Como empreender sem experiência e ter sucesso? Dica SIMPLES para fazer

Por
em
Imagem de um homem apontando para o céu com o dedo e sorrindo. Imagem ilustrativa do texto como empreender sem experiência.
Advertisement

Para quem procura entender como empreender sem experiência, aqui estão algumas dicas para você começar um negócio com mais segurança.

Com ou sem experiência é grande o número de brasileiros que desejam empreender. Segundo pesquisa da Onepoll, 77% dos brasileiros sonham em ter o próprio negócio.

Assim, mesmo com a falta de experiência você não precisa desistir do sonho de empreender, pois existem processos e formatos que podem ajudar a compensar isso, como mostraremos. Continue a leitura!

Veja como empreender sem experiência!

Uma franquia é um tipo de estrutura de negócios. Em troca de uma taxa, o proprietário de uma empresa, também chamado de franqueador, licenciará a um terceiro, chamado franqueado, o direito de operar uma empresa usando seu nome, marca, plano de negócios e técnicas de operação.

Ou seja, a rede franqueadora vende o seu modelo de negócios aos franqueados. Então, é como se fosse uma cópia da empresa original. Porém, quem compra a franquia tem autonomia administrativa, financeira e vai oferecer aos clientes.

Esse tipo de negócio é muito mais seguro do que uma empresa tradicional. Isso porque, seu modelo já foi testado, adaptado para atender seu público-alvo.

Do mesmo modo, além dos treinamentos iniciais, toda boa franquia oferece suporte aos seus franqueados sempre que necessário, garantindo que o atendimento esteja sendo realizado dentro dos padrões estabelecidos.

Sendo assim, os empreendedores podem contar com apoio comercial, jurídico, financeiro, entre outros, que auxiliem no sucesso do seu negócio e variam conforme a marca.

Além disso, diferente de uma empresa construída do zero, uma franquia já possui uma parcela de clientes fiéis à marca e já consomem seu produto/serviço.

Dessa forma, apenas essa questão te coloca muitos passos à frente. Já em relação ao tempo de retorno do investimento, é muito mais rápido.

Saiba mais sobre as franquias no vídeo que separamos abaixo para você. Assista!

Por que franquia é interessante para quem não tem experiência?

Como falamos, a franquia é uma forma que ajuda a quem busca como empreender sem experiência, pois conta com um modelo previamente definido e testado, mais simples de implementar. Por fim, ainda garante que não haverá erros comuns em negócios que começam do zero.

Nesse sentido, o franqueado não se sentirá perdido, porque tem um caminho a seguir, ou seja, uma forma de trabalho que lhe é repassada. Assim, mesmo que nunca tenha tido experiências em gestão, não haverá problemas nesse sentido.

Além disso, a franqueadora apresenta uma série de suportes, como treinamentos e um plano de negócios para o franqueado seguir.

Dessa forma, fica mais fácil o empreendedor definir todos os passos necessários para o desenvolvimento da empresa.

Por exemplo, quem não tem experiência pode sentir dificuldade em lidar com questões burocráticas, como o regime tributário. Ele pode ficar em dúvida sobre o Simples Nacional ou outras modalidades.

A franqueadora, com base na experiência com suas outras unidades e sua pesquisa de mercado, orienta o empreendedor nesta questão. Com isso, o franqueado não terá que ficar quebrando a cabeça para cada decisão que terá que tomar.

Qual a melhor franquia para abrir?

O primeiro passo de como começar um pequeno negócio é fazer uma autoanálise, conhecer bem suas próprias características.

É uma boa forma por onde começar, sabendo quais das suas qualidades podem ser interessantes para um negócio próprio.

Nesse sentido, se o empresário possui mais facilidade de lidar com pessoas, deve buscar oportunidades de negócios em vendas diretas com os clientes.

Por outro lado, pessoas mais introspectivas podem voltar seus esforços para um negócio sem tanto contato com o público consumidor.

Da mesma forma, é fundamental pesquisar sobre o mercado local, identificar as lacunas existentes e investir em um negócio que possa aproveitar e oferecer aos clientes algo que eles não encontram ali.

Imagem de um homem sorrindo com um tablet na mão. Imagem ilustrativa do texto como empreender sem experiência.
Para o empreendedor é viável o modelo de franquia. Isso é porque há flexibilidade em relação a ter experiência.

Além disso, o mercado de franquias possui uma infinidade de marcas, voltadas para diversos tipos de negócio. Cabe ao empreendedor analisar as franquias que mais lhe chamaram a atenção.

Por exemplo, analisar a Circular de Oferta de Franquia (COF) de várias marcas para conhecer os detalhes do negócio. Este documento traz informações sobre o trabalho o dia a dia, os custos de montagem da unidade, manutenção e os suportes dados.

Dessa forma, o empreendedor consegue analisar seu capital, separar uma reserva financeira e com isso, ter uma segurança maior para empreender.

Cuidados para investir sem experiência

É comum ter medo de iniciar um negócio se você não tem muitas outras experiências no ramo de administração ou do mercado onde deseja atuar.

Porém, não é um processo tão difícil para quem busca como empreender sem experiência, seja por meio de franquia ou um negócio do zero.

Advertisement

Então, lembre-se que aqui falamos sobre alguns cuidados que vão lhe ajudar a definir o que é necessário para empreender, mesmo sem experiência.

Estude bastante!

Administrar uma empresa não é uma tarefa simples e a falta de instrução sobre a gestão de negócios é o grande motivo pelo qual muitas empresas acabam falindo logo de início. 

Mas as chances disso ocorrer diminuem se, antes de começar a empreender, você estudar e adquirir conhecimentos acerca do empreendedorismo. Certamente, nesse caso, você também terá resultados melhores do que seus concorrentes. 

Por isso, saiba que na internet existem diversos cursos gratuitos ou pagos sobre empreendedorismo que você pode fazer direto da sua casa. O Sebrae também oferece muitos cursos gratuitos tanto on-line quanto presenciais.

Além disso, você pode conversar com outros empreendedores, seja em palestras, ou aulas em vídeo em diferentes canais.

Defina uma meta

Advertisement

Estabelecer metas é uma característica presente em todo empreendedor de sucesso. Quando não se sabe onde quer chegar, você não saberá qual caminho deve trilhar e acaba empurrando seu negócio com a barriga sem perspectivas concretas para o futuro.

Imagem de uma mão segurando uma caneta escrevendo em um caderno. Imagem ilustrativa do texto como empreender sem experiência.
A dica é criar um plano de negócios com metas para avaliar o desempenho do seu negócio.

Nesse sentido, as metas devem ser estabelecidas em três categorias: curto, médio e longo prazo.

Do mesmo modo, tão importante quanto estabelecer metas é acompanhá-las. Desse modo, será possível ver se o plano traçado para o alcance delas está surtindo. Ainda, identificar quais as práticas que não estão fazendo efeito e devem ser substituídas.

Organize suas finanças

Abrir um negócio próprio é algo arriscado financeiramente, pois o empreendimento pode não dar certo ou demorar a conseguir lucro. Por isso, o empreendedor deve se organizar financeiramente para investir em um novo negócio.

O novo negócio exige um investimento inicial, para montagem da estrutura, materiais, produtos a serem usados, bem como outros gastos.

No seu planejamento, você precisa ter bem delimitada a quantidade de dinheiro que poderá investir. Logo, evita-se um descontrole entre as finanças pessoais e as de trabalho.

Se for necessário algum empréstimo, que seja feito em moldes mais seguros, sem tomar medidas precipitadas e com responsabilidade para não se endividar além da conta.

Porém, tenha cuidado com esta etapa, porque ela é de suma importância ao processo de como empreender sem experiência. Então, tome as decisões de forma embasada.

Planeje seus passos

Aqui falamos em muitos momentos sobre planejamento para empreender, principalmente para quem não tem muita experiência nesse assunto.

Planejar é importante para que possa balizar suas decisões com base em um caminho a ser seguido, ter um rumo para onde deseja levar o seu negócio.

Assim, planeje desde os primeiros detalhes do negócio, como a parte burocrática, como o registro da empresa, os custos para a estruturação, o trabalho de marketing e como será a sua dedicação ao empreendimento.

Nesse sentido, o planejamento de cada uma das etapas permite avaliar qual o valor que terá que investir em um primeiro momento e o que pode esperar.

Do mesmo modo, com esse planejamento é possível projetar o que fazer ao longo do tempo, e com isso, evita-se que o empreendedor fique emperrado em alguma etapa e não saia do lugar.

Como falamos, uma forma de como empreender sem experiência é por meio de franquia. Por isso, trazemos aqui uma lista com diversas franquias baratas para você conhecer.

Advertisement
Advertisement