Como começar uma franquia com segurança e sem o risco de quebrar

Por
em
Imagem de uma mulher sentada em frente um computador. Imagem ilustrativa texto começar uma franquia com segurança.
Advertisement

Para começar uma franquia com segurança, o empreendedor deve estar atento aos passos deste processo, que vão desde a escolha da marca até o trabalho no dia a dia. Por isso, fique ligado nas nossas dicas que trazemos aqui.

A melhora na economia traz a esperança para o setor de franquias e é um bom sinal para quem deseja empreender neste tipo de negócio. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) projeta um aumento de 9% no faturamento do setor em 2021.

Dessa forma, falaremos aqui sobre alguns cuidados que você deve ter para abrir uma franquia e conseguir aproveitar de forma segura as projeções otimistas para o mercado de franchising.

Dicas para começar uma franquia com segurança

Empreender é um processo arriscado, pois muitos fatores podem influenciar no sucesso ou no fracasso do negócio. Por isso, ao abrir a própria empresa é essencial se preparar e analisar bem todas as variáveis.

Os modelos de negócio de franquia permitem que o empreendedor pule algumas etapas neste processo, pois ele investe em uma marca com uma estrutura preestabelecida.

Porém, antes de se tornar um franqueado é preciso avaliar bem diversos detalhes do negócio. Logo, separamos aqui algumas dicas para lhe ajudar a começar uma franquia com segurança. Confira!

Escolha a melhor marca

O primeiro passo para quem deseja abrir uma franquia é escolher a marca na qual investir. Neste início, é preciso que o empreendedor escolha a melhor empresa. Nesse sentido, é preciso buscar marcas consolidadas no mercado, que possam dar uma segurança maior ao franqueado por conta de sua expertise.

Da mesma forma, uma franquia que tenha um mercado consumidor em potencial atrativo, que possa ser trabalhado em diferentes regiões e épocas do ano.

Enfim, a marca escolhida pode ser um início promissor para o processo de empreendedorismo no mercado de franchising e mais a frente falaremos mais sobre os pontos a serem analisados nesta escolha.

Antes de mais dicas, veja o vídeo abaixo com alguns cuidados para não cair em golpes de franquias de são “furadas”.

Estude bem o modelo de negócio

Advertisement

Conforme falamos, o modelo de franquia é bem atrativo e auxilia bastante no processo de iniciar um negócio próprio. Porém, o empreendedor deve conhecer bem onde está investindo.

Nesse sentido, estudar como funciona uma franquia, entender como é o negócio, sua implementação, o dia a dia e custos do empreendimento.

Por exemplo, analisar a Circular de Oferta de Franquia (COF) da marca. Este documento traz detalhes do negócio, como valor de investimento, como é o trabalho do franqueado e os suportes oferecidos pela franqueadora.

Além disso, entender que a franquia trabalha com uma padronização que o franqueado deve seguir. Ou seja, ele não possui ampla liberdade de fazer o que quiser em sua unidade, e é preciso compreender isso antes de fechar com uma franquia.

Enfim, munido destas e outras informações, o empreendedor poderá escolher com maior segurança a franquia na qual irá investir e buscar o seu sonho de sucesso no franchising.

Se prepare para gerir

Além de estudar bem o modelo de negócio, é importante também que o empreendedor se prepare de diversas outras maneiras.

Por exemplo, busque informações e bases sobre gestão do negócio, pois ao entender mais sobre a dinâmica da administração você estará mais preparado para os enfrentar os obstáculos do empreendedorismo.

Do mesmo modo, estude sobre formas de atendimento, como cativar os clientes, como realizar o marketing do negócio e como lidar melhor com seus colaboradores e ser um líder.

Nesse sentido, a internet e outros meios possuem fácil acesso a vídeos, livros, cursos para entender melhor sobre a rotina de um negócio e como ser um empresário melhor.

Enfim, mesmo que, com o modelo de franquia este trabalho seja facilitado, por conta dos treinamentos e suportes da franqueadora, o franqueado é o grande responsável pela gestão do negócio no dia a dia e deve estar preparado para isso.

Imagem de uma mulher sentada em uma cadeira de escritório em frente um computador. Imagem ilustrativa texto começar uma franquia com segurança.
O empreendedor deve buscar conhecimento para lidar de forma eficiente e sólida com o negócio.

O que analisar antes de comprar uma franquia?

Para começar uma franquia com segurança, o empreendedor precisa analisar diversos aspectos deste negócio, como falamos anteriormente.

Nesse sentido, alguns detalhes não podem passar despercebidos, e são etapas importantes para que o empreendedor possa fazer a escolha certa da franquia.

Seu perfil empreendedor

Entender aquilo com o que você trabalha é essencial para direcionar a sua escolha da franquia. É preciso buscar um tipo de negócio que se encaixe às suas características pessoais.

Nesse sentido, um empreendedor mais tímido deve evitar negócios com necessidade de atendimento direto ao cliente. Por outro lado, se é uma pessoa mais comunicativa, as vendas devem ser uma boa opção.

Do mesmo modo, avaliar com o que você gosta de trabalhar, aquilo que lhe trará mais satisfação e que será um atrativo a mais para se dedicar ao longo dos seus dias.

Ainda, investir em um negócio que se encaixe ao seu perfil é importante para que o trabalho seja mais prazeroso e você se sinta atraído a buscar mais e mais conhecimentos sobre ele.

Mercado da franquia

Um ponto a se considerar para começar uma franquia com segurança é investir em mercados sólidos, com bons números ou potencial para crescimento.

Estudar o mercado da franquia é como buscar um terreno fértil para plantar uma semente. Em um solo rico em nutrientes é mais fácil que ela floresça. O mesmo acontece com um negócio, que precisa de consumidores para crescer.

Dessa forma, é bom o empreendedor avaliar se o mercado da franquia está em alta, seja de forma geral ou na sua região de atuação. Então, se os produtos ou serviços ofertados possuem público, ou se estão cada vez mais em desuso e sendo ultrapassados pelas inovações.

Deve-se levar em consideração tudo isso para que possa investir em uma franquia que encontre um mercado consumidor atrativo e com potencial para gerar o lucro necessário ao empreendedor.

Imagem de uma mulher na rua segurando um copo e falando ao telefone. Imagem ilustrativa texto começar uma franquia com segurança.
Faça uma pesquisa em sua região para conhecer bem os negócios que atuam nela.

Mercado local da sua cidade

Assim como citamos, para plantar uma semente é preciso um solo rico em nutrientes. E este solo para o seu empreendimento é o mercado local da sua cidade.

Portanto, analise se a sua região possui uma boa quantidade de seu público-alvo, para que sua franquia possa trabalhar a captação destes clientes.

Além disso, avaliar se a região conta com muitos concorrentes, que poderão roubar parte de seus clientes em potencial. Isso é um diferencial, pois ser uma novidade no local é um atrativo a mais para o sucesso do negócio.

Suportes da franqueadora

Um ponto importante que o empreendedor deve avaliar para começar uma franquia com segurança é o suporte dado pela franqueadora.

É comum neste modelo de negócio a franqueadora oferecer a seus novos franqueados treinamentos para que eles conheçam a operação da franquia, a forma de atendimento, gestão e como funciona o mercado.

Do mesmo modo, a franqueadora orienta para a escolha do melhor local para a nova unidade e como realizar o marketing de divulgação. Nesse sentido, o empreendedor deve analisar se a franqueadora oferece estes suportes e se eles são eficientes para auxiliar o empreendedor no desenvolvimento do negócio.

Se a franqueadora orienta de perto seus outros franqueados é uma garantia a mais de segurança para que o empreendedor siga um bom caminho com a sua unidade e com mais segurança.

Reputação da marca

Ao avaliar a marca, além de observar quais são os suportes oferecidos por ela, é também interessante analisar a sua reputação.

Por exemplo, se a franquia possui uma boa avaliação junto a seus consumidores, se eles estão satisfeitos com os produtos ou serviços da marca.

Do mesmo modo, conversar com os outros franqueados da marca para saber deles os detalhes do dia a dia. Nesse sentido, se a lucratividade é perto do que é prometido pela franqueadora, se os suportes são oferecidos e se o negócio é realmente atrativo.

Enfim, entender se a marca se posiciona bem no mercado e dessa forma, conseguir começar uma franquia com segurança. Então, se você quer ganhar dinheiro com o seu negócio, clique no botão abaixo.

Advertisement
Advertisement