O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Afinal, como franquear minha empresa? Passo a passo e o que pode ajudar

Afinal, como franquear minha empresa? Passo a passo e o que pode ajudar

Sumário

Se você já olhou para o seu negócio e se perguntou “como franquear minha empresa?”, saiba que essa dúvida é comum. Então, vamos apresentar dicas que irão lhe ajudar a obter sucesso.

Com o método certo é possível expandir sua empresa por meio de muitas franquias. Até porque, esse segmento teve uma alta de 7% no número de unidades.

Ou seja, a quantidade de novas franquias no Brasil está crescendo desde 2020. Logo, esse é um bom indicativo de uma área em alta.

Mas para quem já tem uma rede de franquias e quer expandir sem errar, o caminho é diferente dos demais empreendedores. Assim, por meio do método que vamos mostrar, você vai ver que é possível expandir com sucesso.

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

Vantagens de franquear uma empresa

Quem já tem uma empresa, pode encontrar muitos benefícios em transformá-la em uma franquia. Ou seja, criar um modelo de negócio capaz de ser copiado pelas unidades que investirem no negócio.

A cada nova unidade aberta, a marca se expande territorialmente, assim como sua reputação junto aos clientes. Dessa forma, a empresa que se torna franqueadora passa a lucrar com a abertura de unidades franqueadas. 

Do mesmo modo, cada empreendedor que compra uma unidade paga inicialmente uma taxa de franquia. Este valor corresponde basicamente ao licenciamento da marca. Além disso, é necessário pagar uma taxa de publicidade e royalties ao franqueador. 

A taxa de publicidade é para o custeio das ações de marketing, mas com o bom uso do orçamento, também representa lucro para o negócio. Mas algumas franquias isentam os franqueados do pagamento dessas taxas.

Geralmente, essa é uma estratégia para atrair novos empreendedores para abrir uma franquia. Sendo assim, os investimentos são um destaque para a franqueadora. Mas vale lembrar que esses valores precisam ser reinvestidos nas unidades e na própria rede em si.

Quando a empresa franqueia o negócio, é comum que tenha um retorno maior na qualidade de seus produtos e serviços. Essa é uma das vantagens do franchising, pois é uma forma da marca evoluir, buscar inovação e novos rumos. 

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Por isso, toda empresa para se expandir deve conhecer bem o mercado em que atua e seu público-alvo.

Qual o momento de transformar uma empresa em franquia?

Um dos pontos de responder à pergunta “como franquear minha empresa?” é saber o momento certo de fazer a mudança. Dessa forma, recomendamos realizar a análise de franqueabilidade, da qual vamos falar com calma.

A análise de franqueabilidade é indispensável para minimizar os riscos da franquia. Isso porque, ela avalia se a empresa possui as condições necessárias para se formatar em unidades franqueadas. 

Nela, finanças, marketing, planejamento estratégico e a possibilidade de transmitir o know-how dos processos da empresa são postos à prova.

Porém, para analisar a empresa internamente em todas as suas áreas é necessário observar seus fundamentos. Então, antes da franquia, o investidor deve ter dinheiro suficiente para investir em melhorias estruturais e organizacionais. 

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Ainda, saber qual a força da marca e a imagem que o público consumidor tem dela. Isso porque, é fundamental que, antes de se tornar uma rede de franquias, a empresa tenha clientes fiéis em seu território de origem.

Do mesmo modo, a análise de franquia avalia se o posicionamento da empresa está alinhado com o que os consumidores buscam. Então, é a partir do posicionamento da marca no mercado que se percebe onde ela pode expandir suas vendas. 

Entrar em mercados que não oferecem o que a empresa tem é o primeiro passo para ter uma rede de sucesso. Após analisar essas questões, você pode decidir franquear a sua empresa.

Para ajudar nesse processo de ter uma rede de franquias lucrativa, vamos mostrar as principais características desse modelo de negócio. Continue lendo para saber mais.

Quais características uma franquia precisa ter?

O franchising apresenta características específicas, por exemplo, uma ideia de negócio desenvolvida, a padronização e muitas outras. Então, é natural pensar que existem algumas características que uma empresa precisa ter para se tornar uma franquia.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Primeiramente, vamos elencar uma característica óbvia. No entanto, sem ela, as franquias não existem. Estamos falando da escalabilidade.

Ou seja, a capacidade de oferecer tudo que a empresa precisa para ter continuidade. No caso de uma franquia de restaurante, por exemplo, você precisa garantir padrão de reprodução dos pratos, da estrutura e muito mais.

Além disso, é importante garantir a logística entre todas as unidades. Uma franqueadora tem que conseguir contato com as franquias onde quer que elas estejam.

Outra característica importante das franquias é a garantia de treinamentos. Afinal de contas, a franqueadora deve transmitir seus conhecimentos para os franqueados.

Do mesmo modo, elas precisam ser facilmente replicadas. Em outras palavras, o modelo de negócio necessita ser simples de ser colocado em prática em diversos locais.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Além disso, é essencial que a franquia não seja facilmente copiada. Ou seja, concorrentes não podem conseguir “roubar” seu modelo de negócio.

Passo a passo de como franquear minha empresa

Chegou a hora de saber como franquear sua empresa. Você pode seguir os passos a seguir. Em primeiro lugar, é necessário realizar a análise financeira do negócio.

Assim, pode ser interessante contratar uma consultoria para identificar os aspectos fiscais da sua empresa. Caso tenha dívidas, por exemplo, é melhor pagá-las antes de começar a expansão.

Em seguida, defina os processos da empresa. Ou seja, como cada etapa vai funcionar e como você vai passar isso para os franqueados.

Outro passo importante é a criação de manuais. Afinal de contas, é por meio deles que os investidores vão saber como proceder no dia a dia de suas unidades.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Depois, é hora de elaborar a Circular de Oferta de Franquia (COF). Este documento é obrigatório por lei e reúne todas as informações legais e financeiras do negócio. Mas lembre-se, que a elaboração da COF deve ser cuidadosa.

Mas para potencializar o seu conhecimento sobre o assunto, você pode contar com o curso Franquias Sem Ciladas. Assim, você terá aulas estratégicas que irão lhe ajudar na hora de empreender. Veja sobre as aulas aqui.

Depois, defina os treinamentos e os tipos de suporte que vai oferecer aos franqueados. Por exemplo, marketing digital, jurídico, administrativo etc. Por último, crie um planejamento abrangente para definir a estratégia de expansão do seu negócio e assim vender as unidades de franquias aos empreendedores.

Conhecimento é fundamental para expandir a franquia!

Na hora de como franquear sua empresa, conhecimento é fundamental. Afinal de contas, o franchising é complexo. Então, quem quer entender esse sistema, pode contar com o Método Franquias Exponenciais.

Ele foi desenvolvido pelo empreendedor Henrique Mol. Conhecido no franchising, é SEO do grupo Encontre Sua Franquia, com mais de 1.815 franqueados no Brasil e no mundo.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Assim, com sua experiência, Mol desenvolveu um curso dividido em 15 módulos para quem quer expandir a rede de franquias. Dessa forma, é possível aprender estratégias por meio desta metodologia, e conteúdos exclusivos.

Ou seja, é uma chance de aprender com quem realmente entende do tema. Agora que está por dentro do assunto, comece hoje mesmo a expansão do seu negócio e aumento o seu lucro.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje