O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Segmento: Moda » Como abrir franquia loja de roupa? Veja o passo a passo

Como abrir franquia loja de roupa? Veja o passo a passo

Sumário

Anda pensando em como abrir uma franquia de loja de roupa? Quer saber mais sobre o mercado e qual o passo a passo na hora de investir? Leia nesse texto todas as informações que você precisa saber a respeito desse mercado!

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), indicam que o segmento de moda está entre os que possuem mais faturamento. Só no segundo semestre de 2022 foram quase R$ 5 bilhões. Isso reforça que as franquias do setor estão estáveis no mercado.

O segmento de moda e vestuário está entre os que mais crescem no setor de franquias e continua ganhando espaço. São diversas opções que se transformam em ótimos negócios.

Ao longo desse texto vamos mostrar as vantagens de abrir uma franquia de loja de roupa e por que investir nesse setor que demonstra o quanto é promissor. Acompanhe!

Clique, conheça e compare FRANQUIAS DE MODA. Acesse!

Mercado têxtil

O mercado têxtil no Brasil é considerado o quinto maior em produção de indústria e corresponde a 2,4% da produção mundial, sendo 2,6% de vestuário. As informações são da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT).

Ainda de acordo com a ABIT, houve um crescimento de 8,3% na manufatura têxtil e de 23% no setor de vestuário em 2021. Já a produção de insumos têxteis aumentou 12,1% e a das confecções, 15,1%.

Nesse sentido, no franchising o momento também é bom. No primeiro semestre de 2022 teve um crescimento de 14,7% no faturamento em relação ao mesmo período de 2021. Cresceu mais de 13% em relação ao número de unidade.

Assim, considerando os dados apresentados, podemos concluir que abrir uma franquia de loja de roupa e moda têxtil tem grande potencial de crescimento e consumo. Além de ser uma ótima opção para quem busca investir no segmento.

Perfil do franqueado

Para se tornar um franqueado de loja de roupa você precisa analisar algumas questões importantes, entre elas o seu gosto pelo setor.  

Dessa forma, se tiver o perfil para investir nesse ramo, algumas perguntas podem ajudá-lo a compreender melhor como será o trabalho em uma franquia de loja de roupas. Veja.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Você gosta de trabalhar com moda?

Gostar do ramo é fundamental, pois se tornando um franqueado será preciso dedicar boa parte do seu tempo se empenhando nos cuidados da franquia. Inclusive, no atendimento aos clientes e na gestão de funcionários além das vendas.

Você tem experiência com moda ou loja de roupas?

Se tratando de franquias, não é necessário ter experiência, mas será interessante caso já tenha tido uma vivência nesse setor. Caso contrário, as orientações da franqueadora serão fundamentais para auxiliar nesse dia a dia.

Qual sua expectativa de lucro com esta franquia de roupas?

Analise bem o que espera após abrir uma franquia de loja de roupa e entenda que tudo isso vai depender de como você se comporta no mercado.

Do mesmo modo, avalie as expectativas de lucro previstas no plano de negócios da rede.

A franquia em questão tem um lucro médio compatível com o que você procura?

Estude, por meio de pesquisas, qual lucro médio é possível obter no empreendimento, se está dentro da sua expectativa e do seu potencial de empreendedor.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

O valor total do investimento está dentro do que você tem para investir?

Confirme antes a sua capacidade financeira. Pense sempre que os gastos não se resumem apenas no capital de investimento, mas fundamentalmente no capital de giro. Ele é necessário para manter a franquia pelo menos nos primeiros meses. Então, veja a seguir o que você precisa saber antes de abrir uma franquia de loja de roupa.

O que um candidato que deseja abrir uma franquia de loja de roupa precisa saber?

Um dos motivos que fazem os empreendedores abrirem uma franquia de loja de roupa é o suporte e a elaboração de plano de negócio já definido.

Assim, talvez seja a principal vantagem das franquias. Outros pontos importantes que devem ser analisados pelo candidato são:

Verificar a reputação da marca e do franqueador

Pesquisar bem sobre a marca e a empresa por trás da franquia é um ponto fundamental para quem busca empreender. Por meio da circular de oferta de franquia (COF) é possível buscar por outros franqueados da marca.

