Franquia para cidade pequena: vantagens de empreender no interior

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Você já parou para pensar nas vantagens de abrir uma franquia para cidade pequena? Pois saiba que existem muitos pontos positivos que facilitam o sucesso do negócio.

Segundo um estudo da Geofusion, as 50 cidades pequenas com maior potencial de consumo somam R$ 1,7 trilhão neste potencial. Para se ter uma ideia da relevância do número, o potencial de consumo total do Brasil é de R$ 4 trilhões.

Começar um negócio próprio em uma cidade pequena pode parecer algo desafiador. Mas neste conteúdo, iremos lhe mostrar como existem várias vantagens ao empreender nesses locais, principalmente com a praticidade das franquias.

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Os resultados podem ser ainda mais atrativos quando o empreendedor abre uma franquia para cidade pequena.

Isso se deve porque as redes de franquias se apresentam como modelos de negócio testados no mercado. Essa característica e os suportes oferecidos pela franqueadora aumentam o potencial de sucesso da empresa.

O que são cidades pequenas? 

O primeiro passo para entender mais sobre investimentos em cidades pequenas é saber como essas cidades são classificadas. Afinal de contas, o que pode ser considerada uma cidade pequena? 

Para isso, vamos levar em consideração as informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo elas, podem ser classificadas como cidades pequenas aqueles centros que possuem até 100 mil habitantes. 

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E quando falamos no mercado de franchising, as cidades com menos de 500 mil habitantes estão se destacando em relação a unidades. 

Em 2016, cerca de 48,2% das marcas já estavam presentes em municípios menores, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Logo, em locais como esse também é possível encontrar público consumidor ideal para uma franquia. 

Portanto, tenha em mente que ao procurar por franquias para empreender em cidades pequenas, mesmo com números menores de habitantes, há boas chances de sucesso.

Por que apostar em cidades pequenas? 

Como foi possível notar, as cidades pequenas possuem um número menor de habitantes, mas se engana quem pensa que isso é um impedimento para ter lucros significativos. Isso porque, o consumo em cidades pequenas teve um crescimento positivo nos últimos anos. 

De acordo com uma consultoria da IPC Marketing, entre 2015 e 2020, as cidades menores tiveram uma alta de 23% no consumo. Muito superior aos 15% alcançados pelas 50 maiores cidades do país. 

Logo, é possível notar que o poder de consumo não está limitado apenas aos grandes centros urbanos. 

E claro, se levarmos em consideração que a concorrência com outras marcas similares a sua pode ser menor, isso aumenta as chances de ter um bom desempenho. 

Ainda nesse texto, você verá dicas de marcas que podem ser boas oportunidades de franquias para cidades pequenas. Mas agora, conheça as vantagens de abrir um negócio em uma cidade menor. 

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Vantagens de abrir um negócio em cidades pequenas

São vários os benefícios de abrir uma empresa no interior. Conhecer esses atrativos vai ajudar você a decidir por qual negócio abrir.

Mas antes: será que é mesmo sua hora de empreender? Essa é uma decisão importante, e precisa ser tomada com cuidado. Acompanhe algumas dicas no conteúdo a seguir! Basta clicar no banner.

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Custos reduzidos do negócio

Os custos de uma empresa em cidades do interior é menor se comparado com as redes instaladas em capitais e regiões metropolitanas. A economia inclui o valor do aluguel, que é menor, da água, conta de luz, mão de obra e outros.

Isso significa que você vai gastar menos para iniciar o negócio e operá-lo. Algo interessante, inclusive, porque sua média de faturamento poderá ser maior. Afinal, as despesas fixas da empresa serão mais baixas.

Mas claro que isso vai depender de uma série de fatores. Como o nicho de mercado escolhido para atuar, a aceitação do público consumidor, concorrência, dedicação ao negócio e outros.

Portanto, para ter mais segurança no seu processo, estabeleça um bom plano de negócio e adapte-o sempre que for necessário.

Por fim, dê atenção especial ao planejamento financeiro da empresa. Ele deve guiar você por todo o caminho necessário para manter as contas do negócio no azul.

Concorrência menor

Os negócios em municípios pequenos costumam encontrar menos competidores que nas grandes cidades.

Claro que alguns setores podem estar saturados na sua região — em cidades pequenas são comuns, por exemplo, padarias e mercearias.

Mas sabendo escolher o ramo no qual você vai investir, pode ser mais simples desenvolver o negócio.

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Para isso, lembre-se de pesquisar a concorrência com cuidado. Sua empresa precisará ter diferenciais, ou os consumidores podem preferir fazer negócio com quem eles já estão acostumados.

Relacionamento mais próximo com os clientes

Se você é de uma cidade pequena, ou conhece uma, sabe que as pessoas se conhecem. Alguém é sempre “filho de fulano, que casou com ciclano e é primo de beltrano”. Estamos mentindo?

Esse fato mostra que as pessoas nessas regiões estão dispostas a ter relações mais estreitas. Por isso, a proximidade do seu negócio com as pessoas será importante para torná-las clientes fiéis.

Vemos uma espécie de padaria. O atendente conversa com duas clientes que parecem realizar o pagamento pelo que foi consumido em loja (imagem ilustrativa). Texto: franquia para cidade pequena.
A proximidade com os clientes quase que os torna amigos do empreendedor e funcionários.

Segundo pesquisas, manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo. Isso é exatamente o que seu negócio deseja.

Além disso, ter um relacionamento próximo com os clientes faz com que eles indiquem a sua empresa com mais facilidade. O marketing boca a boca é parte importante na conquista de consumidores. Especialmente em cidades pequenas.

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Pouca rotatividade de funcionários

Em cidades pequenas, o relacionamento com os funcionários também é mais próximo. Por isso, é provável que ele trabalhe com você por anos.

Além disso, a pouca rotatividade na empresa traz uma série de benefícios. Seja com menos custos devido ao encerramento de contratos, conhecimento dos trabalhadores sobre os processos da empresa e a eficácia do trabalho de cada um.

Qualidade de vida

Cidades do interior não costumam ter trânsito pesado, nem muita poluição do ar. Geralmente, os locais também são mais próximos, o que requer menos tempo para chegar à empresa.

Portanto, fatores assim aumentam a qualidade de vida do empreendedor e funcionários. Afinal, sobra mais tempo para o lazer, ficar com a família, e o estresse no dia a dia tende a ser menor.

Exclusividade territorial na franquia para cidade pequena

Se sua opção for por abrir uma franquia no interior, você provavelmente vai contar com exclusividade territorial. Ou seja, a garantia que nenhuma outra unidade da marca será aberta em sua região.

Dessa forma, você não terá que competir com alguém que oferece exatamente o mesmo que você. Algo interessante para atrair e fidelizar clientes.

Modelo de negócio da franquia

Como citamos anteriormente, ao abrir uma franquia, o empreendedor recebe o plano do negócio. Ou seja, todo o planejamento de como atuar com a marca, oferecendo os produtos e serviços padronizados pela franquia.

O plano de negócio de uma franquia já foi testado em outras unidades. Isso significa que ele já terá sido corrigido e que hoje as chances de sucesso serão bem maiores. Os resultados de uma franquia são mais rápidos do que abrir um negócio do zero.

Aliás, o modelo de franquia também influencia na mortalidade dos empresas. A cada 100 franquias, apenas 5 fecham antes de completar dois anos de operação. Já para empresas do zero, essa proporção é de 23 negócios a cada 100.

Logo, as franquias são negócios mais seguros e com maiores chances de sucesso. Mas é preciso saber escolher uma boa franquia para investir.

Documentações garantem a segurança da franquia

A franquia ideal é aquela que, primeiro, atua no setor pelo qual você se interessa e tem maior afinidade. Portanto, é preciso que você goste do trabalho que vai realizar. Assim, será mais simples manter seu entusiasmo em investir tempo e dinheiro na empresa.

Ao mesmo tempo, é essencial que a marca apresente uma COF completa. A COF é a Circular de Oferta de Franquia, documento que traz todas as informações sobre a marca.

Ao mesmo tempo, existe uma legislação que regulamenta todo o processo: a Lei de Franquias. Esta Lei determina algumas informações básicas que precisam aparecer no documento. Se a marca que você se interessou deixa algum dado de fora, ela pode não ser tão confiável. Afinal, por quê omitir informações?

Por isso, lembre-se de pesquisar o que os consumidores acham da marca. É importante que as opiniões sobre o negócio sejam, em sua maioria, boas. Assim, quando novos consumidores pesquisarem sobre a empresa, eles serão atraídos para a unidade.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Melhores opções de franquia para cidade pequena

Agora que você já sabe as vantagens de abrir um negócio no interior, é hora de conhecer opções de franquia para cidade pequena que podem ter um ótimo faturamento e rentabilidade.

