Mesmo sem muito capital para investir, há como empreender com pouco dinheiro, principalmente em franquias baratas.
Nem todo mundo possui uma grande reserva de dinheiro para investir em um novo negócio. Mas isso não é motivo para desânimo. Mesmo investindo pouco, é possível ter um empreendimento rentável e forte no mercado.
Sendo assim, separamos algumas dicas que vão ajudar você a empreender com pouco dinheiro. No entanto, é preciso analisar bem as opções antes de aplicar no novo negócio.
Saiba como empreender com pouco dinheiro
Para abrir um negócio com pouco dinheiro é necessário fazer um investimento inicial que pode variar de acordo com o tipo de empreendimento que você deseja.
Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.
Um tipo de empreendimento que exige um investimento menor são as franquias. Elas são mais baratas, pois já possuem um plano de negócios pronto, o que possibilita prever os gastos e se preparar para eles.
Da mesma forma, a operação de uma franquia home office é mais enxuta, normalmente sendo necessário apenas o aporte inicial para comprar uma unidade da franquia. Para a execução do trabalho, um computador ligado à internet e um telefone é suficiente.
Ademais, o modelo de franquia home office não exige a contratação de funcionários, nem a manutenção de estoque ou de ponto comercial. Dessa forma, a operação se torna bem menos dispendiosa.
Outra vantagem das franquias é a sua previsibilidade de gastos e também de faturamento. Com o plano de negócios, o empreendedor já sabe quanto irá gastar com o desenvolvimento da unidade.
Do mesmo modo, com o suporte dado pela franqueadora, como apoio na administração, bem como na parte de marketing, o empreendedor tem os mecanismos para um negócio de sucesso.
Além de facilitar a gestão, o modelo de franquia ainda é mais seguro se comparado com um empreendimento aberto do zero. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), só cinco a cada cem franquias abertas fecham até o segundo ano de operação.
Por outro lado, de acordo com um estudo do Sebrae
, entre as “empresas comuns”, o índice de mortalidade é de 23%.
3 cuidados para empreender investindo pouco
Ao analisar como empreender com pouco dinheiro, o investidor deve levar em conta alguns fatores antes de decidir abrir o próprio negócio.
O modelo de franquia facilita a vida e é uma oportunidade mais sólida, como os dados demonstraram anteriormente. No entanto, o empreendimento ainda requer uma série de cuidados e muito trabalho por parte do franqueado.
Os modelos home office, que exigem menor investimento, pedem uma atenção especial. Pois o empreendedor precisa ser organizado para lidar com a rotina do dia a dia trabalhando em casa.
Nesse sentido, ele também precisa delimitar bem o seu horário de trabalho e o horário dos afazeres da casa para que nada seja prejudicado.
Da mesma forma, antes de decidir por comprar uma franquia, é preciso tomar alguns cuidados, como mostraremos a seguir.
Planeje as finanças
Está pensando em empreender com pouco dinheiro? Então, antes de mais nada, você deve planejar bem as suas finanças.
O empreendedor que está desempregado e quer abrir um novo negócio para conseguir uma renda deve tomar muito cuidado para não prejudicar a sua vida financeira.
Mesmo o modelo de franquia, mais seguro e sólido do que um negócio comum, exige algum tempo até começar a gerar frutos. Dessa forma, o empreendedor deve estar bem preparado para os primeiros meses cuja entrada de dinheiro ainda não é forte.
Da mesma forma, um negócio próprio pode exigir aportes financeiros ao longo do tempo, e se você está des empregado, o planejamento precisa estar ainda mais estruturado.
Por outro lado, se o empreendedor busca uma renda extra, ele deve se planejar para conseguir aliar as duas funções que exerce. E as finanças fazem parte deste planejamento.
O novo negócio precisa se sustentar sozinho, mas enquanto isso não ocorre, pode ser necessário um capital de giro ou aportes extras, dependendo do tipo de negócio.
Pois o franqueado deve entender que as vendas podem não ser constantes, e por isso, um dinheiro que entra em um mês pode não entrar no outro.
Portanto, deve-se ter sempre em mente que os gastos precisam se manter controlados para que o capital do novo negócio não seja drenado.

Escolha bem seu tipo de negócio
Uma necessidade quando se pensa em como empreender com pouco dinheiro é saber escolher bem em qual tipo de negócio atuar.
O empreendedor precisa analisar bem o seu próprio perfil para buscar modelos de negócios que sejam compatíveis com suas próprias características. Não adianta uma pessoa mais introspectiva buscar franquias de vendas diretas.
Da mesma forma, para um empreendedor mais comunicativo, modelos de negócios de vendas de produtos ou serviços, seja pela internet, seja pessoalmente, podem ser os mais indicados.
Com um negócio adaptado ao seu próprio perfil, o empreendedor tem mais chances de sucesso e, consequentemente, mais prazer em trabalhar.
Do mesmo modo, ele precisa avaliar se o segmento de mercado no qual deseja atuar também é o ideal para o seu perfil. É bem mais complicado um homem trabalhar com uma franquia de roupas femininas sem possuir experiências anteriores.
Além do mais, é necessário analisar o potencial da região para aquele mercado. O empreendedor precisa estudar a concorrência, bem como o seu público em potencial.
Dessa forma, ele poderá fazer um investimento certeiro e aproveitar os espaços que o mercado da região oferece, conseguindo, assim, angariar mais clientes em pouco tempo.
Empreender com pouco dinheiro exige eficiência na escolha do modelo de negócio e do mercado em que irá atuar. Portanto, deve-se investir em franquias sólidas e de renome.
Ou seja, o empreendedor precisa de franquias com boa reputação e, para isso, ele deve pesquisar bem sobre a marca.
Sendo assim, é crucial ficar atento à Circular de Oferta de Franquia (COF), para conhecer todo o suporte que a franqueadora oferece. Nessa hora, recomenda-se também conversar com franqueados e ex-franqueados para saber mais sobre a franquia antes de fazer a escolha definitiva.

Divulgue a empresa com intensidade
Todo novo negócio precisa ser visto pelo público, principalmente nos primeiros meses do empreendimento.
Além do mais, o negócio precisa se destacar frente aos concorrentes. Logo, se faz necessário uma intensa divulgação ao longo do tempo.
Ao abrir uma franquia, você conta com o suporte do marketing da franqueadora para a divulgação do novo empreendimento, com peças publicitárias e outros tipos de abordagens.
Ademais, o próprio empreendedor deve fazer a divulgação boca a boca por toda a região com conhecidos, parentes, vizinhos e familiares. Este trabalho do franqueado deve ser intenso, principalmente nos primeiros meses do negócio.
Da mesma forma, a divulgação por meio das redes sociais é uma maneira bastante eficiente de fazer o seu empreendimento ser visto. Portanto, a unidade deve ter uma conta em algumas das principais redes da atualidade.
A internet é um campo aberto e possui inúmeras possibilidades. Logo, invista pesado neste meio de divulgação. Porém, lembre-se: o suporte de marketing digital da franqueadora certamente vai ajudar com isso.
Vimos alguns cuidados para quem deseja abrir uma franquia. Por fim, separamos um infográfico com um passo a passo para o empreendedor não se perder em nenhum etapa.
Opções de negócio para empreender com pouco dinheiro
Viu como é possível empreender com pouco dinheiro, principalmente se você investir em franquias baratas?
São diversos segmentos do franchising que possuem opções de modelos home office, tipo de empreendimento que costuma ser mais barato. Assim, é necessário apenas um computador, um telefone e muita disposição para conseguir uma boa renda.
A seguir, separamos algumas ideias para empreender com pouco dinheiro em franquias com boa lucratividade.