Do mesmo modo, conhecer outros franqueados é a melhor forma de saber como está sendo prestado o acompanhamento do franqueador.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Uma dica importante é questionar sem que ele perceba que o seu interesse é de ser um franqueado também, para que isso não influencie na resposta.

Compreender sobre números e retorno de investimento

Outro ponto que deve ser bem analisado está relacionado aos números, quais são as previsões de retorno de investimento, mais conhecido como ROI.  

Essa é a métrica utilizada pelos investidores para calcular o andamento e a previsão de futuro do investimento realizado. Nesse sentido, ele calcula quanto o investidor ganhou ou perdeu em relação aos valores que foram aplicados no negócio.

O que está sendo apresentado é realmente possível de ser realizado?

Nada cai do céu, não é verdade? Por isso mesmo algumas ações são previsíveis e outras nem tanto.

Assim, preste bastante atenção nas propostas que são oferecidas na franquia e analise se são realmente possíveis. Esse momento é o de ter certeza daquilo que vai ser oferecido.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Verificar o que a franqueadora oferece em termos de suporte ao empreendedor

Do mesmo modo que o tópico anterior, o suporte da franqueadora deve oferecer tudo aquilo que foi proposto na COF, em breve vamos entrar em mais detalhes sobre ela.

É  justamente nesse momento que você vai analisar os pontos favoráveis no modelo escolhido.

Normalmente as franqueadoras auxiliam desde o momento da implantação do negócio até a avaliação de desempenho da franquia. Portanto, opte por aquela que esteja mais alinhada com o seu objetivo de acompanhamento.

Como lucrar com franquia de loja de roupa

Já sabemos que o mercado de moda e vestuário é bem atrativo. Além de ter a capacidade de alcançar vários patamares do varejo e ter um grande potencial de atração para os consumidores.

O setor de vestuário no Brasil chegou a um faturamento de R$ 208 bilhões. Isso segundo a estimativa do economista Fábio Bentes, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). 

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Tamanha potencialidade pode ser reforçada por escolhas que possuem fabricação própria. Assim, garantam um preço mais competitivo no mercado concorrente, oferecendo condições diferenciadas.

Outro ponto importante é evitar o excesso de estoque de mercadorias, assim o capital de giro não fica paralisado. No que diz respeito ao apoio da franqueadora, o auxilio evita gastos desnecessários que podem ser usados para outras oportunidades.

Essa gestão de estoque é fundamental para sempre apresentar variedade aos clientes. Melhor ainda, evita de ficar com dinheiro parado sem necessidade.

Ampliar a divulgação da marca por meio do suporte de marketing é outras maneiras de atrair o publico. O ambiente digital é fundamental na divulgação das empresas.

Dessa forma, é possível alcançar bons resultados aproveitando melhor os rendimentos e uma boa lucratividade. Logo, recorrer a uma franquia é uma alternativa mais conveniente e eficaz para alcançar maior lucratividade.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

A principal característica que um empreendedor desse setor necessita é a capacidade de vender. Assim, tenha em mente que conquistar seus clientes é essencial, por isso invista no treinamento dos colaboradores e nos cuidados com o atendimento de sua franquia.

Segmentos das franquias de loja de roupa

Antes de mais nada é preciso segmentar as opções de negócios de franquias de lojas de roupas. Dessa forma, você, enquanto empreendedor, escolhe o segmento que mais possa ser atrativo para o seu desempenho.

Existem modelos específicos ou que tenham uma possibilidade mais ampliada como se vê em lojas de departamento. Porém, essas têm um custo bem mais elevado.

Nesse sentido, talvez a opção para um investimento mais enxuto no inicio seja mesmo a segmentação. Assim, trouxemos aqui os setores de moda em que é possível investir.

Moda íntima

Além da variedade de peças encontradas no setor de moda íntima ele atende a todos os públicos, masculino, feminino e infantil.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA SULTS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

É um bom mercado, pois possibilita alcançar bons resultados, visto que o tipo de produto pode ser considerado essencial. Afinal, peça íntima é um produto que faz parte do dia a dia de todas as pessoas. Não é um produto que necessita de sazonalidade.

