Muitas empresas, de olho no mercado de franquias, buscam entender: como franquear minha marca? Assim, procuram formas para entrar para este atrativo setor. Aqui, mostraremos como fazer esse processo de forma descomplicada e sólida.
O setor de franquias está em constante expansão. Em 2023, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), teve um crescimento de 13,8% no faturamento em relação ao ano de 2022.
Isso mostra que esse formato de negócio é atrativo, mas que para mudar o modelo da sua empresa é necessário um cuidado na hora de franquear seu negócio.
Porém, como fazer essa transformação e ter uma rede de franquias de sucesso é a preocupação de quem busca como franquear minha marca, para a qual temos algumas respostas. Continue a leitura!
Sistema de franquias: como funciona?
O sistema de franquias funciona de maneira simples e eficaz. Primeiro, o franqueador concede ao franqueado o direito de usar sua marca e modelo de negócio. Em troca, o franqueado paga taxas e royalties.
Além disso, o franqueador oferece suporte contínuo ao franqueado. Assim, geralmente inclui treinamento, marketing e assistência operacional.
Isso ajuda o franqueado a manter a qualidade e o padrão da marca. Portanto, o franqueado, por sua vez, deve seguir as diretrizes estabelecidas para garantir a uniformidade do negócio.
Desse modo, o sistema de franquias combina independência empresarial com o respaldo de uma marca já consolidada, que proporciona uma boa oportunidade de sucesso no mercado.
Quais as vantagens de franquear a minha marca?
Franquear marca traz muitas vantagens. Isso porque, você pode expandir o negócio rapidamente, gastando menos, pois os franqueados ajudam com os custos do negócio. Além disso, sua marca fica mais conhecida em várias regiões.
Outro benefício é o crescimento contínuo, já que os franqueados seguem um modelo de sucesso. Isso mantém a qualidade dos produtos e serviços. Logo, você também ganha uma fonte constante de receita por meio das taxas e royalties.
Portanto, franquear sua marca é uma boa estratégia para crescer, aumentar o faturamento e fortalecer sua presença no mercado.
Logo mais, entenda como ser um franqueador. Mas antes, descubra qual a resposta para a pergunta: como expandir o meu negócio? Acompanhe!
Quando é o momento de franquear a minha empresa?
Saber o momento certo para franquear sua empresa é importante. Logo, analise se seu negócio está consolidado e tem uma base de clientes fiel. Isso indica que sua empresa é eficaz e atrativo.
Além disso, você precisa ter processos bem definidos e replicáveis para garantir, como dito, a qualidade em todas as unidades.
Outro ponto importante é a capacidade financeira. A empresa deve ter recursos suficientes para suportar a expansão e oferecer suporte aos franqueados. Também considere se há demanda no mercado para o seu produto ou serviço em outras regiões.
Portanto, avalie se você está pronto para compartilhar sua marca e conhecimento com franqueados. Isso exige dedicação e um bom sistema de suporte. Por fim, o momento certo para franquear sua empresa ocorre quando você atende a esses critérios e está preparado para responder a dúvida: como transformar minha empresa em franquia.
Como posso franquear minha marca?
Para franquear o negócio, como você aprendeu um pouco acima, precisa organizar toda a estrutura da empresa para transformá-la em um modelo de franquia.
Nesse sentido, seja um negócio em Home Office ou em uma Loja Física, faz parte do processo alterar diversos aspectos da sua operação para que possa franquear.
Além disso, não é da noite para o dia que esta reformulação acontece, e nem é qualquer empresa que consegue se tornar uma franquia.
Por isso, separamos alguns aspectos que são importantes para este novo modelo de negócio com o qual você irá trabalhar e o que sua futura franquia precisa para ser atrativa. Acompanhe!
Teste o negócio
Um dos primeiros passos para saber como franquear minha marca é testar sua empresa no mercado. Avalie se a empresa consegue atuar de forma eficiente e oferecer algo de diferente para os empreendedores.
Nesse sentido, a empresa precisa atuar no mercado, desenvolver sua operação, e isso só acontece com tempo e muito trabalho. Isso porque, somente ao longo do caminho se consegue notar necessidades de mudanças e alterações que melhoram o negócio.
Por exemplo, o desenvolvimento do seu know-how, ajustes que são feitos a partir de vários atendimentos aos clientes e os feedbacks que recebe.
Então, antes de franquear sua empresa, você deve ter cuidado, analisar se consegue atuar no mercado de forma satisfatória. Ainda, tenha uma estrutura enxuta, que facilite sua expansão por meio de unidades de franquias.
Muitas empresas já nascem em formato de franquias, sem antes atuar no segmento, e isso pode não ser interessante. Isso porque, enquanto se está analisando o negócio, em teoria pode ser atrativo, mas ao entrar no mercado pode se mostrar pouco sólido.
Enfim, essa atuação antes de abrir uma franquia é importante, principalmente, porque cada vez mais o mercado de franchising é competitivo, o que exige da sua empresa um diferencial.
Analise a viabilidade financeira de franquear
Enquanto sua empresa faz o teste de mercado do qual falamos, é importante que você também realize uma análise viabilidade financeira.
Entenda o que pode ser alterado na estrutura e operação para que possa ficar mais barata, eficiente e também mais simples.
O modelo de franquia precisa ser mais enxuto e prático para o novo empreendedor, pois em muitos casos ele não tem experiência no mercado ou como um dono de negócio.
Assim, se a sua empresa tiver um processo interno muito complexo, que use maquinários caros e exija trabalhadores muito técnicos, pode ser inviável transformá-lo em uma franquia.
Logo, é preciso entender que muitas unidades serão longe da sede e precisam atuar de forma independente, e ainda, com custos atrativos.
Mas se a estrutura for muito grande e exigir expertise e investimento, pode espantar os empreendedores. Do mesmo modo, para o processo de “como franquear minha marca” é necessário investir em pessoal para que possam oferecer os suportes, fazer o trabalho de marketing e a parte comercial da franqueadora.
Nesse sentido, a empresa precisa ter toda esta estrutura, pois a franqueadora é a responsável por oferecer treinamentos e auxiliar os novos franqueados em diversas questões. Além disso, é necessária uma parte comercial eficiente para captar empreendedores para investir na franquia.
Faça a análise de franqueabilidade
A análise de franqueabilidade se faz necessária para verificar o potencial do negócio, diferencial da empresa, além da possibilidade de expansão de mercado. Isso a fim de reduzir todos os riscos da inviabilidade de se franquear.
Com esse estudo, o empreendedor analisa se sua empresa conseguirá entrar para o mercado com um negócio competitivo frente às concorrentes. Assim, ter este diferencial é importante na hora de captar futuros franqueados.
Como dito, muitas etapas do processo da empresa precisam ser adaptadas para serem mais simples para que possam ser replicadas nas unidades da rede.
Logo, caso sua empresa consiga adaptar os processos, torna mais simples e barata a produção ou atendimento. Nesse sentido, pode ser um sinal verde para franquear sua marca.
Porém, somente com uma análise de franqueabilidade, você poderá ter certeza de que tem em mãos uma marca apta a entrar para o mercado de franquias.
Nessa hora, você pode recorrer às empresas especializadas em formação para fazer este estudo de forma profissional, evitando erros e estruturando a franquia da melhor forma.
Por exemplo, com a Formatação de Franquia, serviço prestado pela Encontre Sua Franquia, holding com cerca de 13 anos de experiência, você pode transformar sua marca em uma rede de sucesso.
A consultoria oferecida auxilia em todas as etapas do processo. Dessa forma, inicia com um diagnóstico profundo da sua empresa e identifica pontos a serem trabalhados. Depois, define um modelo de negócio replicável e lucrativo.
Desse modo, você pode receber orientações sobre os cuidados na elaboração de documentos legais, como: manuais, Circular de Oferta de Franquia (COF) e contratos.
Por fim, simplifica a expansão do seu negócio. Então, conte com essa solução para lhe ajudar! Quer saber mais como montar uma franquia? Acesse a série de vídeos e confira mais dicas!
Defina padrões de processos e produtos
Um passo para franquear o negócio é definir os padrões de processos internos, externos e os produtos com os quais vai trabalhar.
O modelo de franquias é baseado neste padrão de atuação para cada unidade, seja onde estiver. Sendo assim, como mencionamos acima, você deve atentar-se, depois de organizar seu processo de forma a simplificar e baratear.
Em seguida, é preciso montar um padrão que será repassado aos novos franqueados para que possam atuar em suas unidades.
Cada unidade da franquia precisa seguir um mesmo caminho, atuar com os mesmos produtos ou serviços em toda a rede. Para que seu franqueado possa oferecer isso, você precisa mostrar como e uma forma de fazer padronizada para todos.
Organize os processos da empresa
Já foi falado que a organização da empresa para se transformar em uma franquia parte de sua estruturação interna. Então, você deve estabelecer seus processos para que possa ser uma franqueadora.
A empresa que vende franquias precisa ter um setor comercial, ou seja, uma parte para suportes dos franqueados. Ainda, ter também um plano de negócio e uma estrutura para este trabalho.
Nesse sentido, para que a franquia seja atrativa, a franqueadora precisa conseguir oferecer aos novos empreendedores tudo que precisam para o bom desenvolvimento da unidade.
Elabore os documentos legais
Uma parte necessária de como franquear minha marca é a questão da documentação que envolve este processo. Então, essa mudança engloba muitas questões e uma delas é a parte burocrática.
Nesse sentido, a empresa precisa proteger sua marca para que outras pessoas não possam usá-la sem sua anuência, bem como patentear partes importantes do seu processo. Isso evita que os franqueados aprendam como fazer e depois saiam da franquia e atuem com suas ideias.
Do mesmo modo, o franqueador deve ter uma COF. Esse documento funciona como um pré-contrato, que informa mais detalhes do negócio para os empreendedores interessados.
Além disso, é preciso ter um Contrato de Franquia, documento que rege a relação entre franqueadora e franqueados. Portanto, precisa de uma boa elaboração para que possa dar segurança jurídica para as partes.
Planeje estratégias de marketing
Após estruturar seus negócios, padronizar seus processos e ter toda a documentação necessária para o modelo de franquias, chegou a hora de vender as unidades. Por isso, você não pode deixar de lado o planejamento estratégico para o marketing.
O marketing de expansão é como você irá atrair empreendedores e investimentos para crescer sua rede, captar novos franqueados e capital.
Desse modo, é importante estar atento, pois é um trabalho de divulgação diferente. Você não está atrás de consumidores, mas sim de pessoas que querem ser donas do próprio negócio e ganhar dinheiro.
Por fim, esse trabalho precisa ser bem direcionado para que possa ser eficiente nesta captação de empreendedores e com isso, expandir o seu negócio.
Ao longo do conteúdo, você entendeu a resposta da pergunta sobre “como franquear minha marca?” Ainda, descobriu dicas estratégicas para lucrar nesse empreitada. Agora que está por dentro do assunto, conversa com a Formatação de Franquia, inicie com o pé direito o seu processo de expansão do seu negócio e ganhe dinheiro.