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Como comprar uma franquia barata de sucesso e confiável?

Sumário

Comprar uma franquia é uma excelente oportunidade para quem quer empreender sem gastar muito. Neste artigo, apresentaremos dicas para escolher uma franquia de sucesso com baixo investimento inicial. Saiba como comprar uma franquia barata e os cuidados necessários antes de fechar negócio.

Empreender é o sonho de quase metade dos brasileiros. Isso é o que aponta a pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Desse modo, o Brasil é o sétimo país que mais empreende no mundo.

Por isso, estudos aprofundados são essenciais para encontrar um modelo de empreendimento seguro e rentável. Melhor ainda se for um formato de franquia barata, não é mesmo?

Por isso, neste texto vamos mostrar como comprar uma franquia barata de sucesso e confiável, para você que busca iniciar uma trajetória no franchising. Saiba mais ao longo do texto.

Por que escolher uma franquia?

Optar por abrir uma franquia pode ser uma ótima escolha para quem deseja empreender com mais segurança e chances de sucesso. Ao entender como comprar uma franquia barata, o empreendedor está comprando um modelo de negócio de sucesso, com aprovação do público-alvo.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Entretanto, os desafios econômicos não são sinônimos de que os empreendedores não devem investir, muito pelo contrário. Há muita gente aproveitando o momento de crise para mudar de vida profissional e apostar no sonho do empreendedorismo.

Porém, para saber a melhor forma de entrar no franchising, é preciso entender o mercado e estudar os formatos de franquia. Assim, você encontra o modelo de negócio ideal para o seu perfil.

Além disso, é essencial buscar por segurança e por uma rede que oriente você em todo o processo de investimento. Essas são algumas das questões a analisar para encontrar a melhor forma de se tornar um empreendedor de sucesso.

Pensando assim, as franquias se tornam as opções mais acertadas nesse momento. Isso porque o empreendedor investe em um modelo de negócio já testado e aprovado pelo mercado. Além disso, a franqueadora presta todo o suporte para o dia a dia de operação do negócio.

Além disso, existe um planejamento definido para ser seguido pelo franqueado, o que facilita o cotidiano do trabalho, uma vez que você sabe todos os passos que precisam ser dados para que a franquia dê resultados.

Para saber tudo sobre o modelo de investimento em franquias, assista ao vídeo a seguir.

Conheça as vantagens das franquias

Para que você compreenda o universo de possibilidades que as redes de franquias oferecem e perceba o diferencial do segmento, é necessário conhecer as principais vantanges.

Entretanto, como todo empreendimento, é essencial que você tenha compromisso com a franquia e siga todas as orientações repassadas pela franqueadora.

1. Menor risco de investimento

As possibilidades de investimento em franquias variam e atendem a diversas possibilidade de atuação no mercado.
As opções vão desde o modelo de nanofranquia (com investimento até R$ 25 mil), as microfranquias (até R$ 105 mil), até as franquias tradicionais, que podem chegar a valores de investimento bem robustos.

Mas independente do tipo de negócio escolhido por você, o investimento será mais seguro se comparado com as empresas criadas do zero. A segurança se deve aos treinamentos e suportes oferecidos pela franqueadora, além da atuação com o apoio de um plano de negócios estruturado pela rede.

Como citamos anteriormente, um plano de negócios fortalece o desempenho do franqueado e indica todos os passos que precisam ser dados para que a franquia atinja maturidade de mercado, assim como as demais unidades da rede.

Desse modo, o franqueado se prepara para evitar sustos e os desafios que surgirem estão mapeados pelo plano de negócios.

Por essas razões, as franquias são consideradas modelos de investimento mais seguros. De acordo com o Sebrae, já são mais de 14 milhões de empreendedores no Brasil. O sucesso desse formato se deve, entre outros fatores, a sua baixa mortalidade, se comparado às outras formas de investimento.

Isso se dá pela falta de planejamento e de suporte. Muitos empreendedores abrem um negócio sem contar com capital de giro, estratégias de marketing, entre outros cuidados.

2. Atualizações constantes

As redes de franquias estão sempre atentas às mudanças do mercado consumidor e da concorrência. Por isso, por trás delas é possível contar com toda uma estrutura capaz de desenvolver inovações em processos e produtos de acordo com as demandas do setor.

As inovações são parte importante desse processo e, claro, as empresas estão sempre atentas a isso. As redes passam por atualizações constants para também facilitar a divulgação da empresa e do desenvolvimento da rede como um todo.

Por isso, as franqueadoras investem em treinamentos, consultorias, pesquisas de mercado e estudos internos que criam estratégias para potencializar a atuação dos franqueados e da rede como um todo.

O objetivo é padronizar os procedimentos e fazer com que funcionem da melhor forma, fortalecendo o objetivo da rede: ser reconhecida pela qualidade e o padrão dos processos.

3. Suportes da franqueadora

Entre as vantagens das franquias, uma das principais é o suporte oferecido pela franqueadora. Essa característica de apoio ao franqueado em todos os passos, desde a implantação até o cotidiano de trabalho, é o que diferencia a franquia das empresas convencionais.

Em uma empresa comum, o empresário não conta com o suporte de especialistas no modelo de negócio, que já passaram por desafios e implementaram melhorias para o sucesso da marca.

Ou seja, por mais que o empresário se prepare, terá que atuar sozinho para descobrir soluções para dificuldades que surgirem pelo caminho.

As franquias, por outro lado, trazem consigo toda uma estrutura de apoio ao franqueado nas mais diversas áreas de uma franquia: gestão, operação, vendas, marketing e até apoio jurídico.

Dessa forma, o suporte é qualificado, para atuar em todas as etapas do franqueamento, como determina a Lei de Franquias

Por isso, é também essencial estudar a Circular de Oferta de Franquia (COF). A COF é entregue aos candidatos a franqueados e, neste documento, constam todas as informações sobre como será o acompanhamento da franqueadora, as taxas necessárias para manter o investimento, os direitos etc.

Por meio do suporte, a franqueadora não apenas facilita o sucesso do empreendedor, mas mantém a padronização e qualidade da marca.

4. Treinamentos do franqueado

Quando frisamos sobre a padronização, uma das principais características de uma franquia, precisamos falar que esse processo exige treinamentos e atualizações repassados aos franqueados.

Dessa forma, os treinamentos são feitos presencialmente e/ou disponibilizados de forma on-line, em plataformas exclusivas da franqueadora.

Assim, os empreendedores são capacitados para atuarem em todas as áreas da franquia: administração de empresas, vendas, atendimento ao cliente, ferramentas de marketing, sistemas próprios e outros.

5. Análise de perfil

Para escolher a melhor opção, depois de feita uma pesquisa sobre as redes, o candidato deve entrar em contato com a franqueadora para demonstrar interesse no investimento.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim

Esse contato permite que o empreendedor conheça a estrutura da rede. Ao mesmo tempo, o perfil do candidato também será avaliado pela franqueado. É preciso que as expectativas do candidato e as condições de investimento estejam alinhadas com os objetivos da franqueadora.

Por essa razão, a entrevista que será realizada com você é essencial. Somente assim será possível dar continuidade no processo de investimento.

6. Apoio em marketing

Um dos suportes mais importantes oferecidos pelas franquias é o suporte de marketing. É esse tipo de apoio que impulsiona a marca por meio de ações de publicidade on-line e off-line.

As franqueadoras investem pesado em estratégias de divulgação nas redes sociais e sites, além de outras ações voltadas a publicidade da marca.

Tudo com o objetivo de favorecer tanto a marca da franquia, quanto o trabalho dos franqueados que representam as redes. Esse suporte é de extrema importância em tempos em que a presença digital vem ganhando cada vez mais força.

Por essa razão, existem as taxas cobradas nas franquias. Uma delas é a taxa de marketing ou taxa de publicidade, voltada para ações de divulgações da unidade e da rede como um todo. O valor e as especificidades da estratégia devem estar explicitados no contrato de franquia.

Assim, o franqueado encontra um investimento em marketing digital de baixo custo. Pois, caso fosse contratar uma empresa à parte para estrurar estratégias de uma única unidade, o orçamento seria muito mais alto do que as taxas cobradas pela rede.

