Bons negócios para cidades pequenas: veja como investir certo e lucre!

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Imagem de uma cidade pequena vista de cima. Imagem ilustrativa texto bons negócios para cidades pequenas,
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O mercado está cheio de bons negócios para cidades pequenas, e eles podem ser a oportunidade para empreender nestes locais. Sendo assim, fique atento às dicas que trazemos neste conteúdo!

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as cidades pequenas são aglomerados urbanos com contingente populacional de até 50 mil habitantes.

Estas cidades estão no interior de todo o Brasil, e possuem vantagens em relação a investir em cidades maiores. São localidades com espaço para crescimento, principalmente para quem investe em novas tecnologias e serviços.

Como abrir um negócio de sucesso?

Empreender é um processo que exige cuidado e bastante pesquisa para buscar ideias de negócios atrativos.

Um dos primeiros pontos a se levar em consideração é o seu próprio perfil. Você deve investir em um pequeno negócio que se encaixe às suas características.

Existem bons negócios para cidades pequenas voltados para diferentes empreendedores, seja para trabalhar com venda direta ou prestação de serviços.

Do mesmo modo, para investir em cidades pequenas, o empreendedor deve avaliar bem o mercado local. Ou seja, conhecer as lacunas, os concorrentes e o seu público-alvo.

Cidades menores possuem um potencial consumidor menor. Por outro lado, ainda são lugares pouco explorados pelas redes de franquias, por exemplo.

Nesse sentido, é preciso avaliar o mercado, estudar as possibilidades de ganhar dinheiro com um negócio inovador ou que apresente soluções diferenciadas para o público.

O modelo de franquias é uma boa opção para investir em cidades do interior, pois é um formato mais simples e enxuto de negócio.

Este tipo de negócio consiste em uma empresa com estrutura e operação preestabelecidos, além de uma marca reconhecida no mercado.

Como falamos, é uma boa opção já que cidades pequenas ainda são pouco exploradas e também porque facilita sua implantação.

O empreendedor recebe uma empresa quase pronta, com um know-how e um suporte que simplifica o trabalho.

Da mesma forma, é um negócio atrativo para abrir em uma cidade pequena já que não exige experiência do empreendedor.

Ele conta com treinamentos da franqueadora, auxílio para a gestão do negócio e para o marketing. Com tudo isso, sua possibilidade de obter sucesso com o negócio é bem maior.

Antes de falarmos sobre algumas marcas que são bons negócios para cidades pequenas, veja o ebook que separamos com dicas para lhe ajudar a escolher a franquia na qual investir.

E-book "Em qual franquia investir?"

9 bons negócios para cidades pequenas

De acordo com o IBGE, 5.037 dos municípios têm um contingente populacional de até 50 mil habitantes, representando 36,78% da população total do país.

Em outras palavras, existe um mercado com grande potencial para investir no próprio negócio por meio de franquias.

Além disso, o setor de franchising conta com negócios nos mais variados nichos, que combinam com os mais diferentes perfis. E ainda, um amplo catálogo de modelos de negócios e investimentos variados.

Enfim, para quem está em busca de um negócio lucrativo para empreender em uma ou mais destas cidades pequenas, falaremos agora sobre algumas oportunidades. Quem sabe uma delas vira o seu negócio próprio?

1. Encontre Sua Viagem

A Encontre Sua Viagem é uma rede de agências de viagens que conta com mais de 500 unidades espalhadas pelo Brasil e também no exterior.

É um negócio que se encaixa em cidades pequenas por contar com uma operação enxuta e oferecer opções atrativas para o mercado.

A franquia trabalha com pacotes turísticos dos mais variados, ideais para o público de cidade pequena. Além disso, é uma boa opção por ser uma marca reconhecida no mercado, o que facilita a captação de clientes.

Como resultado, a franquia Encontre Sua Viagem foi destaque na revista eletrônica SEGS como uma das maiores redes de turismo do Brasil.

Do mesmo modo, para o franqueado, é uma oportunidade, pois ele recebe treinamento para conhecer o mercado de turismo e para as ações de marketing.

Ademais, a Encontre Sua Viagem possui um amplo leque de opções de produtos além dos pacotes. Por exemplo, passagens aéreas, hospedagens, aluguel de carro, entre outros.

Isso porque, a rede é parceira dos maiores players do mercado de turismo do mundo, entre grandes redes hoteleiras e companhias aéreas.

Por fim, um atrativo para empreendedores de cidades pequenas é o modelo home office da franquia. Assim, o franqueado tem um custo menor de manutenção do negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal:  R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses
Vemos uma pessoa com um mapa ao lado próximo a uma linha de trem (imagem ilustrativa). Texto: bons negócios para cidades pequenas.
O mercado de turismo pode ser bastante explorado no interior do Brasil.

2. Acquazero

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A Acquazero é um dos bons negócios para cidades pequenas, pois conta com um amplo catálogo de serviços de limpeza e estética automotiva.

Em muitas cidades menores, os moradores estão acostumados a lava jatos comuns. E a Acquazero pode ser a oportunidade de apresentar aos motoristas da cidade uma alternativa diferenciada para cuidar do carro.

Entre os serviços estão a limpeza ecológica, que utiliza apenas 300 ml de água para lavar um caro por fora. Ainda conta com polimento, enceramento, cristalização e vitrificação de pintura, entre outros.

De acordo com o diretor da Acquazero, Henrique Mol, a franquia apresenta um modelo de negócio de baixo custo, ideal para cidades pequenas.

Ele ainda destaca que essa é uma boa forma de atrair clientes, com produtos e serviços inovadores, capazes de chamar a atenção de quem gosta de carros.

A Acquazero tem se mostrado uma opção atrativa para empreender no mercado automotivo e, por isso, teve grande crescimento no último ano.

Para se ter uma ideia, a empresa aumentou em 152% o seu número de unidades entre 2019 e 2020. Com isso, entrou para o ranking das 50 maiores franquias do Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Para os franqueados, como vantagem, estão os treinamentos oferecidos. Já que são muitos os serviços disponíveis, eles precisam estar atentos para a correta execução de cada um deles.

Por isso, a franqueadora disponibiliza vídeos de treinamento em seu portal para que seus franqueados possam assistir sempre que surgir uma dúvida.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 22.820 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses

Veja logo abaixo um vídeo falando mais sobre a Acquazero que separamos para você.

3. Quisto

Em cidades pequenas, o mercado de seguros ainda é pouco explorado – sendo uma boa oportunidade para empreender.

Com a Quisto, o empreendedor investe em uma marca que oferece aos clientes diversas soluções em seguros. Por exemplo, previdência privada, planos de saúde, financiamentos, entre outros.

São produtos que podem ser bem explorados em um mercado consumidor de cidade pequena, que nem sempre conta com outras corretoras de seguros.

A Quisto é um modelo atrativo por conta da sua lucratividade. Por exemplo, a rede tem casos de sucesso em que uma unidade teve lucro de mais de R$ 300 mil com menos de um ano de funcionamento.

A franquia Quisto trabalha com diversos produtos para os clientes. Por exemplo, financiamentos, empréstimos consignado, planos de saúde, seguros dos mais variados. São mais de 100 serviços no catálogo.

Nesse sentido, a rede é parceira das maiores empresas de seguros do mundo e instituições financeiras de grande vulto. Dessa forma, consegue oferecer não só variedade, como preço competitivo.

Do mesmo modo, a Quisto trabalha com uma política de comissionamento atrativa para os franqueados. Com isso, oferece boa rentabilidade para quem investe na franquia.

Mesmo que o empreendedor nunca tenha trabalhado com seguros, ele consegue facilmente se adaptar ao modelo de negócio da Quisto.

Além de treinamentos, ele conta com um software exclusivo que consegue fazer mais de 20 cotações simultâneas para um mesmo contrato.

Isso tudo sem contar com o suporte que a franqueadora oferece para a gestão da unidade e para as ações de marketing.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal:  R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 18 meses

4. Cream Berry

Vemos um pote de creme de açaí com pedaços de morando por cima (imagem ilustrativa). Texto: bons negócios para cidades pequenas.
O açaí tem público garantido de Norte a Sul do país.

O segmento de Alimentação conta com bons negócios para cidades pequenas. Um deles é a franquia Cream Berry, especializada em venda de açaí.

Produtos como o creme de açaí têm um grande público, seja em cidades pequenas ou maiores.

Por isso, o empreendedor pode optar por investir em uma açaiteria como a Cream Berry. A rede está em expansão pelo Brasil, e foi destaque no site de Empreendedor.com, especializado em empreendedorismo.

A Cream Berry conta com um cardápio variado de produtos para acompanhar o creme ou o suco de açaí. Por exemplo, cremes de frutas variados, bem como chocolates, leite em pó, entre outros.

Além disso, a franquia conta com uma receita exclusiva de açaí e uma central para sua fabricação e distribuição para os franqueados.

Do mesmo modo, ao se tornar franqueado, o empreendedor recebe vários suportes para a instalação e gestão da unidade. Eles são informados na Circular de Oferta de Franquia (COF) da marca.

Sendo assim, o franqueado e seus colaboradores recebem treinamentos para conhecer a operação da rede e o cardápio da unidade.

Um de seus modelos de negócios é focado no self-service. Ele permite que os clientes façam variadas combinações de sabores.

Assim, o franqueado consegue atender a um público maior, adaptando o produto ao gosto do consumidor.

Por fim, em seu outro modelo de negócio, a franquia possui um atendimento mais clássico, com combos predefinidos do creme de açaí e seus acompanhamentos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal:  R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

5. Mednet

A franquia Mednet é uma rede especializada na prestação de serviços em Medicina e Segurança do Trabalho. É um tipo de serviço ainda pouco explorado em cidades menores.

Por oferecer um tipo de serviço que as empresas sempre necessitam para estar dentro da legalidade, é uma opção sólida de investimento.

Em seu modelo de negócio, o Full, o franqueado monta uma clínica completa, com todos os serviços de medicina e segurança do trabalho.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 190 mil
  • Faturamento médio mensal:  de R$ 20 mil a R$ 500 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses
Vemos um estetoscópio em cima de alguns papéis (imagem ilustrativa). Texto: bons negócios para cidades pequenas.
A medicina do trabalho é um serviço essencial para cidades grandes ou pequenas.

6. Árabi’s Esfiharia

A franquia Árabi’s Esfiharia possui um amplo cardápio. No cardápio estão esfihas abertas, porções, lanches, salgados, pratos executivos, bolos, tortas e cookies; bebidas frias e bebidas quentes etc.

A marca oferece um modelo de negócio atrativo para cidades menores, oferecendo produtos que não se vê nestas cidades.

Dessa forma, é um dos bons negócios para cidades pequenas, pois conta com suportes da franqueadora e uma marca reconhecida.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 190 mil
  • Faturamento médio mensal:  de R$ 20 mil a R$ 500 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

7. Grupo Vigivel

O grupo Vigivel é uma franquia especializada em serviços de segurança, entre eles, o monitoramento de residências e de veículos.

A franquia oferece o modelo home office, em que o franqueado é responsável pela captação de clientes e por dar suporte a eles.

Por fim, o franqueado recebe treinamentos da franqueadora e auxílio para o marketing da unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil
  • Faturamento médio mensal:  de R$ 10 mil a R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

8. QCarreira

A QCarreira é uma empresa voltada para serviços de orientação vocacional e profissional, que possui um modelo de trabalho voltado para as necessidades atuais dos trabalhadores.

A franquia trabalha em dois formatos de empresa. Um modelo de negócio totalmente on-line, sem necessidade de espaço físico, funcionários ou custos mensais.

Já no modelo em home office, o franqueado monta um espaço físico para os atendimentos, adequando o espaço com a identidade visual da QCarreira.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 19,9 mil
  • Faturamento médio mensal:  de R$ 4 mil a R$ 14 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 20 meses

9. Homecare dos Óculos

Um dos bons negócios para cidades pequenas é o ramos de óticas. É um mercado amplo, com um público consumidor presente em todos os cantos do país.

Uma das opções para investir é a franquia Homecare dos Óculos, que trabalha em um modelo diferente do normal. A rede leva até os clientes serviços variados, como lentes, armações, entre outros.

Assim, o franqueado pode trabalhar sem um espaço físico e, ainda, atuar nas cidades vizinhas da sua região.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 87 mil
  • Faturamento médio mensal:  de R$ 25 mil a R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

Como você pôde ver, o mercado de franchising conta com opções de bons negócios para cidades pequenas dos mais variados tipos e nichos de atuação.

Ademais, o empreendedor pode buscar franquias que mais se encaixam ao seu perfil, bem como à sua região de atuação. Por isso, é necessário fazer uma boa pesquisa de mercado antes de escolher em qual negócio investir.

Por fim, leia o nosso conteúdo com várias informações que vão lhe ajudar na escolha da melhor franquia para você clicando aqui.

Caso tenha optado por alguma marca, entre em contato com a franqueadora. Porém, se ainda não se decidiu ou está com dúvidas, receba gratuitamente uma consultoria com especialistas que vão lhe orientar para a escolha da melhor franquia para você. Acesse: henriquemol.com.br.

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