Como abrir uma franquia de bebidas? Dicas para empreender sem erro

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Foto de várias pessoas brindando com drinks coloridos, ao fundo vemos uma mesa. Imagem ilustrativa texto como abrir uma franquia de bebidas.
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Quer saber como abrir uma franquia de bebidas e aproveitar este mercado que está em pleno crescimento? Veja neste conteúdo algumas opções para investir neste segmento.

A venda de cerveja no Brasil cresceu 5,3% em 2020, na comparação com 2019, na contramão da economia e do mercado global, de acordo com levantamento da Euromonitor.

Esse é um mercado aquecido, que possui muitas oportunidades para iniciar um negócio, como mostraremos a seguir.

Números do setor de bebidas no Brasil

Como falamos, a venda de cervejas teve crescimento durante a pandemia, mesmo com boa parte dos bares e restaurantes fechados por vários meses.

Nesse sentido, segundo a Euromonitor, foram 13,31 bilhões de litros de cerveja comercializados. E para 2021, a consultoria projetou uma venda ainda maior, chegando a 13,67 bilhões de litros.

Além disso, em termos de faturamento, o crescimento foi ainda maior, cerca de de 9,9% na comparação com 2019, com as vendas de cerveja no varejo totalizando R$ 184,5 bilhões.

Assim, são números que mostram uma parte do mercado de bebidas, que ainda conta com outros nichos variados.

Ademais, o consumo tende a ser mais variado com a reabertura de bares e restaurantes, que são boas opções para iniciar um investimento.

Contudo, o empreendedor deve ter cuidado antes de abrir uma empresa para vendas de bebidas, e é sobre isso que vamos falar agora.

Como empreender com sucesso no ramo de bebidas?

Para ter sucesso no ramo de bebidas, um dos primeiros passos é ter certeza de que este ramo é o melhor para você.

Avalie se esse é um mercado que lhe atrai, que lhe trará um trabalho prazeroso, pois o tempo de dedicação a um novo negócio é grande.

Da mesma forma, analise o melhor formato de negócio para você. Se é com vendas pelas redes sociais ou o contato direto com os clientes.

Por outro lado, leve em conta a localização, pois saber identificar as potencialidades do público consumidor da sua área de atuação é algo fundamental.

Do mesmo modo, invista em uma empresa que possa se diferenciar perante os concorrentes, seja pelo preço ou pela qualidade. Ou ainda, que tenha uma variedade de produtos ou a conveniência do delivery.

Vemos uma prateleira cheia de bebidas em uma loja (imagem ilustrativa). Texto: como abrir uma franquia de bebidas.
O empresário pode investir em uma rede de entrega de bebidas por delivery.

O mercado conta com opções de bebidas alcoólicas mas também de sucos naturais, chás, entre outros. O empreendedor deve avaliar aquele que mais se encaixa ao seu perfil e ao mercado local.

Assim, vale a pena observar as potencialidades da região, bem como as lacunas do mercado para ser mais certeiro no investimento em uma loja de bebidas.

Entenda como abrir uma franquia de bebidas

Para aproveitar os números do mercado, você pode iniciar uma loja de bebidas do zero, desenvolvendo toda a estrutura da operação.

Porém, o modelo de franchising é vantajoso e o processo de como abrir uma franquia de bebidas é simples e rápido.

Dessa forma, para iniciar uma franquia de bebidas, o empreendedor deve analisar aquela marca que mais se encaixa ao seu perfil, com o modelo de negócio mais indicado para você.

Depois de pesquisar as várias redes de franquias que estão no mercado, entre em contato com aquelas que mais lhe chamaram a atenção.

Em seguida, elas vão lhe enviar a Circular de Oferta de Franquia (COF). Neste documento, estão detalhes sobre os custos de implantação da unidade, os suportes oferecidos pela franqueadora e outras informações sobre a operação da marca.

Em seguida, tire as dúvidas com a franqueadora sobre o modelo de negócios da marca, conheça pessoalmente, se possível, alguma unidade, bem como franqueados da marca.

Durante este tempo, a franqueadora também estará lhe avaliando para saber se o seu perfil é compatível com o que ela procura.

Após as duas partes entrarem em acordo, é hora de assinar o contrato de franquia e dar os primeiros passos para a unidade.

Nesse momento, a franqueadora auxilia na escolha do melhor local para instalar a unidade, ou seja, um que esteja próxima ao público-alvo da marca.

Da mesma forma, o franqueado passa por treinamentos para conhecer a operação da franquia e as melhores ações de gestão e marketing para a empresa.

Por fim, com pouco tempo e os suportes franqueadora, é hora da inauguração da sua franquia de bebidas.

Se você ainda não conhece muitas franquias de bebidas, separamos algumas para você. Antes, confira o infográfico com um passo a passo para abrir uma franquia.

Infográfico "Passo a passo para adquirir uma franquia".

9 franquias de bebidas para você abrir e lucrar

O mercado de franquias de bebidas possui muitas opções para empreender. Desde cervejas artesanais, cachaçaria, vinho, sucos, entre outros produtos.

Algumas delas com ponto comercial para venda, outras com espaços pra o consumo no local ou com vendas apenas por delivery.

Assim, o empreendedor pode escolher como abrir uma franquia de bebidas que esteja mais alinhada ao seu perfil e sua capacidade de investimento.

Agora, veja algumas marcas que separamos para você conhecer melhor neste mercado.

1. Only Mule

A Only Mule é uma franquia de bebidas especializada em drinks diversos, entre eles o Moscow Mule, que tem se tornado famoso entre os amantes deste tipo de bebida.