7. Interesse dos consumidores

Já mencionamos sobre a importância da padronização dos serviços oferecidos por uma franquia. Algumas pessoas acreditam que as franquias podem “engessar” o trabalho de um empreendedor. Mas não é bem assim.

A padronização é justamente uma forma de continuar seguindo procedimentos de gestão e operação que deram certo. Esses procedimentos foram desenvolvidos de acordo com as análises da rede e, por isso, apresentam resultados positivos no mercado.

A padronização é uma forma de facilitar o trabalho do franqueado, que irá seguir algumas regras de atuação na franquia. Ao mesmo tempo, também mantém a qualidade de atendimento e de vendas, o que fortalece o sucesso de toda a rede.

Isso porque, os clientes sabem que, independente da unidade de franquia que visitarem, encontrarão os mesmo produtos, preços e atendimentos. A identificação com a marca e o conhecimento de todo o processo de atendimento da rede é outra forma que fortalece a presença da franquia no mercado.

Se você leu o texto até aqui, percebeu que existem pontos vantajosos ao adquirir uma franquia. Por essa razão, siga nossas dicas para entender como comprar uma franquia barata e se tornar um franqueado de sucesso.

O que é preciso para investir em uma franquia?

Agora é hora de demonstrar de forma bem simplificado o passo a passo para escolher uma franquia e dar o pontapé inicial no seu negócio. Veja a seguir.

  • Analise seus interesses e escolha um setor em que você teria prazer em trabalhar;
  • Avalie a sua capacidade de investimento;
  • Pesquise as marcas franqueadoras;
  • Pesquise bem sobre a marca escolhida;
  • Entre em contato com a franqueadora;
  • Avalie a Circular de Oferta de Franquia (COF);
  • Converse com franqueados;
  • Assine o contrato de franquia;
  • Quite a taxa de franquia;
  • Realize o treinamento oferecido pela rede;
  • Siga os processos de implantação, com a ajuda da franqueadora;
  • Inicie o trabalho na sua unidade.

Opções para comprar uma franquia barata

Depois de aprender sobre as vantagens de empreender em uma franquia, chegou a hora de conhecer algumas opções para, depois, você comprar uma franquia barata e confiável.

As opções aqui apresentadas fazem parte de uma seleção de franquias que já fazem grande sucesso em seus segmentos e que propõem modelos de negócios acessíveis.

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Percebeu como é possível investir e comprar uma franquia barata, confiáveis e de sucesso? Por isso, você já deve ter percebido que é importante estar atento às oportunidades de mercado.

Como escolher uma franquia barata para abrir?

Se você está pensando em empreender, mas não tem um grande capital inicial, pode ser interessante considerar a opção de abrir uma franquia barata. Porém, é importante escolher com cuidado a franquia que você irá investir, para evitar riscos e garantir o sucesso do negócio.

Primeiro, é importante pesquisar bastante antes de tomar uma decisão. Afinal, existem muitas opções de franquias baratas no mercado, mas nem todas são igualmente rentáveis.

Verifique se a franquia que você está considerando tem um histórico de sucesso, quais são as suas principais concorrentes e quais são as perspectivas para o mercado em que ela atua.

Além disso, é importante analisar o modelo de negócio da franquia. Verifique se o investimento inicial é compatível com o retorno esperado, se há algum tipo de apoio ou treinamento para os franqueados, e se existe um plano de negócios bem estruturado.

Outro aspecto importante é a compatibilidade entre o perfil do franqueado e a franquia escolhida. É essencial que você se identifique com o segmento em que a franquia atua e tenha afinidade com as atividades que serão desenvolvidas no dia a dia do negócio.

Por fim, é fundamental estudar o contrato de franquia com atenção antes de assiná-lo. Verifique todas as cláusulas com cuidado, especialmente aquelas relacionadas a taxas, royalties e exclusividade territorial.

Se possível, converse com outros franqueados da marca para entender como é a relação com a franqueadora na prática.

Ao seguir essas dicas, você terá mais chances de como escolher uma franquia barata que seja realmente rentável e que atenda às suas expectativas como empreendedor. Lembre-se de que o sucesso do negócio depende tanto da escolha certa da franquia quanto do seu empenho e dedicação para fazê-la prosperar.

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