Como criar uma franquia virtual de forma segura e descomplicada

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como criar uma franquia virtual
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Pensando em abrir uma franquia virtual? Pois essa é uma alternativa de negócio bem atrativa em tempos de isolamento social. No decorrer deste texto, vamos mostrar como criar uma franquia virtual de forma segura para quem deseja se tornar dono do próprio negócio.

No setor de franquia virtual é muito comum encontrarmos modelos em formato home office. Nelas, o empreendedor trabalha de casa e administra a unidade por meio de um software próprio da rede.

Além disso, os segmentos que adotam esse formato de negócio são variados: alimentação, moda, comunicação, informática e eletrônicos, serviços automotivos, serviços e outros negócios.

Assim, as opções de serviços são bem amplas, o que diversifica a atuação dos franqueados e aumenta as possibilidades de entrada no franchising.

Conhecidas por serem opções de baixo investimento, as franquias virtuais também favorecem o investimento de empreendedores que contam com capital limitado. Por isso, vamos mostrar como é fácil se tornar dono de uma franquia virtual.

O que é uma franquia virtual?

Vemos um pequeno carrinho de compras com várias caixas dentro em cima do teclado de um notebook (imagem ilustrativa). Texto: como criar uma franquia virtual.
As vendas no e-commerce cresceram de forma espantosa diante do cenário de pandemia.

O próprio nome já diz: franquia virtual é um negócio com atuação, primordialmente, pela internet. Assim, independente de onde o franqueado estiver, é possível trabalhar.

Os instrumentos de trabalho necessário são apenas um computador e um bom plano de dados. Assim, o dia a dia de trabalho é facilitado. Basta investir tempo e dedicação no seu negócio para alcançar os ganhos.

Além disso, é essencial seguir as padronizações e os treinamentos repassados pela franqueadora, o que potencializa as chances de resultados positivos.

É possível ter resultados muito bons com uma franquia virtual, mas é preciso ter um perfil organizado e focado em resultados. Afinal, trabalhando de casa e organizando o próprio horário, será fundamental ter disciplina.

Mas ao mesmo tempo, esse formato de franquia proporciona maiores chances de desempenhar suas atividades com tranquilidade, e até apostar nesse negócio como forma de complementar a renda familiar.

O modelo já vem pronto e oferece suporte em todas as etapas. O gerenciamento e a operação da unidade são feitos por softwares de gestão que facilitam o seu trabalho, além das parcerias com empresas do ramo. E isso torna o seu negócio mais competitivo.

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Dicas de como criar uma franquia virtual segura e descomplicada

Se o objetivo é ter um negócio virtual, seguro e de fácil gestão, vamos ao que interessa. De imediato, apresentamos algumas dicas para descomplicar o processo de escolha desse formato de franquia. Acompanhe!

Conheça o tipo de negócio

O primeiro passo é, sem dúvida, a escolha pelo modelo de negócio. É preciso que essa ideia esteja muito clara na hora de optar por uma franquia virtual que vai direcionar o rumo das tratativas.

Sendo assim, o tempo e a dedicação necessários para esse investimento, valores e informações sobre as características da franquia são algumas das questões que você deve levar em consideração.

Busque por uma referência

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Uma referência, nesse caso, seria uma espécie de mentor, alguém que fale sobre empreendedorismo de franquias e que possa ser um ponto de apoio para você se informar. Assim, é possível tirar todas as dúvidas sobre como criar uma franquia virtual.

Da mesma forma, essa referência será importante para guiá-lo no processo de empreendedorismo. Podem ser especialistas que oferecem dicas por meio de vídeos, blogs e outros conteúdos em mídias sociais.

Logo, escolha um e acompanhe. Isso será muito útil para a sua compreensão sobre franquias e negócios.

Converse com outros franqueados

Outra referência é um empreendedor que já atua com franquia virtual. Conversar com outros franqueados é essencial para entender sobre o dia a dia de negócio, treinamentos e suportes oferecidos pela franqueadora.

Nesse sentido, caso você não conheça alguém que já esteja atuando com esse formato de negócio, a Circular de Oferta de franquia (COF) tem uma lista com os empreendedores que fizeram parte da franquia nos últimos 12 meses.

Esse documento traz não só o nome de outros franqueados, mas todas as informações que você precisa saber sobre o negócio: valores de investimento, taxas, prazo de retorno, obrigações, deveres e direitos do franqueado.

Além disso, a COF é enviada aos candidatos a franqueados que têm 10 dias para estudar o documento e, só depois, se estiverem de acordo, assinar o contrato de franquia.

Esteja atento aos números

Visto de cima, vemos que uma pessoa está sentada à mesa. Com alguns papeis em mãos, ela usa uma calculadora; é possível ver também um computador, um xícara de chá e um pequeno vaso de planta (imagem ilustrativa). Texto: como criar uma franquia virtual
As taxas mensais nada mais são do que o pagamento pelo suporte.

Embora o modelo de franquias virtuais seja bem mais acessível, existem alguns custos mensais relativos à transferência de know-how aos franqueados. Eles fazem parte do processo para quem busca entender como criar uma franquia virtual.

Pois os custos envolvidos na franquia vão além da compra da unidade. A taxa de franquia, por exemplo, garante o direito de uso da marca pelos empreendedores. Além disso, existem outras taxas, como a de propaganda e royalties.

Sendo assim, é bom estar ciente de que esses custos farão parte do seu negócio, mesmo sendo ele uma franquia virtual.

Por fim, estude os valores e entenda a quê cada taxa se refere. Assim, é possível planejar os investimentos e as perspectivas de ganhos, evitando sustos ao longo do caminho.

Tenha uma estrutura adequada para o trabalho virtual

Trabalhar em casa não é sinônimo de uma rotina desleixada, em que você vai estar de pijama no sofá. Compreenda que por mais que pareça bobo esse exemplo, a sua postura frente ao trabalho reflete muito no desempenho da franquia.

Ficar mais à vontade em casa é bem comum, mas esse comportamento pode influenciar no compromisso e foco em relação à gestão da unidade. Por isso, esteja vestido como se você fosse sair de casa para trabalhar.

Dessa forma, você vai se sentir mais preparado para desempenhar os compromissos. Ao mesmo tempo, organize um espaço para o home office. Ou seja, separe um cantinho com uma mesa e uma cadeira confortável. Assim, é possível ter mais disciplina.

Esses preparos são essenciais para estruturar o espaço em uma espécie de ambiente de trabalho externo. Isso fará toda a diferença!

Vemos um homem trabalhando no que parece ser o seu escritório, em casa. Vestido com camiseta social, ele participa de uma vídeochamada. Na parte de baixo, o homem veste um shot rosa (imagem ilustrativa).
Você pode trabalhar mais à vontade no home office, mantendo o foco na produtividade.

Escolha a melhor opção

Depois de estudar os segmentos do franchising e escolher a franquia que mais o agrada, é hora de entrar em contato com a franqueadora e realizar o passo a passo de como criar uma franquia virtual.

Antes mesmo de começar, é preciso dar entrada nos trâmites burocráticos iniciais de uma empresa. Portanto, abra o seu CNPJ e escolha o nome fantasia. Ainda que você represente uma marca, a gestão é de responsabilidade do franqueado.

Dessa forma, é necessário ter um registro próprio e independente para gerir a franquia. Faça esse processo logo que finalizar a compra da unidade para começar a atuar o quanto antes.

Oportunidades de franquias virtuais para começar no franchising

Seguindo as dicas que mostramos acima, será mais fácil escolher pela franquia virtual mais adequada ao seu objetivo. De toda forma, reunimos algumas opções para ajudar você a saber como criar uma franquia virtual.

São formatos de franquia inseridas em diferentes segmentos, com valores de investimento distintos, bem como variadas formas de atuação no mercado. Confira!

1. Encontre Sua Viagem

Ao atuar com a Encontre Sua Viagem, o empreendedor trabalha com todos os serviços de uma agência de viagem e venda de passagens aéreas, hotelaria, passeios, seguros viagem, etc.

Dessa forma, com parcerias importantes, o franqueado chega a atuar com grandes empresas do ramo de turismo. Assim, o empreendedor pode encontrar preços acessíveis e competitivos em pacotes de viagens.

Existem, por fim, entre as opções de negócio a franquia, o modelo home office e também o de loja física.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

2. Quisto Corretora de Seguros

Quisto Corretora de Seguros permite ao franqueado realizar cotações de seguros e de serviços financeiros como consórcios e financiamentos.

A rede de franquias da Quisto oferece um programa próprio que facilita que o empreendedor encontre as melhores cotações para os clientes. A rede atua em parceria com as principais seguradoras do país.

Assim, atuando de forma virtual via software da rede, o trabalho do franqueado é facilitado. Ao mesmo tempo, a credibilidade da rede aumenta por garantir os melhores benefícios aos clientes.

Entre os serviços estão proteções para o carro, casa, previdência privada e diversos outros. São dois os modelos de negócio da empresa: o home office e o loja física.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

3. Guia-se Agências Digitais

A Guia-se é uma franquia para quem quer atuar no mercado de marketing digital.

Com o negócio, você vai ter sua própria agência digital em casa. Então, vai poder oferecer serviços como a criação de sites, links patrocinados, gestão de mídias sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo etc.

São atendimentos que as empresas precisam cada vez mais. Afinal, um negócio, para ser relevante, precisa se posicionar bem na internet. Assim, conseguirá atrair mais clientes potenciais.

Seu trabalho como franqueado vai ser prospectar clientes. Você também poderá realizar os serviços de marketing. Porém, se preferir, ainda é possível “terceirizar” a produção dentro da própria rede de franqueados.

A franqueadora oferece suporte completo para sua atuação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 27,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

4. Achei no Pão

Antes de mais nada, o foco da franquia Achei no Pão é comercializar publicidade em sacos de pão personalizados. Assim, marcas locais anunciam nas embalagens que são entregues a panificadoras parceiras.

Dessa forma, o papel do franqueado é prospectar anunciantes, manter contato com eles e gerenciar os pedidos. Contudo, é a franqueadora que realiza a confecção dos sacos de pão com as publicidades.

Sendo assim, a marca, que existe desde 2014, oferece ao franqueado um modelo de negócio home based, sem necessidade de ponto físico. Além disso, a matriz oferece capacitação constante, incluindo a plataforma de ensino Universidade Achei no Pão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 4 meses

5. Acqio

A Acqio é uma rede de franquias que oferece diversas soluções financeiras. A franquia tem entre seus produtos uma maquininha de cartão, crédito auto e home, crédito para lojistas, links para vendas online e redes sociais, e muito mais.

Os franqueados da Acqio têm todo o apoio para prospectarem na sua unidade. Dessa forma, você vai construir uma carteira de clientes para a oferta dos produtos.

Para cada cliente conquistado, o franqueado recebe uma comissão dos produtos vendidos. Ao mesmo tempo, recebe um percentual a cada transação. O modelo de negócio é home based, permitindo ao investidor trabalhar de casa.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 12 meses

6. Aprova Crédito

A Aprova Crédito trabalha no segmento de crédito e já está consolidada no mercado. A rede tem parcerias com as melhores instituições financeiras e, por isso, as soluções que oferece são bem variadas.

São serviços como empréstimos, portabilidade e refinanciamento, financiamentos, consórcios, capital de giro para empresas, maquininhas de cartão, seguros etc.

O papel do franqueado é o gerenciamento da unidade. Porém, você terá treinamento completo sobre como atuar e vender as soluções da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 18 meses

7. Bellaza

A Bellaza é a rede pioneira em oferecer um modelo de franquia digital no segmento de maquiagens multimarcas.

Assim que você se tornar um franqueado, a franqueadora vai desenvolver um site personalizado com todos os produtos já cadastrados.

Assim, seu papel será divulgar essa loja virtual, para que as pessoas comprem nela. Não será preciso se preocupar com estoque, pois é a própria franqueadora que fará as entregas dos produtos, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

8. Brasil Nutri Shop

A Brasil Nutri Shop é a maior rede de franquias no setor de suplementos alimentares e produtos fitness em toda a América Latina.

O seu modelo de negócio funciona de forma online e permite aos franqueados operarem suas unidades sem a necessidade de uma estrutura física.

Ao abrir sua unidade, você vai receber um site desenvolvido pela franqueadora. A rede oferece suporte completo para as vendas e divulgação do site.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

9. Camerite

A Camerite é uma rede de franquias que oferece soluções de monitoramento por inteligência artificial.

Assim, ela trabalha com uma plataforma e aplicativo para monitoramento. Dessa forma, os franqueados oferecem uma solução altamente tecnológica aos seus clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2,3 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

10. Cappta: Programa Empreendedor

A franquia Cappta: Programa Empreendedor oferece uma oportunidade para o licenciado trabalhar de casa, sem ponto físico, com horários flexíveis e ganhos que variam de acordo com a performance.

Isso porque, o papel do empreendedor é realizar a prospecção de lojistas, oferecer as soluções de pagamento da Cappta e administrar a carteira de clientes.

O grande diferencial da marca é permitir que os lojistas parcelem as compras em até doze vezes para o cliente, mas recebam o valor à vista.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 199,00 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 1 a 2 meses

11. Cuidare

A Cuidare é uma franquia de cuidadores de pessoas. Dessa forma, a rede atua oferecendo profissionais capacitados e especializados para prestarem auxílio aos pacientes no dia a dia.

Para investir, você pode escolher por ter um espaço físico ou atender no formato home office.

Hoje, a Cuidare busca investidores com perfil empreendedor, mas que valorizem o lado humano. Os franqueados atuam sempre em contato com a família das pessoas cuidadas, oferecendo feedback e conforto no processo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

12. Euromercantil

A Euromercantil é uma marca de serviços financeiros para empreendedores. Assim, a franqueadora conta com soluções como: máquinas de cartão, banco digital e cartão de crédito.

A marca surgiu em 1993, com o objetivo de alavancar empresas, micro empresários e profissionais liberais em início de expansão. Assim, as soluções financeiras são acessíveis.

Por sua vez, o franqueado pode atuar no formato home office, realizando a prospecção de empresários que precisem de soluções comerciais para os seus negócios. Além do mais, a rede se destaca pelo baixo investimento inicial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 4 meses

13. Five Franquias

A Five Franquias é pioneira no segmento de multi serviços, como seguros, turismo, financiamento, consórcios e saúde.

Assim, o trabalho do franqueado da marca consiste na divulgação e comercialização de todos esses serviços.

Atualmente, a Five Franquias tem dois modelos de negócio: o home office e o modelo loja. Como franqueados, a marca procura por pessoas com perfil comercial e gestão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2,5 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 6 meses

14. Franquias do Futuro

A rede Franquias do Futuro é uma franquia digital de baixo custo. O grupo é um grande marco na inovação do franchising no Brasil.

Isso porque, ele desenvolveu um modelo de franquia pouco explorado até então, o de franquias virtuais. Logo, essa é uma oportunidade de ter um negócio próprio de forma descomplicada, sem necessidade de estoque de produtos.

O franqueado só precisa escolher o segmento para atuar e adquirir sua franquia da marca. Então, vai receber um site personalizado e com todos os produtos para venda já cadastrados.

Em seguida, sua tarefa será divulgar o portal e atrair as pessoas para comprarem. As entregas são feitas pela própria franqueadora, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

15. GPR Digital

A rede GPR Digital é a primeira empresa no setor de franquias do mercado de controle de ponto e acesso.

Assim, a GPR Digital trabalha com tecnologias de reconhecimento facial e gerenciamento web.

Para cuidar do seu negócio, você terá diversos suportes, como o apoio em marketing, jurídico e contábil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 350 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

16. Home Angels

A rede Home Angels é a maior no segmento de cuidados para pessoas idosas na América Latina. Assim, o negócio é ideal para empreendedores que se identifiquem com o mercado de prestação de serviços e cuidados a outras pessoas.

Dessa forma, os fran queados recebem os treinamentos necessários e específicos para a área. Eles também têm acesso ao portal Home Angels, onde podem encontrar um banco de talentos nacional para captar currículos direto de suas regiões.

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  • Investimento inicial: a partir de R$ 41 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: não informado

17. Homecare dos Óculos

A rede Homecare dos Óculos é uma franquia pioneira no processo de trabalho ótico domiciliar. Assim, ela idealizou o Sistema Optical Store Móvel, em que o franqueado tem um kit de armações e lentes, e leva-o até os seus clientes, para vender.

O perfil do franqueado da Homecare é de pessoas empreendedoras, com disponibilidade para acompanhar o negócio de perto.

Também é importante que você seja comunicativo, esteja disposto a aprender e a ser um líder.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

18. Lady Driver

A Lady Driver é um aplicativo de transporte feito por e para mulheres. O seu modelo de negócio não é uma franquia e sim um licenciamento. 

Dessa forma, como licenciado Lady Driver, você vai se tornar responsável pelo desenvolvimento da marca no mercado local.

Seu trabalho será de gestão e divulgação. Já as motoristas do aplicativo serão condutoras parceiras que você vai prospectar para o negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 21 mil
  • Prazo de retorno: de 8 a 18 meses

19. Limpeza Com Zelo

A franquia Limpeza Com Zelo é uma rede que oferece serviços de limpeza e manutenção profissional. Ela segue os protocolos de limpeza mais rígidos e modernos que existem no mercado.

Ou seja, não há nada que os franqueados da rede não possam limpar. A franqueadora também oferece diversos suportes e canais para comunicação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

20. Linked

A rede Linked é uma franquia de serviços de automação comercial. Assim, ela oferece uma plataforma para restaurantes e lanchonetes, que têm diversas soluções. Por exemplo, frente de caixa, aplicativo delivery, integração com iFood, Rappi etc.

Você poderá fazer a gestão do seu negócio em casa, por meio do home office. Sua responsabilidade será de prospecção e marketing.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 1 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 8 meses

21. Mazze

A Mazze é uma microfranquia que atua no segmento de Moda, com a venda de joias e semijoias exclusivas. A marca existe desde 2013, mas a partir de 2019 passou a se expandir com franquias online.

Nela, os franqueados trabalham de casa e não precisam contar com estoque, nem se preocupar com logística. Isso porque, é a franqueadora que cuida das entregas feitas por meio dos pedidos no site.

Para trabalhar, você vai receber um e-commerce personalizado para vender os produtos. Além disso, vai poder trabalhar com a venda de kits consignados para pronta entrega, o que aumenta as chances de lucro.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

22. Mundo Toy

A Mundo Toy é uma franquia de brinquedos, jogos e acessórios para o público infantil. Seu modelo é o de franquia online.

Ou seja, o franqueado pode trabalhar de casa vendendo os produtos homologados pela marca, sem necessidade de estoque e sem precisar realizar as entregas.

Dessa forma, você terá um site personalizado para vender brinquedos e acessórios, como carrinhos e cadeirinhas de bebê.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

23. Orgânica

A Orgânica é uma empresa de cosméticos 100% vegetal. Assim, ela oferece produtos exclusivos para o cuidado com o corpo e o rosto, bem como acessórios, tudo com preços acessíveis.

A Orgânica tem como foco se conectar a um público cada vez mais exigente, que busca produtos veganos e sem testes em animais. Dessa forma, ela conta com um portfólio de cremes, perfumaria, shampoos, condicionadores, esfoliantes, acessórios para banho e muito mais.

Os franqueados podem escolher entre modelos de negócio presenciais ou online, conforme sua disponibilidade. Em ambos os casos, eles contam com suporte da franqueadora e treinamentos para aprender sobre os produtos e as operações da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 29,1 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 5 meses

24. Pede.ai

O Pede.ai é um aplicativo de delivery específico para médias e pequenas cidades. Assim, ele não é especificamente uma franquia, mas um serviço de licenciamento.

Dessa forma, os licenciados investem e ficam responsáveis por desenvolver a marca em suas cidades. O trabalho é home based, podendo ser feito de qualquer lugar.

O aplicativo pode atuar na entrega de alimentos, gás, água, bebidas, mercados, farmácias, pet shops, gift cards e muito mais.

Mas o licenciado, em si, não precisa fazer o delivery. Você será responsável apenas por fazer a ponte entre a marca e os comerciantes locais, bem como gestão dos clientes e divulgação local da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2 mil
  • Prazo de retorno: 6 meses

25. Pit Stop

A Pit Stop é uma rede que busca vender bebidas, sobretudo cerveja, de um jeito inovador. Assim, os consumidores podem pedir as bebidas por aplicativos de delivery, ou irem até um dos containers da marca.

Assim, nas unidades Pit Stop, os consumidores encontram produtos da Ambev e outros bebidas complementares ao momento de lazer.

De modo geral, o franqueado é responsável pelo gerenciamento operacional da unidade e todas as atividades contempladas na operação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 16 meses

26. Ponto TV Publicidade

A Ponto TV Publicidade é uma rede de mídia indoor. Ou seja, divulga publicidade em ambientes fechados onde há grande concentração ou fluxo de pessoas, como lotéricas, cartórios, academias, hospitais, shoppings, farmácias, restaurantes.

