O empreendedor encontra boas ideias para pequenos negócios, em variados nichos de mercado e formas de trabalhar. Aqui, mostraremos a melhor maneira de escolher e traremos algumas ideias com pouco investimento.
Empreender é a vontade de grande parte das pessoas. Segundo pesquisa, quase metade dos brasileiros
Dessa forma, é importante que saiba analisar que tipo de negócio será melhor para você. Isso porque, existem diversas maneiras de empreender e elas se encaixam em variados perfis de pessoas.
Assim, é necessário ter um cuidado extra na hora de escolher em qual negócio investir. Então, saiba como fazer essa seleção. Continue a leitura!
Como escolher um pequeno negócio para abrir?
A resposta para essa pergunta é: depende. Sendo assim, na hora de escolher as boas ideias para pequenos negócios para investir, o empreendedor pode se deparar com muitas opções. Portanto, é importante considerar o seu próprio perfil, objetivos e analisar o mercado local.
Nesse sentido, é fundamental buscar um tipo de negócio com o qual deseje trabalhar. Tente aliar suas paixões, gostos pessoais, às oportunidades de empreendimentos que existem.
Por exemplo, uma pessoa que gosta de viajar, pode criar uma agência de turismo, pois se encaixa bem ao seu perfil e suas paixões.
Além disso, entenda algumas de suas qualidades que possam ser usadas neste empreendimento. Uma pessoa comunicativa terá mais facilidade para vender produtos ou serviços. Pode ser em uma loja ou no shopping, mas também em uma loja virtual.
O empreendedor terá que se dedicar bastante ao iniciar um negócio. Nesse sentido, atuar com algo que goste tornará este trabalho mais prazeroso.
Do mesmo modo, como dito, é importante levar em consideração o mercado local. Avaliar que tipo de negócio melhor se encaixa na região. Ver se existem outras pessoas trabalhando com a mesma coisa ou não, e se tem lacunas de mercado.
Dessa forma, para começar um negócio pode ser interessante investir em franquias. Este modelo é um formato onde se investe em uma marca e operação previamente estabelecida no mercado.
Ou seja, o empreendedor recebe um negócio pronto. Isso porque, conta com a licença da franqueadora para usar a marca, vender os mesmos produtos ou oferecer serviços já validados pelos clientes.
Logo, trata-se de um modelo atrativo para os empreendedores ganharem dinheiro. Ainda, é um formato mais simples e de baixo custo, bem como tem o suporte da franqueadora para o desenvolvimento do negócio.
Veja boas ideias para investir em pequenos negócios!
Separamos uma lista com ideias para investir em pequenos negócios. Isso porque, conforme dito, no setor de franquias existem várias alternativas.
O empreendedor pode atuar com marketing digital, um segmento que cresce cada vez mais no país. Como com vendas de produtos online, prestação de serviços ou consultorias, entre diversas outras opções.
Do mesmo modo, alguns nichos atrativos como o dropshipping, no qual você vende produtos de variadas marcas em uma loja online. O e-commerce é um dos mercados que mais cresce, principalmente por conta da pandemia.
Os consumidores perceberam as facilidades das compras pela internet, como a comodidade, variedade de opções e de preços.
Mas, além disso, outro tipo de negócio em ascensão é o de clubes de assinaturas. Nele, o cliente paga um valor fixo mensal para receber produtos variados em casa.
A internet e suas ferramentas também abrem espaços para negócios de marketing de afiliados. O empreendedor realiza a promoção de marcas pelas redes sociais e recebe por isso.
Não podemos deixar de falar nas franquias de Alimentação. Este segmento é muito variado e sólido. O empreendedor encontra oportunidades para oferecer os mais diversos produtos. Muitos destes negócios para atuar em casa, sem ter que investir muito.
A pandemia também impactou na preocupação com o bem-estar, e os negócios de academia estão em alta. São milhares de clientes em potencial que procuram estes serviços para melhorar a saúde e a estética.
Por último, vamos destacar os negócios de prestação de serviços. Eles possuem uma boa lucratividade, e muitas franquias trabalham com modelos bem enxutos e baratos.
A seguir, mostraremos as franquias que se encaixam no perfil de empreendedores que não podem investir muito. Confira!
Cuidados na hora de escolher uma boa ideia para investir
Até aqui você aprendeu que um dos cuidados na hora de escolher um negócio é optar por aquele que melhor combina com seus gostos pessoais. Porém, ao selecionar uma franquia é importante avaliar outros aspectos.
Nesse sentido, conhecer mais sobre o mercado no qual deseja atuar e analisar o que oferece. Pode ser que um tipo de produto esteja em desuso, mas abra espaço para outros.
Do mesmo modo, entenda a demanda com a qual vai ter que lidar, e o perfil do público. Se estes consumidores esperam algo mais barato ou podem investir um valor maior. Foque no cliente para que possa chegar até ele com eficiência.
Para atuar com efetividade deve buscar uma franquia que ofereça um diferencial para aquele mercado. A concorrência costuma ser forte, e por isso, é fundamental ter algo que o destaque.
O empreendedor também deve se organizar, criar um plano de negócio que envolva aspectos da sua vida. Seja quanto poderá investir, o tempo que pode se dedicar e qual o objetivo. Pode ser que precise de um lucro rápido, e isso irá direcionar para alguns tipos de negócios.
Seja uma pessoa disciplinada, se planeje, siga um cronograma com metas para que possa analisar todo o processo. Mas para alcançar o sucesso, lembre-se que a sua proatividade é um diferencial para suas vendas.
Além destes cuidados, o empreendedor também deve pesquisar as franquias e ver qual delas é a melhor para investir. Entenda o que a marca oferece de positivo, quanto precisa de investir e potencial de faturamento.
Do mesmo modo, pergunte aos franqueados se a rede tem os suportes necessários. Por fim, observando estes pontos com os cuidados necessários, você estará preparado para começar um negócio lucrativo e com segurança.