Franquia para cidade pequena: vantagens de empreender no interior

Por
em
loja de franquia para cidade pequena
Advertisement

Você já parou para pensar nas vantagens de abrir uma franquia para cidade pequena? Pois saiba que existem muitos pontos positivos que facilitam o sucesso do negócio.

Segundo um estudo da Geofusion, as 50 cidades pequenas com maior potencial de consumo somam R$ 1,7 trilhão neste potencial. Para se ter uma ideia da relevância do número, o potencial de consumo total do Brasil é de R$ 4 trilhões.

Começar um negócio próprio em uma cidade pequena pode parecer algo desafiador. Mas neste conteúdo, iremos lhe mostrar como existem várias vantagens ao empreender nesses locais, principalmente com a praticidade das franquias.

Os resultados podem ser ainda mais atrativos quando o empreendedor abre uma franquia para cidade pequena.

Isso se deve porque as redes de franquias se apresentam como modelos de negócio testados no mercado. Essa característica e os suportes oferecidos pela franqueadora aumentam o potencial de sucesso da empresa.

Advertisement

O que são cidades pequenas? 

O primeiro passo para entender mais sobre investimentos em cidades pequenas é saber como essas cidades são classificadas. Afinal de contas, o que pode ser considerada uma cidade pequena? 

Para isso, vamos levar em consideração as informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo elas, podem ser classificadas como cidades pequenas aqueles centros que possuem até 100 mil habitantes. 

E quando falamos no mercado de franchising, as cidades com menos de 500 mil habitantes estão se destacando em relação a unidades. 

Em 2016, cerca de 48,2% das marcas já estavam presentes em municípios menores, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Logo, em locais como esse também é possível encontrar público consumidor ideal para uma franquia. 

Portanto, tenha em mente que ao procurar por franquias para empreender em cidades pequenas, mesmo com números menores de habitantes, há boas chances de sucesso.

Por que apostar em cidades pequenas? 

Como foi possível notar, as cidades pequenas possuem um número menor de habitantes, mas se engana quem pensa que isso é um impedimento para ter lucros significativos. Isso porque, o consumo em cidades pequenas teve um crescimento positivo nos últimos anos. 

De acordo com uma consultoria da IPC Marketing, entre 2015 e 2020, as cidades menores tiveram uma alta de 23% no consumo. Muito superior aos 15% alcançados pelas 50 maiores cidades do país. 

Logo, é possível notar que o poder de consumo não está limitado apenas aos grandes centros urbanos. 

E claro, se levarmos em consideração que a concorrência com outras marcas similares a sua pode ser menor, isso aumenta as chances de ter um bom desempenho. 

Ainda nesse texto, você verá dicas de marcas que podem ser boas oportunidades de franquias para cidades pequenas. Mas agora, conheça as vantagens de abrir um negócio em uma cidade menor. 

Vantagens de abrir um negócio em cidades pequenas

São vários os benefícios de abrir uma empresa no interior. Conhecer esses atrativos vai ajudar você a decidir por qual negócio abrir.

Mas antes: será que é mesmo sua hora de empreender? Essa é uma decisão importante, e precisa ser tomada com cuidado. Acompanhe algumas dicas no conteúdo a seguir! Basta clicar no banner.

E-book "Chegou a sua hora de empreender?"

Custos reduzidos do negócio

Os custos de uma empresa em cidades do interior é menor se comparado com as redes instaladas em capitais e regiões metropolitanas. A economia inclui o valor do aluguel, que é menor, da água, conta de luz, mão de obra e outros.

Isso significa que você vai gastar menos para iniciar o negócio e operá-lo. Algo interessante, inclusive, porque sua média de faturamento poderá ser maior. Afinal, as despesas fixas da empresa serão mais baixas.

Mas claro que isso vai depender de uma série de fatores. Como o nicho de mercado escolhido para atuar, a aceitação do público consumidor, concorrência, dedicação ao negócio e outros.

Portanto, para ter mais segurança no seu processo, estabeleça um bom plano de negócio e adapte-o sempre que for necessário.

Por fim, dê atenção especial ao planejamento financeiro da empresa. Ele deve guiar você por todo o caminho necessário para manter as contas do negócio no azul.

Concorrência menor

Os negócios em municípios pequenos costumam encontrar menos competidores que nas grandes cidades.

Claro que alguns setores podem estar saturados na sua região — em cidades pequenas são comuns, por exemplo, padarias e mercearias.

Mas sabendo escolher o ramo no qual você vai investir, pode ser mais simples desenvolver o negócio.

Para isso, lembre-se de pesquisar a concorrência com cuidado. Sua empresa precisará ter diferenciais, ou os consumidores podem preferir fazer negócio com quem eles já estão acostumados.

Relacionamento mais próximo com os clientes

Se você é de uma cidade pequena, ou conhece uma, sabe que as pessoas se conhecem. Alguém é sempre “filho de fulano, que casou com ciclano e é primo de beltrano”. Estamos mentindo?

Esse fato mostra que as pessoas nessas regiões estão dispostas a ter relações mais estreitas. Por isso, a proximidade do seu negócio com as pessoas será importante para torná-las clientes fiéis.

Vemos uma espécie de padaria. O atendente conversa com duas clientes que parecem realizar o pagamento pelo que foi consumido em loja (imagem ilustrativa). Texto: franquia para cidade pequena.
A proximidade com os clientes quase que os torna amigos do empreendedor e funcionários.

Segundo pesquisas, manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo. Isso é exatamente o que seu negócio deseja.