Sua forma de atuação pode ser 100% remota, sem necessidade de um ponto comercial. Você será responsável pela prospecção de novos pontos e anunciantes, e pela instalação das televisões para publicidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

27. Postal BR

A Postal BR é uma marca que realiza transporte e entrega de encomendas. Assim, a rede se destaca por valores de frete baixo sem limitação de peso e medidas, com segurança e garantia de prazo de entrega 100% rastreável. 

A marca surgiu em 2017 e já conta com 100 unidades operacionais localizadas estrategicamente para movimentar cargas em todo o Brasil. Além do mais, ela conta com um aplicativo para realizar as operações.

Assim, cabe ao franqueado ser o gestor operacional e comercial, e organizar as entregas. Tudo isso será feito com suporte e treinamento por parte da franqueadora.                                  

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 3 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 6 meses

28. Primeiro Mundo Registros de Marcas

A Primeiro Mundo Registro de Marcas atua no registro de marcas junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

Atualmente, a marca atua no Brasil e no exterior e oferece a seus clientes assessoria no uso exclusivo de sua marca, logotipo, nome do seu produto, serviço ou invenção, acompanhando todas as fases do processo de registro junto ao INPI.

Como franqueado, você vai poder trabalhar no modelo home office, de onde quiser, atendendo inclusive clientes de outros países.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 16 meses

29. Prospecta Obras

A Prospecta Obras é um sistema que conecta profissionais da área de construção a obras que estão em andamento ou ainda vão começar. Para ter acesso a esses dados, os clientes pagam um valor mensal.

Por sua vez, os franqueados têm acesso a um modelo de negócio home based. Assim, seu trabalho é prospectar clientes e apresentar a eles a plataforma e os planos de assinatura.

Além disso, a franquia tem baixo custo de manutenção e amplo público-alvo. A franqueadora ensina como usar o sistema e oferece suporte em outras áreas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 6 meses

30. QCarreira

A rede QCarreira surgiu com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem a profissão ideal. Para isso, a marca desenvolveu um aplicativo e uma metodologia próprios.

Assim, os clientes passam por um programa que identifica os potenciais de cada um e apresenta opções de carreiras que combinam com o perfil.

A franquia QCarreira permite ao franqueado trabalhar de casa, com atendimento online. Para atuar, você vai receber treinamento completo da franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 4 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 20 meses

31. Qualifica Cursos

A Qualifica Cursos faz parte de uma rede com mais de 20 anos de atuação no ramo da Educação Superior. Ela atua com cursos profissionalizantes, pós-graduação, preparatórios, graduações e muito mais.

Todos os cursos são oferecidos por meio de uma plataforma online. Dessa maneira, o franqueado pode se tornar diretor de uma universidade online.

Para isso, você vai passar por qualificações recorrentes, contar com software de gestão comercial, pedagógica e mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

32. RapChef

A RapChef é uma rede de delivery de comida saudável e congelada. Dessa forma, os consumidores recebem refeições pré-prontas, com alto valor nutricional e porções ideais para quem se preocupa com a saúde.

Mas caso queira investir, o franqueado pode ficar tranquilo, pois não precisará cozinhar. O que você vai fazer é adquirir as refeições de um dos fornecedores homologados e realizar as entregas via delivery.

Caso prefira, o franqueado também pode ter um espaço físico para vender as refeições. De todo modo, você vai receber apoio da marca para aprender sobre a operação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 3 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

33. Reiback

A Reiback Franquias é uma rede de Multi Produtos. Assim, você vai poder atuar em quatro segmentos, para um retorno rápido e recorrente. São Seguros, Consórcio, Crédito Consignado e sistemas de Energia Solar.

Seu trabalho como franqueado será de divulgação da unidade e a busca por clientes para comporem sua carteira de usuários. Você terá todo o treinamento e suporte necessários para atuar, oferecido pela franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 7 a 8 meses

34. SmartComm

A rede SmartComm é a primeira franquia brasileira especializada na comunicação inteligente. O que ela oferece são soluções para o envio de mensagens por SMS, pop-up, WhatsApp etc. Assim, as empresas que contratarem seus serviços poderão manter contato próximo com seus clientes.

Como franqueado, você terá diversos suportes, com transferência de know-how e acompanhamento permanente. Além disso, irá receber modelos de apresentação e proposta comercial, para facilitar suas vendas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 11,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5,6 mil
  • Prazo de retorno: de 8 a 10 meses

35. StartupWin

A rede de franquias StartupWin é um negócio diferente. Para atuar nele, você vai escolher até duas marcas que a rede tem em seu portfólio, e então vai vender os produtos e serviços delas.

Você vai poder trabalhar, por exemplo, com telemedicina, transporte de passageiros e serviço de entregas, marketing e mais.

A franqueadora oferece acesso à Universidade Corporativa Win, onde o franqueado recebe todo o treinamento para atuar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 49,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 8 meses

36. Timol

A Timol atua no ramo de produção e comercialização de produtos magnéticos, ligados ao tratamento de água.

O perfil de franqueados é de pessoas com vontade de aprender e se desenvolver profissional e financeiramente. Assim, o investidor vai trabalhar na revenda de produtos magnéticos, usando das redes sociais, de porta a porta ou por indicação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 1,3 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: 1 mês

37. Top English

A Top English é uma franquia de ensino com metodologia completamente focada na conversação, desde a primeira aula. Assim, a gramática é assimilada de forma extremamente objetiva, eficiente e prática.

O curso pode ser presencial, com aulas em casa ou no trabalho, e também de forma online com um professor ao vivo.

O modelo de negócio tem uma estrutura organizacional com três figuras: o franqueador, o master franqueado e o professor (franqueado regional). O franqueador tem o papel de dono da marca; o master franqueado terá o direito de subfranquear seu território; e o franqueado regional é o professor de inglês.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

38. Twice

A Twice é uma franquia de Ensino Bilíngue. Ela atua se integrando às escolas privadas de maneira rápida e eficaz, e então dando aulas de diversas disciplinas em inglês. Os alunos passam, por exemplo, a aprender Geografia em português e em inglês.

O modelo de negócio é no formato home based. Assim, o franqueado tem a autonomia para comercializar e integrar o sistema da Twice nas escolas da região de atuação.

Você será o responsável por administrar o relacionamento entre o Twice e a escola parceira. Tudo com o auxílio do know-how e experiência da franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 33,7 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35,5 mil
  • Prazo de retorno: não informado

39. Delivery Much

O Delivery Much é um aplicativo de delivery de comida com forte atuação no interior do Brasil. Assim, o trabalho do franqueado é realizar o marketing prospectando empresas que vão anunciar produtos por meio do app da rede.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 8 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses

40. SMS Digital

A SMS Digital trabalha com marketing digital, atuando por meio de mensagens pop-up, envio de mensagens com imagens, vídeos ou gifs, pesquisas digitais e outras soluções. Sendo assim, o franqueado trabalha de forma virtual em uma franquia home office.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

41. MemoCash Soluções

A franquia MemoCash oferece soluções de meios de pagamentos e software de gestão e vendas para empresas de diversos tipos.

Seu modelo home office é voltado para a comercialização do produto oferecido pela empresa e, no total, já são 25 unidades franqueadas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3,5 mil
  • Faturamento médio mensal:  a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: a partir de 6 meses

42. Hostnet

Se o seu potencial é o ambiente digital, a franquia carioca Hostnet atua com segmento de hospedagem para sites e registro de domínios. A marca deseja ser reconhecida como a melhor opção quando se trata de web host.

Um dos diferenciais da Hostnet é o treinamento para os novos consumidores monitorarem sua presença na internet. Como uma franquia virtual, a rede se destaca no atendimento on-line.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 24 meses

43. RH Franquia Talentos On-line

Que tal trabalhar com uma agência de empregos virtual, ajudando outras pessoas a se recolocar no mercado? Esse é o trabalho da RH Franquia de Talentos On-line.

Dessa forma, o franqueado conecta pessoas que estão buscando emprego a empresas com vagas de trabalho. Os candidatos são direcionados para os processos seletivos. Ainda, a operação é feita de forma virtual, em modelo de franquia home office.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Tempo de retorno do investimento: entre 3 e 6 meses

No vídeo a seguir, você conhece outras três opções de franquias virtuais para investir. Assista agora mesmo!

Como visto, as franquias virtuais são opções bem atrativas e baratas de investimento. Esse modelo de trabalho facilita o dia a dia de operação e ainda proporciona bons ganhos aos empreendedores.

Gostou de saber como criar uma franquia virtual? Então é possível que você também se interesse pelo texto: Franquias baratas 2020: 128 opções para lucrar!

*Informações publicadas em Maio/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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