Alguns segmentos de negócio têm bons resultados em pequenos municípios, como os ramos de alimentação, educação, limpeza, beleza e saúde.

Abaixo, nós apresentamos franquias baratas destes e outros setores. Avalie bem as opções e converse com as franqueadoras. Juntos, vocês poderão avaliar se a empresa é mesmo uma boa opção para a sua localidade.

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Como escolher o melhor negócio lucrativo para cidade pequena?

Vemos uma mulher com blusa branca utilizando um computador. Ela está sentada à mesa. Vemos também um celular e uma caneca preta (imagem ilustrativa). Texto: franquia para cidade pequena.
Pesquisar é algo fundamental na hora de escolher um franquia para investir.

Ao abrir uma franquia para cidade pequena, o empresário precisa tomar certos cuidados para que seu investimento realmente seja adequado àquele local, e que seu negócio tenha clientes em potencial para gerar lucros.

Sendo assim, o primeiro passo é preparar uma pesquisa de mercado e até mesmo de geomarketing para descobrir se aquele negócio pode ter sucesso na cidade escolhida.

Mesmo que você esteja investindo em uma marca bem conceituada, é preciso saber se o público local irá aceitá-la, ou seja, se existe demanda para aquele tipo de produto ou serviço. É interessante ter essas informações de antemão.

Desse modo, é recomendado fazer uma pesquisa na região antes de dar continuidade ao processo de contratação da franquia.

Outro ponto que deve ser observado é se o tipo de franquia, e o seu segmento, realmente combinam com o seu perfil empreendedor.

Por mais que você esteja em busca de um negócio lucrativo, é preciso ter em mente que, ao se tornar um franqueado, tal atividade será parte constante da sua vida. Logo, é preciso trabalhar com algo que você se identifica.

Já imaginou passar boas horas do seu dia administrando um negócio, resolvendo todos os tipos de problema, se você não gosta do que está fazendo? Muito frustrante, não é mesmo?

Por isso, ao decidir investir em uma franquia, escolha alguma que realmente faça sentido para você como profissional. Afinal, você não só estará investindo seu dinheiro, como também seu tempo e dedicação.

Por fim, avalie todos os detalhes e faça pesquisas rigorosas para realizar seu investimento com o máximo de segurança.

Perfil do franqueado de sucesso com franquia para cidade pequena

De maneira geral, o ideal é que o franqueado seja capaz de se dedicar a todos os treinamentos necessários para aprender a conduzir o negócio. Ou seja, uma pessoa disposta a aprender todos os métodos praticados pela marca.

Além disso, o franqueado também precisa se dedicar à organização e administração do negócio, tomando todos os cuidados com a parte financeira e funcional da unidade.

Contudo, um fator muito importante que deve ser levado em consideração em uma franquia para cidade pequena, é a capacidade de relacionamento do franqueado e seus clientes.

Isso acontece, pois em cidades menores a população tende a ter um comportamento, em geral, mais estreito e amigável. Ou seja, pautado em conversas diárias, algo que, na correria dos grandes centros urbanos, nem sempre é possível.

Sendo assim, aproveite essa característica local e crie um relacionamento próximo com os clientes. Isso pode ser algo fundamental para que sua franquia se desenvolva.

Da mesma forma, o franqueado precisa ter paciência e estar financeiramente pronto para enfrentar possíveis resistências. Isso porque, em cidades menores, uma nova marca pode despertar certa insegurança no público num primeiro momento.

É por isso que, até se estabelecer e obter o retorno esperado, é essencial se planejar financeiramente, ter paciência e a persistência para ir conquistando o público aos poucos.

Então, quer conhecer mais franquias de sucesso para abrir em uma cidade pequena? Acompanhe o vídeo abaixo!

Agora você já sabe como pode ser interessante abrir uma franquia para cidade pequena. Mas para descobrir o que considerar na hora de escolher uma franquia, leia agora nosso artigo.

Se preferir, você pode contar com a nossa consultoria gratuita. Por meio dela, profissionais experientes poderão lhe ajudar a encontrar a marca certa. Acesse henriquemol.com.br

*Informações publicadas em Setembro/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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