Quais são as características de um empreendedor? Saiba se você tem tudo!

Por
em
Imagem de um empresário e uma empresária. Imagem ilustrativa texto características de um empreendedor.
Advertisement

Antes de investir em um negócio próprio você deve saber se possui algumas das características de um empreendedor. Dessa forma, consegue avaliar se este tipo de trabalho se encaixa bem ao seu perfil.

É grande o número de pessoas que desejam ter o próprio negócio. Segundo pesquisa realizada pela Onepoll em 2019, 77% dos brasileiros sonham em empreender. Mas não é necessário apenas ter vontade para realizar este processo.

Dessa forma, é preciso buscar informações, entender se empreender é o que você realmente deseja. Para isso, vamos lhe mostrar aqui algumas das características importantes de um empreendedor.

7 características importantes de um empreendedor

São diversas as características de um empreendedor, consideradas importantes para que você seja bem sucedido nesta jornada.

Contudo, algumas qualidades têm mais destaque neste processo, pois são a base do sentimento empreendedor.

Por isso, separamos aqui algumas delas para você avaliar se o seu perfil se encaixa em uma mentalidade empreendedora de sucesso. Acompanhe conosco!

1. Iniciativa/proatividade

Uma característica básica de um empreendedor é sua capacidade de ter iniciativa e proatividade. É preciso correr atrás dos seus objetivos, ser uma pessoa inquieta e sempre ir em busca de novidades.

Nesse sentido, o empreendedor precisa avaliar o que fazer para iniciar o novo negócio, saber como vai realizar esta construção e o desenvolvimento da empresa.

Além disso, ter em mente que o trabalho nunca acaba. Isso porque o empreendedor e seu negócio precisam estar sempre em constante evolução. Isso faz parte do processo de empreender.

Contudo, é importante lembrar que nem todos têm essas “habilidades”, pois na verdade, proatividade é algo que se desenvolve. Sendo assim, o segredo é fazer sempre mais e cada vez melhor.

Uma pessoa proativa não espera, ela faz acontecer. Ela não precisa de um “empurrãozinho” para idealizar os seus desejos e objetivos.

As vezes a pessoa sabe a melhor forma de fazer, mas tem medo de se realizar. Isso porque ao longo da vida, por alguns motivos ou circunstâncias, ela foi impedida de acreditar no seu potencial.

É importante se descobrir e saber que você é capaz e pode fazer tudo aquilo que deseja. Dessa forma, cabe a você entender se possui estas características de empreendedor ou se está disposto a desenvolvê-las.

Imagem de uma mesa de reuniões com pessoas conversando entre elas. Imagem ilustrativa texto características de um empreendedor.
O empreendedor é um lutador nato, que não desiste facilmente.

2. Persistência

Advertisement

Persistência é um dos comportamentos dos empreendedores de sucesso, mas infelizmente muitas pessoas que se consideram persistentes, na realidade são teimosas.

A diferença é a meta, quem persiste tem um objetivo claro e não perde o foco. Ele pode até mudar de estratégia, mas mantém o esforço para alcançar sua meta.

Nesse sentido, não se aprende nada sem persistência, não se aprimora um negócio e nem se consegue passar por momentos de oscilação no empreendimento se não tiver esta importante característica.

Do mesmo modo, é saber que o seu primeiro produto ou serviço pode não cair nos gostos do público de imediato, mas é preciso saber que a jornada não acaba ali, ao contrário, ela está apenas começando.

Em outras palavras, você não deve desistir diante dos problemas que com certeza irão aparecer durante sua jornada no empreendedorismo. Se este é o seu sonho, você deve persistir nele.

3. Comprometimento

Quem decide empreender não pode se conformar em saber apenas um pouco da sua área. Estar complemente focado é o que diferencia quem permanece de quem torna o seu desejo parte do passado.

O empreendedor que deseja ser bem-sucedido deve estar comprometido. Além disso, deve buscar sempre a excelência em sua área de atuação.

Nesse sentido, basta pensar que todos os indivíduos que se tornam admiráveis em seus segmentos como atletas, gestores de startups, inventores, entre outros, têm como ponto em comum a dedicação diária as suas atividades.

Por isso, é essencial ter foco no empreendimento que deseja se realizar, afinal você precisará se dedicar a isso verdadeiramente.

4. Vontade de aprender

Além do comprometimento, da proatividade e da persistência, o empreendedor também deve ser uma pessoa com sede de conhecimento.

Ninguém nasce sabendo tudo, nem está preparado para as diferentes situações da vida. Por isso, a busca por informações deve fazer parte da rotina do empreendedor.

Para abrir um negócio você precisa antes de tudo, conhecer bem o mercado no qual vai atuar, entender como funciona seu público e como é a forma de produção de determinado produto.

Imagem de pessoas em uma plateia olhando para o palco. Imagem ilustrativa texto características de um empreendedor.
Aproveite cada oportunidade para aprender mais sobre os mercados e como melhorar seu negócio.

Tudo isso demanda conhecimento e informações que hoje em dia estão disponíveis nos mais variados níveis.

Nesse sentido, é possível ter acesso ao conhecimento por meio da internet, o que facilita a vida do empreendedor.

Contudo, a vontade de aprender deve estar entre as características de um empreendedor, porque mesmo com o acesso às informações, ele deve ser proativo o suficiente para buscá-las de forma sólida.

5. Autoconfiança

A autoconfiança impacta diretamente na qualidade dos projetos e nas iniciativas de um empreendedor.

Nesse sentido, em situações de conflito ou pressão como em reuniões, caso o profissional demonstre que não está preparado ou confiante, pode vir a se prejudicar no mercado.

Para se tornar um empreendedor autoconfiante, o profissional deve entender que um erro não significa incompetência ou fracasso, mas pode servir como motivação para o seu crescimento e evolução.

Por conta disso, esta autoconfiança pode ser trabalhada com bastante estudo. Saiba que é possível aprender com os seus erros e também com o erro dos outros.

Assim, o ideal é que o empreendedor tome decisões importantes baseadas em estudos, pesquisas e também na opinião de parceiros e clientes – que podem possuir uma visão de mercado mais ampla.

6. Organização financeira e com o negócio

Muitas empresas quebram por conta do descontrole e falta de planejamento financeiro. Esta etapa do negócio é muito importante para a solidez da empresa.

Por conta disso, o empreendedor precisa ser uma pessoa organizada financeiramente, tanto na sua vida pessoal como na empresa.

Por exemplo, para quem busca investir em uma franquia, analise a Circular de Oferta de Franquia (COF), veja quanto terá de gastar para implementar o negócio e faça um bom planejamento.

Do mesmo modo, se for começar uma empresa do zero, avaliar bem quais serão os custos e adequá-los à sua capacidade financeira.

Imagem de gráficos em uma folha sendo analisado por pessoas em uma mesa. Imagem ilustrativa texto características de um empreendedor.
O planejamento financeiro é algo que o empreendedor não pode se descuidar e faz parte da base do negócio.

7. Liderança

Uma característica de um empreendedor é a liderança. Ele quem deve tomar as rédeas do negócio e realizar bem a gestão de pessoas.

Esta qualidade pode ser trabalhada com tranquilidade, pois o empreendedor deve ser um líder. Assim, não basta apenas falar, é preciso mostrar como fazer o trabalho e estar ao lado de seus colaboradores.

Você pode desenvolver as características de um empreendedor!

Após verificar todas estas características de um empreendedor você pode pensar: Não tenho estas qualidades, como faço?

Conforme falamos, a internet é um ambiente que possui muitas informações, por isso, estas características podem ser trabalhadas.

Dessa forma, elas podem ser desenvolvidas por meio de livros, cursos e outros materiais que podem orientar de forma consistente uma mudança em sua mentalidade.

Do mesmo modo, é preciso fazer este trabalho interno, buscar mudanças em seu próprio perfil para que possa ser um empreendedor de sucesso.

Nesta jornada, o empresário se depara constantemente com desafios, e para superá-los, terá que ter a persistência para buscar informações e soluções para seu negócio.

Assim, todos os meios são importantes para desenvolver estas habilidades de um empreendedor, além, é claro, de saber quais delas você precisa trabalhar mais.

Por fim, se você consegue se ver como um empreendedor e deseja investir em uma franquia, separamos um conteúdo com diversas franquias baratas para você conhecer melhor.

Caso escolha uma marca, entre em contato com a franqueadora. Mas se está indeciso sobre qual franquia escolher, aproveite uma consultoria gratuita com especialistas que vão lhe ajudar neste processo. Acesse: henriquemol.com.br.

Advertisement
Advertisement