Além disso, ter um relacionamento próximo com os clientes faz com que eles indiquem a sua empresa com mais facilidade. O marketing boca a boca é parte importante na conquista de consumidores. Especialmente em cidades pequenas.

Pouca rotatividade de funcionários

Em cidades pequenas, o relacionamento com os funcionários também é mais próximo. Por isso, é provável que ele trabalhe com você por anos.

Além disso, a pouca rotatividade na empresa traz uma série de benefícios. Seja com menos custos devido ao encerramento de contratos, conhecimento dos trabalhadores sobre os processos da empresa e a eficácia do trabalho de cada um.

Qualidade de vida

Cidades do interior não costumam ter trânsito pesado, nem muita poluição do ar. Geralmente, os locais também são mais próximos, o que requer menos tempo para chegar à empresa.

Portanto, fatores assim aumentam a qualidade de vida do empreendedor e funcionários. Afinal, sobra mais tempo para o lazer, ficar com a família, e o estresse no dia a dia tende a ser menor.

Exclusividade territorial na franquia para cidade pequena

Se sua opção for por abrir uma franquia no interior, você provavelmente vai contar com exclusividade territorial. Ou seja, a garantia que nenhuma outra unidade da marca será aberta em sua região.

Dessa forma, você não terá que competir com alguém que oferece exatamente o mesmo que você. Algo interessante para atrair e fidelizar clientes.

Modelo de negócio da franquia

Como citamos anteriormente, ao abrir uma franquia, o empreendedor recebe o plano do negócio. Ou seja, todo o planejamento de como atuar com a marca, oferecendo os produtos e serviços padronizados pela franquia.

O plano de negócio de uma franquia já foi testado em outras unidades. Isso significa que ele já terá sido corrigido e que hoje as chances de sucesso serão bem maiores. Os resultados de uma franquia são mais rápidos do que abrir um negócio do zero.

Aliás, o modelo de franquia também influencia na mortalidade dos empresas. A cada 100 franquias, apenas 5 fecham antes de completar dois anos de operação. Já para empresas do zero, essa proporção é de 23 negócios a cada 100.

Logo, as franquias são negócios mais seguros e com maiores chances de sucesso. Mas é preciso saber escolher uma boa franquia para investir.

Documentações garantem a segurança da franquia

A franquia ideal é aquela que, primeiro, atua no setor pelo qual você se interessa e tem maior afinidade. Portanto, é preciso que você goste do trabalho que vai realizar. Assim, será mais simples manter seu entusiasmo em investir tempo e dinheiro na empresa.

Ao mesmo tempo, é essencial que a marca apresente uma COF completa. A COF é a Circular de Oferta de Franquia, documento que traz todas as informações sobre a marca.

Ao mesmo tempo, existe uma legislação que regulamenta todo o processo: a Lei de Franquias. Esta Lei determina algumas informações básicas que precisam aparecer no documento. Se a marca que você se interessou deixa algum dado de fora, ela pode não ser tão confiável. Afinal, por quê omitir informações?

Por isso, lembre-se de pesquisar o que os consumidores acham da marca. É importante que as opiniões sobre o negócio sejam, em sua maioria, boas. Assim, quando novos consumidores pesquisarem sobre a empresa, eles serão atraídos para a unidade.

59 opções de franquia para cidade pequena

Agora que você já sabe as vantagens de abrir um negócio no interior, é hora de conhecer opções de franquia para cidade pequena que podem ter um ótimo faturamento e rentabilidade.

Alguns segmentos de negócio têm bons resultados em pequenos municípios, como os ramos de alimentação, educação, limpeza, beleza e saúde.

Abaixo, nós apresentamos franquias baratas destes e outros setores. Avalie bem as opções e converse com as franqueadoras. Juntos, vocês poderão avaliar se a empresa é mesmo uma boa opção para a sua localidade.

1. Acquazero

A Acquazero é uma franquia que trabalha com a estética automotiva e alguns serviços de limpeza residenciais.

Vemos um franqueado Acquazero devidamente paramentado com luvas, realizando o processo de cristalização de vidros de um carro.
Para realizar os serviços Acquazero, o franqueado passa por treinamentos.

Em seu catálogo estão atendimentos como a limpeza ecológica do carro, polimento de faróis e enceramento, além da impermeabilização de estofados, limpeza de tapetes e mais.

O empreendedor pode optar pelos modelos home office e loja física da marca. No primeiro, seu atendimento será exclusivamente delivery, indo até a casa do cliente. Seu custo de investimento é menor.

O Diário do Comércio ressaltou em uma matéria, como o aplicativo próprio da Acquazero contribui para o bom faturamento de seus franqueados. Ainda, o app traz mais comodidade para os clientes que solicitam os serviços.

Saiba mais sobre a Acquazero acessando o vídeo disponível clicando aqui.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 23 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

2. Exponencial Cursos

A Exponencial Cursos é uma franquia que tem o objetivo de transformar o futuro por meio da educação. Para isso, ela oferece cursos preparatórios para crianças e jovens, que focam nas profissões do novo mundo.

Os cursos englobam assuntos como robótica, programação, empreendedorismo, educação financeira, desenvolvimento de games, matemática digital e inglês. Assim, o investidor terá um negócio de destaque.

A rede é a única escola 4.0 do Brasil. Seu ensino é digital e interativo, além de inovador. O papel do franqueado é gerenciar sua unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 105 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: de 16 a 24 meses

3. #1 Lavanderia

De modo geral, a #1 Lavanderia oferece o serviço de lavagem profissional e passadoria por assinatura. A marca existe desde 2016 e conta com 26 unidades em todo o país.

Inclusive, a #1 Lavanderia é a única do Brasil que pratica a identificação das roupas por código de barras. Dessa forma, os serviços são oferecidos de forma simplificada, com baixo custo e poucos funcionários.

Neste sentido, o franqueado pode escolher entre três modelos de negócio presenciais, mas pode administrar a franquia à distância. Para abrir sua unidade, você vai contar com suporte da franqueadora para escolher o ponto comercial mais adequado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 26,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 4 mil
  • Prazo de retorno: 18 meses

4. Acqio

A Acqio é uma rede de franquias que oferece diversas soluções financeiras. A franquia tem entre seus produtos uma maquininha de cartão, crédito auto e home, crédito para lojistas, links para vendas online e redes sociais, e muito mais.

Os franqueados da Acqio têm todo o apoio para prospectarem na sua unidade. Dessa forma, você vai construir uma carteira de clientes para a oferta dos produtos.

Para cada cliente conquistado, o franqueado recebe uma comissão dos produtos vendidos. Ao mesmo tempo, recebe um percentual a cada transação. O modelo de negócio é home based, permitindo ao investidor trabalhar de casa.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 12 meses

5. Aprova Crédito

A Aprova Crédito trabalha no segmento de crédito e já está consolidada no mercado. A rede tem parcerias com as melhores instituições financeiras e, por isso, as soluções que oferece são bem variadas.

São serviços como empréstimos, portabilidade e refinanciamento, financiamentos, consórcios, capital de giro para empresas, maquininhas de cartão, seguros etc.

O papel do franqueado é o gerenciamento da unidade. Porém, você terá treinamento completo sobre como atuar e vender as soluções da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 18 meses

6. Achei no Pão

Antes de mais nada, o foco da franquia Achei no Pão é comercializar publicidade em sacos de pão personalizados. Assim, marcas locais anunciam nas embalagens que são entregues a panificadoras parceiras.

Dessa forma, o papel do franqueado é prospectar anunciantes, manter contato com eles e gerenciar os pedidos. Contudo, é a franqueadora que realiza a confecção dos sacos de pão com as publicidades.

Sendo assim, a marca, que existe desde 2014, oferece ao franqueado um modelo de negócio home based, sem necessidade de ponto físico. Além disso, a matriz oferece capacitação constante, incluindo a plataforma de ensino Universidade Achei no Pão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 4 meses

7. Aromi Design

A Aromi Design é uma rede de franquias autoridade em marketing olfativo. Assim, com seus produtos a marca ajuda a complementar os designs de ambientes.

O que a franquia faz é criar fragrâncias para os espaços. É possível atuar em praticamente todos os tipos de ambientes.

Como franqueado, você vai receber o suporte da franqueadora em diversos aspectos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 59 mil
  • Prazo de retorno: de 11 a 12 meses

8. Bellaza

A Bellaza é a rede pioneira em oferecer um modelo de franquia digital no segmento de maquiagens multimarcas.

Assim que você se tornar um franqueado, a franqueadora vai desenvolver um site personalizado com todos os produtos já cadastrados.

Assim, seu papel será divulgar essa loja virtual, para que as pessoas comprem nela. Não será preciso se preocupar com estoque, pois é a própria franqueadora que fará as entregas dos produtos, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

9. Bioflora

A Bioflora é uma rede de franquias que trabalha no segmento de cuidados com a saúde, com suplementos alimentares. Seu modelo de negócio é digital, então seu trabalho como franqueado será fazer o marketing do negócio e atrair as pessoas.

Também dá para fazer vendas pessoalmente, entregando para o cliente o que você estiver de estoque.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6,9 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

10. Brasil Nutri Shop

A Brasil Nutri Shop é a maior rede de franquias no setor de suplementos alimentares e produtos fitness em toda a América Latina.

O seu modelo de negócio funciona de forma online e permite aos franqueados operarem suas unidades sem a necessidade de uma estrutura física.

Ao abrir sua unidade, você vai receber um site desenvolvido pela franqueadora. A rede oferece suporte completo para as vendas e divulgação do site.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

11. Camerite

A Camerite é uma rede de franquias que oferece soluções de monitoramento por inteligência artificial.

Assim, ela trabalha com uma plataforma e aplicativo para monitoramento. Dessa forma, os franqueados oferecem uma solução altamente tecnológica aos seus clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2,3 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

12. Cappta: Programa Empreendedor

A franquia Cappta: Programa Empreendedor oferece uma oportunidade para o licenciado trabalhar de casa, sem ponto físico, com horários flexíveis e ganhos que variam de acordo com a performance.

Isso porque, o papel do empreendedor é realizar a prospecção de lojistas, oferecer as soluções de pagamento da Cappta e administrar a carteira de clientes.

O grande diferencial da marca é permitir que os lojistas parcelem as compras em até doze vezes para o cliente, mas recebam o valor à vista.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 199,00 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 1 a 2 meses

13. Chicken In House

A Chicken In House é uma franquia de Alimentação que existe desde 2015 e oferece um alimento amado pelos brasileiros: o frango frito. Mas a rede também conta com um cardápio variado, com outros pratos e bebidas.

Em 2016, a rede iniciou o processo de expansão por meio de franquias. Atualmente, a Chicken In House conta com 36 unidades em sete estados brasileiros.

Dessa forma, o franqueado pode escolher entre a loja física, o delivery ou ambos. Além de receber a receita secreta do frango frito crocante, o investidor conta com apoio na escolha do ponto, software de gestão e muito mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 14 meses

14. Cuidare

A Cuidare é uma franquia de cuidadores de pessoas. Dessa forma, a rede atua oferecendo profissionais capacitados e especializados para prestarem auxílio aos pacientes no dia a dia.

Para investir, você pode escolher por ter um espaço físico ou atender no formato home office.

Hoje, a Cuidare busca investidores com perfil empreendedor, mas que valorizem o lado humano. Os franqueados atuam sempre em contato com a família das pessoas cuidadas, oferecendo feedback e conforto no processo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

15. eLav Lavanderia

A eLav é uma lavanderia no modelo de franchising, que já conta com mais de 60 unidades em 19 estados do país. De modo geral, o foco da rede é oferecer praticidade para quem quer roupas limpas, mas não tem tempo.

Assim, os clientes deixam as roupas na unidade e recebem as peças higienizadas, passadas e embaladas. Além do mais, os preços são acessíveis, a fim de atingir um público cada vez maior.

Para o franqueado, a rede também tem muitos benefícios. Por exemplo, a plataforma educacional de capacitação, treinamento e acesso a um aplicativo exclusivo.

Por fim, a sustentabilidade chama a atenção, já que a rede possibilita economia de água e energia em suas operações.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 59 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

16. Euromercantil

A Euromercantil é uma marca de serviços financeiros para empreendedores. Assim, a franqueadora conta com soluções como: máquinas de cartão, banco digital e cartão de crédito.

A marca surgiu em 1993, com o objetivo de alavancar empresas, micro empresários e profissionais liberais em início de expansão. Assim, as soluções financeiras são acessíveis.

Por sua vez, o franqueado pode atuar no formato home office, realizando a prospecção de empresários que precisem de soluções comerciais para os seus negócios. Além do mais, a rede se destaca pelo baixo investimento inicial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 4 meses

17. Exagerado Fried Chicken

A Exagerado Fried Chicken é uma rede de franquias de frango frito com o tempero e corte mais apreciado pelo brasileiro.

A marca tem como carro-chefe os combos de frango frito servidos em baldes e os hambúrgueres de frango.

Assim, o franqueado tem o papel de gerenciar o negócio. Para isso, terá suporte constante, inovação com produtos de alta demanda, diversos modelos de negócio e uma marca consolidada no país.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: de 10 a 14 meses

18. Fábrica de Placa

A Fábrica de Placa pode ser uma boa opção para quem quer atuar no segmento automotivo. A rede nada mais é do que uma fábrica e comércio de placas para veículos.

Dessa forma, uma franquia da marca produz e instala as placas padronizadas do Mercosul, exigidas para carros novos e usados adquiridos em todo o Brasil.

De modo geral, os franqueados podem ter uma unidade licenciada pelo Detran em até 30 dias. Além disso, a franqueadora oferece qualificação técnica para toda a equipe, suporte operacional e um departamento de marketing e comunicação interna.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 10 meses

19. Faculdade Multivix

A Faculdade Multivix  tem nota máxima no MEC e está entre as 12 maiores universidades do Brasil.

O negócio tem um modelo de operação totalmente à distância. Dessa forma, os alunos podem realizar tarefas como envio de trabalhos, emissão de boletos, download de materiais didáticos e verificar suas notas por um aplicativo.

Por sua vez, os franqueados recebem treinamentos semanais para ajudar na operação da marca. Além disso, contam com suporte acadêmico, financeiro, de marketing e comercial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 24 mil
  • Prazo de retorno: de 7 a 8 meses

20. Five Franquias

A Five Franquias é pioneira no segmento de multi serviços, como seguros, turismo, financiamento, consórcios e saúde.

Assim, o trabalho do franqueado da marca consiste na divulgação e comercialização de todos esses serviços.

Atualmente, a Five Franquias tem dois modelos de negócio: o home office e o modelo loja. Como franqueados, a marca procura por pessoas com perfil comercial e gestão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2,5 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 6 meses

21. Franquias do Futuro

A rede Franquias do Futuro é uma franquia digital de baixo custo. O grupo é um grande marco na inovação do franchising no Brasil.

Isso porque, ele desenvolveu um modelo de franquia pouco explorado até então, o de franquias virtuais. Logo, essa é uma oportunidade de ter um negócio próprio de forma descomplicada, sem necessidade de estoque de produtos.

O franqueado só precisa escolher o segmento para atuar e adquirir sua franquia da marca. Então, vai receber um site personalizado e com todos os produtos para venda já cadastrados.

Em seguida, sua tarefa será divulgar o portal e atrair as pessoas para comprarem. As entregas são feitas pela própria franqueadora, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

22. GoNext Franquia

Os franqueado da GoNext podem oferecer ao mercado projetos de Governança Corporativa e Sucessão.

Para atuar com a rede, é importante que você seja um profissional liberal, advogado ou tenha vasta experiência comercial.

Adquirindo sua franquia, você terá o direito do uso da marca e know-how da metodologia exclusiva da rede. Além de treinamentos iniciais, presenciais e online.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 13,5 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

23. Grupo Vigivel

O Grupo Vigivel é uma rede de franquias no segmento de segurança eletrônica. Com ela, você vai oferecer o serviço de monitoramento de veículos, garantindo maior cuidado para pessoas físicas e os veículos de empresas.

