Como abrir um e-commerce: dicas para não errar e ter um negócio de sucesso

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Imagem de um carrinho de comprar em miniatura ao lado de um computador. Imagem ilustrativa texto como abrir um ecommerce.
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Quer saber como abrir um e-commerce? Essa pode ser a melhor opção para diferentes empreendedores. Contudo, o processo exige cuidado. Leia este conteúdo até o fim e descubra o que fazer!

Em 2020, o e-commerce no Brasil teve um saldo positivo de 73,88%, com o faturamento aumentando cerca de 83,68% neste período.

Os dados acima são do índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) em parceria com o Neotrust | Movimento Compre & Confie.

Aqui, falaremos um pouco sobre o passo a passo de como abrir um e-commerce, além de algumas opções de negócios para você conhecer.

Como abrir um ecommerce de sucesso?

Iniciar um negócio do zero é um processo que exige bastante cuidado, estudos e tranquilidade para fazer a melhor escolha.

Quando vamos comprar um carro levamos em consideração diversos aspectos – valores, comodidade, perfil desejado, consumo de combustível, entre outros.

Para escolher um negócio, que pode ser o seu passaporte para a independência financeira, o processo exige ainda mais cuidado.

Primeiramente, é importante estar atento aos melhores mercados para investir. Saber onde está o dinheiro, quais produtos estão em alta ou que podem se recuperar mais rapidamente depois de uma queda.

Da mesma forma, escolher um mercado com o qual você se identifica é o mais aconselhável. No e-commerce, é possível achar produtos dos mais variados para você trabalhar.

No processo de como abrir um e-commerce, você deve estar atento também à qualidade dos produtos que vai oferecer. Faça uma pesquisa detalhada sobre as marcas que mais chamaram a sua atenção.

Depois desta etapa, cabe fazer a estruturação da empresa, entender como montar um site para a comercialização ou um perfil nas redes sociais da sua loja on-line.

É essencial ainda estar atento ao marketing digital da sua empresa, pois ele será um dos pilares para o seu sucesso.

Vemos que uma pessoa tem o celular às mãos com uma pagina de compras em tela tela (imagem ilustrativa). Texto: como abrir um ecommerce.
Investir em um ecommerce é atrativo para quem quer gastar pouco.

Todavia, uma forma mais simples de iniciar um comércio virtual é por meio de franquias. O empreendedor investe em uma empresa pronta, com uma plataforma de e-commerce estruturada.

Além disso, a franquia conta com produtos conhecidos do público e que já tiveram aceitação no mercado.

Elas também possuem estrutura de meios de pagamento, como cartão de crédito, muito comum no comércio eletrônico.

Logo, o processo é mais fácil e leva pouco tempo. Além disso, o empreendedor consegue abrir um e-commerce em sua casa, sem a necessidade de uma loja física.

Lojas virtuais para abrir de casa

Como falamos, para montar um e-commerce de maneira rápida e segura, o modelo de franquias é o mais indicado.

Dessa forma, com apenas um computador ligado à internet e um telefone, você pode ser dono do seu próprio negócio.

Aqui, apresentamos algumas lojas virtuais do franchising que vale a pena você conhecer para, então, avaliar a melhor para o seu perfil.

1. Bellaza

No segmento de beleza, um dos grandes destaques do e-commerce entre as opções de franquias temos a Bellaza.

A franquia trabalha com a venda de cosméticos e maquiagem on-line. Ainda, é a franqueadora que realiza a entrega dos produtos, isentando o franqueado de manter um estoque em casa.

  • Investimento inicial: de R$ 9 mil a R$ 15 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: entre 1 e 12 meses

2. Sandaliaria

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A franquia Sandaliaria é especializada no comércio de sandálias e acessórios. A rede atua em todo o Brasil com diversas unidades espalhadas.

Um dos diferenciais da marca é sua tecnologia exclusiva, ou seja, um método que permite a transferência de qualquer imagem para o solado das sandálias.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 99 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado
Vemos que uma mulher está sentada em um sofá; seus pés com sapatos em evidência (imagem ilustrativa). Texto: como abrir um ecommerce.
O mercado da moda conta com diversas opções de franquias.

3. Cosmetic Green

Uma opção de como abrir um e-commerce no mercado de cosméticos é a Cosmetic Grenn. A franquia trabalha com cosméticos naturais, veganos e orgânicos.

Seus produtos não são testados em animais e incluem itens para a pele, perfumaria e outros. Assim, o franqueado atua neste crescente mercado voltado para um público preocupado com a sustentabilidade, o que fortalece a marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: não informado

4. Comics Camisetas

A franquia Comics Camisetas oferece roupas com estampas das mais variadas e temas atuais, como quadrinhos, super-heróis, filmes, personalidades, entre outros.

O franqueado realiza a venda das camisetas por meio de um site próprio, bem como é ele o responsável pelo marketing da sua unidade.

O modelo de negócio da franquia é enxuto, pois não é necessário estoque nem ponto físico, e ainda oferece flexibilidade de horário de trabalho para o empreendedor.

  •  Investimento inicial: a partir de R$ 7 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

5. Natural Quality

Especializada na importação e distribuição de suplementos nutricionais, a franquia Natural Quality é uma opção para investir no e-commerce.

O franqueado, em um modelo home office, atua com a divulgação da marca em sua região, seja em redes sociais ou por meios físicos.

Desse modo, a venda dos produtos é realizada no site da franquia que também cuida de toda a logística de entrega.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 140 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 20 a 24 meses

6. Mazze

A Mazze é uma franquia on-line de venda de semijoias que oferece produtos como anéis, brincos, colares, tornozeleiras, bem como artigos masculinos e infantis.

Ainda, a franquia trabalha com três modelos de negócios: a franquia Silver, a Diamond e a Gold. Nesta última, o franqueado conta com todos os benefícios e ainda permite utilizar uma logo personalizada.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 8 a 16 meses
Vemos uma bracelete e um cinto de brilhantes (imagem ilustrativa).
A venda de joias pela internet é um setor com vários formatos de negócios.

7. Brasil Nutri Shop

Com mais de 500 unidades no país, a Brasil Nutri Shop é uma rede de franquias especializada na venda de suplementos alimentares e produtos fitness.

Nesse sentido, a rede trabalha com vendas on-line em que o franqueado não precisa ter estoque. Além disso, ele são precisa se preocupar com a entrega – que é feita diretamente pela empresa.

Por fim, a Brasil Nutri Shop possui três modelos de franquias: o Básico, Personalizado e Máster, com investimentos inicias variados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento  médio mensal: R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 12 meses

Opções de franquia para trabalhar na internet

Mostramos acima algumas marcas que possuem um modelo de negócio de e-commerce voltado para venda de produtos.

Contudo, o mercado possui também outras opções de franquias para quem busca uma alternativa para este formato.

Nesse sentido, é possível trabalhar on-line, mas oferecendo serviços variados, como mostraremos a seguir.

Encontre Sua Viagem

Fundada em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, a Encontre Sua Viagem atua no mercado de franchising há anos com um modelo de agência de turismos.

A franquia oferece um amplo catálogo de produtos, como pacotes turísticos, passagens, hospedagens, entre outros.

Atualmente, a franquia conta com mais de 500 unidades no Brasil e no exterior, e foi destaque na revista eletrônica SEGS como uma das maiores rede de agências de turismo do Brasil.

Uma das vantagens da Encontre Sua Viagem é a sua parceria com as grandes empresas do mercado mundial. Por exemplo, redes hoteleiras e companhias aéreas.

Da mesma forma, com um modelo de negócio enxuto, possível de trabalhar em casa, com um computador e telefone.

Além disso, o franqueado recebe treinamentos variados para a captação de clientes, para conhecer o mercado e orientação para o marketing da unidade.

No vídeo abaixo, você confere mais informações sobre o modelo de negócio da Encontre Sua Viagem.

Ademais, a franqueadora ajuda com questões jurídicas e de gestão, o que simplifica o negócio para aqueles empreendedores menos experientes.

Dessa forma, essa é uma opção para investir no mercado de turismo e realizar vendas por meio do site da franqueadora.

Por fim, a franquia também conta com um modelo de loja para aqueles empreendedores com um perfil voltado para vendas diretas e em contato com os clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal:  R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses

Quisto

O mercado de seguros é uma oportunidade para quem deseja trabalhar com atendimento on-line, por ser um setor de amplo faturamento e muito potencial de crescimento. Uma das opções é a Quisto Corretora de Seguros.

Em 2020, o setor de seguros arrecadou cerca de R$ 273,7 bilhões (sem Saúde e DPVAT), segundo a Confederação Nacional das Seguradoras – CNseg.

De acordo com o diretor da Quisto, Henrique Mol, esse é um mercado com muito potencial, pois ainda existem muitas pessoas sem plano de saúde, seguro de carro, previdência privada, serviços esses oferecidos pela Quisto.

Além de um negócio enxuto, a Quisto também oferece um amplo catálogo de produtos para os clientes. São mais de 100 serviços no portfólio da empresa para o franqueado trabalhar.

Entre eles estão empréstimos consignados, financiamento de imóveis, seguros de vida e residencial etc.

Outra vantagem para o franqueado da Quisto é a sua política de comissionamento atrativa e com boas possibilidades de lucro.

Da mesma forma, a franquia conta com um software próprio que realiza mais de 20 cotações para o mesmo contrato.

Imagem de pequenas casas em cima de uma mesa. Imagem ilustrativa texto como abrir um ecommerce.
O mercado de seguros residencial é atrativo para os empreendedores.

Assim, o franqueado consegue oferecer aos clientes mais opções, adequando o valor às possibilidades do consumidor.

Essa é uma forma alternativa de como abrir um e-commerce, oferecendo soluções financeiras das mais variadas.

Por fim, o franqueado recebe treinamento para conhecer melhor a operação da franquia, o mercado de seguros e para captar mais clientes.

Do mesmo modo, ele conta com suporte para a gestão da unidade e para as ações de marketing.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses

Dank Idiomas

A franquia Dank Idiomas é especializada no ensino de diversas línguas estrangeiras e tem como principal produto seu curso de inglês.

O franqueado da Dank realiza a divulgação do negócio em sua região de atuação, bem como dá o suporte necessário aos clientes.

Nesse sentido, o trabalho é feito de forma on-line, e os cursos são ministrados por professores da rede pela internet.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses

Como vimos, existem muitas formas de como abrir um e-commerce em diferentes nichos de atuação. Porém, é preciso muito cuidado antes de escolher um negócio.

Por isso, leia o nosso conteúdo e entenda, de uma vez por todas, como escolher a melhor franquia para você clicando aqui.

Se já optou por uma marca, entre em contato com a franqueadora. Caso ainda não tenha se decidido, aproveite uma consultoria gratuita com especialistas para lhe ajudar na escolha da melhor franquia para o seu perfil. Acesse: henriquemol.com.br.

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