Como funciona uma franquia Acquazero: o que faz parte do investimento?

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Um dos ramos mais atrativos para investir no franchising atualmente é o de estética automotiva. Afinal, o número de carros nas estradas só cresce, e eles precisam de cuidados. Mas, antes de tudo, como funciona uma franquia?

Muita gente tem o sonho de estar à frente de um negócio, mas não sabe por onde começar. O franchising é uma das formas mais seguras e rentáveis de empreender.

Esta é uma das modalidades de negócio com maior capilaridade em todo o mundo. Somente no Brasil, existem mais de 3 mil redes em operação, instaladas em todas as regiões do país. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

As marcas atuam em 11 segmentos diferentes, classificados pela Associação. Esse tipo de negócio em franquia vem demonstrando desempenho positivo mesmo diante das instabilidades econômicas.

Além da variedade de mercados, também são numerosas as opções de formatos de franquias.

Sendo assim, existem os formatos mais conhecidos, estruturados em modelos tradicionais de loja ou de escritório.

Mas, o franchising também oferece a possibilidade de os franqueados investirem em modelos de franquia home based, franquia móvel, de delivery e até franquias virtuais. Existem modelos para todo perfil de empreendedor.

A Acquazero, tema deste conteúdo, é uma das franquias que conta com modelo home office. Logo, o franqueado não preciso montar uma unidade física. Ou seja, ele fará o atendimento do cliente de modo delivery, onde o usuário estiver.

São três os modelos de negócio home office da Acquazero, e outros três do tipo loja física.

Ao longo do texto, explicaremos tudo o que você precisa para entender como funciona uma franquia. Vamos falar sobre leis, contratos e ainda, claro, tudo sobre a franquia Acquazero.

Como funciona uma franquia?

Ao investir em um modelo de franquia Acquazero ou de qualquer outra, o empreendedor inicia uma nova unidade daquela empresa. Uma “cópia” do negócio na sua localidade.

Logo, ele recebe do franqueador o direito de uso da marca para sua unidade. O franqueador nada mais é do que o dono da marca.

Assim, nas unidades franqueadas, são reproduzidos todos os processos e padronizações de venda dos produtos/serviços, atendimento ao público, operação e gerenciamento.

Desse modo, é reservado ao franqueado o direito de comercializar produtos e serviços que já foram testados no mercado, o que proporciona uma maior segurança ao empreendedor.

Agora, imagine que em vez de uma franquia você escolhesse iniciar um negócio do zero. Uma nova marca, com um novo plano de negócio.

Para que a empresa dê frutos, você vai passar por erros e acertos, por mudanças no planejamento etc.

Enquanto isso, uma franquia tem um plano que, comprovadamente, dá certo em outras unidades. Assim, o sucesso da empresa será mais simples e fácil.

Por esse motivo, inclusive, as franquias têm menor taxa de mortalidade. Para se ter uma ideia, apenas 5% delas fecham as portas em dois anos de operação. Para negócios iniciados do zero, essa porcentagem sobe para 23% no mesmo período.

Aliás, outro aspecto que contribui para o sucesso das franquias é o suporte oferecido pela franqueadora. A dona da marca presta auxílio no marketing, treinamentos, ações comerciais e mais.

Então, o franqueado sabe exatamente o que fazer para desenvolver seu negócio. Mas são várias as vantagens de investir nesse tipo de negócio e você pode conferi-las clicando no link.

Com uma decisão tomada, será hora de escolher a franquia que mais combina com o seu perfil.

Para saber o passo a passo de como adquirir uma franquia, confira o infográfico abaixo.

Infográfico "Passo a passo para adquirir uma franquia".

Informações importantes sobre o modelo de franquia

Na hora de abrir uma franquia, muitas informações chamam a atenção dos empreendedores. Como as vantagens que citamos acima.

Ao mesmo tempo, o setor é cheio de potencial. Para se ter uma ideia, apenas em 2019, o franchising faturou R$ 186,7 bilhões no Brasil.