Como franqueado, você terá suporte junto ao software, ao sistema e a equipe, para alcançar os melhores resultados possíveis com a sua unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

24. Home Angels

A rede Home Angels é a maior no segmento de cuidados para pessoas idosas na América Latina. Assim, o negócio é ideal para empreendedores que se identifiquem com o mercado de prestação de serviços e cuidados a outras pessoas.

Dessa forma, os franqueados recebem os treinamentos necessários e específicos para a área. Eles também têm acesso ao portal Home Angels, onde podem encontrar um banco de talentos nacional para captar currículos direto de suas regiões.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 41 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: não informado

25. Kaz

A Kaz é uma franquia responsável por conectar empresários, que podem trocar produtos e serviços entre si de maneira fácil e rápida.

Assim, a rede oferece um sistema moderno de permuta online. Os franqueados ideais precisam ter um perfil comercial, experiência com vendas e capital para investimento mínimo.

Além disso, você precisa acreditar no empreendedorismo e no modelo de negócio da Kaz. Também é importante ter afinidade com a classe empresarial.

Advertisement
  • Investimento inicial: a partir de R$ 41 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 9 a 12 meses

26. Lady Driver

A Lady Driver é um aplicativo de transporte feito por e para mulheres. O seu modelo de negócio não é uma franquia e sim um licenciamento. 

Dessa forma, como licenciado Lady Driver, você vai se tornar responsável pelo desenvolvimento da marca no mercado local.

Seu trabalho será de gestão e divulgação. Já as motoristas do aplicativo serão condutoras parceiras que você vai prospectar para o negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 21 mil
  • Prazo de retorno: de 8 a 18 meses

27. Limpeza Com Zelo

A franquia Limpeza Com Zelo é uma rede que oferece serviços de limpeza e manutenção profissional. Ela segue os protocolos de limpeza mais rígidos e modernos que existem no mercado.

Ou seja, não há nada que os franqueados da rede não possam limpar. A franqueadora também oferece diversos suportes e canais para comunicação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

28. Linked

A rede Linked é uma franquia de serviços de automação comercial. Assim, ela oferece uma plataforma para restaurantes e lanchonetes, que têm diversas soluções. Por exemplo, frente de caixa, aplicativo delivery, integração com iFood, Rappi etc.

Você poderá fazer a gestão do seu negócio em casa, por meio do home office. Sua responsabilidade será de prospecção e marketing.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 1 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 8 meses

29. Maria Açaí

A Maria Açaí é uma açaiteria que tem um produto com concentração de açaí quatro vezes maior que os seus concorrentes, segundo a empresa.

Por isso, hoje são 100 unidades em diversos estados do Brasil. Como franqueado, você pode escolher entre quatro modelos de negócio, incluindo o delivery. Todos eles têm em comum o fato de contarem com uma operação simples, que demanda pouco espaço e colaboradores.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 83 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

30. Mazze

A Mazze é uma microfranquia que atua no segmento de Moda, com a venda de joias e semijoias exclusivas. A marca existe desde 2013, mas a partir de 2019 passou a se expandir com franquias online.

Nela, os franqueados trabalham de casa e não precisam contar com estoque, nem se preocupar com logística. Isso porque, é a franqueadora que cuida das entregas feitas por meio dos pedidos no site.

Para trabalhar, você vai receber um e-commerce personalizado para vender os produtos. Além disso, vai poder trabalhar com a venda de kits consignados para pronta entrega, o que aumenta as chances de lucro.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

31. Mundo Toy

A Mundo Toy é uma franquia de brinquedos, jogos e acessórios para o público infantil. Seu modelo é o de franquia online.

Ou seja, o franqueado pode trabalhar de casa vendendo os produtos homologados pela marca, sem necessidade de estoque e sem precisar realizar as entregas.

Dessa forma, você terá um site personalizado para vender brinquedos e acessórios, como carrinhos e cadeirinhas de bebê.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

32. Nutty Bavarian

A Nutty Bavarian é uma rede que atua em quiosques, oferecendo um mix de castanhas. Como amêndoas, amendoim, macadâmia, avelã, Castanha-do-Pará e outras. Todas são glaceadas de acordo com uma receita exclusiva da marca, que torna os produtos saborosos e com cheiro irresistível.

As franquias são quiosques instalados em locais de alto movimento, como shoppings. A franqueadora oferece suporte completo, desde a escolha do ponto até campanhas de publicidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

33. Omie

A Omie é uma plataforma de gestão na nuvem para empresas de todos os portes. Assim, ela integra em um só lugar vários elementos úteis para a gestão empresarial.

Como um Sistema de Gestão (ERP, CRM), Educação Empreendedora e Serviços Financeiros. Dessa forma, cabe ao franqueado realizar a prospecção de clientes e oferecer as soluções disponibilizadas pela marca.

Para isso, a franquia permite que o franqueado atue em um escritório, sem a necessidade de projeto arquitetônico. Além do mais, você vai receber consultoria de campo especializada e capacitação contínua à distância.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

34. Orgânica

A Orgânica é uma empresa de cosméticos 100% vegetal. Assim, ela oferece produtos exclusivos para o cuidado com o corpo e o rosto, bem como acessórios, tudo com preços acessíveis.

A Orgânica tem como foco se conectar a um público cada vez mais exigente, que busca produtos veganos e sem testes em animais. Dessa forma, ela conta com um portfólio de cremes, perfumaria, shampoos, condicionadores, esfoliantes, acessórios para banho e muito mais.

