Se você se pergunta como começar um pequeno negócio de forma simples, esse texto é para você. Aqui, vamos lhe apresentar dicas estratégicas com análise de mercado, da franqueadora e planejamento financeiro.
Os pequenos negócios são a base da economia brasileira, representando 99% das micro e pequenas empresas no país, de acordo com dados do Ministério da Economia. Esse levantamento destaca a relevância das micro e pequenas empresas, que correspondem à maioria absoluta dos negócios nacionais e desempenham um papel essencial na geração de empregos e na movimentação da economia local.
Nesse sentido, abrir sua empresa pode ser sua chance de conquistar a independência financeira e ser seu próprio chefe. Então, continue a leitura e descubra como abrir um negócio de sucesso.
10 passos para como começar um pequeno negócio
Não tem uma fórmula pronta, mas existem alguns passos para começar um pequeno negócio, por exemplo, pesquisar sobre os tipos de empreendimentos, fazer um planejamento financeiro, analisar o mercado e a concorrência.
Além disso, é importante decidir o tipo de negócio, como loja, quiosque, e-commerce, empreendimento em home office, entre outros. Confira a seguir os passos de como começar um negócio!
1. Descubra o que você quer fazer
Um dos primeiros passos de como começar um pequeno negócio é descobrir o que quer fazer. Antes de tudo, é essencial delimitar os aspectos mais gerais, como a área de atuação, o modelo de negócio, o produto ou serviço oferecido.
Desse modo, é mais simples para se delimitar futuramente aspectos mais específicos. Por isso, caso deseje mudar e abrir um novo empreendimento, você precisa fazer o que gosta. Afinal, montar um negócio e gerenciá-lo é uma tarefa árdua, que exige muita dedicação e resiliência.
Em outras palavras, é muito difícil ir em frente sem ter paixão e dedicação pela atividade. Existem vários tipos de negócio e cabe a você escolher um modelo que mais combine com a sua personalidade e expectativa.
À primeira vista, esse trabalho pode parecer difícil. Afinal, muitas vezes os empreendedores têm que ser pioneiros e ter uma ideia muito diferente. Porém, você não precisa necessariamente inventar algo completamente novo.
Esse passo serve justamente para ajudar você a saber o que pode e consegue fazer. Depois que entende melhor sua personalidade, pode surgir com ideias que já existem e melhorá-las, ou preencher alguma deficiência desse segmento. Afinal, muitos empreendedores de sucesso começaram a partir de ideias que já existiam no mercado. Ao mesmo tempo, muitos negócios completamente pioneiros não conseguiram ir para frente e quebraram.
2. Analise seu mercado local
Outro passo muito importante para abrir uma empresa é a análise do mercado. Ou seja, pesquisar por meio do comportamento do mercado local a possibilidade do negócio. Dessa forma, você pode saber se o negócio tem a aprovação ou não desse mercado.
Em outras palavras, por melhor que a ideia seja, ela precisa da adesão do público-alvo para ir para frente. Afinal, é ele quem vai consumir esse produto ou serviço. O ideal é saber a necessidade dessas pessoas antes de abrir o negócio.
Começar um negócio e depois se adaptar às necessidades do mercado pode ser negativo e causar prejuízos. Desse modo, por melhor que a ideia parece ser, ela precisa de adesão das pessoas para dar certo. Logo, é muito importante entender o segmento para abrir uma empresa e desenvolver uma ideia que se adequa a essas necessidades. Um dos caminhos para isso é o estudo de mercado e um bom networking.
Ou seja, entrar em contato com pessoas experientes para essa pesquisa de mercado e conhecer a concorrência. Além de saber a própria opinião do público-alvo que consome nesse mercado. Dessa forma, é muito mais simples de encontrar potenciais lacunas. Até mesmo parceiros para ajudar na ideia e prospectar o negócio. Assim, é possível promover o seu produto ou serviço por meio dessa rede de contatos.
3. Avalie a concorrência
Como citado anteriormente, a análise da concorrência é essencial para a verificação dos empreendedores inseridos nesse mercado. Desse modo, é possível entender a dinâmica do segmento, as ideias que deram certo e aquelas que podem ser melhoradas. Nesse sentido, você pode aprender com a experiência dos outros. Sendo assim, evitar os erros cometidos no passado. Dessa maneira, conseguirá começar o seu negócio da melhor forma possível.
Com a análise de mercado é possível entender como as empresas concorrentes atuam, o que oferecem ao público, como é a sua gestão comercial e até mesmo conhecer potenciais clientes. Do mesmo modo, você pode identificar tanto os riscos, como as oportunidades do seu novo negócio.
Logo, será possível desenvolver uma inteligência comercial, tal análise pode aumentar as vendas, impulsionar o faturamento e posicionar melhor o negócio no mercado. Por outro lado, isso não significa que todas as iniciativas dos concorrentes devem ser pensadas de forma única. Esse passo serve para que você também tenha novas ideias e enxergue oportunidades.
Esses elementos analisados servem para direcionar melhor o negócio. Além de auxiliar no planejamento estratégico por meio do conhecimento do público, resultados de mercado e seu comportamento. Essa análise deve ser feita com objetivos claros, com critérios para serem analisados e as formas de coleta dessas informações devem ser mais detalhadas, com pontos que serão úteis para a atuação.
4. Aprenda sobre empreendedorismo
Atualmente, é possível aprender sobre empreendedorismo de diversas formas. Desde conteúdos gratuitos até cursos pagos. Você pode assistir vídeos, ouvir podcasts, ler livros e artigos. Assim como pode fazer cursos e procurar por profissionais.
Em sites especializados, por exemplo, é possível fazer cursos sobre empreendedorismo. Dessa forma, você conhece as principais características de um bom empreendedor, aprende como montar um negócio com pouco dinheiro, conceitos básicos tanto de empreendedorismo como de marketing e finanças.
Desse modo, você pode aprender lições muito importantes. Como evitar erros, como começar um negócio do zero, seguir as exigência do mercado, formalizar o negócio e lidar com dificuldades. Essa dica serve tanto para quem quer começar a empreender, como para quem já está atuando. Afinal, empreender é um constante aprendizado.
Além disso, o bom investidor precisa estar sempre disposto a entender mais e trazer melhorias constantes na sua atuação. Desse modo, o negócio nunca ficará estagnado. Além de aprender pontos essenciais para ideias de negócios para que sua empresa se torne saudável e lucrativa.
Por exemplo, aprender a ter disciplina e manter o foco nas coisas realmente importantes. Além de foco para conseguir alcançar os seus objetivos e seguir os passos para o crescimento do empreendimento.
Outro ponto importante é a persistência. Os bons empreendedores sabem quando e onde investir. Assim, eles conseguem enfrentar muitos obstáculos e sempre procurar por soluções e novas estratégias. Além de saber correr riscos planejados, sem perder o ânimo e continuar persistindo.
5. Planeje suas finanças
O planejamento financeiro é outro passo indispensável de como começar um pequeno negócio. Nesse ponto é necessário muita disciplina para registrar detalhadamente os gastos, entradas, saídas, investimentos etc.
Além disso, é essencial separar as finanças pessoais e as da empresa. Essa separação é indispensável para você ter uma boa saúde financeira. Do contrário, pode acabar se atrapalhando nos gastos e ter prejuízos.
Uma boa opção para esse planejamento é identificar, classificar e definir os custos, receitas e despesas. Os custos podem ser caracterizados pelo gasto na fabricação do produto ou gastos na prestação do serviço. Já a receita, é a quantidade recebida no negócio por sua atividade. Ou seja, todo o valor que a empresa recebe comercializando os produtos e/ou serviços. Assim, é possível observar o faturamento e o lucro gerado pela atividade.
As despesas são os gastos necessários para manter a empresa funcionando. Nesse ponto, não estão inclusos os gastos do processo de transformação ou produção dos bens, produtos e/ou serviços. Ou seja, as despesas são o valores investidos para a estrutura administrativa e comercial.
Por fim, é essencial para você ficar atento para os prazos da movimentação das finanças da empresa como de pagamento e recebimento. Assim, é possível ter um orçamento bem definido e um planejamento assertivo.
Sem que você tenha surpresas no final do mês ou passe por dificuldades financeiras por falta de planejamento e controle financeiro do seu negócio. Assim, consegue gerenciar o seu negócio de forma saudável e planejar estratégias com mais segurança.
6. Converse com outras pessoas
Como já citado, conversar com outras pessoas é essencial para validar a ideia de negócio. Dessa forma, é possível conversar com diversas pessoas como profissionais da área e até mesmo clientes. Nesse sentido, é importante se atentar também para as críticas construtivas. Afinal, a ideia pode parecer boa, porém para saber se ela pode dar certo é necessário esse teste com outras pessoas.
