Muitos empreendedores estão pensando em como abrir o próprio negócio e buscar alternativas para ter uma boa renda sem depender de patrão. Aqui traremos algumas dicas para lhe orientar nesta caminhada.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) prevê que o número de desempregados no Brasil deve ficar próximo dos 10 milhões em 2023. É um número de pessoas para as quais montar um negócio pode oferecer a solução mais atrativa e viável.
No entanto, não é simples abrir uma empresa. Para ajudar você, trouxemos aqui algumas informações que podem ser úteis para quem deseja se aventurar no empreendedorismo.
Que tipo de negócio abrir?
Antes de saber como abrir o próprio negócio, você deve fazer uma autoanálise para saber qual tipo de empreendimento se adéqua melhor ao seu perfil.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Alguns investidores gostam mais de trabalhar com pessoas, mais próximos dos clientes, outros são menos comunicativos e mais tímidos. Dessa forma, o empreendedor deve saber identificar em qual modelo de negócio melhor se encaixa o seu perfil.
Do mesmo modo, é preciso conhecer seu mercado de trabalho e região, para analisar o seu público. Saber as preferências do local, as deficiências entre os concorrentes e se há espaço para crescimento.
É essencial também se organizar, buscar ter uma rotina, bem como planejamento e estratégias. Além disso, reúna o máximo de informações sobre o mercado e sobre o negócio em si que você deseja.
Busque também ter um diferencial e, para isso, ter o entendimento do mercado ajuda a identificar as necessidades e a saná-las. Isso é uma forma de agregar valor ao negócio e ser atrativo para os clientes.
Assim, tomando como base estas e outras informações, bem como um segmento adequado ao seu perfil, fica mais fácil decidir como abrir o próprio negócio.
9 ideias para abrir o próprio negócio
Mesmo dentro de um perfil empreendedor, as possibilidades de ideias de negócios são inúmeras. Seja uma loja virtual ou venda de serviços de porta em porta, as opções não param.
Contudo, é importante pesquisar bem sobre o mercado, bem como entender como é o público-alvo. Entenda para quem você vai vender para que possa chegar neste cliente com mais eficiência e atendê-lo melhor.
Do mesmo modo, todo negócio exige uma formalização, que vai desde a abertura da empresa, parte contábil bem como eventuais alvarás de loja. Isso vai depender do formato e estrutura do negócio.
A depender do tamanho do negócio, o formato de Microempreendedor Individual (MEI) pode atender aos seus objetivos. Porém, existem outros tipos de empresas que você pode optar.
Estas questões burocráticas não podem ser deixadas de lado, para que sua empresa possa caminhar da maneira correta. E assim, ter acesso a empréstimos e outros pontos que podem ser interessantes para o desenvolvimento do negócio.
Para auxiliar, trouxemos algumas ideias que estão em alta, seja pelo momento econômico, ou seja pela solidez do mercado. Com isso, você terá informações para ajudar a dar o primeiro passo no empreendedorismo.
1. Aulas particulares de reforço
O mercado de aulas particulares está em grande expansão na atualidade. E esse crescimento podemos creditar principalmente a dois fenômenos.
Primeiramente, cada vez mais os pais estão com menos tempo ou paciência para lidar com as atividades escolares dos filhos. Isso é resultado da rotina corrida das famílias no dia a dia. Sem se esquecer, é claro, da falta de paciência ou traquejo dos pais para lidar com a educação dos filhos.
Em segundo lugar, as escolas estão cada vez mais exigentes com os alunos. Estes, muitas vezes, ou precisam da ajuda dos pais ou de aulas de reforço para dar conta de tantas matérias.
Dessa forma, este nicho de mercado pode ser uma ótima opção para quem já possui alguma experiência no assunto, bem como a formação necessária para isso. Inclusive, por ser uma forma de ter flexibilidade de horário e pouco investimento para abrir o negócio.
2. Serviços de beleza delivery
O mercado de beleza vem ganhando destaque nos últimos anos, principalmente por ter se aberto ao público masculino. Assim, deixou de ser um serviço exclusivamente para mulheres, diversificando seus produtos e tratamentos.
Do mesmo modo, os modelos em delivery são ideais para quem não possui muito capital para investir em um ponto comercial. Além do mais, é bom para o perfil do empreendedor que gosta de variar a rotina de trabalho.
Inclusive, este atendimento se adéqua às necessidades dos clientes que não querem se deslocar pelo trânsito para buscar o serviço.
É possível oferecer principalmente serviços de tratamentos estéticos, como corte de cabelo, hidratação, unhas e maquiagem. Além disso, a venda de produtos se insere nas possibilidades deste nicho de mercado.
Assim, ao analisar como abrir o próprio negócio de beleza delivery, você consegue aliar a qualidade de serviço e produto, com a comodidade do atendimento em casa.
3. Loja virtual sem estoque
Com este modelo de negócio, é possível ter uma grande empresa na própria casa. O empreendedor pode ser um intermediador entre quem produz os produtos e o cliente final.
Assim, ele poderá ter uma loja virtual sem ter que investir no estoque. Com isso, o investimento para abrir o próprio negócio pode ser bem baixo e lucrativo.
Para este tipo de empreendimento, o investidor deve ter um perfil de vendedor, dinâmico, comunicativo. Assim, deve investir em marketing para ter sucesso no negócio.
São variadas as opções de empresas que buscam colaboradores para este mercado, ampliando vendas, principalmente chegando até as cidades menores.
Do mesmo modo, é um tipo de negócio mais seguro, com menores chances de prejuízo. Afinal, não é necessário investimento em estoque, que pode ficar encalhado por um tempo.
Por outro lado, o empreendedor deve analisar a taxa de lucro para ver se vale a pena e se ela está adequada às suas pretensões no médio e longo prazo. Por isso, tudo deve passar por uma autoanálise do investidor antes de pensar em como abrir o próprio negócio.
4. Marmitas e comida congelada
Os brasileiros que não têm oportunidade de cozinhar são um público cada vez maior a se explorar. E que ainda, ao mesmo tempo, buscam pratos mais saudáveis a um preço acessível.
Para aproveitar este mercado o empreendedor deve ter um perfil bem específico. Deve saber cozinhar ou contratar alguém que saiba, para oferecer um produto de qualidade diferenciada.
Do mesmo modo, pode optar por fazer a intermediação entre quem produz e quem consome e, dessa forma, deve investir na captação de clientes.
Neste mercado, as redes sociais podem ser um diferencial para divulgação do negócio, bem como para parcerias com comércios ou empresas.
Dentro deste nicho de mercado, as comidas saudáveis e fitness estão tomando conta do grande público. As pessoas, mesmo sem tempo para cozinhar, buscam um tipo de comida mais light, com melhor qualidade.
Da mesma forma, o público de academia também é um nicho que não se deve ignorar. Eles consomem um tipo de alimentação mais específico, mas costumam investir no que comem.
5. Atendimento para Marketing Digital
As formas mais eficientes de divulgar marcas, produtos e serviços estão nos meios digitais. E este mercado está em grande crescimento, com cada vez mais pessoas buscando este tipo de serviço.
Se você está pensando em abrir o próprio negócio e gosta da área tecnológica, de redes sociais e internet, leve em consideração este nicho de mercado. Mesmo as menores empresas devem buscar estes serviços para ganhar público em meio a era digital.
É um empreendimento com pouco investimento e amplo mercado consumidor. Seja para capitais, bem como para cidades menores do interior. Dessa forma, com um computador, telefone celular e conhecimento das melhores técnicas, já dá para ganhar dinheiro.
O uso eficiente do marketing digital faz grande diferença para captar clientes, e este serviço pode ser para todos os tipos de empresa.
Dessa forma, se você está antenado com as novidades do Instagram, TikTok, entre outros aplicativos, este pode ser o mercado ideal para investir. Com isso, pode ter o seu próprio negócio.
6. Presentes customizados
As pessoas querem ser diferentes, serem lembradas de forma especial. Por isso, o mercado de presentes customizados é uma ótima opção para quem busca como abrir o próprio negócio.
Este empreendimento possui diversos modelos de negócio para serem implementados. Assim, pode ser uma empresa com mais investimento, com loja física e funcionários, bem como um modelo home base, mais enxuto.
Do mesmo modo, os produtos a se oferecer são os mais variados, como canecas, porta-retratos, almofadas, entre outros. O empreendedor pode optar por se especializar em menos produtos com maior inovação ou aumentar a quantidade de itens vendidos.
Assim, ele pode criar cada vez mais opções para os clientes. Para isso, deve ter um perfil empreendedor para buscar novos rumos para o negócio no dia a dia e oferecer constantes novidades.
7. Brechó de roupas e sapatos
O segmento de moda é sempre bem movimentado para quem deseja ter o seu próprio negócio. São várias possibilidades de investimento, entre elas a abertura de um brechó de roupas e sapatos.
Este nicho de mercado é bastante procurado por empresários que não possuem tanto capital para investir, mas que buscam um negócio lucrativo.
Do mesmo modo, o empreendedor pode fazer a venda destes itens pela internet, sem ter loja física. Bem como pode usar um espaço da sua casa, como uma venda de garagem.
Com a crise econômica este mercado deve ter ainda maior crescimento, tendo em vista que as pessoas buscarão soluções mais baratas para consumir.
Do mesmo modo, o reaproveitamento de roupas usadas é também uma tendência ecológica. Isso diminui o desperdício e promove um consumo mais consciente. E é bem possível para o empresário aproveitar este movimento em 2021 sem investir tanto.
8. Serviço de lava-jato
Os serviços automotivos são um mercado interessante, principalmente para o empreendedor que gosta de carros ou que possui alguma experiência neste setor.
E um dos serviços de maior destaque são os lava-jatos, e uma excelente forma para quem pensa em como abrir o próprio negócio.
A limpeza automotiva é um cuidado que pode ser oferecido na casa do cliente ou em um lugar próprio. Da mesma forma, o empreendedor ainda pode oferecer outros cuidados para o carro além da lavagem externa. Por exemplo, enceramento, polimento e descontaminação de pintura.
Além disso, o investidor pode buscar parcerias com estacionamentos, empresas, entre outros locais para difundir o negócio e angariar clientela.
No entanto, o empresário deve ficar atento à qualidade dos produtos que utiliza e dos serviços que oferece. Isso porque existem diversos lava-jatos espalhados pelas cidades e ele precisa ter um diferencial para cativar a clientela, que costuma ser bastante exigente.
Dessa forma, deve estar sempre atento às novidades do mercado, que sempre lança produtos de alta tecnologia, que facilitam o trabalho e melhoram os resultados.
9. Consultoria de viagens
O mercado de turismo deve retomar suas atividades com todo o vapor após a normalização da circulação de pessoas pós pandemia do novo coronavírus.
Assim, este mercado de consultoria de viagens pode ser uma excelente ideia para começar o próprio negócio.
Ademais, ele possui modelos de negócio variados, como home office ou loja. Isto pode ajudar na adaptação dos mais variados tipos de perfil de empreendedor.
Do mesmo modo, este mercado exige um pouco de conhecimento prévio para que o investidor tenha sucesso. Ou ao menos um perfil comunicativo e proativo para captação de clientes.
Para quem já possui experiência no ramo, é uma ótima opção para abrir um pequeno negócio sem muito investimento em infraestrutura e funcionários.
Por outro lado, para os mais ambiciosos ou com mais capital para investir, as lojas de consultoria de viagens em shoppings são excelentes negócios e com boa lucratividade. Ficou interessado? Então, veja a seguir excelentes opções para como abrir o próprio negócio.
Conheça a opção de franquias para abrir seu próprio negócio!
Como pode ver, são inúmeras as opções para quem está pensando em como abrir o próprio negócio. Com nichos de mercado diferenciados e com amplo espaço a ser explorado.
Todas as ideias apresentadas acima e outras várias podem ser iniciadas com uma franquia. Este modelo de negócio pode facilitar o processo para o empreendedor menos experiente ou com menor capital para investir.
Existem franquias para todos os tipos de empreendedores. As que possuem modelo home office e exigem menor investimento inicial e aquelas voltadas para grandes lojas em shopping.
Cabe ao empreendedor analisar o seu próprio perfil e ver qual franquia se adapta melhor ao jeito de trabalhar, suas necessidades e ambições. E depois você terá acesso à Circular de Oferta de Franquia (COF).
Abrir uma franquia é bem mais fácil do que começar um negócio do zero, pois você já recebe um produto ou serviço testado e aprovado pelos clientes. Da mesma forma, consegue um bom suporte da franqueadora.
Por exemplo, para abrir um negócio de lava-jato, você pode optar por uma franquia como a Acquazero, que oferece modelos de negócio home office e de loja física.
Dessa forma, fica mais fácil começar um empreendimento tendo por trás uma grande marca, já consolidada no mercado. E aqui separamos algumas franquias em diversos nichos de mercado para você conhecer.
Vantagens de abrir uma franquia
São várias as vantagens de abrir uma franquia que deixam a vida do empreendedor um pouco mais fácil e trazem solidez ao novo negócio.
Assim como falado, o investidor já recebe uma marca consolidada, com produtos ou serviços já testados e aprovados pelos clientes.
Da mesma forma, a franquia apresenta um plano de negócio para o empreendedor seguir. Assim orienta esta jornada, mostrando o que deve ser feito para que se tenha sucesso. Este planejamento é algo fundamental para começar a empreender.
Assim, no plano de negócio você poderá ter uma ideia de como será o empreendimento no curto e médio prazo. Inclusive, o tempo que pode demorar para reaver o capital investido, o tanto de dinheiro que deve ter como capital de giro, entre outros detalhes do negócio.
Isso ajuda muito os empreendedores de primeira viagem. Principalmente aqueles que estão entre os milhões de desempregados do Brasil e pensando em como abrir o próprio negócio.
Do mesmo modo, a franquia oferece diversos tipos de suportes. Por exemplo, auxílio com questões jurídicas, administrativas, bem como produção de material de marketing e propaganda.
Você já tem uma marca de renome nas mãos, mas não pode deixar de investir nestas ações de divulgação. Este trabalho de marketing é fundamental para o crescimento da empresa e um ponto chave para seu sucesso.
No entanto, assim como qualquer negócio, a franquia requer muita dedicação do empreendedor e organização. Principalmente quando escolhe um modelo home office. Além de proatividade na busca por clientes.
Com todas estas dicas você já sabe como abrir o próprio negócio. Tenha os cuidados para investir de forma certeira e boa sorte na sua jornada!