Como abrir um e-commerce: dicas para não errar e ter um negócio de sucesso

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Imagem de um carrinho de comprar em miniatura ao lado de um computador. Imagem ilustrativa texto como abrir um ecommerce.
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Quer saber como abrir um e-commerce? Essa pode ser a melhor opção para diferentes empreendedores. Contudo, o processo exige cuidado. Leia este conteúdo até o fim e descubra o que fazer!

Em 2020, o e-commerce no Brasil teve um saldo positivo de 73,88%, com o faturamento aumentando cerca de 83,68% neste período.

Os dados acima são do índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) em parceria com o Neotrust | Movimento Compre & Confie.

Aqui, falaremos um pouco sobre o passo a passo de como abrir um e-commerce, além de algumas opções de negócios para você conhecer.

Como abrir um ecommerce de sucesso?

Iniciar um negócio do zero é um processo que exige bastante cuidado, estudos e tranquilidade para fazer a melhor escolha.

Quando vamos comprar um carro levamos em consideração diversos aspectos – valores, comodidade, perfil desejado, consumo de combustível, entre outros.

Para escolher um negócio, que pode ser o seu passaporte para a independência financeira, o processo exige ainda mais cuidado.

Primeiramente, é importante estar atento aos melhores mercados para investir. Saber onde está o dinheiro, quais produtos estão em alta ou que podem se recuperar mais rapidamente depois de uma queda.

Da mesma forma, escolher um mercado com o qual você se identifica é o mais aconselhável. No e-commerce, é possível achar produtos dos mais variados para você trabalhar.

No processo de como abrir um e-commerce, você deve estar atento também à qualidade dos produtos que vai oferecer. Faça uma pesquisa detalhada sobre as marcas que mais chamaram a sua atenção.

Depois desta etapa, cabe fazer a estruturação da empresa, entender como montar um site para a comercialização ou um perfil nas redes sociais da sua loja on-line.

É essencial ainda estar atento ao marketing digital da sua empresa, pois ele será um dos pilares para o seu sucesso.

Vemos que uma pessoa tem o celular às mãos com uma pagina de compras em tela tela (imagem ilustrativa). Texto: como abrir um ecommerce.
Investir em um ecommerce é atrativo para quem quer gastar pouco.

Todavia, uma forma mais simples de iniciar um comércio virtual é por meio de franquias. O empreendedor investe em uma empresa pronta, com uma plataforma de e-commerce estruturada.

Além disso, a franquia conta com produtos conhecidos do público e que já tiveram aceitação no mercado.

Elas também possuem estrutura de meios de pagamento, como cartão de crédito, muito comum no comércio eletrônico.

Logo, o processo é mais fácil e leva pouco tempo. Além disso, o empreendedor consegue abrir um e-commerce em sua casa, sem a necessidade de uma loja física.

Lojas virtuais para abrir de casa

Como falamos, para montar um e-commerce de maneira rápida e segura, o modelo de franquias é o mais indicado.

Dessa forma, com apenas um computador ligado à internet e um telefone, você pode ser dono do seu próprio negócio.

Aqui, apresentamos algumas lojas virtuais do franchising que vale a pena você conhecer para, então, avaliar a melhor para o seu perfil.

1. Brasil Nutri Shop

A Brasil Nutri Shop é a maior rede de franquias no setor de suplementos alimentares e produtos fitness em toda a América Latina.

O seu modelo de negócio funciona de forma online e permite aos franqueados operarem suas unidades sem a necessidade de uma estrutura física.

Ao abrir sua unidade, você vai receber um site desenvolvido pela franqueadora. A rede oferece suporte completo para as vendas e divulgação do site.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

2. Mazze

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A Mazze é uma microfranquia que atua no segmento de Moda, com a venda de joias e semijoias exclusivas. A marca existe desde 2013, mas a partir de 2019 passou a se expandir com franquias online.

Nela, os franqueados trabalham de casa e não precisam contar com estoque, nem se preocupar com logística. Isso porque, é a franqueadora que cuida das entregas feitas por meio dos pedidos no site.

Para trabalhar, você vai receber um e-commerce personalizado para vender os produtos. Além disso, vai poder trabalhar com a venda de kits consignados para pronta entrega, o que aumenta as chances de lucro.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

3. Bellaza

A Bellaza é a rede pioneira em oferecer um modelo de franquia digital no segmento de maquiagens multimarcas.

Assim que você se tornar um franqueado, a franqueadora vai desenvolver um site personalizado com todos os produtos já cadastrados.

Assim, seu papel será divulgar essa loja virtual, para que as pessoas comprem nela. Não será preciso se preocupar com estoque, pois é a própria franqueadora que fará as entregas dos produtos, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

4. Orgânica

A Orgânica é uma empresa de cosméticos 100% vegetal. Assim, ela oferece produtos exclusivos para o cuidado com o corpo e o rosto, bem como acessórios, tudo com preços acessíveis.

A Orgânica tem como foco se conectar a um público cada vez mais exigente, que busca produtos veganos e sem testes em animais. Dessa forma, ela conta com um portfólio de cremes, perfumaria, shampoos, condicionadores, esfoliantes, acessórios para banho e muito mais.

Os franqueados podem escolher entre modelos de negócio presenciais ou online, conforme sua disponibilidade. Em ambos os casos, eles contam com suporte da franqueadora e treinamentos para aprender sobre os produtos e as operações da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 29,1 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 5 meses

5. Sandaliaria

A franquia Sandaliaria é especializada no comércio de sandálias e acessórios. A rede atua em todo o Brasil com diversas unidades espalhadas.

Um dos diferenciais da marca é sua tecnologia exclusiva, ou seja, um método que permite a transferência de qualquer imagem para o solado das sandálias.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 99 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado
Vemos que uma mulher está sentada em um sofá; seus pés com sapatos em evidência (imagem ilustrativa). Texto: como abrir um ecommerce.
O mercado da moda conta com diversas opções de franquias.

6. Cosmetic Green

Uma opção de como abrir um e-commerce no mercado de cosméticos é a Cosmetic Grenn. A franquia trabalha com cosméticos naturais, veganos e orgânicos.

Seus produtos não são testados em animais e incluem itens para a pele, perfumaria e outros. Assim, o franqueado atua neste crescente mercado voltado para um público preocupado com a sustentabilidade, o que fortalece a marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: não informado

7. Comics Camisetas

A franquia Comics Camisetas oferece roupas com estampas das mais variadas e temas atuais, como quadrinhos, super-heróis, filmes, personalidades, entre outros.

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O franqueado realiza a venda das camisetas por meio de um site próprio, bem como é ele o responsável pelo marketing da sua unidade.

O modelo de negócio da franquia é enxuto, pois não é necessário estoque nem ponto físico, e ainda oferece flexibilidade de horário de trabalho para o empreendedor.

  •  Investimento inicial: a partir de R$ 7 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

8. Natural Quality

Especializada na importação e distribuição de suplementos nutricionais, a franquia Natural Quality é uma opção para investir no e-commerce.

O franqueado, em um modelo home office, atua com a divulgação da marca em sua região, seja em redes sociais ou por meios físicos.

Desse modo, a venda dos produtos é realizada no site da franquia que também cuida de toda a logística de entrega.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 140 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 20 a 24 meses

Opções de franquia para trabalhar na internet

Mostramos acima algumas marcas que possuem um modelo de negócio de e-commerce voltado para venda de produtos.

Contudo, o mercado possui também outras opções de franquias para quem busca uma alternativa para este formato.

Nesse sentido, é possível trabalhar on-line, mas oferecendo serviços variados, como mostraremos a seguir.

Encontre Sua Viagem

Fundada em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, a Encontre Sua Viagem atua no mercado de franchising há anos com um modelo de agência de turismos.

A franquia oferece um amplo catálogo de produtos, como pacotes turísticos, passagens, hospedagens, entre outros.

Atualmente, a franquia conta com mais de 500 unidades no Brasil e no exterior, e foi destaque na revista eletrônica SEGS como uma das maiores rede de agências de turismo do Brasil.

Uma das vantagens da Encontre Sua Viagem é a sua parceria com as grandes empresas do mercado mundial. Por exemplo, redes hoteleiras e companhias aéreas.

Da mesma forma, com um modelo de negócio enxuto, possível de trabalhar em casa, com um computador e telefone.

Além disso, o franqueado recebe treinamentos variados para a captação de clientes, para conhecer o mercado e orientação para o marketing da unidade.

No vídeo abaixo, você confere mais informações sobre o modelo de negócio da Encontre Sua Viagem.

Ademais, a franqueadora ajuda com questões jurídicas e de gestão, o que simplifica o negócio para aqueles empreendedores menos experientes.

Dessa forma, essa é uma opção para investir no mercado de turismo e realizar vendas por meio do site da franqueadora.

Por fim, a franquia também conta com um modelo de loja para aqueles empreendedores com um perfil voltado para vendas diretas e em contato com os clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal:  R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses

Quisto

O mercado de seguros é uma oportunidade para quem deseja trabalhar com atendimento on-line, por ser um setor de amplo faturamento e muito potencial de crescimento. Uma das opções é a Quisto Corretora de Seguros.

Em 2020, o setor de seguros arrecadou cerca de R$ 273,7 bilhões (sem Saúde e DPVAT), segundo a Confederação Nacional das Seguradoras – CNseg.

De acordo com o diretor da Quisto, Henrique Mol, esse é um mercado com muito potencial, pois ainda existem muitas pessoas sem plano de saúde, seguro de carro, previdência privada, serviços esses oferecidos pela Quisto.

Além de um negócio enxuto, a Quisto também oferece um amplo catálogo de produtos para os clientes. São mais de 100 serviços no portfólio da empresa para o franqueado trabalhar.

Entre eles estão empréstimos consignados, financiamento de imóveis, seguros de vida e residencial etc.

Outra vantagem para o franqueado da Quisto é a sua política de comissionamento atrativa e com boas possibilidades de lucro.

Da mesma forma, a franquia conta com um software próprio que realiza mais de 20 cotações para o mesmo contrato.

Imagem de pequenas casas em cima de uma mesa. Imagem ilustrativa texto como abrir um ecommerce.
O mercado de seguros residencial é atrativo para os empreendedores.

Assim, o franqueado consegue oferecer aos clientes mais opções, adequando o valor às possibilidades do consumidor.

Essa é uma forma alternativa de como abrir um e-commerce, oferecendo soluções financeiras das mais variadas.

Por fim, o franqueado recebe treinamento para conhecer melhor a operação da franquia, o mercado de seguros e para captar mais clientes.

Do mesmo modo, ele conta com suporte para a gestão da unidade e para as ações de marketing.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses

Dank Idiomas

A franquia Dank Idiomas é especializada no ensino de diversas línguas estrangeiras e tem como principal produto seu curso de inglês.

O franqueado da Dank realiza a divulgação do negócio em sua região de atuação, bem como dá o suporte necessário aos clientes.

Nesse sentido, o trabalho é feito de forma on-line, e os cursos são ministrados por professores da rede pela internet.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses

Como vimos, existem muitas formas de como abrir um e-commerce em diferentes nichos de atuação. Porém, é preciso muito cuidado antes de escolher um negócio.

Por isso, leia o nosso conteúdo e entenda, de uma vez por todas, como escolher a melhor franquia para você clicando aqui.

Se já optou por uma marca, entre em contato com a franqueadora. Caso ainda não tenha se decidido, aproveite uma consultoria gratuita com especialistas para lhe ajudar na escolha da melhor franquia para o seu perfil. Acesse: henriquemol.com.br.

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