Assim, você sabe quais são os aspectos fortes do negócio e os pontos que podem ser melhorados. Ao conversar com outras pessoas, você pode evitar erros e traçar estratégias. Além de melhorar o seu negócio antes que comece as operações. Afinal, todo negócio quando começa enfrenta diversos desafios.
Porém, ao ter informações importantes, é possível evitar diversas dificuldades. E ainda, saber mais sobre a atuação e o mercado antes mesmo de começar as suas atividades.
7. Invista em marketing para ser visto
Investir em marketing é essencial para que seu negócio seja notado e alcance o sucesso desejado. Ter um bom produto e/ou serviço, por si só, não é suficiente.
Isso porque, as pessoas precisam conhecer as soluções que você oferece, e é o marketing que fará essa ponte, ampliando sua visibilidade e atraindo potenciais clientes. Ele ajuda a traçar estratégias que vão desde a captação de público até a conversão em vendas. Logo, garantindo que sua empresa se torne rentável e sustentável.
Com o poder da internet, divulgar seu negócio ficou mais acessível. Você pode começar sozinho, usando redes sociais e ferramentas digitais com baixo custo, criando conteúdos relevantes e interagindo diretamente com seu público. Lembre-se: estar presente nas plataformas digitais é um passo inicial para construir sua marca, ganhar credibilidade e atrair clientes.
À medida que o negócio cresce, investir na profissionalização do marketing se torna indispensável. Contar com profissionais da área ou ferramentas especializadas permite ajustar estratégias com base em dados, atingir um público mais segmentado e posicionar sua marca de forma sólida e competitiva no mercado. Afinal, o marketing não é apenas divulgação. Se trata da chave para conquistar e fidelizar clientes, tornando o seu negócio uma referência no segmento.
8. Prefira abrir uma franquia
Uma boa opção de como começar um pequeno negócio é investir em uma franquia. Assim, você terá ajuda profissional em todos os aspectos acima. Além da segurança de investir em um modelo de negócio já testado e aprovado tanto pelo público quanto por profissionais da área.
As franquias oferecem aos seus franqueados o direito de uso da marca. Assim, a franqueadora oferece auxílio em diversos aspectos antes e depois do começo das operações. Afinal, é do seu interesse a prospecção da sua marca e os melhores resultados na atuação de cada franqueado.
Então, é interesse de ambos um negócio saudável e sólido. Portanto, o franqueado pode focar na sua atuação e gerenciamento com a segurança de diversos profissionais especializados auxiliando em aspectos mais importantes e, por vezes, complicados e burocráticos.
Dessa forma, você recebe treinamentos iniciais e recorrentes sobre o negócio. Recebe também uma marca pronta para atuação, com todo o planejamento feito e testado.
Ou seja, terá tanto a segurança de uma marca de qualidade quanto de uma equipe altamente capacitada para auxiliar no negócio como um todo. Quer saber mais sobre as franquias? Clique no botão abaixo e conheça as melhores opções de marcas para empreender e lucrar.
9. Compare marcas de franquias
Para ajudar na escolha da franquia para investir é possível fazer a comparação dessas marcas. Desse modo, você pode escolher entre diversas opções de atuação no mercado que deseja atuar.
Consequentemente, pode escolher a que melhor atende suas necessidades e expectativas. Mesmo inseridas no mesmo mercado, as franquias oferecem diversas opções de atuação, investimento e modelo de negócio.
Além disso, elas oferecem suportes em diferentes aspectos. Ao fazer a comparação, você pode saber quais são as melhores para a sua realidade, o modelo que mais combina com o seu mercado local e a atuação que mais se alinha com a sua personalidade.
10. Aprenda tudo sobre o negócio
A decisão de abrir uma empresa traz consigo uma grande responsabilidade. Por esse motivo, é necessário aprender tudo sobre o negócio que deseja atuar. Nesse sentido, você pode tirar dúvidas com consultores e conversar com os franqueados. Assim, é a hora de tirar todas as dúvidas com a franqueadora. Entender como funciona a atuação e os valores de investimento inicial. Assim como as suas obrigações, deveres e direitos.
Além disso, conversar com os franqueados também pode ser de grande ajuda. Dess modo, você terá noção de como o negócio funciona na prática, os desafios e a realidade da atuação.
Outro ponto importante é entender como funciona o relacionamento entre franqueador e franqueado. Apenas depois dessa análise, leitura do contrato e com todas as dúvidas esclarecidas é a hora de abrir sua franquia.
Desse modo, você irá saber tudo que precisa e não será surpreendido sobre alguma questão. Entender sobre o negócio permite ainda que você tenha uma visão macro e micro do seu empreendimento. Por fim, você pode enxergar oportunidades e traçar estratégias. Além de saber lidar com momentos ruins e pensar em soluções para melhorar.
Principais desafios ao abrir o primeiro negócio
Abrir um negócio é como começar uma maratona: exige preparo, foco e disposição para superar os obstáculos ao longo do percurso. Cada passo representa uma decisão importante para alcançar a linha de chegada.
Então, se você está pensando em dar o primeiro passo no empreendedorismo, é essencial estar pronto para os desafios que virão. A seguir, descubra os principais obstáculos que podem surgir e como se preparar para enfrentá-los com sucesso.
Conseguir um diferencial competitivo
Se destacar no mercado é essencial para atrair clientes e vencer a concorrência. O diferencial pode estar no preço, qualidade, atendimento ou forma de prestar serviços.
No começo, é difícil identificar essa vantagem competitiva sem conhecer bem a concorrência. Por isso, esteja atento ao mercado e use a experiência adquirida para destacar o ponto forte do seu negócio e investir nele com estratégia.
Organizar a gestão do negócio
Ser dono do próprio negócio significa deixar de ser funcionário e assumir o controle total da gestão. No início, é comum se desdobrar em várias funções: compras, vendas, estoque, gestão financeira, contabilidade e mais.
Dessa maneira, para evitar a sobrecarga, invista em capacitação e, com o tempo, contrate uma equipe para delegar tarefas. Isso permitirá que você foque na estratégia e no crescimento da empresa.
Lidar com as incertezas do mercado
Abrir um negócio é como navegar em um rio cheio de curvas: mesmo com planejamento, sempre haverá surpresas no caminho. O mercado é imprevisível, como vimos na pandemia da covid-19, que forçou empreendedores a se reinventarem para sobreviver.
Portanto, a melhor forma de se preparar é trabalhar com três cenários: pessimista, otimista e realista. Assim, você estará pronto para agir quando os planos mudarem, mantendo o foco no objetivo e superando os desafios.
Até aqui você descobriu os principais desafios que envolvem como começar um negócio do zero. Por outro lado, ao optar por franquias, como explicado, você terá o suporte da franqueadora e acesso a um modelo de negócio testado, reconhecido e validado pelo mercado. Nesse sentido, se trata de uma forma de empreender mais prática e segura comparado com abrir uma empresa.
Qual o melhor pequeno negócio para abrir?
O melhor negócio para se abrir é aquele que atende as suas necessidades e expectativas. Ou seja, um negócio ideal para o seu perfil e para o mercado local que deseja atuar.
Além disso, ao escolher uma franquia todo esse processo é facilitado pela ajuda de profissionais experientes. Acompanhe no vídeo a seguir os suportes que uma franqueadora costuma oferecer!
Além de que, todos os aspectos citados acima são de grande ajuda para tomar essa decisão importante. Afinal, um negócio pode ser lucrativo, porém, sem a dedicação do empreendedor as chances de ir para frente são menores. Também existe a possibilidade de você investir em algo que não goste muito. Assim, mesmo que o negócio pareça bom, pode não gerar os resultados esperados.
Dessa forma, o melhor pequeno negócio para se abrir é aquele que engloba todos esses aspectos em harmonia. Então, com um negócio coerente com o seu perfil e mercado, você tem muito mais chance de obter bons resultados. Nesse sentido, você pode expandi-lo e melhorá-lo durante a sua atuação.
Muitas franquias oferecem essa opção, de começar com um negócio mais simples e ir aumentando a robustez de acordo com os resultados e experiência adquirida pelo franqueado. Mesmo a expansão é mais simples com o apoio de uma marca renomada. Por isso, as franquias podem ser a melhor forma de como começar um pequeno negócio.
Nesse conteúdo, você aprendeu como começar um pequeno negócio. Ainda, descobriu as franquias como uma boa opção para empreender. Agora que está por dentro do assunto, clique no botão abaixo e dê o primeiro passo para começar a ganhar dinheiro.