Os franqueados podem escolher entre modelos de negócio presenciais ou online, conforme sua disponibilidade. Em ambos os casos, eles contam com suporte da franqueadora e treinamentos para aprender sobre os produtos e as operações da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 29,1 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 5 meses

35. PanMinas

A PanMinas é uma franquia on-line que oferece um amplo catálogo de utensílios domésticos. Os consumidores podem comprar por meio do site do franqueado.

O catálogo da rede oferece produtos voltados para o dia a dia da casa, que são entregues pela franqueadora.

Para o franqueado, é uma forma de investir pouco em um negócio e ter também um baixo custo de manutenção do empreendimento. Isso já que a franquia é home office e não requer estoque.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 500,00
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 6.999,00
  • Prazo de retorno: de 6 a 18 meses

36. Pede.ai

O Pede.ai é um aplicativo de delivery específico para médias e pequenas cidades. Assim, ele não é especificamente uma franquia, mas um serviço de licenciamento.

Dessa forma, os licenciados investem e ficam responsáveis por desenvolver a marca em suas cidades. O trabalho é home based, podendo ser feito de qualquer lugar.

O aplicativo pode atuar na entrega de alimentos, gás, água, bebidas, mercados, farmácias, pet shops, gift cards e muito mais.

Mas o licenciado, em si, não precisa fazer o delivery. Você será responsável apenas por fazer a ponte entre a marca e os comerciantes locais, bem como gestão dos clientes e divulgação local da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2 mil
  • Prazo de retorno: 6 meses

37. Pit Stop

A Pit Stop é uma rede que busca vender bebidas, sobretudo cerveja, de um jeito inovador. Assim, os consumidores podem pedir as bebidas por aplicativos de delivery, ou irem até um dos containers da marca.

Assim, nas unidades Pit Stop, os consumidores encontram produtos da Ambev e outros bebidas complementares ao momento de lazer.

De modo geral, o franqueado é responsável pelo gerenciamento operacional da unidade e todas as atividades contempladas na operação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 16 meses

38. Ponto TV Publicidade

A Ponto TV Publicidade é uma rede de mídia indoor. Ou seja, divulga publicidade em ambientes fechados onde há grande concentração ou fluxo de pessoas, como lotéricas, cartórios, academias, hospitais, shoppings, farmácias, restaurantes.

Sua forma de atuação pode ser 100% remota, sem necessidade de um ponto comercial. Você será responsável pela prospecção de novos pontos e anunciantes, e pela instalação das televisões para publicidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

39. Postal BR

A Postal BR é uma marca que realiza transporte e entrega de encomendas. Assim, a rede se destaca por valores de frete baixo sem limitação de peso e medidas, com segurança e garantia de prazo de entrega 100% rastreável. 

A marca surgiu em 2017 e já conta com 100 unidades operacionais localizadas estrategicamente para movimentar cargas em todo o Brasil. Além do mais, ela conta com um aplicativo para realizar as operações.

Assim, cabe ao franqueado ser o gestor operacional e comercial, e organizar as entregas. Tudo isso será feito com suporte e treinamento por parte da franqueadora.                                  

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 3 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 6 meses

40. Primeiro Mundo Registros de Marcas

A Primeiro Mundo Registro de Marcas atua no registro de marcas junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

Atualmente, a marca atua no Brasil e no exterior e oferece a seus clientes assessoria no uso exclusivo de sua marca, logotipo, nome do seu produto, serviço ou invenção, acompanhando todas as fases do processo de registro junto ao INPI.

Como franqueado, você vai poder trabalhar no modelo home office, de onde quiser, atendendo inclusive clientes de outros países.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 16 meses

41. Prospecta Obras

A Prospecta Obras é um sistema que conecta profissionais da área de construção a obras que estão em andamento ou ainda vão começar. Para ter acesso a esses dados, os clientes pagam um valor mensal.

Por sua vez, os franqueados têm acesso a um modelo de negócio home based. Assim, seu trabalho é prospectar clientes e apresentar a eles a plataforma e os planos de assinatura.

Além disso, a franquia tem baixo custo de manutenção e amplo público-alvo. A franqueadora ensina como usar o sistema e oferece suporte em outras áreas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 6 meses

42. QCarreira

A rede QCarreira surgiu com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem a profissão ideal. Para isso, a marca desenvolveu um aplicativo e uma metodologia próprios.

Assim, os clientes passam por um programa que identifica os potenciais de cada um e apresenta opções de carreiras que combinam com o perfil.

A franquia QCarreira permite ao franqueado trabalhar de casa, com atendimento online. Para atuar, você vai receber treinamento completo da franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 4 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 20 meses

43. Qualifica Cursos

A Qualifica Cursos faz parte de uma rede com mais de 20 anos de atuação no ramo da Educação Superior. Ela atua com cursos profissionalizantes, pós-graduação, preparatórios, graduações e muito mais.

Todos os cursos são oferecidos por meio de uma plataforma online. Dessa maneira, o franqueado pode se tornar diretor de uma universidade online.

Para isso, você vai passar por qualificações recorrentes, contar com software de gestão comercial, pedagógica e mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

44. RapChef

A RapChef é uma rede de delivery de comida saudável e congelada. Dessa forma, os consumidores recebem refeições pré-prontas, com alto valor nutricional e porções ideais para quem se preocupa com a saúde.

Mas caso queira investir, o franqueado pode ficar tranquilo, pois não precisará cozinhar. O que você vai fazer é adquirir as refeições de um dos fornecedores homologados e realizar as entregas via delivery.

Caso prefira, o franqueado também pode ter um espaço físico para vender as refeições. De todo modo, você vai receber apoio da marca para aprender sobre a operação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 3 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

45. iGUi Tratabem

A iGUi Tratabem é a primeira franquia do Brasil especializada no tratamento, assistência técnica, limpeza, manutenção e venda de produtos e acessórios para todos os tipos de piscinas.

Assim, o franqueado pode atender presencialmente em uma loja padronizada ou optar pelo modelo home office. Além disso, você vai contar com suportes, consultoria de campo, treinamentos e material para divulgação da rede.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 68 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 7 a 8 meses

46. Reiback

A Reiback Franquias é uma rede de Multi Produtos. Assim, você vai poder atuar em quatro segmentos, para um retorno rápido e recorrente. São Seguros, Consórcio, Crédito Consignado e sistemas de Energia Solar.

Seu trabalho como franqueado será de divulgação da unidade e a busca por clientes para comporem sua carteira de usuários. Você terá todo o treinamento e suporte necessários para atuar, oferecido pela franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 7 a 8 meses

47. SMARTblocks Robótica

A SMARTblocks Robótica tem como missão usar a Robótica Pedagógica como ferramenta de ensino e aprendizagem. Por isso, o que você vai oferecer são aulas para crianças e adolescentes, pensando na formação pessoal e profissional dos seus alunos.

O perfil de franqueado procurado pela franqueadora é de pessoas para fazerem a prospecção das escolas na região.

Tudo será feito por meio da metodologia e material exclusivos da marca SMARTblocks. Como franqueado, você vai contar com suporte e treinamento completos para atuar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 27,5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 27 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

48. SmartComm

A rede SmartComm é a primeira franquia brasileira especializada na comunicação inteligente. O que ela oferece são soluções para o envio de mensagens por SMS, pop-up, WhatsApp etc. Assim, as empresas que contratarem seus serviços poderão manter contato próximo com seus clientes.

Como franqueado, você terá diversos suportes, com transferência de know-how e acompanhamento permanente. Além disso, irá receber modelos de apresentação e proposta comercial, para facilitar suas vendas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 11,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5,6 mil
  • Prazo de retorno: de 8 a 10 meses

49. StartupWin

A rede de franquias StartupWin é um negócio diferente. Para atuar nele, você vai escolher até duas marcas que a rede tem em seu portfólio, e então vai vender os produtos e serviços delas.

Você vai poder trabalhar, por exemplo, com telemedicina, transporte de passageiros e serviço de entregas, marketing e mais.

A franqueadora oferece acesso à Universidade Corporativa Win, onde o franqueado recebe todo o treinamento para atuar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 49,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 8 meses

50. Timol

A Timol atua no ramo de produção e comercialização de produtos magnéticos, ligados ao tratamento de água.

O perfil de franqueados é de pessoas com vontade de aprender e se desenvolver profissional e financeiramente. Assim, o investidor vai trabalhar na revenda de produtos magnéticos, usando das redes sociais, de porta a porta ou por indicação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 1,3 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: 1 mês

51. Top English

A Top English é uma franquia de ensino com metodologia completamente focada na conversação, desde a primeira aula. Assim, a gramática é assimilada de forma extremamente objetiva, eficiente e prática.

O curso pode ser presencial, com aulas em casa ou no trabalho, e também de forma online com um professor ao vivo.

O modelo de negócio tem uma estrutura organizacional com três figuras: o franqueador, o master franqueado e o professor (franqueado regional). O franqueador tem o papel de dono da marca; o master franqueado terá o direito de subfranquear seu território; e o franqueado regional é o professor de inglês.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

52. UniAteneu

A UniAteneu é uma instituição de ensino superior que trabalha por meio de parcerias institucionais. Ela oferece cursos de graduação, técnicos, pós-graduação e mais.

O perfil de franqueado procurado pela UniAteneu é de pessoas que já tenham experiência no segmento educacional.

A franqueadora destaca que a participação e dedicação do franqueado na condução do negócio é essencial, e aumenta significativamente os resultados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

53. Visão Total Vistoria

A Visão Total Vistoria é uma rede de franquias que oferece o serviço de verificação de veículos. Assim, você vai identificar detalhes que precisam de ajustes e se o funcionamento geral do veículo está em boas condições.

Para ser um franqueado da Visão Total Vistoria é necessário investir em um espaço físico. Porém, alguns atendimentos podem funcionar por delivery, oferecendo praticidade e conforto para os clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: 12 meses

54. X Costela e Cia

A X Costela & Cia está no ramo de gastronomia há 43 anos. Seu cardápio tem como estrela principal a carne desfiada nos sanduíches.

Os atendimentos são feitos de forma presencial, delivery e pelo aplicativo do iFood. Além disso, as unidades são de fácil operação e administração.

O perfil ideal para trabalhar com a X Costela & Cia é de pessoas dedicadas. A franqueadora irá enviar todos os insumos prontos, processados e embalados um a um. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

55. Guia-se Agências Digitais

A Guia-se é uma franquia para quem quer atuar no mercado de marketing digital.

Com o negócio, você vai ter sua própria agência digital em casa. Então, vai poder oferecer serviços como a criação de sites, links patrocinados, gestão de mídias sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo etc.

São atendimentos que as empresas precisam cada vez mais. Afinal, um negócio, para ser relevante, precisa se posicionar bem na internet. Assim, conseguirá atrair mais clientes potenciais.

Seu trabalho como franqueado vai ser prospectar clientes. Você também poderá realizar os serviços de marketing. Porém, se preferir, ainda é possível “terceirizar” a produção dentro da própria rede de franqueados.

A franqueadora oferece suporte completo para sua atuação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 27,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

56. Pink Lash

A Pink Lash é uma franquia especializada na extensão de cílios. Essa pode ser uma boa opção para quem deseja investir em um negócio barato de beleza.

Para atuar, o franqueado recebe treinamento completo. A extensão de cílios da marca é feita fio a fio, para preservar a saúde dos cílios. Isso também garante um efeito mais duradouro aos clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 35 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: entre 10 e 16 meses

57. Monitorias

Com a Monitorias, o franqueado oferece aulas particulares para alunos do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

As aulas funcionam como um reforço escolar. Assim, os estudantes podem compreender melhor o que é ensinado nas escolas, com monitoria dedicada e especializada.

  • Investimento inicial: de R$ 2 mil a R$ 5mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: entre 2 e 6 meses

58. RapidãoApp

Já o RapidãoApp é um aplicativo “delivery de tudo”. Por meio dele, as lojas podem entregar refeições, produtos pet, itens de supermercado, bebidas e mais.

Ao abrir uma franquia da marca, o empreendedor trabalha prospectando estabelecimentos para o aplicativo. Desse modo, o negócio é indicado para pequenos e médios municípios, com população entre 25 mil e 300 mil habitantes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 19 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Tempo de retorno do investimento: entre 6 e 18 meses

59. Brasileirinho Delivery

Por fim, o Brasileirinho Delivery é um restaurante que faz a entrega de refeições tipicamente brasileiras, como bobó de camarão, feijão tropeiro ou o famoso PF.

As receitas são servidas em caixinhas semelhantes às de comida chinesa. Em média, toda a rede Brasileirinho fatura cerca de R$ 70 milhões no ano.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 12 e 16 meses

Como escolher o melhor negócio lucrativo para cidade pequena?

Vemos uma mulher com blusa branca utilizando um computador. Ela está sentada à mesa. Vemos também um celular e uma caneca preta (imagem ilustrativa). Texto: franquia para cidade pequena.
Pesquisar é algo fundamental na hora de escolher um franquia para investir.

Ao abrir uma franquia para cidade pequena, o empresário precisa tomar certos cuidados para que seu investimento realmente seja adequado àquele local, e que seu negócio tenha clientes em potencial para gerar lucros.

Sendo assim, o primeiro passo é preparar uma pesquisa de mercado e até mesmo de geomarketing para descobrir se aquele negócio pode ter sucesso na cidade escolhida.

Mesmo que você esteja investindo em uma marca bem conceituada, é preciso saber se o público local irá aceitá-la, ou seja, se existe demanda para aquele tipo de produto ou serviço. É interessante ter essas informações de antemão.

Desse modo, é recomendado fazer uma pesquisa na região antes de dar continuidade ao processo de contratação da franquia.

Outro ponto que deve ser observado é se o tipo de franquia, e o seu segmento, realmente combinam com o seu perfil empreendedor.

Por mais que você esteja em busca de um negócio lucrativo, é preciso ter em mente que, ao se tornar um franqueado, tal atividade será parte constante da sua vida. Logo, é preciso trabalhar com algo que você se identifica.

Já imaginou passar boas horas do seu dia administrando um negócio, resolvendo todos os tipos de problema, se você não gosta do que está fazendo? Muito frustrante, não é mesmo?

Por isso, ao decidir investir em uma franquia, escolha alguma que realmente faça sentido para você como profissional. Afinal, você não só estará investindo seu dinheiro, como também seu tempo e dedicação.

Por fim, avalie todos os detalhes e faça pesquisas rigorosas para realizar seu investimento com o máximo de segurança.

Perfil do franqueado de sucesso com franquia para cidade pequena

De maneira geral, o ideal é que o franqueado seja capaz de se dedicar a todos os treinamentos necessários para aprender a conduzir o negócio. Ou seja, uma pessoa disposta a aprender todos os métodos praticados pela marca.

Além disso, o franqueado também precisa se dedicar à organização e administração do negócio, tomando todos os cuidados com a parte financeira e funcional da unidade.

Contudo, um fator muito importante que deve ser levado em consideração em uma franquia para cidade pequena, é a capacidade de relacionamento do franqueado e seus clientes.

Isso acontece, pois em cidades menores a população tende a ter um comportamento, em geral, mais estreito e amigável. Ou seja, pautado em conversas diárias, algo que, na correria dos grandes centros urbanos, nem sempre é possível.

Sendo assim, aproveite essa característica local e crie um relacionamento próximo com os clientes. Isso pode ser algo fundamental para que sua franquia se desenvolva.

Da mesma forma, o franqueado precisa ter paciência e estar financeiramente pronto para enfrentar possíveis resistências. Isso porque, em cidades menores, uma nova marca pode despertar certa insegurança no público num primeiro momento.

É por isso que, até se estabelecer e obter o retorno esperado, é essencial se planejar financeiramente, ter paciência e a persistência para ir conquistando o público aos poucos.

Então, quer conhecer mais franquias de sucesso para abrir em uma cidade pequena? Acompanhe o vídeo abaixo!

Agora você já sabe como pode ser interessante abrir uma franquia para cidade pequena. Mas para descobrir o que considerar na hora de escolher uma franquia, leia agora nosso artigo.

Se preferir, você pode contar com a nossa consultoria gratuita. Por meio dela, profissionais experientes poderão lhe ajudar a encontrar a marca certa. Acesse henriquemol.com.br

*Informações publicadas em Setembro/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Advertisement
Advertisement