O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Segmento: Serviços automotivos » Bons negócios para cidades pequenas: veja como investir certo e lucre!

Bons negócios para cidades pequenas: veja como investir certo e lucre!

Sumário

O mercado está cheio de bons negócios para cidades pequenas, e eles podem ser a oportunidade para empreender nesses locais. Sendo assim, fique atento às dicas que trazemos neste conteúdo!

O empreendedorismo como um todo vem apresentando bons resultados atualmente. Inclusive, em 2022, houve o registro de mais de 1,3 milhão de novas empresas. Além disso, com o crescimento das cidades pequenas, investimentos em empresas longe dos grandes centros urbanos passou a ser muito lucrativo.

Essas cidades estão no interior de todo o Brasil e possuem vantagens em relação a investir em cidades maiores. São localidades com espaço para crescimento, principalmente para quem investe em novas tecnologias e serviços.

Porém, é importante ter alguns cuidados para avaliar os bons negócios para cada cidade, pois elas são diferentes entre si. Quer saber mais? Continue com a gente!

Como abrir um negócio de sucesso?

Abrir um negócio de sucesso é um processo que exige cuidado e bastante pesquisa para buscar ideias de negócios atrativos. Um dos primeiros pontos a considerar é o seu próprio perfil. Você deve investir em um pequeno negócio que se encaixe às suas características.

Existem bons negócios para cidades pequenas voltados para diferentes empreendedores, seja para trabalhar com venda direta ou prestação de serviços.

Do mesmo modo, para investir em cidades pequenas, o empreendedor deve avaliar bem o mercado local. Ou seja, conhecer as lacunas, os concorrentes e o seu público-alvo.

Cidades menores possuem um potencial consumidor menor. Por outro lado, ainda são lugares pouco explorados pelas redes de franquias, por exemplo. Eles também não costumam ter shoppings e espaços para grandes redes.

Nesse sentido, é preciso avaliar o mercado. Estudar as possibilidades de ganhar dinheiro com um negócio inovador ou que apresente soluções diferenciadas para o público.

O modelo de franquias é uma boa opção para investir em cidades do interior, pois é um formato mais simples e enxuto de negócio.

Este tipo de negócio consiste em uma empresa com estrutura e operação preestabelecidas, além de uma marca reconhecida no mercado. No curso Franquias Sem Cilada você tem a possibilidade de aprender mais sobre esse modelo, clicando aqui.

Como falamos, é uma boa opção já que cidades pequenas ainda são pouco exploradas e também porque facilita sua implantação. O empreendedor recebe uma empresa quase pronta, com um know-how e um suporte que simplifica o trabalho.

Da mesma forma, é um negócio atrativo para abrir em uma cidade pequena já que não exige experiência do empreendedor.

Ele conta com treinamentos da franqueadora, auxílio para a gestão do negócio e para o marketing. Com tudo isso, sua possibilidade de obter sucesso com o negócio é bem maior.

Segmentos para atuar em cidades pequenas

Existem muitas possibilidades para investir nas cidades pequenas. No entanto, é importante analisar alguns segmentos que possam ter maior potencial para esses locais.

Nesse sentido, o ideal é tentar encaixar nichos de potencial com as necessidades da cidade, para que possa ser um negócio atrativo.

Por exemplo, um dos bons negócios para cidades pequenas são as franquias de Alimentação. Assim, pode ser comida fitness, restaurantes especializados, ou até food truck. Os nichos são diversos, cabe ao empreendedor avaliar o perfil dos habitantes da região para investir.

Do mesmo modo, um negócio de academia também encontra grande potencial em cidades pequenas. A preocupação com a saúde e a estética não encontram fronteiras. Seja nos grandes centros urbanos ou nas cidades pequenas, há um grande público para esse tipo de negócio.

Além disso, vale a pena avaliar a possibilidade de um negócio de reformas ou até de jardinagem. São serviços comuns, mas com uma franquia você pode oferecer algo mais em questão de inovação e qualidade.

Além disso, outro segmento bastante sólido e que vale a pena é o de Beleza. Pode ser um salão, uma clínica de estética, spa, barbearias, esmalterias etc.

É um setor muito diversificado, com negócios que se encaixam em regiões bem diferentes. Inclusive, com capacidades de compra variadas. Assim, tanto para cidades mais prósperas, quanto regiões mais humildes, é possível empreender com sucesso nessas franquias de beleza.

Um tipo de negócio bem sólido também é o de farmácia. Como atuam com itens necessários para qualquer pessoa, independente de onde ela mora.

Por último, podemos destacar também as franquias de Pet Shop e de Lojas de Roupas. São negócios que encontram bom público aonde quer que você vá. No próximo tópico temos algumas dicas de franquias nestes e outros segmentos.

Lista de bons negócios para cidades pequenas

Mostramos apenas alguns dos bons segmentos de negócios para cidades pequenas. O empreendedor encontra muitas opções de franquias para esses ou outros nichos de mercado.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 5.037 municípios brasileiros têm um contingente populacional de até 50 mil habitantes. Isso representa 36,7% da população total do país.

Em outras palavras, existe um mercado com grande potencial para investir no próprio negócio por meio de franquias.

Além disso, o setor de franchising conta com negócios nos mais variados nichos, que combinam com os mais diferentes perfis. Inclusive, um amplo catálogo de modelos de negócio e investimentos variados.

Contudo, é importante ter alguns cuidados. Por exemplo, se planejar financeiramente para investir em um negócio. Lembre-se que sua empresa demora um pouco a dar o retorno esperado.

Um ponto que ajuda nesse quesito é que em cidades pequenas o empreendedor encontra espaços muitas vezes mais baratos. São lojas menores, mas muitas vezes bem localizadas.

Esse é um fator ao qual você deve prestar atenção. Busque um ponto estratégico, que possa aproximar sua empresa dos cidadãos daquela região. Sua marca precisa ser vista para que possa causar impacto.

Além disso, calcule todos os outros custos, como reformas, capital de giro, bem como suas contas pessoais. Pode ser interessante cortar alguns custos de sua vida para evitar estresse ou uma piora na saúde financeira de sua família.

Assim, para quem está em busca de um negócio lucrativo para empreender em cidades pequenas, falaremos agora sobre algumas oportunidades. Quem sabe uma delas vira o seu negócio próprio?

[raio_x_esf]

Enfim, o empreendedor pode buscar franquias que mais se encaixam ao seu perfil, bem como à sua região de atuação. Dessa forma, faça uma boa pesquisa de mercado antes de escolher em qual negócio investir e boa sorte!

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje