Como começar um negócio do zero e ter sucesso?

Por
em
Foto de um caderno com uma caneta, ao lado de um computador em uma mesa marrom. Imagem ilustrativa para texto como começar um negócio.
Advertisement

Se você quer saber como começar um negócio e está em busca de algumas dicas para abrir uma empresa, este artigo pode ajudar! Acompanhe! 

Começar a empreender não é tarefa fácil. Isso já que esse processo exige uma série de preparações e planejamentos para que tudo funcione de forma correta.

Independente do produto ou serviço que você deseja trabalhar, é preciso passar por uma série de etapas que vão desde a pesquisa, até a preparação do local e os investimentos envolvidos. 

Então, se você quer entender melhor como começar um negócio próprio com segurança, acompanhe o passo a passo que separamos a seguir. 

Passo a passo de como começar um negócio

Como dissemos, para começar seu próprio negócio, é preciso que você se prepare com antecedência. Afinal, uma empresa é composta por várias seções. Da organização até a sua produção. 

Desse modo, para que tudo funcione perfeitamente e você consiga manter o negócio funcionando, é preciso se planejar para isso. Assim, será mais simples ter bons resultados. Veja as etapas importantes abaixo.

Faça uma autoanálise

Se você quer saber como começar um negócio, entenda que o primeiro passo deve ser uma análise pessoal. Isso é necessário para que você entenda que tipo de negócio e segmento realmente lhe atraem. 

Já pensou como seria incômodo investir todo seu tempo e dinheiro em um negócio que, na prática, você não estaria satisfeito em atuar? Pois é, por isso é necessário se conhecer e entender com quais negócios você se identifica. 

Ao se tornar dono de um empreendimento, você terá que se dedicar bastante para que ele dê certo. Sua função será administrar, conduzir uma equipe e se certificar que tudo está funcionando adequadamente. 

Por isso, além de considerar algo lucrativo, você precisa ter certeza que irá se dar bem com a área escolhida. O negócio realmente precisa combinar com o seu perfil. 

Pesquise seu público local

Advertisement
Foto de um estabelecimento com várias mesas alinhadas e pessoas sentadas. Vemos vitrines com pessoas do lado de fora. Imagem ilustrativa para texto como começar um negócio.
Conhecer o público é algo fundamental para o sucesso de um empreendimento.

Outro fator essencial na hora de abrir uma empresa é entender qual é o seu público. Por isso, faça uma pesquisa local e tente entender qual é a necessidade das pessoas. 

Mesmo com uma ideia de serviço ou produto brilhante, você precisa ter uma visão mais prática para saber se as pessoas realmente possuem uma demanda daquilo. E claro, se a sua solução poderá ajudá-las. 

Do mesmo modo, é importante entender se, no local onde você pretende atuar, existem pessoas que se identificam com as suas propostas. E também se elas vão, de fato, consumir seus produtos e serviços. 

Além disso, pesquisar sobre o público local é ideal para você entender como são essas pessoas. Esse fator vai lhe guiar na hora de apresentar sua empresa, definir o tom de comunicação com as pessoas e como você irá se relacionar com elas. 

Estabeleça um bom plano de negócio

Além de boas ideias de negócios, começar a empreender requer uma série de planejamentos. Assim, você vai definir como aquela empresa irá funcionar, quais os objetivos e quais etapas necessárias a serem seguidas.

Por envolver uma série de processos, e em diferentes âmbitos, o plano de negócio é um documento completo. Você deve criá-lo com o máximo de cuidado, incluindo todas as informações importantes. 

Portanto, esse documento não deve só descrever detalhadamente as ideias e metas por trás de uma empresa, como também demonstrar a sua viabilidade e quais os passos necessários para colocar tudo em prática. 

Sendo assim, ele é importante tanto para o início do empreendimento, quanto durante sua execução. Afinal, ele deve ter dados que podem ajudar a tomar decisões importantes. 

Além disso, não se esqueça de incluir no plano informações referentes a valores e estimativas de custos. Como é o caso das despesas básicas, capital de giro e fluxo de caixa.

Também inclua gastos referentes a processos adicionais que serão úteis na sua trajetória, como o marketing. 

Obtenha crédito para investir

Foto de um cofrinho rosa em formato de porco com o fundo também rosa.
Para empreender, é importante planejar os investimentos.

É preciso ter noção de todo o investimento necessário para colocar o negócio em prática. Esse é um ponto muito importante para quem quer saber como montar um negócio.

Você precisará de recursos para montar um espaço físico, para a identidade da marca, matéria-prima e outros. Incluindo gastos com documentos e legalizações. 

Desse modo, antes de tudo, é fundamental ter um planejamento financeiro. Por isso, coloque no papel todos os valores necessários para a fase inicial do projeto. Também se programe até o empreendimento começar a dar lucro. 

Em seguida, será hora de obter o crédito necessário para investir. Caso você não tenha esse dinheiro acumulado, pode procurar por várias iniciativas que ajudam empreendedores a começar seu negócio. 

Então, você pode contar com os tradicionais financiamentos, ou formas alternativas, como financiamento coletivo, investidores parceiros ou até mesmo subsídios para pequenas empresas. 

Mantenha a organização do negócio

Como foi possível perceber, o planejamento é algo essencial na hora de montar um negócio. Contudo, a organização é outro ponto que não pode ser esquecido. 

Apesar de parecer algo simples, muitas pessoas acabam se esquecendo disso. Mas muitos problemas podem ser evitados se todos os âmbitos de uma empresa estiverem realmente organizados. 

Sendo assim, a organização é válida para todos os sentidos. Primeiramente, você terá que colocar todos os planos em prática, e é preciso ter uma ordem para que tudo funcione adequadamente. 

Em seguida, é preciso se organizar financeiramente, realizar os pagamentos iniciais, manter um caixa reserva para eventualidades e conseguir manter todos os gastos fixos definidos. 

Da mesma forma, é preciso organizar a produção do serviço ou produto, ter uma ordem estabelecida na unidade para definir os responsáveis por cada etapa. E claro, é preciso ter uma organização clara da equipe para evitar confusões e problemas no dia a dia. 

Faça o marketing da empresa

Pessoa mexendo em um computador, ao fundo vemos um painel colorido.
O marketing é uma forma de expandir a marca.

Além de entender como montar um negócio, é importante que você saiba que o marketing é uma das formas principais de conseguir expandir seu negócio e conquistar clientes. 

Afinal, é por meio do marketing que você poderá desenvolver campanhas que dialogam com seu público. Serão formas de comunicação nas plataformas certas, além de materiais atrativos, tanto on-line, como off-line. 

O marketing já é considerado uma forma prática e efetiva de conseguir uma comunicação eficiente com o público. Capaz de gerar retorno não só em vendas, como na reputação da marca e sua credibilidade no mercado. 

Além disso, você pode utilizar estratégias distintas, focando naquela que melhor funciona para o seu negócio e público-alvo.

Ou seja, anúncios físicos locais, anúncios em redes sociais ou mecanismos de busca, um site com conteúdo interessante, presença adequada em plataformas on-line etc. Enfim, são inúmeras as possibilidades. 

Mas claro que, para construir campanhas eficientes e de qualidade, você deverá contar com uma equipe própria, tendo profissionais preparados. Ou poderá contratar uma empresa específica para isso. 

Franquia: uma opção mais simples para começar um negócio

Abrir seu próprio negócio pode ser um processo bem desafiador, como detalhamos nas dicas deste artigo. Porém, se você está em busca de um investimento seguro, com todo o suporte necessário, pode investir em uma franquia.

Isso porque, a franquia funciona em um sistema de parceria. Nela, o investidor é responsável por uma unidade da marca franqueadora, e para isso, ele conta com o suporte oferecido pela empresa. 

Ou seja, você, como franqueado, vai liderar uma unidade de uma marca já estabelecida no mercado. Além de credibilidade, você já vai contar com um plano de negócio próprio e que realmente funciona. 

Desse modo, você já estará apostando em um negócio que foi testado, passou por melhorias e que na prática já possui sucesso com os outros franqueados. É justamente por isso que uma franquia é um investimento mais seguro.

Para se ter uma ideia, as franquias apresentam a menor taxa de mortalidade entre as empresas. Enquanto empresas normais apresentam uma taxa de fechamento em 25%, a média das franquias é de apenas 2,9%. O levantamento é da Associação Brasileira de Franchising (ABF). 

Além disso, os franqueados podem contar com um treinamento prévio e acompanhamento para escolha de ponto comercial (se necessário). Além de vários tipos de suporte ao longo da trajetória, como apoio jurídico, no marketing e afins.

Para entender melhor o que é uma franquia e como ela funciona, confira o vídeo que separamos abaixo!

Como começar um negócio com pouco dinheiro?

Outra dúvida muito comum para quem quer saber como começar um negócio, é como iniciar o projeto contando com pouco dinheiro para investir. Apesar de possível, saiba que é necessário muito planejamento. 

Sendo assim, o primeiro passo é fazer um planejamento pessoal e das suas finanças. Se organize, faça cortes no orçamento e coloque todos os valores no papel para que você consiga ver, de forma clara, quais serão seus gastos. 

Lembre-se que, além de planejar os custos para o início do negócio, você precisa ter uma reserva para o caso de algum imprevisto acontecer.  

Mas uma outra opção é apostar em uma franquia, já que esse tipo de empreendimento já conta com todos os gastos previstos para iniciar a unidade. Assim, você poderá ter ainda mais facilidade para abrir a empresa com pouco dinheiro. 

Inclusive, existem várias opções de franquias com baixo investimento no mercado, e que você pode operar até mesmo de casa.

Para saber mais, confira abaixo nosso ebook gratuito com as vantagens de abrir uma franquia. 

ebook gratuito franquias vantagens abrir uma franquia guia

Se você gostou desse conteúdo, também pode se interessar por: Franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas, conheça 13 opções

Advertisement
Advertisement