O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Serviços e Outros » Como abrir uma empresa de seguros: veja como lucrar de forma mais simples

Como abrir uma empresa de seguros: veja como lucrar de forma mais simples

Sumário

Os empreendedores estão atentos a alguns mercados, e um deles é o de seguros. Muitos buscam como abrir uma empresa de seguros para aproveitar este setor bem lucrativo. Aqui mostramos como você pode fazer isso.

A arrecadação do setor de seguros foi de mais de R$ 51 bilhões em prêmios no ano de 2022. Um aumento de 32,8% em relação ao ano anterior. São números interessantes, que mostram o crescimento do setor e sua atratividade.

Mas como abrir uma empresa de seguros? Trazemos aqui duas maneiras de fazer isso. Então, fique ligado com a gente!

Clique, conheça e compare FRANQUIAS DE SEGUROS E SERVIÇOS FINANCEIROS. Acesse!

Qual o jeito mais simples de abrir uma empresa de seguros?

Para abrir uma empresa de seguros, o empreendedor pode iniciar um negócio do zero e começar a oferecer seguros variados. Ou então investir em uma franquia.

Uma seguradora exige uma série de burocracias que podem dificultar a vida do empreendedor. Por exemplo, é necessário obter uma autorização da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados).

Além disso, deve ter a comprovação de um capital social mínimo de R$ 15 milhões. Assim, para que a empresa possa passar segurança aos seus segurados.

Da mesma forma, é preciso mostrar para a SUSEP um planejamento estratégico para a seguradora. Assim, o empreendedor precisará dar conta de toda esta burocracia para assim iniciar sua seguradora.

Caso vá atuar como um corretor, deve ter uma habilitação recebida depois de um curso na ENS (Escola de Negócios de Seguros).

Deve ter também certificação da IBRACOR. Este é o Instituto Brasileiro de Autorregulação do Mercado de Corretagem de Seguros, de Resseguros, de Capitalização e de Previdência Complementar Aberta.

Por outro lado, uma franquia é uma forma mais simples de atuar. Isso porque com este negócio o empreendedor pode abrir uma corretora sem tantas burocracias.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Nesse sentido, ele fará a ponte entre as seguradoras, que passaram por todo este processo que citamos acima, e os clientes. Assim, poderá trabalhar com diversos tipos de seguros e ter uma boa experiência no mercado de seguros.

Do mesmo modo, para abrir uma empresa de seguros é importante fazer um plano de negócios. Ou seja, organizar a questão dos investimentos, os produtos com os quais vai trabalhar, entre vários outros detalhes.

Como qualquer negócio, você também deve fazer um planejamento estratégico, que envolve seu trabalho de marketing e seus colaboradores. A parte de quem vai trabalhar com você, caso seja este o seu modelo, é bem importante e não pode ser negligenciada.

O que é necessário para abrir uma empresa de seguros?

Antes de mais nada, vale destacar que, para abrir uma empresa de seguros, você precisa seguir alguns passos. Como, por exemplo, ter afinidade com o setor ou pelo menos gostar de lidar com seguros. Além disso, é importante ter disponibilidade de tempo para se dedicar ao negócio.

Porém, ao optar por uma franquia de seguros, todos os passos desse processo ficam mais fáceis. Afinal, uma franquia é um negócio em que a empresa “mãe” abre possibilidade para outros empreendedores possuírem uma unidade da marca de forma simplificada.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Um ponto importante é que a melhor franquia para o empreendedor é aquela que se encaixa ao seu perfil. Seja na parte financeira ou na questão de ser um segmento com o qual se identifique.

Todavia, para franquias de modelo home office o empreendedor deve ser uma pessoa organizada e com bastante foco. Isso sem falar na grande necessidade de se investir em ações de marketing digital.

Isso porque, neste tipo de franquia é fácil se perder entre as tarefas domésticas e deixar o trabalho para depois, isso. Assim, é necessário estar atento para não adiar o trabalho que precisa ser executado.

Leve em consideração o seu perfil, sua disponibilidade financeira, bem como o mercado da sua região. Assim, o empreendedor consegue avaliar e escolher o modelo de franquia ideal.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Caso não vá atuar em casa, mas em um ponto comercial, é essencial uma boa escolha. Na franquia é comum que a franqueadora auxilie nesta seleção.

Nesse sentido, sua seguradora precisa ter uma boa visibilidade, estrutura para um bom atendimento, localização atrativa, entre outros pontos. É uma vantagem se estiver em uma região próxima do seu público-alvo. Então, veja a seguir algumas opções interessantes de investimento.

Empresas de seguros para você abrir como franquia

Agora que você já tem uma ideia de como abrir uma empresa de seguros, separamos algumas franquias para trabalhar neste mercado.

Dessa forma, cabe ao empreendedor avaliar cada uma das marcas, para saber qual delas se encaixa ao seu perfil para, então, fechar o negócio.

[raio_x_esf]

Vantagens de abrir uma franquia

A franquia, como falamos, é um modelo preestabelecido, que conta com uma operação e um modo de trabalho pronto. Com isso, o empreendedor não perde tempo quebrando a cabeça para montar um negócio que envolve muitos detalhes.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Nesse sentido, o franqueado recebe um negócio pronto, com um caminho a seguir indicado pela franqueadora, com um plano de negócio. Assim, ele sabe o que fazer ao longo do processo para que seu negócio tenha sucesso.

Da mesma forma, a franquia evita que você precise de todas as regulamentações necessárias e burocracias. Isso sem falar no planejamento estratégico e de reforço de marca por meio do marketing.

Além disso, esse formato permite que o empreendedor se organize financeiramente e invista seu dinheiro de forma segura e sem surpresas.

Isso porque, na Circular de Oferta de Franquia (COF) ele fica sabendo o valor do investimento inicial do negócio, os custos de manutenção. Inclusive, uma projeção da rentabilidade e do faturamento.

A COF é um importante documento que além de apresentar esta parte financeira, informa detalhes sobre o negócio. Por exemplo, o que o franqueado tem que fazer no dia a dia e os suportes da franqueadora.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Do mesmo modo, como será o auxílio na gestão administrativa da unidade, bem como treinamentos específicos para trabalhar com aquela franquia. A capacitação sua e de seus colaboradores, caso tenha, é fundamental para o sucesso do negócio.

Outra vantagem é a experiência da marca, o que contribui na consolidação do empreendimento. Assim, o franqueado conta com um plano de negócio que orienta o desenvolvimento da unidade.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Por fim, mostramos aqui um pouco de como abrir uma empresa de seguros. Agora resta a você aproveitar as dicas e empreender. Boa sorte!

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje