O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Bebidas » Como abrir uma franquia de bebidas? Dicas para empreender sem erro

Como abrir uma franquia de bebidas? Dicas para empreender sem erro

Sumário

Quer saber como abrir uma franquia de bebidas e aproveitar este mercado que está em pleno crescimento? Veja neste conteúdo algumas opções para investir neste segmento.

O mercado de bebidas movimentou mais de R$ 200 bilhões no Brasil em 2022. Estes dados do Sindicato CervBrasil mostram a força deste setor, que deve se manter em alta também em 2023.

Esse é um mercado aquecido, que possui muitas oportunidades para iniciar um negócio, como mostraremos a seguir.

Números do setor de bebidas no Brasil

Como falamos, a venda de cervejas teve crescimento durante a pandemia, mesmo com boa parte dos bares e restaurantes fechados por vários meses.

Como falamos, as cifras bilionárias em 2022 são um ponto que os empreendedores devem prestar atenção. Por isso, é um setor em que vale a pena investir.

Os brasileiros consomem em média 62 litros de cerveja por ano. Por isso, é nítido que há potencial para crescer nesse setor.

Do mesmo modo, o consumo de vinho também é um destaque. Cada brasileiro, em média, bebeu 2,64 litros de vinho em 2021, segundo estimativa da Ideal Consulting.

Assim, são números que mostram uma parte do mercado de bebidas, que ainda conta com outros nichos variados. É também uma maneira de enxergar potencial de crescimento para estas e outras bebidas.

Contudo, o empreendedor deve ter cuidado antes de abrir uma empresa para vendas de bebidas, e é sobre isso que vamos falar agora.

Como empreender com sucesso no ramo de bebidas?

Para ter sucesso no ramo de bebidas, um dos primeiros passos é ter certeza de que este setor é o melhor para você.

Avalie se esse é um mercado que lhe atrai, que lhe trará um trabalho prazeroso, pois o tempo de dedicação a um novo negócio é grande.

Da mesma forma, analise o melhor formato de negócio para você. Se é com vendas pelas redes sociais ou o contato direto com os clientes.

Por outro lado, leve em conta a localização, pois saber identificar as potencialidades do público consumidor da sua área de atuação é algo fundamental.

Do mesmo modo, invista em uma empresa que possa se diferenciar perante os concorrentes, seja pelo preço ou pela qualidade. Ou ainda, que tenha uma variedade de produtos ou a conveniência do delivery.

O mercado conta com opções de bebidas alcoólicas, mas também de sucos naturais, chás, entre outros. O empreendedor deve avaliar aquele que mais se encaixa ao seu perfil e ao mercado local.

Assim, vale a pena observar as potencialidades da região, bem como as lacunas do mercado para ser mais certeiro no investimento em uma loja de bebidas.

Nesse sentido, pode ser mais interessante um negócio apenas de venda, principalmente por delivery. Já em outras regiões, um negócio de maior potencial pode envolver o consumo das bebidas e aperitivos, como um bar. Sem contar em ter sempre um bom ticket médio.

Existem tipos e formatos de negócios dos mais variados, o que é interessante. Isso porque você pode analisar bem que tipo de público quer atingir na região onde vai atuar.

Conhecendo melhor os nichos e oportunidades, você consegue investir com mais segurança e em um negócio de maior potencial. Melhor ainda se for uma franquia, sobre as quais falaremos agora.

Entenda como abrir uma franquia de bebidas

Para aproveitar os números do mercado, você pode iniciar uma loja de bebidas do zero, desenvolvendo toda a estrutura da operação.

Porém, o modelo de franchising é vantajoso e o processo de como abrir uma franquia de bebidas é simples e rápido.

Dessa forma, para iniciar uma franquia de bebidas, o empreendedor deve analisar aquela marca que mais se encaixa ao seu perfil. Assim, você deve avaliar o modelo de negócio mais indicado para você.

Depois de pesquisar as várias redes de franquias que estão no mercado, entre em contato com aquelas que mais lhe chamaram a atenção.

Em seguida, elas vão lhe enviar a Circular de Oferta de Franquia (COF). Neste documento, estão detalhes sobre os custos de implantação da unidade, os suportes oferecidos pela franqueadora e outras informações sobre a operação da marca.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Em seguida, tire as dúvidas com a franqueadora sobre o modelo de negócio da marca. Conheça pessoalmente, se possível, alguma unidade, bem como franqueados da marca.

Após as duas partes entrarem em acordo, é hora de assinar o contrato de franquia e dar os primeiros passos para a unidade.

Nesse momento, a franqueadora auxilia na escolha do melhor local para instalar a unidade. Ou seja, um que esteja próximo ao público-alvo da marca.

Da mesma forma, o franqueado passa por treinamentos para conhecer a operação da franquia e as melhores ações de gestão e marketing para a empresa.

Por fim, com pouco tempo e os suportes da franqueadora, é hora da inauguração da sua franquia de bebidas.

Franquias de bebidas para você abrir e lucrar

O mercado de franquias de bebidas possui muitas opções para empreender. Desde cervejas artesanais, cachaçaria, vinho, sucos, entre outros produtos.

Algumas delas com ponto comercial para venda, outras com espaços para o consumo no local ou com vendas apenas por delivery.

Assim, o empreendedor pode escolher como abrir uma franquia de bebidas que esteja mais alinhada ao seu perfil e sua capacidade de investimento.

Agora, veja algumas marcas que separamos para você conhecer melhor neste mercado.

[raio_x_esf]

Aqui você pôde ver somente algumas marcas de franquias de bebidas. Por ser um mercado amplo, é importante se ligar nas boas dicas de como escolher a melhor franquia. Depois disso, vá em frente nesta jornada e boa sorte!

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje