Como começar um negócio de forma segura, do zero? Veja aqui!

Por
em
Mulher em casa trabalhando em frente a um computador. Imagem ilustrativa do texto como começar um negócio forma segura.
Advertisement

Empreender é o sonho de muitas pessoas, seja por necessidade ou por vocação. Mas nem todo mundo sabe como começar um negócio de forma segura. Por isso, separamos algumas dicas para esse processo.

Segundo pesquisa feita em 2020, pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), cerca de 50 milhões de brasileiros pretendiam montar um negócio próprio nos próximos três anos.

Porém, o empreendedor precisa ter cuidado ao abrir uma empresa, analisar diversos aspectos que envolvem este projeto. Dessa forma, poderá começar um negócio do zero de forma mais segura. Continue a leitura e saiba mais.

Veja como começar um negócio com facilidade

Sabemos que começar a empreender é um grande desafio. Afinal, iniciar algo do zero requer coragem e persistência. O mercado apresenta oportunidades que podem ser aproveitadas por meio de ideias inovadoras e a internet possibilita a viabilidade com baixo custo.

Empreender no Brasil sempre foi um grande desafio, mas também pode significar a mudança que você sonha para a sua vida.

Nesse sentido, mais independência, rendimentos e fazer o que se gosta são alguns dos motivos pelos quais as novas gerações estão cada vez mais optando pelo empreendedorismo.

Por isso, se você faz parte do time empreendedor que quer tirar uma ideia do papel, mas não tem noção de como começar, fique com a gente e confira algumas dicas que você precisa saber antes de investir no próprio negócio.

Entenda o que você quer abrir

O primeiro passo de como começar um negócio de forma segura é buscar investir em algo que você goste de fazer, que se encaixe ao seu perfil.

Então, é necessário que você avalie suas qualidades e paixões. Em seguida, entenda como elas podem ser aproveitadas em um negócio próprio.

Isso porque, você vai trabalhar muito mais do que imagina quando se tornar “proprietário”. A dedicação será grande e você passará uma boa parte da vida, nos primeiros anos, totalmente focado no trabalho. Isso é normal.

Mulher trabalhando em frente a um computador em casa. Imagem ilustrativa do texto como começar um negócio forma segura.
Busque tipos de negócios que se encaixem aos seus gostos pessoais.

Portanto, se você não fizer algo que goste, haverá grandes chances de desistir no meio do caminho. Ainda, você se sentirá desestimulado a estudar sobre o negócio, o mercado e tudo que o envolve.

Sendo assim, a paixão é perceptível aos olhos dos “clientes” e isso envolve e conquistá-los, além de impulsionar você a fazer melhor a cada dia. E é preciso ter em mente também que a “moda” muda.

Enfim, se você foi na “onda do momento”, mas não gosta do que faz, pode ser que não consiga dar continuidade quando essa “onda” passar.

Saiba o que seu mercado pode receber

Advertisement

Vamos partir do princípio que você já saiba qual produto ou serviço vai oferecer. Com isso definido, o primeiro passo é realizar uma pesquisa de mercado.

Logo, é preciso esclarecer o mercado em que você irá atuar, tanto em relação aos concorrentes, seus fornecedores e também ao público-alvo do seu negócio.

Nesse sentido, é uma etapa importante do passo a passo de como começar um negócio de forma segura e entender como chegar até os seus consumidores de modo mais eficiente.

Por isso, saiba o que eles querem, o preço que estão dispostos a pagar, quais são os hábitos de consumo do seu público.

Iniciar um negócio é como plantar uma semente, ela precisa de um terreno fértil para crescer. Mas no empreendedorismo, o seu terreno é o mercado local, que precisa ter consumidores para o seu tipo de negócio.

Além disso, você pode oferecer algo que os concorrentes não oferecem e aproveitar uma lacuna de mercado. Desse modo, uma boa análise desse mercado é importante para iniciar seu negócio de forma mais segura.

Planeje seus passos

Planejar é buscar informações e organizar sua experiência e conhecimento sobre a sua empresa, seus concorrentes, fornecedores, clientes, colaboradores, metas e processos.

Depois, essa reunião de informações deve ser estruturada na forma de um plano de ação que sua empresa deve seguir para que as tomadas de decisões sejam mais assertivas e torne a empresa mais eficiente possível.

Um homem explicando algo para outras pessoas em uma mesa de reuniões. Imagem ilustrativa do texto como começar um negócio forma segura.
Empreender exige um bom planejamento para evitar que seu negócio comece desajustado.

O planejamento é uma etapa muito importante para quem quer abrir um negócio. Nele o empreendedor consegue analisar quais serão seus próximos passos e fazer este trajeto de forma mais sólida.

Este plano de negócios auxilia a avaliar os custos de implantação da empresa, quais serão suas ações de marketing e como estruturar sua operação.

O mercado conta com boas ideias de negócios, mas nem sempre um produto ou serviço atrativo é o suficiente se o empreendedor não tiver planejamento.

Nesse sentido, mesmo que seja um plano simples, o fundamental é que exista um planejamento escrito e que todos da sua equipe conheçam e tenham acesso para que esse plano oriente as atividades da sua empresa.

Isso porque, ele pode facilitar sua tomada de decisões, prever algumas dificuldades ou gargalos do seu negócio que podem aparecer em um futuro próximo. Assim, evita-se sustos ao longo do processo.

Consiga dinheiro para investir

É difícil encontrarmos empreendedores que possuem uma grande quantia para investir em seus negócios inicialmente. Muitas vezes eles têm ótimas ideias, mas pouco capital para fazê-las acontecer.

Sendo assim, uma das principais atitudes que prejudicam o planejamento financeiro para empreendedores é misturar as contas do negócio com as pessoais.

Embora seja uma tarefa difícil, principalmente para pequenos empresários e profissionais autônomos, ela é extremamente necessária para o sucesso financeiro da organização.

Nesse sentido, o empreendedor deve conseguir o dinheiro para investir sem deixar a sua vida pessoal vulnerável. Ou seja, manter uma reserva de emergência, ter capital para pagar as contas da família.

Então, para esse processo de como começar um negócio de forma segura, o empreendedor deve diminuir custos pessoais, abrir mão de algumas coisas para juntar dinheiro.

Da mesma forma, pode vender um carro ou um imóvel que possa render um capital suficiente para abrir a empresa e comprar um imóvel menor, por exemplo.

Existe também a possibilidade de ter um sócio investidor, que pode ser um familiar ou amigo. Porém, essa parceria precisa ser bem delimitada para que possa fluir da melhor forma.

Uma mão segurando uma caneta e escrevendo em um bloco de notas, com uma calculadora e algumas notas de dólar ao lado. Imagem ilustrativa do texto como começar um negócio forma segura.
Busque formas de conseguir o dinheiro para investir no seu negócio próprio.

Considere abrir uma franquia

Iniciar um negócio do zero é bastante arriscado, ainda mais em época de crise como a que vivemos. Assim, é preciso realizar diversos estudos e garantir o suporte financeiro adequado para enfrentar os imprevistos muito comuns em empresas iniciantes.

Por isso, o modelo de franquia continua em crescimento por ser uma opção mais simplificada para iniciar um negócio e que oferece suporte aos investidores.

Este formato de negócio é como investir em uma empresa pronta, pois o empreendedor recebe uma estrutura de negócio montada, uma operação organizada, uma forma de fazer, ou seja, o know-how da marca.

Portanto, a franquia é uma estratégia que comercializa o direito de uso de uma marca, patente, infraestrutura e direito de distribuição. Logo, consiste em um arranjo comercial no qual a rede franqueadora concede ao franqueado uma parcela do seu negócio.

O modelo pode ser classificado ainda como uma espécie de clonagem de negócio, fazendo com que o serviço possa ser replicado em diferentes localidades.

Enfim, as unidades da rede são gerenciadas pelos franqueados. Sendo assim, representam a parte que investe e trabalha nas lojas.

Compare opções de negócio

O mercado conta com muitas opções de como começar um negócio de forma segura e ganhar dinheiro. Dessa forma, o empreendedor pode criar uma empresa do zero ou então, investir em uma franquia.

Por isso, esse empreendedor precisa avaliar as várias oportunidades do mercado. Para alguns tipos de negócios pode ser interessante iniciar do zero, caso tenha uma boa ideia em mente.

Mas o modelo de franquia apresenta uma solidez maior, uma segurança por conta do formato de negócio previamente estabelecido.

Nesse sentido, o empreendedor deve pesquisar, conhecer as opções que melhor se encaixam ao seu perfil, sua capacidade financeira e o mercado local.

Do mesmo modo, avaliar que tipo de negócio está em um melhor momento. Por exemplo, empresas que trabalham com delivery estão se destacando e podem ser uma boa aposta.

Pessoas se cumprimentando em uma mesa de reuniões.
Converse com outras pessoas, busque conhecer as opções de negócios antes de investir.

O empreendedor deve analisar diversos detalhes para fazer sua escolha com maior segurança, seja em uma franquia ou iniciando um negócio do zero. Com isso, entender se é hora de investir em um ou outro modelo de negócio.

Vale a pena abrir uma franquia?

Uma franquia é uma maneira mais simples de como montar um negócio, pois nesse modelo o empreendedor já recebe uma marca, plano de negócio, produtos e serviços testados e aprovados, entre outras vantagens.

Então, esse modelo de negócio traz a vantagem de ter uma operação previamente estabelecida, de fácil implementação, o que facilita para empreendedores sem experiência.

Nesse sentido, como o franqueado recebe treinamentos da franqueadora, fica conhecendo melhor o mercado no qual irá atuar.

Ainda, estes treinamentos permitem ao empreendedor conhecer mais sobre o mercado, a forma de atendimento, conhecimentos que nem sempre se tem antes do processo de como começar um negócio de forma segura.

Mas uma grande vantagem de uma franquia é saber de antemão os custos do negócio. Na Circular de Oferta de Franquia (COF), o empreendedor sabe qual o investimento total necessário. E ainda, a franqueadora auxilia na gestão e para o marketing, principalmente voltado para redes sociais.

O empreendedor também encontra franquias baratas em modelos mais enxutos, em home office que valem a pena investir. Com isso, evita-se custos com ponto comercial, funcionários, entre outros.

Outro ponto importante sobre as franquias é que o mercado do franchising está aquecido, e mesmo com os problemas econômicos causados pela pandemia ele está sólido.

Assim, para se ter uma ideia, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado faturou R$ 185 bilhões em 2021, com um crescimento de 10,7% em relação ao ano anterior.

Dessa forma, cabe ao empreendedor avaliar qual tipo de negócio mais adequado para suas necessidades e seus investimentos.

Por isso, separamos um conteúdo com uma lista de franquias baratas para você começar um negócio, com opções em variados nichos de mercado. Acesse e aprenda mais sobre o assunto!

Advertisement
Advertisement