A marca entrou recentemente para o franchising e apresenta um cardápio variado. Além de drinks, conta com cervejas diferenciadas e petiscos.

Segundo o diretor da Only Mule, Henrique Mol, a franquia apresenta um modelo de negócio atrativo para consumidores dos mais variados perfis. Ainda mais neste mercado de bebidas, que é sempre tão atrativo.

Nesse sentido, a Only Mule criou oito receitas exclusivas, equilibradas e padronizadas, de sabores de drinks no estilo Moscow Mule.

Para os acompanhamentos, o cardápio da franquia tem as famosas batatas fritas, bolinho de mandioca, entre outros.

Para os franqueados, o modelo de negócio é simples, de fácil implantação, já que a estrutura da unidade é pensada para ser eficiente. Com isso, demandando menos funcionários e espaço.

Assim que assina o contrato, o empreendedor recebe apoio na escolha do melhor local para a instalação da unidade, levando em conta a proximidade com o público-alvo da franquia.

Do mesmo modo, ele recebe treinamento para a produção dos drinks, gestão da unidade, bem como para as ações de marketing.

Por fim, a Only Mule está disponível para investimento em dois modelos de negócios, o quiosque e o loja. O processo de venda começa em breve!

  • Investimento inicial: a partir de R$ 121 mil
  • Faturamento médio mensal: 100 mil
  • Prazo de retorno: 10 a 18 meses

Veja no vídeo abaixo como é uma unidade da franquia e seus atrativos para o público em geral.

2. Mestre Cervejeiro

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Uma das formas de como abrir uma franquia de bebidas é com a rede Mestre Cervejeiro. A rede trabalha com um amplo catálogo de cervejas, chegando a 300 rótulos.

Entre seus produtos estão cervejas nacionais e importadas, bem como acessórios ligados à cultura cervejeira. A franquia conta com mais de 60 lojas pelo Brasil, em três modelos de negócios: quiosque, loja e container.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 138 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 30 meses

3. Alô Madruga

A franquia Alô Madruga é uma rede de lojas de conveniência voltada para todos os tipos de bebidas, totalizando mais de 100 rótulos.

Além disso, a empresa trabalha com snacks, sorvetes e tabacaria, em um mix com mais de 200 tipos de produtos. Por fim, a franquia trabalha em um formato voltado para delivery ou compras para levar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 200 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 120 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 30 meses

4. Folks Pub Sertanejo

Uma das marcas no mercado de franquias de bebidas é a Folks Pub Sertanejo. A rede oferece um espaço acolhedor, que faz referências aos clássicos filmes de velho oeste, entre móveis e objetos em madeira.

Esse é um modelo de negócio para quem gosta do segmento de bebidas aliado ao de entretenimento, pois a franquia conta com espaço para público e shows.

Por último, o empreendedor pode optar por dois modelos de negócios: o container e o premium.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 440 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 300 mil
  • Prazo de retorno: de 14 a 28 meses
Vemos uma prateleira cheia de garrafas de bebidas para drinks (imagem ilustrativa). Texto: como abrir uma franquia de bebidas.
O mercado conta com opções de franquias que aliam bebidas e entretenimento.

5. Splash Bebidas Urbanas

O mercado de bebidas conta com um nicho interessante para os empreendedores que é o de cafeterias. Uma opção de investimento neste caso é a Splash Bebidas Urbanas.

A franquia apresenta um amplo cardápios, com bebidas variadas, como o frappé, salgados, doces, cafés comuns e especiais, entre outros.

Ainda, a rede disponibiliza dois modelos de franquias de loja: um focado em atendimento rápido, para quem está de passagem, e outro mais amplo, com mesas e cadeiras.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 120 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

6. Suco Bagaço

A franquia Suco no Bagaço é especializada em sucos naturais dos mais variados tipos, e conta com mais de 77 unidades em operação.

A rede oferece aos franqueados um modelo de negócio enxuto, voltado para quiosque o lojas pequenas.

Além disso, o franqueado conta com suportes variados e treinamentos para a produção dos sucos, conservação e atendimento aos clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

7. Chopp Time

Criada em Ribeirão Preto, em 1999, a franquia da Chopp Time tem unidades em oito estados. Ao todo, a rede tem 23 choperias atuando neste mercado.

A franquia trabalha com dois modelos de negócios, o de quiosque, mais enxuto, com menos espaço e mais agilidade de atendimento; e o formato restaurante, voltado para um atendimento ao público com maior qualidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 250 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

8. Vinho & Ponto

A franquia Vinho & Ponto é uma rede de revenda de vinhos com alguns produtos exclusivos no mercado nacional, além de um amplo catálogo.

Em seu formato de negócio, a franquia atende tanto ao público do varejo, quanto para eventos em geral, que fecham contratos maiores.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 200 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

9. Bar do Urso

Por fim, uma forma de como abrir uma franquia de bebidas é investir em uma unidade da rede Bar do Urso. A franquia é ligada à Cevejaria Colorado, marca famosas de cerveja nascida no interior de São Paulo.

A franquia possui três modelos de negócios, o quiosque, loja e container para os empreendedores que desejam atuar neste segmento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 180 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 20 a 36 meses

Aqui você pôde ver somente algumas marcas de franquias de bebidas. Por ser um mercado amplo, leia o nosso conteúdo com diversas dicas de como escolher a melhor franquia para você. Basta clicar no link!

Caso tenha se decido em qual marca investir, entre em contato com a franqueadora. Contudo, se ainda não sabe onde investir, receba uma consultoria com especialistas de forma gratuita para lhe ajudar na escolha da franquia mais indicada para você. Acesse: henriquemol.com.br.

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