Roupas femininas

Roupas femininas também são uma ótima opção para quem deseja empreender. Assim, têm um potencial de variedade de peças bem amplo e podem oferecer oportunidades de venda por meio das tendências de mercado. Sobretudo pela internet.

Roupas Masculinas

Franquias especializadas no público masculino oferecem mais opções. Assim, maior liberdade para os homens que buscam um ambiente exclusivo com maior variedade de peças. Diferente do que se vê em lojas convencionais.

Roupa Infantil

O consumo de roupas infantis é um dos que mais tem saída. Segundo dados da ABIT, o mercado de moda infantil cresce cerca de 6% ao ano. Nesse cenário as franquias de moda infantil têm uma ampla visão de oportunidade. 

Dessa forma, com um público que varia de zero a 16 anos a variedade de produtos e consumo alcança bons números.

Plus Size

O mercado Plus Size tem crescido cada vez mais e ganhado espaço, quem pretende investir nesse nicho tem oportunidade de se destacar.

Segundo a Associação Brasileira do Vestuário (Abravest), o mercado de moda plus size registrou um movimento de 7 bilhões de reais no Brasil em 2021.

Passo a passo de como abrir uma franquia de loja de roupa

Após a definição do tipo de negócio do qual deseja investir é necessário realizar o contato com a franqueadora e seguir o passo a passo para se tornar um franqueado.

Dessa forma, acompanhe abaixo a sequência de ações das quais você deve tomar nesse momento.

Faça o cadastro

Primeiramente, você precisa entrar em contato com a franqueadora. Deve deixar seus dados por meio de um formulário de cadastro onde serão solicitados dados como telefone, nome e e-mail.

Esse primeiro contato é para que logo em seguida você receba uma ligação para confirmar o seu interesse no investimento.

Primeiro contato

O próximo passo é uma entrevista com a franqueadora. Nesse momento você já foi contatado e conversou com um consultor para saber mais sobre o negócio. Se chegou nessa fase é porque já definiram os objetivos e confirmaram interesses.

É nesse momento que a franqueadora apresenta toda a sua estrutura interna e capacidade de franquear. Aproveite e tire todas as suas dúvidas.

Estudo da COF

Falamos da COF acima de forma bem superficial, quer saber mais o que significa a Circular de Oferta de Franquia? Esse é um documento muito importante que assegura todas as informações sobre o empreendimento e suas normas, taxas e procedimentos.

Ele funciona como um pré-contrato com todas as informações que lá na frente serão reafirmadas. Você precisa de no mínimo dez dias para analisar as informações para dar continuidade ao processo.

Taxa de Franquia

Após a leitura da COF e a confirmação do investimento, é chegado o momento de pagar a taxa de franquia. A taxa de franquia vai variar de acordo com o tipo e o modelo de negócio do qual será investido.

Assinatura do Contrato

Taxa de franquia é paga é o momento da assinatura do contrato definitivo. A partir desse momento já podemos chamá-lo de franqueado.

Dessa forma, como franqueado, chega o momento de buscar o ponto ideal, registrar o empreendimento abrindo o seu CNPJ.

Abertura do negócio

O objetivo é de que seja um local com as características ideias de venda. Por meio de um estudo de viabilidade é dado início nos processos de abertura da franquia.

Dessa forma, percebeu como escolher por uma franquia de loja de roupa é uma atitude mais segura e confiável.

Enfim, além de oferecer toda a estrutura que você necessita nesse momento, você pode contar com a franqueadora durante todo processo.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Opções de franquia de loja de roupa

Agora que você já sabe como abrir uma franquia de loja de roupa, precisa conhecer algumas opções baseadas nos segmentos que mostramos ao longo desse texto.

Caso tenha se identificado com algum segmento que trouxemos até aqui, trouxemos algumas opções que podem ajudar a escolher a melhor franqueadora para o seu perfil.

[raio_x_esf]

Gostou das opções e segmentos que trouxemos nesse artigo? Viu como o ambiente é promissor e pode favorecer o seu potencial de empreender? Então não perca a oportunidade e invista em um negócio de sucesso no franchising!

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje