O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Destaques ★ » Como escolher a franquia certa para investir? Passo a passo para você fazer

Como escolher a franquia certa para investir? Passo a passo para você fazer

Sumário

Para saber como escolher a franquia certa para investir, você deve analisar diversos pontos desse modelo de negócio. Aqui mostraremos alguns desses passos.

O mercado de franquias é bem amplo, com muitas opções. São cerca de 2.882 marcas atuando no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Para escolher uma franquia entre essas opções, o empreendedor precisa pesquisar bem. Além de levar em consideração aspectos pessoais e de mercado.

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

Dicas de como escolher a franquia certa para investir

Para escolher a franquia certa para investir, você precisa analisar alguns fatores. Como, por exemplo, a reputação da marca e os custos de investimento.

Nesse sentido, não basta investir em uma franquia famosa ou que seja barata. Marcas consolidadas são atrativas, mas empreender no franchising não se resume a isso.

Por exemplo, você precisa considerar como será o seu trabalho no dia a dia. Bem como sua capacidade de investimento, o mercado local, entre outros aspectos.

Por isso, separamos algumas dicas de como escolher a franquia certa para investir e não se arrepender depois.

Aprenda sobre franquias

O primeiro passo para escolher a franquia para investir é aprender sobre esse modelo de negócio. Não tem como selecionar a melhor opção se você não entender sobre como o formato funciona.

Nesse sentido, é essencial se informar sobre franquias, entender que o modelo tem uma operação predefinida.

O empreendedor que deseja ser muito criativo na montagem da empresa deve começar um negócio do zero.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Assim, pesquise sobre o modelo, faça alguns cursos ou leia sobre ele. A internet é um vasto espaço com informações das mais variadas para você conhecer mais sobre franquias.

Do mesmo modo, participe de feiras, vá até unidades de franquias para entender como funciona o dia a dia do negócio. Pode ser bem interessante conversar com empreendedores que já atuam com franquias.

Saiba como é a base desse modelo, como funcionam os suportes e as taxas que a franqueadora cobra. Sabendo desses detalhes fica mais fácil escolher de forma fundamentada sua melhor opção.

Além disso, você consegue comprar o que as franquias podem oferecer e ver como o formato se encaixa nos seus objetivos.

Conheça bem seu perfil

O processo de como escolher a franquia certa para investir passa por você conhecer bem o seu próprio perfil. Saber quais as suas qualidades e como elas podem ser aproveitadas em uma unidade de redes de franquias.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Por exemplo, saber quais são os seus gostos pessoais, aquilo que gosta de fazer ou que tenha vontade de aprender mais. Entender como pode aproveitar isso em um negócio.

Nesse sentido, se tem uma afinidade com tecnologia, pode investir em uma franquia que atue nesse segmento.

Em outras palavras, alinhe seus gostos com a oportunidade que a franquia dá.

Do mesmo modo, busque opções que combinem com suas características pessoais. Uma pessoa mais comunicativa pode abrir uma franquia de vendas diretas, com mais contato com os consumidores.

Assim, pode aproveitar suas qualidades para ganhar dinheiro.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Se o seu perfil é mais tímido, existem oportunidades para atuar online, sem estar em constante conversa com os consumidores.

Cada empreendedor tem características, qualidades e experiências prévias. Por isso, é importante conhecer esses detalhes para investir na franquia ideal.

Estude o mercado

Após visualizar o seu próprio perfil, o empreendedor deve estudar o mercado. E não é apenas de uma maneira superficial. Busque entender como o nicho vem se comportando nos últimos anos.

Nesse sentido, entenda se o mercado sofreu grande impacto, se vai se recuperar rápido ou se está com os dias contados. O fator pandemia do novo coronavírus deve ser levado em consideração.

Do mesmo modo, se o faturamento do setor é interessante, e não apenas no valor bruto. Isso porque pode haver uma grande quantidade de empreendimentos, mas com faturamento médio pequeno.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Outro fator a se considerar são os seus futuros concorrentes. Analise bem as empresas que atuam no ramo, seus diferenciais, pontos fortes e fracos.

Dessa forma, entenda o que as marcas de sucesso possuem de diferente, pois a inovação é um dos pilares do sucesso.

Além disso, veja as lacunas que existem no mercado local. Alguns produtos ou serviços que os consumidores não encontram, por exemplo.

Assim, você consegue escolher a franquia certa para investir e aproveitar esse potencial.

Enfim, avalie bem o mercado, pesquise suas potencialidades, necessidades e perfil dos consumidores.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Com isso, você tem maiores chances de selecionar uma franquia atrativa para aquela região.

Entenda os custos de uma franquia

Uma das grandes vantagens das redes de franquias está diretamente relacionada à variedade de marcas existentes. Por isso, é fundamental entender os custos desse negócio.

As franquias são um tipo de negócio que permite que o empreendedor saiba de antemão quanto precisará investir.

Afinal, a franqueadora apresenta uma projeção dos custos que envolvem a montagem do negócio.

Assim, o interessado deve entender como funcionam os valores de uma franquia. Primeiro, a grande maioria das marcas possui um valor de taxa de franquia.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

É um pagamento único na assinatura do contrato para que o empreendedor tenha acesso à marca e ao seu know-how.

Nesse investimento inicial também podem ter uma previsão de custos para a montagem do ponto físico. Como, por exemplo, reformas, compra de maquinário e layout padrão da marca.

Do mesmo modo, pode ser que o franqueado tenha também de comprar um estoque inicial, o que é um custo a mais.

Cada franquia tem taxas específicas, que podem variar, bem como valores bem amplos.

Ao longo do tempo, o franqueado também pode ter de pagar royalties, que é um valor pelo uso da marca e do know-how. Pode ser um percentual sobre o faturamento, sobre compras feitas, entre outras opções.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA SULTS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Porém, nem todas as franquias cobram todas essas taxas, além dos valores variarem. Por exemplo, marcas em processo de expansão podem isentar novos franqueados de alguns valores.

Conhecer todas as taxas que existem no modelo de negócio é um passo fundamental nesse processo. Assim, você pode optar por um negócio que caiba no seu bolso.

Avalie sua capacidade financeira

Sabendo mais sobre os custos da franquia, é a hora de você olhar para o seu bolso. Ou seja, entender quanto poderá investir para começar sua franquia.

Para começar um negócio é importante que ele esteja dentro da sua capacidade financeira. O valor que tem para investir é que vai orientar você nessa escolha.

Assim, se tem pouco dinheiro, você deve buscar franquias mais enxutas, que não precisem de ponto comercial. Por outro lado, se está com mais capital para empreender, suas opções aumentam.

Nesse sentido, veja quanto pode investir, mas levando em consideração a necessidade de ter um capital de giro e uma reserva.

A sua unidade de franquia pode demorar um pouco a dar o lucro esperado, mas as contas continuam chegando.

Se for necessário, venda um bem, como um carro, para poder investir com mais segurança. Além de diminuir gastos desnecessários na sua vida.

Pegar um empréstimo pode ser uma opção, mas você precisa estar ciente dos riscos e bem seguro para tomar essa decisão. Isso porque pode atrapalhar seus ganhos com o negócio.

Opte pelo melhor modelo de negócio

Para escolher a franquia certa para investir você deve optar por um modelo de negócio home office ou de loja física. São formatos para empreendedores com perfis variados.

No modelo home office, os franqueados devem atuar totalmente de casa ou na maior parte do tempo. Assim, não precisa de um ponto comercial, funcionários e grande estrutura.

Nesse sentido, muitas franquias nesse formato usam apenas um computador para o trabalho no dia a dia. Isso diminui muito os custos do franqueado, seja no investimento inicial como ao longo do tempo.

É um tipo de franquia que chama bastante a atenção de empreendedores iniciantes, sem muito dinheiro para investir. Bem como interessados em ter um negócio próprio para uma renda extra.

Já o modelo de loja física exige um investimento maior e oferece menor flexibilidade de horário de trabalho. Mas pode dar uma visibilidade ao negócio.

Uma franquia na rua mais movimentada do bairro pode ser um atrativo a mais.

São dois modelos diferentes, mas que você deve conhecer, para escolher qual tem o seu perfil.

Pesquise e compare franquias

Depois de conhecer mais sobre o modelo de franquia, chegou a hora de comparar algumas opções.

Pesquise na internet, conheça o máximo de franquias possível, receba a Circular de Oferta de Franquia (COF) de algumas marcas. Esse documento é importante e tem diversos detalhes sobre o negócio da rede.

Assim, com informações mais detalhadas, você consegue comparar melhor as franquias. Então, avalie os investimentos, os custos fixos e os suportes que cada franqueadora oferece.

Se você tomou uma decisão sobre uma ou algumas franquias, avalie cada detalhe sobre as marcas. Assim, fará uma escolha mais segura e adequada para você.

Avalie a reputação das marcas

Desse modo, pesquise as marcas que mais chamaram sua atenção e entenda como está a reputação da franquia.

A internet é um campo de grande ajuda para entender se uma empresa está atendendo bem os seus clientes.

Por exemplo, no site Reclame Aqui, o empreendedor acessa as reclamações dos clientes.

Além disso, busque nas redes sociais os comentários das pessoas sobre essa ou aquela franquia. Saiba filtrar também essas informações para não cair em exageros tão comuns na internet.

Se possível, consuma produtos ou serviços da franquia para tirar suas próprias conclusões sobre a qualidade da marca.

Enfim, tudo isso influencia na reputação de uma franquia e você deve entender o posicionamento da rede no mercado. Assim, terá como escolher a franquia perfeita para investir.

Converse com franqueados

Outro ponto que faz parte do dos cuidados para escolher uma franquia é conversar com franqueados e ex-franqueados da rede.

Na COF existem os contatos desses parceiros para que possa se informar com eles.

Esses empreendedores podem dar a você uma visão mais realista no trabalho em uma unidade.

A franqueadora apresenta essas informações, mas os franqueados estão no dia a dia da empresa e podem ser mais realistas.

Inclusive, podem mostrar se os suportes que a franqueadora promete são realizados. Ou ainda se realmente ajudam no desenvolvimento do negócio.

Do mesmo modo, esses parceiros apresentam um feedback mais próximo da realidade dos consumidores. Ou seja, se eles estão satisfeitos com a marca ou não.

Como vimos, são necessários muitos cuidados para escolher a franquia certa para investir. Por isso, é um processo que demanda tempo e paciência. Então, se organize e invista na franquia ideal para o seu perfil.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje