modo de fazer previamente definido. O empreendedor só precisa colocar o planejamento da marca em prática.
Com mais de 500 unidades em operação, na sua maioria no modelo online, a Encontre Sua Viagem é uma das melhores opções neste setor.
Para o diretor executivo da franquia, o perfil do empreendedor que decide investir em uma agência de viagens varia conforme o modelo de negócio escolhido.
“Quando vai montar uma loja física, o empreendedor deve, primeiramente, se dedicar 100% ao negócio. Isso é fundamental para que o empreendimento aconteça. Já no modelo Home Office, ele pode alinhar a companhia com outra atividade profissional”, diz o especialista.
Franquia Encontre Sua Viagem
Se você leu o texto até aqui, talvez já tenha se decidindo por uma agência de viagens física ou virtual. Então, que tal investir em uma franquia da Encontre Sua Viagem?
Criada em 2011, a marca já tem mais de 500 unidades pelo país e milhares de parceiros em seu portfólio. A empresa oferece as mais variadas soluções para viagens, com hotéis, passagens e diferentes destinos.
Além de seguros viagem, serviços especializados, intercâmbio, circuitos turísticos e mais. Seus modelos de negócio funcionam da seguinte forma:
- Home Office: o empreendedor trabalha direto de casa ou em um espaço que tenha bom acesso à internet. Todo o atendimento ao cliente é feito de modo virtual.
- Loja Física: o espaço físico de uma ESV tem, pelo menos, 20 m². Seu projeto arquitetônico é definido pela franqueadora para que haja um padrão entre as suas unidades.
Assim como o atrativo de inúmeros parceiros, a rede também conta com algumas facilidades para o franqueado. Por exemplo, um sistema eficiente para atender aos clientes. Assim, consegue pesquisar e oferecer várias opções para o consumidor.
Do mesmo modo, a Encontre trabalha com um amplo leque de serviços, o que permite agregar valor aos seu atendimento.
Além disso, consegue se adaptar aos perfil do cliente e não perder vendas. Logo, é uma boa opção, seja para uma agência de viagens física ou virtual. Agora que está por dentro do assunto, abra o seu negócio e ganhe dinheiro!