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Como alavancar o meu negócio de franquia? 11 dicas que vão ajudar você

Sumário

Para quem está já tem franquia ou está pensando em investir em uma, é comum se perguntar: como alavancar o meu negócio? Aqui, daremos algumas dicas que vão ajudar no sucesso do seu empreendimento.

O mercado de franquias está em um momento de crescimento, com um aumento de 10,7% no faturamento de 2020 para 2021.

Por isso, o empreendedor deve estar atento para aproveitar as oportunidades e fazer o negócio prosperar.  

Assim, independente do momento que esteja, ou se preparando para abrir uma franquia ou já atuando neste segmento, estas dicas servem para orientar no crescimento da sua empresa.

Desse modo, a seguir confira com a gente estas orientações.

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Afinal, como alavancar o meu negócio?

Esta pergunta é muito comum, pois o empreendedorismo é uma constante busca por melhores resultados.

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Assim, é possível alavancar o seu negócio com organização e planejamento, além de aproveitar oportunidades, como os suportes de uma franqueadora.

O empreendedor deve estar aberto às mudanças, atento aos movimentos de mercado e também organizar sua atuação em busca de crescimento.

Alguns cuidados são bem importantes para este processo. Por isso, explicamos melhor alguns deles para você empreender com segurança.

1. Defina metas para a franquia

Um negócio tem maiores chances de sucesso quanto são definidas metas para se alcançar ao longo do seu desenvolvimento. Isso é como apontar um caminho a ser seguido, ou um rumo para chegar onde deseja.

Nesse sentido, é fundamental ter metas realistas, não adianta contar com um resultado que não parece factível, que dificilmente será alcançado.

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Logo, isso não inviabiliza as metas ambiciosas, mas para se chegar longe, os primeiros passos são fundamentais para aumentar as vendas e alcançar as metas.

Por exemplo, tenha em mente onde quer que o seu negócio esteja daqui a três meses, depois de seis meses, em um ano e em dois.

Depois, a cada etapa avalie como foi até ali, se conseguir, se chegou perto, se tem muito o que mudar.

Essas metas permitem que você possa fazer ajustes quando perceber que a meta está ficando longe e precisa buscar um modo de como alavancar o meu negócio.

2. Peça auxílio da franqueadora

O modelo de negócio de franquia é atrativo por muitas razões e uma delas é o suporte que a franqueadora oferece.

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Portanto, caso tenha algum problema e esteja sentindo que o negócio não está indo tão bem quanto esperado, recorra a algum auxílio da franqueadora.

Por exemplo, muitas franqueadoras possuem um departamento de marketing digital para dar aos franqueados os melhores conteúdos de divulgação.

Então, aproveite esta ajuda se as vendas não estão satisfatórias. Dessa forma, uma boa estratégia de marketing pode ser feita com o auxílio da franqueadora pode mudar o cenário.

Além disso, vale a pena este auxílio da franqueadora, pois ela possui a expertise de outras unidades.

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Assim, pode indicar algum erro que você esteja cometendo que tenha ocorrido com outros franqueados da marca.

3. Ouça a franqueadora

Como dito acima, é importante buscar o auxílio da franqueadora para o desenvolvimento do negócio. Por´em, não basta apenas procurar, é preciso que o franqueado ouça o que a franqueadora tem a dizer.

Nesse sentido, se no manual ou nos treinamentos a franqueadora orienta para fazer algo de determinado modo, faça daquele jeito.

Lembre-se que o modelo de franquia baseia-se em uma padronização que deu certo em vários negócios.

Do mesmo modo, o franqueado precisa atentar-se às orientações ao longo da parceria.

Isso porque, é comum que a franqueadora mude algumas estratégias e sugestões com o passar do tempo para adequar o negócio da melhor forma.

Mas não ignore as sugestões da franqueadora, esteja ligado aos detalhes, vale a pena buscar os suportes dela e seguir as orientações repassadas.

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4. Planeje suas estratégias

Citamos anteriormente que organização é uma das chaves para alavancar o seu negócio.

Esta organização passa por um bom planejamento das estratégias para o crescimento da franquia ou da empresa.

Nesse sentido, é muito importante ter um bom plano de marketing para melhorar as vendas, buscando formas mais eficientes de atrair os clientes.

Além disso, o planejamento permite organizar custos, trilhar o caminho que deve ser seguido para chegar até as metas traçadas.

Com isso, fica mais fácil tomar as decisões, poupando tempo e energia.

Imagina se deparar com uma situação e não ter se planejado para ela, ou para algo parecido?

O problema aconteceu e você não sabe o que fazer, pois não se planejou. Como resultado, isso faz com que demore mais tempo para superar a situação.

Por fim, no planejamento você pode contar com o auxílio da franqueadora para algumas questões, como: investimentos, melhoria do atendimento, entre outros indicadores que permeiam o negócio.

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5. Foque nos seus clientes

O atendimento aos clientes de um negócio é essencial para alavancá-lo. Uma empresa que não atende bem não verá este consumidor novamente. Ainda, corre o risco de atrapalhar também na captação de novos clientes.

A captação e manutenção dos clientes é uma etapa cada vez mais importante, com programas para a fidelização dos consumidores, por exemplo.

O empreendedor deve focar no seu cliente, avaliar o que ele precisa e como pode dar a ele o que quer. Mas como diz o ditado, “nem Deus agradou todo mundo”, não é o seu negócio que vai.

Então, o franqueado precisa ser eficiente, saber onde concentrar as suas forças. Não busque clientes que não estejam dispostos a comprar da sua marca. Vá até quem tem potencial para ser seu consumidor.

Para isso, aplique suas ações de marketing de forma eficiente, bem direcionadas para o seu público-alvo.

6. Execute um bom marketing

Falamos que captar e manter o seu cliente é uma etapa importante para quem busca formas de como alavancar o meu negócio. Por isso, execute este trabalho da melhor forma possível.

Nesse sentido, aproveite as orientações da equipe de marketing da franqueadora e foque nos meios mais eficientes para chegar até o seu público.

Por exemplo, dependendo do seu produto ou serviço, o seu foco total deve ser no marketing digital feito nas redes sociais. Este trabalho é o que poderá trazer maior impacto para suas vendas.

Logo, é muito importante que o marketing seja adequado para o seu público, pois cada tipo de cliente possui um perfil.

Assim, isso deve se refletir na maneira de como é feita a divulgação da marca para atrair estes consumidores.

7. Mantenha a comunicação interna assertiva

Além de se comunicar bem com o seu público externo, ou seja, seus clientes, é importante também ter uma boa comunicação interna.

Por exemplo, ter um canal de diálogo assertivo com seus funcionários e com a franqueadora.

Uma empresa precisa que seus funcionários se sintam parte da engrenagem que faz o negócio prosperar.

Portanto, deve-se trabalhar este sentido de pertencimento junto aos colaboradores para que eles se mantenham engajados.

Além disso, seus funcionários costumam ser a porta de entrada para os clientes. Isso porque, são eles que recebem os consumidores.

Estes colaboradores precisam estar em sinergia com o negócio, poder transmitir confiança e positividade aos clientes.

8. Treine sua equipe continuamente

Se os seus funcionários são a porta de entrada dos consumidores, eles precisam estar bem treinados, além do engajamento do qual falamos.

Para um trabalho eficiente de atendimento, os funcionários precisam estar em constante melhoria e isso se dá por meio de treinamentos.

Esse processo  possui o objetivo de impulsionar a eficiência, aumentar a produtividade, elevar os níveis de qualidade, promover a segurança no trabalho e evitar a necessidade de refazer as atividades.

Mas em geral, os resultados de um treinamento são obtidos em curto prazo e são satisfatórios.

Por isso, os funcionários precisam estar bem preparados. Desse modo, aptos para que possam dar todas as informações aos clientes e atendê-los sempre da melhor forma.

Muitas franqueadoras disponibilizam treinamentos online para facilitar este aprendizado. Assim, fica mais simples este trabalho junto aos funcionários das suas unidades.

Enfim, vale destacar que esta cultura de intensa valorização do funcionário é peça-chave no sucesso de uma empresa.

Por intermédio da atualização e adequação às principais tendências de mercado, é possível manter uma equipe entusiasmada e produtiva.

9. Atenda sempre bem

Um negócio dificilmente vai para frente se os clientes forem mal atendidos. Logo, este é um cuidado que deve ser constante em qualquer tipo de negócio.

Seja na prestação de serviços ou venda de produtos, a experiência do consumidor precisa ser positiva para que aumente as chances dele voltar ou indicar sua marca.

Além disso, para alguns tipos de negócios, o atendimento online também não pode deixar a desejar. Seja em um bom site da sua loja ou atendentes virtuais eficientes.

10. Faça estratégias de pós-venda

O bom atendimento não deve se resumir nas conversões, mas também na resolução de eventuais problemas após a venda e reclamações que possam acontecer.

Nesse sentido, caso o consumidor tenha que trocar um produto ou fazer uma reclamação sobre este serviço, a empresa deve estar pronta para atendê-lo com presteza.

Do mesmo modo, é preciso aprender com cada um dos retornos, sejam eles positivos ou negativos, para que eventuais situações negativas não se repitam.

11. Monitore seus resultados e adapte suas ações

Diante de um mercado volátil, complexo e cada vez mais competitivo, a busca constante de alta performance e diferenciação é crucial para que o negócio se mantenha saudável e lucrativo.

Nesse âmbito, uma rotina voltada para a análise de dados certamente desponta como uma postura determinante na gestão eficiente da empresa.

O empreendedor deve estar sempre pronto para avaliar os seus resultados e poder comparar, junto às sua métricas, se o caminho trilhado conduz ao sucesso ou não. Por isso, a importância das metas.

Ainda, ter planejamento para conseguir se adaptar, mudar certos rumos do negócio para direcionar ao seu crescimento. Então, mostramos algumas dicas para quem busca como alavancar o meu negócio.

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