Mas apesar de todos os atrativos, é essencial ter atenção a alguns pontos deste tipo de negócio. Conferi-los vai garantir mais segurança de abrir uma unidade da marca escolhida.

A seguir, listamos alguns aspectos em que sua análise cuidadosa será fundamental.

Circular de Oferta de Franquia (COF)

A Circular de Oferta de Franquia (COF) é um dos documentos que devem ser repassados ao candidato a franqueado, sendo imprescindível para abertura de uma unidade.

Segundo a Lei de Franquias, o documento deve ser entregue ao empreendedor com, no mínimo, dez dias de antecedência da assinatura do contrato de franquia.

Na COF, constam informações sobre a maturidade de mercado da rede, todos os direitos e deveres do franqueado e da franqueadora, serviços prestados e suportes a serem prestados.

Além disso, por meio do documento, o empreendedor também deve ter acesso a informações completas relativas ao investimento, como:

  • Prazo de retorno;
  • Faturamento médio mensal;
  • Lucratividade;
  • Taxas de franquia, de marketing e outras taxas envolvidas no processo de investimento.

Contrato de franquia

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Depois que o empreendedor analisar a COF e estiver de acordo com todas as informações, será o momento de analisar o contrato de franquia. Este documento caracteriza como será a relação entre franqueado e franqueador.

Assim, devem estar incluídas, de forma clara, quais são as taxas a serem pagas e os direitos e deveres de ambas as partes.

O contrato é tão completo quanto a COF. Mas você deverá assiná-lo, pois ele será o responsável por oficializar a parceria de negócio.

Além disso, na cláusula dos direitos, fica garantido ao franqueado suporte e treinamentos completos para inauguração da franquia, bem como a transferência de know-how, entre outros suportes.

Como deveres estão a necessidade de seguir regras e padrões estabelecidos pela franqueadora em tudo que diz respeito à unidade. Como atendimento ao cliente, uso de fornecedores, entre outros.

O contrato de franquia é um documento detalhado e extenso. Por isso, é recomendado que os candidatos a franqueado o estudem com atenção.

Se achar necessário, tanto para COF, quanto para o contrato, você pode procurar o auxílio de um advogado. Assim, a análise jurídica dos documentos será mais detalhada.

Lei de Franquias

A Lei de Franquias (nº 8955/94) foi promulgada em 1994, mas em 2019 ela foi atualizada por meio da Lei de nº 13.966/2019.

Na nova legislação constam definições dos modelos de franquias, condições, regras de funcionamento e outras informações do âmbito da regulamentação deste modelo de negócio.

A atualização da lei teve como objetivo instituir maior segurança jurídica. Assim, a legislação estabelece todas as informações que o franqueador deve fornecer ao franqueado.

O objetivo é que os empreendedores possam tomar a decisão de investir em uma franquia de forma consciente, munidos de todas as informações relativas ao modelo de negócio.

A Lei de Franquias também institui que o franqueador deve ser transparente com os candidatos a franqueado, informando todas as obrigações, direitos, riscos, dados sobre suporte, treinamento e transmissão de know-how.

Conheça a franquia Acquazero

Fachada de uma unidade da franquia Aquazero.
A Acquazero é referência no segmento de serviços automotivos.

Há mais de uma década no mercado, a Acquazero foi estruturada com o objetivo de inovar o setor de serviços para estética automotiva.

O principal serviço da rede é a limpeza ecológica automotiva. Com responsabilidade ambiental, a Acquazero realiza essa limpeza completa da parte de fora de veículos utilizando apenas 300 ml de água.

A marca possui sede em Belo Horizonte (MG) e conta com unidades franqueadas em todo o território nacional. Em 2018, a Acquazero foi adquirida pela Encontre Sua Franquia, holding de franquias referência no mercado brasileiro.

O grupo também é proprietário das marcas Encontre Sua Vigem, Quisto Corretora de Seguros, Fórmula Pizzaria, Suav, Mardelle e Cream Berry.

Juntas, as unidades das marcas ultrapassam a casa de 1 mil operações em todo o Brasil. Sendo assim, o grupo possui grande expertise no setor de franquias. Tudo para ajudar seus franqueados a alavancarem seus negócios.

Os serviços oferecidos pela Acquazero também incluem a limpeza técnica do motor, cristalização de vidros, revitalização de plástico, enceramento, descontaminação de pintura, impermeabilização de estofados e outros.

Com um modelo inovador e de alta qualidade, o negócio tem alcançado grandes resultados. Atualmente, a Acquazero é a maior rede de estética automotiva do mundo.

Suas unidades também estão presentes nos Estados Unidos na República Dominicana.

A Acquazero trabalha com opções de franquia barata, três no formato home office e três modelos de franquia de loja.

Como funciona uma franquia Acquazero modelo home office?

O formato home office da Acquazero atua no mercado com foco no atendimento ao cliente via delivery.

Ou seja, os clientes entram em contato com a marca, especialmente via e-commerce e pelo App Acquazero. Então, a unidade mais próxima realiza o atendimento solicitado.

Os valores de investimento em uma franquia Acquazero home office partem dos R$ 22.820 mil.

Um das vantagens do formato home based é que o franqueado não precisa montar uma loja física para atuar. Ele vai até o cliente para o atendimento, seja na casa ou trabalho do usuário.

Assim, o empreendedor acaba economizando na operação do negócio. O que é interessante, especialmente, para quem não tem muito para investir, mas quer logo começar sua empresa.

É comum, após certo tempo de atuação, que franqueados Acquazero migrem para um modelo loja física. Algo que faz a operação crescer, assim como seu faturamento.

Mas claro, se o empreendedor preferir continuar como home office por tempo indefinido, ele tem toda a liberdade para isso. Mas a possibilidade de dar um upgrade em sua unidade existe, demonstrando o potencial de crescimento do negócio.

Dentro do formato home office da Acquazero existem as opções de atuação no nível básico, intermediário e avançado. Os serviços oferecidos por cada uma das opções varia de acordo com o seu nível.

Como funciona a franquia Acquazero no formato Standard?

Vemos um franqueado da Acquazero, devidamente paramento com luvas, realizando a limpeza do para-brisa de um veículo (imagem ilustrativa). Texto: como funciona uma franquia.
O formato de franquia de loja trabalha com leque de serviços completos.

A franquia Standard é o primeiro modelo de loja física da Acquazero pelo qual um empreendedor pode optar.

Ao apostar no modelo de loja física Standard, é indicado que o franqueado instale a unidade em locais com grande circulação de pessoas.

A marca sugere espaços como prédios comerciais e residenciais, academias, estacionamentos privados, universidades, concessionárias, postos de gasolina, locadoras de veículos e centros automotivos.

Na hora de abrir o negócio, a franqueadora presta suporte para a escolha deste ponto. A empresa realiza um estudo de geomarketing, levando em conta a facilidade de acesso ao local, presença do público-alvo da empresa e mais.

Neste formato da franquia, são oferecidos serviços e atendimentos completos para os automóveis.

O ponto comercial deve ter estrutura média para atendimento de até quatro veículos de forma simultânea. O investimento total previsto é de R$ 90 mil.

Como funciona a franquia Acquazero Prime?

A franquia Acquazero no formato Prime é ideal para ser instalada em shoppings, hipermercados e grandes condomínios.

A franquia também pode ser instalada em pontos comerciais de rua. A estrutura do espaço deve ter entre 150 e 500 metros quadrados.

O investimento total na modalidade Prime é de R$ 121.320,00, incluindo custos para estruturação da loja, abertura da empresa, capital de giro e outros.

O formato Prime também trabalha com a limpeza ecológica, além dos serviços completos de limpeza técnica do motor, cristalização de vidros, revitalização de plástico, enceramento, entre outros serviços.

Como funciona a franquia Acquazero de Desenvolver de Área?

Neste formato de franquia, o empreendedor fica responsável por realizar consultoria in-loco nas unidades franqueadas da Acquazero.

Isso significa que os desenvolvedores de área devem auxiliar na expansão da marca, no treinamento de novos franqueados e da equipe de funcionários.

Para investimento neste formato, o capital necessário é de R$ 260 mil. É preciso ter uma loja Prime da Acquazero para se tornar um desenvolvedor.

Ainda tem dúvidas se a Acquazero é uma boa opção para investimento? Preparamos um guia completo sobre a marca, detalhes sobre faturamento, prazo de retorno, rotina de negócio e dados de mercado. Assista abaixo!

Investir em uma franquia referência no mercado é uma das melhores formas para se tornar um franqueado de sucesso. Mas não é a única.

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Saiba o que é uma franquia para serviços residenciais

Agora que você já sabe como funciona uma franquia da Acquazero, é hora de falarmos sobre seus serviços residenciais.

Se você tem pesquisado sobre a marca, já deve ter visto informações sobre sua limpeza para sofás, cadeiras estofadas, colchões etc.

Pois essa é exatamente outra frente de atendimento dos franqueados Acquazero: serviços de limpeza residencial.

Assim, qualquer franqueado da Acquazero, independentemente do modelo de franquia escolhido, pode prestar esse tipo de serviço. Os atendimento são feitos via delivery, onde o cliente estiver.

Os serviços delivery, residenciais ou automotivos, chamam a atenção do consumidor por sua comodidade. Afinal, em vez de precisar ir à uma loja, o usuário pode apenas solicitar o atendimento.

Sendo assim, no dia e hora marcados, ele receberá o técnico Acquazero no local agendado. Como o método de limpeza da Acquazero usa pouca água, o local não fica com sujeira ou lama acumulada.

Além do atendimento para pessoa física, são vários os espaços comerciais que requerem esse serviço. Para a limpeza do carpete, estofado e mais.

Como resultado, o público da Acquazero é ampliado, com o franqueado podendo faturar com mais atendimentos.

Os clientes podem agendar todos os serviços Acquazero por telefone, aplicativo ou por meio do e-commerce da marca. Aliás, o e-commerce é uma solução relativamente nova, demonstrando que a marca está sempre inovando.

Os serviços residenciais oferecidos pela Acquazero são:

  • Higienização de estofados, colchões, tapetes, carpetes, cadeirinha de bebê etc;
  • Higienização de Superfícies de Couro; e
  • Impermeabilização de Estofados e Tapetes.

Desempenho do setor automotivo no franchising no Brasil

Foto de um gráfico dourado que demonstra crescimento. Imagem ilustrativa para texto como funciona uma franquia.
O setor automotivo vem apresentando um bom crescimento ao longo dos anos.

O desempenho é um fator importante para analisarmos quando o assunto é como funciona uma franquia no setor automotivo. E claro, quais as perspectivas de crescimento para este setor.

De acordo com dados liberados pela ABF, podemos notar um crescimento significativo em apenas um ano. Isso porque, em 2018, o segmento havia faturado em torno de R$ 5,8 bilhões.

Contudo, em 2019 tivemos um faturamento de cerca de R$ 6,3 bilhões. Ou seja, um crescimento de 7,2%, sendo um dos segmentos com destaque surpreendente.

E claro, não podemos deixar de mencionar o desempenho do franchising como um todo, que também é muito significativo.

Como já mencionamos, em 2019, o franchising brasileiro chegou a faturar R$ 186,7 bilhões, mas para se ter uma ideia, em 2018, o faturamento foi de R$ 174,8 bilhões. Desse modo, percebemos um crescimento de 6,8%.

Notamos, então, que tanto o setor automotivo, quanto as franquias em geral, avançaram bastante nos últimos anos. Logo, temos um negócio que pode ser ainda mais atrativo para investidores, com boas chances de retorno.

Função das taxas em uma franquia Acquazero

Para entender claramente como funciona uma franquia, você precisa saber que existem algumas taxas a serem pagas ao longo do desenvolvimento da unidade.

Na franquia Acquazero, assim como em outras franquias, essas taxas possuem funções específicas. 

Além disso, seus valores dependem do tipo de modalidade de franquia com qual você está trabalhando. Na COF, você também saberá qual é a periodicidade do pagamento.

Taxa de Franquia

A taxa de franquia é o primeiro pagamento que você deve realizar quando decide se tornar um franqueado da empresa.

Essa taxa é responsável por garantir seu direito de uso de imagem da marca, bem como todo o know-how que você receberá antes de começar a operar.

Além disso, nesta taxa também estão inclusos os valores necessários para o seu treinamento, tanto os presenciais, quanto os virtuais. É por isso que ela tão importante para que o seu negócio comece com o pé direito!

Royalties

Já os royalties são as taxas responsáveis pelo uso da marca ao longo do tempo. Eles também servem para custear determinados suportes que as franqueadoras oferecem para suas unidades.

Os royalties estão relacionados com a comercialização dos serviços prestados e a padronização dos processos que a franqueadora transmite ao seu franqueado. Pois, com isso, ele conseguirá manter o padrão de qualidade da marca.

Dessa forma, no caso da Acquazero, os royalties são valores pagos mensalmente. Eles garantem todos os processos mencionados acima, mas o montante em si depende da modalidade da unidade.

Fundo de Propaganda

Por fim, o fundo de propaganda, também conhecido como taxa de marketing ou publicidade, é um valor pago pelos franqueados para que a franqueadora invista em ações de promoção da marca.

Ou seja, é uma taxa voltada para a divulgação da franquia e seus serviços. Pois este fundo serve para financiar as estratégias de propaganda da franquia como um todo, fator que também ajuda diretamente cada unidade.

Isso porque ao investir em boas campanhas, melhor são os retornos para cada franqueado. Assim como no caso dos royalties, o fundo de propaganda na Acquazero é feito mensalmente, e é um valor fixo.

Agora você já sabe que para entender como funciona uma franquia, é necessário ter me mente que as taxas são importantes para o desenvolvimento de cada unidade.

Suportes oferecidos pela franqueadora Acquazero

Ao se tornar um franqueado da Acquazero, o empreendedor passa a contar com vários suportes para iniciar e desenvolver sua unidade.

Esses suportes começam com o treinamento do franqueado e sua equipe, antes do início do negócio. Dessa forma, todos aprendem como realizar os serviços Acquazero mantendo o padrão da rede.

A padronização de serviços e atendimento em uma rede de franquia é parte essencial do franchising. Por meio disso, o consumidor sabe o que esperar da marca.

Nesse sentido, ele tem mais confiança para comprar um produto ou contratar os serviços, ainda que seja de uma unidade nova.

Vemos que um empresário têm a sua frente um notebook. Nele, vemos uma mulher, em uma vídeo conferência, explicar algo para este empresário (imagem ilustrativa). Texto: como funciona uma franquia.
Os suportes da Acquazero são oferecidos, em sua maioria, no formato on-line.

Supervisão e apoio de marketing às unidades

Por fim, outro suporte que a franqueadora Acquazero oferece é a supervisão das unidades. Para isso, uma equipe especializada mantém um cuidado frequente com os empreendedores.

Não apenas para atender as suas demandas, mas para perceber formas mais eficazes de fazer a franquia crescer. Há ainda o apoio jurídico e de marketing.

Este último é um dos que mais chama a atenção dos candidatos a franqueado, e merece ser explicado.

Com o suporte de marketing, as unidades de franquia têm acesso a materiais de divulgação da unidade. Como conteúdo para publicação nas redes sociais, modelos de panfletos, banners etc.

A equipe da franqueadora ainda presta consultoria para realização de publicidade on-line, promoções nas unidades, parcerias comerciais e outras ações.

Pronto! Agora você já sabe como funciona uma franquia de estética automotiva.

Vale a pena conhecer mais sobre a Acquazero acompanhando o vídeo que apresentamos antes. Você também pode entrar em contato direto com um consultor.

Outra dica é acompanhar o texto: Franquia de estética automotiva Acquazero – 9 perguntas respondidas.

*Informações publicadas em Abril/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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