Como ganhar dinheiro com franquias baratas e lucrativas

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Imagem de um desenho comemorando em frete a tela de um computador, na qual sai uma mão segurando um saco de dinheiro. Ilustração do texto sobre vantagens de ser um franqueador.
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Quer saber como ganhar dinheiro com franquias? Se você está em busca de um  modelo de negócio barato e lucrativo, pode encontrar nas franquias opções bem atraentes para o seu investimento.

Como se tornar um empreendedor de sucesso? Essa é uma pergunta feita por muitos brasileiros que sonham em ser dono do próprio negócio.

Dessa forma, muita gente deseja mudar de trajetória profissional e tirar do papel a ideia de um empreendimento. Nesse sentido, estudar e se preparar são passos essenciais para que o negócio dê frutos.

Ao optar por um modelo de franquia, os empreendedores encontram um formato de negócio mais seguro. Ou seja, que irá auxiliá-los em todos os processos, desde a inauguração da unidade até o dia a dia de trabalho.

Dessa forma, o franchising é uma alternativa bem eficaz para os empreendedores mais conscientes.

Separamos neste texto dicas infalíveis de como ganhar dinheiro com franquias baratas e lucrativas no franchising. Ficou curioso? Continue a leitura.

Como está o mercado de franquias?

Imagem de um empresário apontando para um gráfico em crescimento (imagem ilustrativa). Texto: como ganhar dinheiro com franquias.
O crescimento das franquias segue constante mesmo diante da instabilidade econômica.

Investir em franquias é uma opção mais segura, se comparado com as empresas convencionais criadas do zero.

Entre os motivos está a vantagem de apostar em um modelo de negócio já testado e aprovado no mercado. Além disso, os franqueados contam com treinamentos e suportes relativos a todas as áreas da franquia.

Com isso, o objetivo é que o empreendedor tenha conhecimentos e habilidades para desenvolver todos os processos da unidade. Por exemplo, para gestão, operação, vendas, atendimento ao cliente, entre outros.

Contudo, não são só suporte e treinamento que garantem a segurança do investimento. Os números do mercado possibilitam uma atuação menos instável.

setor de franquias é um dos que mais cresce no país. Por mais que tenhamos enfrentado situações de crise no Brasil nos últimos anos, o franchising segue crescendo.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), somente em 2018, houve um faturamento de R$ 174,8 bilhões. Como resultado, houve um crescimento de 7,1% em comparação com o ano anterior.

Em relação ao número de unidades franqueadas no Brasil, há um total de 153 mil franquias em operação. Ao mesmo tempo, o crescimento no número de unidades significa um aumento nos postos de trabalho.

Atualmente, existem 1,3 milhão de brasileiros empregados neste setor.

São 11 segmentos que crescem anualmente, cada um com o seu potencial de mercado. O setor de Moda, por exemplo, cresceu 7,6% entre 2018 e 2019, registrando um faturamento de R$ 22,9 bilhões.

Da mesma forma, os segmentos de “Serviços Educacionais” e “Alimentação” tiveram crescimento de 6,5% e 5,9%, e faturamento de R$ 11,4 bilhões e R$ 45,8 bilhões, respectivamente.

E não é só isso. Existem muitos outros motivos para você ingressar nesse ramo.

Dicas de como ganhar dinheiro com franquias

Imagem de plantas crescendo em cima de montes de moedas (imagem ilustrativa). Texto: como ganhar dinheiro com franquias.
É possível ter uma alta lucratividade se você dedicar tempo e atenção ao negócio.

Vamos apresentar algumas dicas para ajudar você a entender como ganhar dinheiro com as franquias. Elas farão toda diferença na hora de escolher um formato de franquia.

Acompanhe com atenção e se prepare para investir em um negócio seguro. Continue a leitura!

Conheça o seu perfil

O primeiro ponto a ser observado deve ser o seu perfil profissional.

Assim, é importante entender se você deseja atuar no segmento de beleza, no de serviços automotivos, alimentação ou de saúde.

As opções de mercado são bem variadas. Portanto, é preciso entender com qual dos setores você sente maior identificação.

Avalie as condições do mercado que deseja atuar

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Esse é o momento de pesquisa. Após decidir pelo que deseja fazer, é importante pesquisar o comportamento do setor e o das redes na economia.

Assim, será mais fácil prever em que condições você estará entrando no negócio, se é um momento favorável ou não, etc.

Pois o sistema de franchising permite que você invista com maior segurança. Contudo, será importante reconhecer que o sucesso do empreendimento vai depender também do seu empenho.

O compromisso com o negócio é importante para que a unidade tenha capacidade de alcançar os ganhos estimados.

Essas são alguns dos cuidados para quem quer entender como como ganhar dinheiro com franquias.

Saiba as suas condições de investimento

Você precisa saber quanto poderá investir nesse empreendimento, uma vez que não terá que arcar apenas com o valor de investimento inicial.

Nas franquias, existe a taxa de aquisição e outros custos envolvidos, como taxas de publicidade, capital de giro, etc. Essas taxas são essenciais para proporcionar uma atuação segura do franqueado.

Por isso, é importante analisar se o seu potencial de investimento está de acordo com os gastos relativos à franquia. Ou, então, se será necessário recorrer a algum tipo de financiamento.

É também possível contar com o auxílio de um sócio investidor para esse processo. Mas a maneira mais correta é iniciar conforme o planejamento. Assim, você evitar desgastes financeiros.

Imagem de um homem mostrando os bolsos da bermuda vazios (imagem ilustrativa). Texto: como ganhar dinheiro com franquias.
Tenha o capital necessário para investir e se manter durante os primeiros meses.

Conheça o formato de negócio

Conhecer os procedimentos existentes no dia a dia de uma franquia ajuda você a entender o formato do negócio.

É preciso saber quais serão os seus deveres estando a frente de uma franquia. Do mesmo modo, será importante saber quais são os seus direitos enquanto empreendedor.

Uma forma de fazer isso é avaliar os documentos entregues a você pela franqueadora, antes mesmo de assinar o contrato. O principal deles é a Circular de Oferta de Franquia, mais conhecida como COF.

A COF explicita todos os valores necessários para aquisição e manutenção de uma franquia. Da mesma forma, nela estão os direitos e deveres do franqueado e da franqueadora.

Portanto, dedique-se ao estudo desse documento. Só assine o contrato de franquia caso você esteja de acordo com todas as informações da COF.

Pesquise a franqueadora

Pesquisar a franqueadora é uma forma de saber se a rede irá oferecer as condições necessárias para você se tornar empreendedor e ter segurança na operação da franquia.

Por isso, busque saber como a rede vem desempenhando o suporte aos franqueados.

Nesse sentido, é necessário entender se a franquia tem um bom desempenho no mercado. Além disso, investigue como anda a satisfação dos franqueado com a rede.

Conheça esses investidores e saiba qual a visão deles sobre a empresa. Assim, você terá um direcionamento capaz de proporcionar um melhor entendimento sobre a franquia.

Invista em conhecimento

Para atuar a frente de um negócio, você precisa estar preparado para prestar o melhor serviço e o melhor atendimento.

Isso é importante para conquistar clientes e transmitir confiança nos serviços e/ou produtos oferecidos pela unidade.

Entretanto, para isso, é preciso muito estudo e dedicação. Por isso, invista em pesquisa.

Do mesmo modo, fique por dentro do assunto. Siga referências, blogs e sites que ofereçam informações relevantes a respeito do franchising e do mercado que você pretende atuar.

Dessa forma, você vai agregar conhecimento e estará atento às tendências e atualizações do mercado. Ter conhecimento é essencial para gerenciar a franquia de forma mais assertiva garantindo qualidade.

59 franquias baratas e lucrativas para abrir

Se leu o texto até aqui, então você entendeu como investir em franquias baratas. Agora é o momento de conhecer algumas das opções de redes disponíveis no franchising.

São alternativas de baixo investimento, trabalho flexível e boa rentabilidade. As redes estão inseridas em diferentes segmentos e apresentam valores de investimento variáveis. Acompanhe.

1.  Acquazero

Vemos um profissional da Acquazero fazendo a limpeza do para-brisa de um carro (imagem ilustrativa). Texto: como ganhar dinheiro com franquias.
A Acquazero é a maior rede de estática automotiva do mundo.

A rede de franquias Acquazero é uma oportunidade de franquia para quem é apaixonado por veículos.

Isso porque um franqueado da marca pode oferecer diversos serviços de limpeza e estética automotiva. Da mesma forma, ele pode ampliar o portfólio de serviços ao atender empresas e residências.

Atualmente, a rede conta com 400 unidades franqueadas no Brasil. Como carro-chefe da Acquazero está o serviço de limpeza ecológica, método que utiliza apenas 300 ml de água para limpar toda a parte externa de um veículo.

Além disso, outros 15 serviços estão disponíveis na rede. Os franqueados podem atuar em franquias no formato home office ou loja física.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 22.820 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 18 meses

2. Quisto Corretora de Seguros

Outra opção de negócio é a Quisto Corretora de Seguros. O franqueado atua em uma rede referência no mercado de corretora de seguros.

A Quisto oferece aos clientes soluções em seguros, consórcios e financiamentos. São cerca de 90 tipos de serviços que atendem a diferentes necessidades.

Assim, o franqueado se torna um consultor de negócios oferecendo o melhor custo-benefício para o fechamento de contratos. São dois os modelos de negócio oferecidos pela empresa: o home office e o loja física.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

3. Encontre Sua Viagem

Ao atuar com a Encontre Sua Viagem, o empreendedor vai oferecer pacotes de serviços voltados para o turismo.

Sendo assim, o franqueado oferece pacotes de viagens para pessoas físicas ou para grupos. Por exemplo, venda de passagens aéreas, hotelaria, passeios, seguros viagem e mais.

A Encontre Sua Viagem atua em conjunto mais de 1.500 empresas do mercado de turismo. Logo, ela permite a busca por ofertas mais em conta para o consumidor.

É possível atuar no modelo de franquia home office ou de loja física.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

4. Guia-se Agências Digitais

A Guia-se é uma franquia para quem quer atuar no mercado de marketing digital.

Com o negócio, você vai ter sua própria agência digital em casa. Então, vai poder oferecer serviços como a criação de sites, links patrocinados, gestão de mídias sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo etc.

São atendimentos que as empresas precisam cada vez mais. Afinal, um negócio, para ser relevante, precisa se posicionar bem na internet. Assim, conseguirá atrair mais clientes potenciais.

Seu trabalho como franqueado vai ser prospectar clientes. Você também poderá realizar os serviços de marketing. Porém, se preferir, ainda é possível “terceirizar” a produção dentro da própria rede de franqueados.

A franqueadora oferece suporte completo para sua atuação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 27,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

5. #1 Lavanderia

De modo geral, a #1 Lavanderia oferece o serviço de lavagem profissional e passadoria por assinatura. A marca existe desde 2016 e conta com 26 unidades em todo o país.

Inclusive, a #1 Lavanderia é a única do Brasil que pratica a identificação das roupas por código de barras. Dessa forma, os serviços são oferecidos de forma simplificada, com baixo custo e poucos funcionários.

Neste sentido, o franqueado pode escolher entre três modelos de negócio presenciais, mas pode administrar a franquia à distância. Para abrir sua unidade, você vai contar com suporte da franqueadora para escolher o ponto comercial mais adequado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 26,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 4 mil
  • Prazo de retorno: 18 meses

6. Achei no Pão

Antes de mais nada, o foco da franquia Achei no Pão é comercializar publicidade em sacos de pão personalizados. Assim, marcas locais anunciam nas embalagens que são entregues a panificadoras parceiras.

Dessa forma, o papel do franqueado é prospectar anunciantes, manter contato com eles e gerenciar os pedidos. Contudo, é a franqueadora que realiza a confecção dos sacos de pão com as publicidades.

Sendo assim, a marca, que existe desde 2014, oferece ao franqueado um modelo de negócio home based, sem necessidade de ponto físico. Além disso, a matriz oferece capacitação constante, incluindo a plataforma de ensino Universidade Achei no Pão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 4 meses

7. Acqio

A Acqio é uma rede de franquias que oferece diversas soluções financeiras. A franquia tem entre seus produtos uma maquininha de cartão, crédito auto e home, crédito para lojistas, links para vendas online e redes sociais, e muito mais.

Os franqueados da Acqio têm todo o apoio para prospectarem na sua unidade. Dessa forma, você vai construir uma carteira de clientes para a oferta dos produtos.

Para cada cliente conquistado, o franqueado recebe uma comissão dos produtos vendidos. Ao mesmo tempo, recebe um percentual a cada transação. O modelo de negócio é home based, permitindo ao investidor trabalhar de casa.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 12 meses

8. Aprova Crédito

A Aprova Crédito trabalha no segmento de crédito e já está consolidada no mercado. A rede tem parcerias com as melhores instituições financeiras e, por isso, as soluções que oferece são bem variadas.

São serviços como empréstimos, portabilidade e refinanciamento, financiamentos, consórcios, capital de giro para empresas, maquininhas de cartão, seguros etc.

O papel do franqueado é o gerenciamento da unidade. Porém, você terá treinamento completo sobre como atuar e vender as soluções da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 18 meses

9. Aromi Design

A Aromi Design é uma rede de franquias autoridade em marketing olfativo. Assim, com seus produtos a marca ajuda a complementar os designs de ambientes.

O que a franquia faz é criar fragrâncias para os espaços. É possível atuar em praticamente todos os tipos de ambientes.

Como franqueado, você vai receber o suporte da franqueadora em diversos aspectos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 59 mil
  • Prazo de retorno: de 11 a 12 meses

10. Bellaza

A Bellaza é a rede pioneira em oferecer um modelo de franquia digital no segmento de maquiagens multimarcas.

Assim que você se tornar um franqueado, a franqueadora vai desenvolver um site personalizado com todos os produtos já cadastrados.

Assim, seu papel será divulgar essa loja virtual, para que as pessoas comprem nela. Não será preciso se preocupar com estoque, pois é a própria franqueadora que fará as entregas dos produtos, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

11. Bioflora

A Bioflora é uma rede de franquias que trabalha no segmento de cuidados com a saúde, com suplementos alimentares. Seu modelo de negócio é digital, então seu trabalho como franqueado será fazer o marketing do negócio e atrair as pessoas.

Também dá para fazer vendas pessoalmente, entregando para o cliente o que você estiver de estoque.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6,9 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

12. Brasil Nutri Shop

A Brasil Nutri Shop é a maior rede de franquias no setor de suplementos alimentares e produtos fitness em toda a América Latina.

O seu modelo de negócio funciona de forma online e permite aos franqueados operarem suas unidades sem a necessidade de uma estrutura física.

Ao abrir sua unidade, você vai receber um site desenvolvido pela franqueadora. A rede oferece suporte completo para as vendas e divulgação do site.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

13. Camerite

A Camerite é uma rede de franquias que oferece soluções de monitoramento por inteligência artificial.

Assim, ela trabalha com uma plataforma e aplicativo para monitoramento. Dessa forma, os franqueados oferecem uma solução altamente tecnológica aos seus clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2,3 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

14. Cappta: Programa Empreendedor

A franquia Cappta: Programa Empreendedor oferece uma oportunidade para o licenciado trabalhar de casa, sem ponto físico, com horários flexíveis e ganhos que variam de acordo com a performance.

Isso porque, o papel do empreendedor é realizar a prospecção de lojistas, oferecer as soluções de pagamento da Cappta e administrar a carteira de clientes.

O grande diferencial da marca é permitir que os lojistas parcelem as compras em até doze vezes para o cliente, mas recebam o valor à vista.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 199,00 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 1 a 2 meses

15. Chicken In House

A Chicken In House é uma franquia de Alimentação que existe desde 2015 e oferece um alimento amado pelos brasileiros: o frango frito. Mas a rede também conta com um cardápio variado, com outros pratos e bebidas.

Em 2016, a rede iniciou o processo de expansão por meio de franquias. Atualmente, a Chicken In House conta com 36 unidades em sete estados brasileiros.

Dessa forma, o franqueado pode escolher entre a loja física, o delivery ou ambos. Além de receber a receita secreta do frango frito crocante, o investidor conta com apoio na escolha do ponto, software de gestão e muito mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 14 meses

16. eLav Lavanderia

A eLav é uma lavanderia no modelo de franchising, que já conta com mais de 60 unidades em 19 estados do país. De modo geral, o foco da rede é oferecer praticidade para quem quer roupas limpas, mas não tem tempo.

Assim, os clientes deixam as roupas na unidade e recebem as peças higienizadas, passadas e embaladas. Além do mais, os preços são acessíveis, a fim de atingir um público cada vez maior.

Para o franqueado, a rede também tem muitos benefícios. Por exemplo, a plataforma educacional de capacitação, treinamento e acesso a um aplicativo exclusivo.

Por fim, a sustentabilidade chama a atenção, já que a rede possibilita economia de água e energia em suas operações.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 59 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

17. Emagrecentro

A rede de franquias Emagrecentro tem o objetivo de ser a maior e melhor rede de emagrecimento, saúde e estética do Brasil.

Assim, a marca tem uma metodologia exclusiva e patenteada de emagrecimento pelo INPI, com quatro fases.

Para se tornar franqueado da Emagrecento é necessário ter iniciativa e carisma. Assim como afinidade com o empreendedorismo e interesse pelo segmento de estética e beleza.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 13 meses

18. Euromercantil

A Euromercantil é uma marca de serviços financeiros para empreendedores. Assim, a franqueadora conta com soluções como: máquinas de cartão, banco digital e cartão de crédito.

A marca surgiu em 1993, com o objetivo de alavancar empresas, micro empresários e profissionais liberais em início de expansão. Assim, as soluções financeiras são acessíveis.

Por sua vez, o franqueado pode atuar no formato home office, realizando a prospecção de empresários que precisem de soluções comerciais para os seus negócios. Além do mais, a rede se destaca pelo baixo investimento inicial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 4 meses

19. Exagerado Fried Chicken

A Exagerado Fried Chicken é uma rede de franquias de frango frito com o tempero e corte mais apreciado pelo brasileiro.

A marca tem como carro-chefe os combos de frango frito servidos em baldes e os hambúrgueres de frango.

Assim, o franqueado tem o papel de gerenciar o negócio. Para isso, terá suporte constante, inovação com produtos de alta demanda, diversos modelos de negócio e uma marca consolidada no país.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: de 10 a 14 meses

20. Exponencial Cursos

A Exponencial Cursos é uma franquia que tem o objetivo de transformar o futuro por meio da educação. Para isso, ela oferece cursos preparatórios para crianças e jovens, que focam nas profissões do novo mundo.

Os cursos englobam assuntos como robótica, programação, empreendedorismo, educação financeira, desenvolvimento de games, matemática digital e inglês. Assim, o investidor terá um negócio de destaque.

A rede é a única escola 4.0 do Brasil. Seu ensino é digital e interativo, além de inovador. O papel do franqueado é gerenciar sua unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 105 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: de 16 a 24 meses

21. Fábrica de Placa

A Fábrica de Placa pode ser uma boa opção para quem quer atuar no segmento automotivo. A rede nada mais é do que uma fábrica e comércio de placas para veículos.

Dessa forma, uma franquia da marca produz e instala as placas padronizadas do Mercosul, exigidas para carros novos e usados adquiridos em todo o Brasil.

De modo geral, os franqueados podem ter uma unidade licenciada pelo Detran em até 30 dias. Além disso, a franqueadora oferece qualificação técnica para toda a equipe, suporte operacional e um departamento de marketing e comunicação interna.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 10 meses

22. Faculdade Multivix

A Faculdade Multivix  tem nota máxima no MEC e está entre as 12 maiores universidades do Brasil.

O negócio tem um modelo de operação totalmente à distância. Dessa forma, os alunos podem realizar tarefas como envio de trabalhos, emissão de boletos, download de materiais didáticos e verificar suas notas por um aplicativo.

Por sua vez, os franqueados recebem treinamentos semanais para ajudar na operação da marca. Além disso, contam com suporte acadêmico, financeiro, de marketing e comercial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 24 mil
  • Prazo de retorno: de 7 a 8 meses

23. Five Franquias

A Five Franquias é pioneira no segmento de multi serviços, como seguros, turismo, financiamento, consórcios e saúde.

Assim, o trabalho do franqueado da marca consiste na divulgação e comercialização de todos esses serviços.

Atualmente, a Five Franquias tem dois modelos de negócio: o home office e o modelo loja. Como franqueados, a marca procura por pessoas com perfil comercial e gestão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2,5 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 6 meses

24. Franquias do Futuro

A rede Franquias do Futuro é uma franquia digital de baixo custo. O grupo é um grande marco na inovação do franchising no Brasil.

Isso porque, ele desenvolveu um modelo de franquia pouco explorado até então, o de franquias virtuais. Logo, essa é uma oportunidade de ter um negócio próprio de forma descomplicada, sem necessidade de estoque de produtos.

O franqueado só precisa escolher o segmento para atuar e adquirir sua franquia da marca. Então, vai receber um site personalizado e com todos os produtos para venda já cadastrados.

Em seguida, sua tarefa será divulgar o portal e atrair as pessoas para comprarem. As entregas são feitas pela própria franqueadora, direto para o cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

25. GoNext Franquia

Os franqueado da GoNext podem oferecer ao mercado projetos de Governança Corporativa e Sucessão.

Para atuar com a rede, é importante que você seja um profissional liberal, advogado ou tenha vasta experiência comercial.

Adquirindo sua franquia, você terá o direito do uso da marca e know-how da metodologia exclusiva da rede. Além de treinamentos iniciais, presenciais e online.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 13,5 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

26. Grupo Vigivel

O Grupo Vigivel é uma rede de franquias no segmento de segurança eletrônica. Com ela, você vai oferecer o serviço de monitoramento de veículos, garantindo maior cuidado para pessoas físicas e os veículos de empresas.

Como franqueado, você terá suporte junto ao software, ao sistema e a equipe, para alcançar os melhores resultados possíveis com a sua unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

27. Home Angels

A rede Home Angels é a maior no segmento de cuidados para pessoas idosas na América Latina. Assim, o negócio é ideal para empreendedores que se identifiquem com o mercado de prestação de serviços e cuidados a outras pessoas.

Dessa forma, os franqueados recebem os treinamentos necessários e específicos para a área. Eles também têm acesso ao portal Home Angels, onde podem encontrar um banco de talentos nacional para captar currículos direto de suas regiões.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 41 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: não informado

28. Homecare dos Óculos

A rede Homecare dos Óculos é uma franquia pioneira no processo de trabalho ótico domiciliar. Assim, ela idealizou o Sistema Optical Store Móvel, em que o franqueado tem um kit de armações e lentes, e leva-o até os seus clientes, para vender.

O perfil do franqueado da Homecare é de pessoas empreendedoras, com disponibilidade para acompanhar o negócio de perto.

Também é importante que você seja comunicativo, esteja disposto a aprender e a ser um líder.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

29. Kaz

A Kaz é uma franquia responsável por conectar empresários, que podem trocar produtos e serviços entre si de maneira fácil e rápida.

Assim, a rede oferece um sistema moderno de permuta online. Os franqueados ideais precisam ter um perfil comercial, experiência com vendas e capital para investimento mínimo.

Além disso, você precisa acreditar no empreendedorismo e no modelo de negócio da Kaz. Também é importante ter afinidade com a classe empresarial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 41 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 9 a 12 meses

30. Lady Driver

A Lady Driver é um aplicativo de transporte feito por e para mulheres. O seu modelo de negócio não é uma franquia e sim um licenciamento. 

Dessa forma, como licenciado Lady Driver, você vai se tornar responsável pelo desenvolvimento da marca no mercado local.

Seu trabalho será de gestão e divulgação. Já as motoristas do aplicativo serão condutoras parceiras que você vai prospectar para o negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 21 mil
  • Prazo de retorno: de 8 a 18 meses

31. Limpeza Com Zelo

A franquia Limpeza Com Zelo é uma rede que oferece serviços de limpeza e manutenção profissional. Ela segue os protocolos de limpeza mais rígidos e modernos que existem no mercado.

Ou seja, não há nada que os franqueados da rede não possam limpar. A franqueadora também oferece diversos suportes e canais para comunicação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

32. Linked

A rede Linked é uma franquia de serviços de automação comercial. Assim, ela oferece uma plataforma para restaurantes e lanchonetes, que têm diversas soluções. Por exemplo, frente de caixa, aplicativo delivery, integração com iFood, Rappi etc.

Você poderá fazer a gestão do seu negócio em casa, por meio do home office. Sua responsabilidade será de prospecção e marketing.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 1 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 8 meses

33. Maria Açaí

A Maria Açaí é uma açaiteria que tem um produto com concentração de açaí quatro vezes maior que os seus concorrentes, segundo a empresa.

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Por isso, hoje são 100 unidades em diversos estados do Brasil. Como franqueado, você pode escolher entre quatro modelos de negócio, incluindo o delivery. Todos eles têm em comum o fato de contarem com uma operação simples, que demanda pouco espaço e colaboradores.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 83 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

34. Mazze

A Mazze é uma microfranquia que atua no segmento de Moda, com a venda de joias e semijoias exclusivas. A marca existe desde 2013, mas a partir de 2019 passou a se expandir com franquias online.

Nela, os franqueados trabalham de casa e não precisam contar com estoque, nem se preocupar com logística. Isso porque, é a franqueadora que cuida das entregas feitas por meio dos pedidos no site.

Para trabalhar, você vai receber um e-commerce personalizado para vender os produtos. Além disso, vai poder trabalhar com a venda de kits consignados para pronta entrega, o que aumenta as chances de lucro.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

35. Mundo Toy

A Mundo Toy é uma franquia de brinquedos, jogos e acessórios para o público infantil. Seu modelo é o de franquia online.

Ou seja, o franqueado pode trabalhar de casa vendendo os produtos homologados pela marca, sem necessidade de estoque e sem precisar realizar as entregas.

Dessa forma, você terá um site personalizado para vender brinquedos e acessórios, como carrinhos e cadeirinhas de bebê.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses

36. Nutty Bavarian

A Nutty Bavarian é uma rede que atua em quiosques, oferecendo um mix de castanhas. Como amêndoas, amendoim, macadâmia, avelã, Castanha-do-Pará e outras. Todas são glaceadas de acordo com uma receita exclusiva da marca, que torna os produtos saborosos e com cheiro irresistível.

As franquias são quiosques instalados em locais de alto movimento, como shoppings. A franqueadora oferece suporte completo, desde a escolha do ponto até campanhas de publicidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

37. Omie

A Omie é uma plataforma de gestão na nuvem para empresas de todos os portes. Assim, ela integra em um só lugar vários elementos úteis para a gestão empresarial.

Como um Sistema de Gestão (ERP, CRM), Educação Empreendedora e Serviços Financeiros. Dessa forma, cabe ao franqueado realizar a prospecção de clientes e oferecer as soluções disponibilizadas pela marca.

Para isso, a franquia permite que o franqueado atue em um escritório, sem a necessidade de projeto arquitetônico. Além do mais, você vai receber consultoria de campo especializada e capacitação contínua à distância.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

38. Orgânica

A Orgânica é uma empresa de cosméticos 100% vegetal. Assim, ela oferece produtos exclusivos para o cuidado com o corpo e o rosto, bem como acessórios, tudo com preços acessíveis.

A Orgânica tem como foco se conectar a um público cada vez mais exigente, que busca produtos veganos e sem testes em animais. Dessa forma, ela conta com um portfólio de cremes, perfumaria, shampoos, condicionadores, esfoliantes, acessórios para banho e muito mais.

Os franqueados podem escolher entre modelos de negócio presenciais ou online, conforme sua disponibilidade. Em ambos os casos, eles contam com suporte da franqueadora e treinamentos para aprender sobre os produtos e as operações da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 29,1 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 5 meses

39. Pede.ai

O Pede.ai é um aplicativo de delivery específico para médias e pequenas cidades. Assim, ele não é especificamente uma franquia, mas um serviço de licenciamento.

Dessa forma, os licenciados investem e ficam responsáveis por desenvolver a marca em suas cidades. O trabalho é home based, podendo ser feito de qualquer lugar.

O aplicativo pode atuar na entrega de alimentos, gás, água, bebidas, mercados, farmácias, pet shops, gift cards e muito mais.

Mas o licenciado, em si, não precisa fazer o delivery. Você será responsável apenas por fazer a ponte entre a marca e os comerciantes locais, bem como gestão dos clientes e divulgação local da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 2 mil
  • Prazo de retorno: 6 meses

40. Pit Stop

A Pit Stop é uma rede que busca vender bebidas, sobretudo cerveja, de um jeito inovador. Assim, os consumidores podem pedir as bebidas por aplicativos de delivery, ou irem até um dos containers da marca.

Assim, nas unidades Pit Stop, os consumidores encontram produtos da Ambev e outros bebidas complementares ao momento de lazer.

De modo geral, o franqueado é responsável pelo gerenciamento operacional da unidade e todas as atividades contempladas na operação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 16 meses

41. Ponto TV Publicidade

A Ponto TV Publicidade é uma rede de mídia indoor. Ou seja, divulga publicidade em ambientes fechados onde há grande concentração ou fluxo de pessoas, como lotéricas, cartórios, academias, hospitais, shoppings, farmácias, restaurantes.

Sua forma de atuação pode ser 100% remota, sem necessidade de um ponto comercial. Você será responsável pela prospecção de novos pontos e anunciantes, e pela instalação das televisões para publicidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

42. Postal BR

A Postal BR é uma marca que realiza transporte e entrega de encomendas. Assim, a rede se destaca por valores de frete baixo sem limitação de peso e medidas, com segurança e garantia de prazo de entrega 100% rastreável. 

A marca surgiu em 2017 e já conta com 100 unidades operacionais localizadas estrategicamente para movimentar cargas em todo o Brasil. Além do mais, ela conta com um aplicativo para realizar as operações.

Assim, cabe ao franqueado ser o gestor operacional e comercial, e organizar as entregas. Tudo isso será feito com suporte e treinamento por parte da franqueadora.                                  

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 3 mil
  • Prazo de retorno: de 2 a 6 meses

43. Primeiro Mundo Registros de Marcas

A Primeiro Mundo Registro de Marcas atua no registro de marcas junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

Atualmente, a marca atua no Brasil e no exterior e oferece a seus clientes assessoria no uso exclusivo de sua marca, logotipo, nome do seu produto, serviço ou invenção, acompanhando todas as fases do processo de registro junto ao INPI.

Como franqueado, você vai poder trabalhar no modelo home office, de onde quiser, atendendo inclusive clientes de outros países.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 16 meses

44. Prospecta Obras

A Prospecta Obras é um sistema que conecta profissionais da área de construção a obras que estão em andamento ou ainda vão começar. Para ter acesso a esses dados, os clientes pagam um valor mensal.

Por sua vez, os franqueados têm acesso a um modelo de negócio home based. Assim, seu trabalho é prospectar clientes e apresentar a eles a plataforma e os planos de assinatura.

Além disso, a franquia tem baixo custo de manutenção e amplo público-alvo. A franqueadora ensina como usar o sistema e oferece suporte em outras áreas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 35 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 6 meses

45. QCarreira

A rede QCarreira surgiu com o objetivo de ajudar as pessoas a encontrarem a profissão ideal. Para isso, a marca desenvolveu um aplicativo e uma metodologia próprios.

Assim, os clientes passam por um programa que identifica os potenciais de cada um e apresenta opções de carreiras que combinam com o perfil.

A franquia QCarreira permite ao franqueado trabalhar de casa, com atendimento online. Para atuar, você vai receber treinamento completo da franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 4 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 20 meses

46. Qualifica Cursos

A Qualifica Cursos faz parte de uma rede com mais de 20 anos de atuação no ramo da Educação Superior. Ela atua com cursos profissionalizantes, pós-graduação, preparatórios, graduações e muito mais.

Todos os cursos são oferecidos por meio de uma plataforma online. Dessa maneira, o franqueado pode se tornar diretor de uma universidade online.

Para isso, você vai passar por qualificações recorrentes, contar com software de gestão comercial, pedagógica e mais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

47. RapChef

A RapChef é uma rede de delivery de comida saudável e congelada. Dessa forma, os consumidores recebem refeições pré-prontas, com alto valor nutricional e porções ideais para quem se preocupa com a saúde.

Mas caso queira investir, o franqueado pode ficar tranquilo, pois não precisará cozinhar. O que você vai fazer é adquirir as refeições de um dos fornecedores homologados e realizar as entregas via delivery.

Caso prefira, o franqueado também pode ter um espaço físico para vender as refeições. De todo modo, você vai receber apoio da marca para aprender sobre a operação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 3 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 6 meses

48. iGUi Tratabem

A iGUi Tratabem é a primeira franquia do Brasil especializada no tratamento, assistência técnica, limpeza, manutenção e venda de produtos e acessórios para todos os tipos de piscinas.

Assim, o franqueado pode atender presencialmente em uma loja padronizada ou optar pelo modelo home office. Além disso, você vai contar com suportes, consultoria de campo, treinamentos e material para divulgação da rede.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 68 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 7 a 8 meses

49. Reiback

A Reiback Franquias é uma rede de Multi Produtos. Assim, você vai poder atuar em quatro segmentos, para um retorno rápido e recorrente. São Seguros, Consórcio, Crédito Consignado e sistemas de Energia Solar.

Seu trabalho como franqueado será de divulgação da unidade e a busca por clientes para comporem sua carteira de usuários. Você terá todo o treinamento e suporte necessários para atuar, oferecido pela franqueadora.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 7 a 8 meses

50. SMARTblocks Robótica

A SMARTblocks Robótica tem como missão usar a Robótica Pedagógica como ferramenta de ensino e aprendizagem. Por isso, o que você vai oferecer são aulas para crianças e adolescentes, pensando na formação pessoal e profissional dos seus alunos.

O perfil de franqueado procurado pela franqueadora é de pessoas para fazerem a prospecção das escolas na região.

Tudo será feito por meio da metodologia e material exclusivos da marca SMARTblocks. Como franqueado, você vai contar com suporte e treinamento completos para atuar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 27,5 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 27 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

51. SmartComm

A rede SmartComm é a primeira franquia brasileira especializada na comunicação inteligente. O que ela oferece são soluções para o envio de mensagens por SMS, pop-up, WhatsApp etc. Assim, as empresas que contratarem seus serviços poderão manter contato próximo com seus clientes.

Como franqueado, você terá diversos suportes, com transferência de know-how e acompanhamento permanente. Além disso, irá receber modelos de apresentação e proposta comercial, para facilitar suas vendas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 11,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5,6 mil
  • Prazo de retorno: de 8 a 10 meses

52. StartupWin

A rede de franquias StartupWin é um negócio diferente. Para atuar nele, você vai escolher até duas marcas que a rede tem em seu portfólio, e então vai vender os produtos e serviços delas.

Você vai poder trabalhar, por exemplo, com telemedicina, transporte de passageiros e serviço de entregas, marketing e mais.

A franqueadora oferece acesso à Universidade Corporativa Win, onde o franqueado recebe todo o treinamento para atuar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 49,9 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: de 5 a 8 meses

53. Timol

A Timol atua no ramo de produção e comercialização de produtos magnéticos, ligados ao tratamento de água.

O perfil de franqueados é de pessoas com vontade de aprender e se desenvolver profissional e financeiramente. Assim, o investidor vai trabalhar na revenda de produtos magnéticos, usando das redes sociais, de porta a porta ou por indicação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 1,3 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: 1 mês

54. Top English

A Top English é uma franquia de ensino com metodologia completamente focada na conversação, desde a primeira aula. Assim, a gramática é assimilada de forma extremamente objetiva, eficiente e prática.

O curso pode ser presencial, com aulas em casa ou no trabalho, e também de forma online com um professor ao vivo.

O modelo de negócio tem uma estrutura organizacional com três figuras: o franqueador, o master franqueado e o professor (franqueado regional). O franqueador tem o papel de dono da marca; o master franqueado terá o direito de subfranquear seu território; e o franqueado regional é o professor de inglês.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

55. UniAteneu

A UniAteneu é uma instituição de ensino superior que trabalha por meio de parcerias institucionais. Ela oferece cursos de graduação, técnicos, pós-graduação e mais.

O perfil de franqueado procurado pela UniAteneu é de pessoas que já tenham experiência no segmento educacional.

A franqueadora destaca que a participação e dedicação do franqueado na condução do negócio é essencial, e aumenta significativamente os resultados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

56. Visão Total Vistoria

A Visão Total Vistoria é uma rede de franquias que oferece o serviço de verificação de veículos. Assim, você vai identificar detalhes que precisam de ajustes e se o funcionamento geral do veículo está em boas condições.

Para ser um franqueado da Visão Total Vistoria é necessário investir em um espaço físico. Porém, alguns atendimentos podem funcionar por delivery, oferecendo praticidade e conforto para os clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: 12 meses

57. X Costela e Cia

A X Costela & Cia está no ramo de gastronomia há 43 anos. Seu cardápio tem como estrela principal a carne desfiada nos sanduíches.

Os atendimentos são feitos de forma presencial, delivery e pelo aplicativo do iFood. Além disso, as unidades são de fácil operação e administração.

O perfil ideal para trabalhar com a X Costela & Cia é de pessoas dedicadas. A franqueadora irá enviar todos os insumos prontos, processados e embalados um a um. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

Quer conhecer outras opções de franquias baratas e lucrativas? Então, assista agora ao vídeo abaixo.

58. Acuidar

A Acuidar é uma franquia especializada em cuidados de saúde e acompanhamento de pessoas em tratamento pós-operatório, gestantes, crianças e idosos.

Assim, o objetivo da empresa é preparar profissionais da área da saúde para atender os clientes, oferecendo cuidados específicos e seguros.

A franquia conta com dois formatos home based como opções de investimento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 28 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 160 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 15 meses

59. Laundromat

Se o seu perfil é inovador e busca oferecer um diferencial no mercado, talvez você se interesse pela rede de franquias de lavanderia Laundromat.

A lavanderia funciona sem a necessidade de colaboradores para fazer o atendimento. Pois as lojas são totalmente automatizadas e podem funcionar em horários diferenciados.

Dessa forma, esse modelo de negócio garante maior lucratividade, já que é possível atender um público mais especifico e de forma personalizada.

Tudo é automático na franquia. Inclusive, a reposição de material de limpeza e os pagamentos.

Dessa forma, o próprio sistema calcula a quantidade necessária para lavar as roupas e determina o valor final de todo o processo.

Com tanta tecnologia, o resultado é a máxima eficiência, evitando desperdício e quebras de caixa.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 55 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

Dúvidas mais comuns sobre ganhar dinheiro com franquia

Todo empreendedor sonha com um negócio lucrativo de sucesso, vendas em alta e um crescimento constante.

No entanto, é comum surgirem dúvidas antes de investir em uma franquia. Principalmente entre os empreendedores menos experientes.

Dessa forma, viemos sanar algumas destas dúvidas para lhe ajudar a tomar a melhor decisão na hora de investir em uma franquia.

1. Quanto ganha o dono de uma franquia?

É difícil dizer quanto ganha um dono de franquia, pois são muitos os fatores que devemos levar em consideração para avaliar estes ganhos.

Alguns negócios possuem um faturamento mensal pequeno, mas ao mesmo tempo, um percentual de lucro alto. Assim, de um faturamento de cerca de R$ 10 mil o empresário pode ter um lucro de 30%, totalizando um “salário” de R$ 3 mil.

Por outro lado, um faturamento de R$ 200 mil em determinados tipos de negócios pode significar o mesmo lucro mensal do negócio anterior.

Vemos um homem de gravata vermelha e camisa branca com os braços abertos e dinheiro caindo do céu (imagem ilustrativa). Texto: como ganhar dinheiro com franquias.
O empreendedor deve analisar o modelo de negócio e sua rentabilidade.

Por isso, a resposta para como ganhar dinheiro com franquias é relativo. Isso vai depender muito do tipo de negócio. No entanto, levando em conta as marcas citadas acima, podemos falar em um faturamento médio de R$ 55 mil.

Todavia, a lucratividade vai variar, e isso deve ser de conhecimento do empreendedor antes de ele decidir em qual franquia investir.

Assim, ele pode buscar reduzir custos, otimizar operações para melhorar sua lucratividade. Além disso, o aumento do número de clientes também é um fator positivo para o faturamento.

2. Como funciona o lucro de uma franquia?

Citamos acima dois termos que fazem parte do processo de como ganhar dinheiro com franquias.

O faturamento de uma franquia corresponde ao total de ganhos da unidade, ou seja, o valor bruto que ela recebeu por seus produtos ou serviços.

Por outro lado, a lucratividade é o resultado do faturamento menos todos os custos da franquia. Nesse sentido, são diversas contas que devem ser pagas para, só então, o empreendedor calcular o que lhe resta como ganho financeiro.

No modelo de franquia, existem alguns custos que são diferentes dos tradicionais. Em um empreendimento comum, estes gastos são, por exemplo, contas de água, luz, internet, funcionários.

Uma franquia precisa pagar tudo isso do mesmo modo, mas ainda existem taxas que devem ser pagas à franqueadora.

Uma delas é a taxa de propaganda, que visa financiar as ações de marketing da marca como um todo, além do suporte de divulgação para as unidades. Existe ainda a taxa de royalties, que garante o direito de uso do know-how da franqueadora.

Estas duas taxas podem ter valor fixo e são cobradas mês a mês. Elas também podem corresponder a um percentual sobre o faturamento mensal da unidade.

Portanto, a forma de cobrança varia de acordo com a franqueadora. E isso deve vir bem explicado na COF da franquia. Assim, o empreendedor fica ciente quais serão seus custos fixos antes de assinar o contrato.

Imagem de uma pessoa folheando um contrato.
Na COF, o empreendedor tem uma projeção dos custos e de lucro do negócio.

3. Quando a franquia começa a dar lucro?

Algumas franquias mais baratas, com baixo investimento inicial, podem começar a dar lucro a partir do sexto mês de atuação.

Por outro lado, algumas franquias maiores, com pontos fixos e funcionários, ou seja, muitos custos, podem levar mais tempo. Enquanto isso, alguns tipos de negócios demorar até 36 meses para começar a lucrar.

Em suma, esse tempo irá variar muito de acordo com o tipo de negócio. Mas esta previsão de tempo costuma ser informada durante as tratativas entre o empreendedor e a franqueadora.

4. É melhor abrir franquia ou um negócio próprio?

A escolha por uma franquia ou um negócio próprio é algo bem particular do empreendedor. Ele deve analisar os prós e os contras de cada modelo para, assim, optar com segurança.

No entanto, ele deve levar em conta que uma franquia é um investimento mais seguro. A taxa de mortalidade entre as franquias nos dois primeiros anos é de apenas 5%, de acordo com o Sebrae.

Por outro lado, esta mortalidade ultrapassa os 20% para empresas comuns. O que pode ser um peso a favor do modelo de franchising.

Nesse sentido, o empreendedor também deve avaliar se deseja ter maior liberdade para empreender. Com uma franquia, a liberdade do negócio é menor, tendo em vista os padrões estabelecidos pelas marcas.

Enfim, são diversos fatores a serem analisados. Por isso, separamos um conteúdo sobre ter uma franquia ou um negócio próprio. Clique e acesse.

5. Qual franquia abrir em 2021?

O empreendedor deve analisar seu próprio perfil para escolher em qual franquia investir em 2021.

Pois, assim, ele conseguirá agregar uma sensação de bem-estar as suas estratégias de como ganhar dinheiro com franquia ao optar por algo que tenha relação com seus desejos pessoais.

Em outras palavras, ele deve avaliar cada mercado, público-alvo, e uma franquia que possa lhe oferecer um retorno consistente.

Pronto! Agora você já sabe como ganhar dinheiro com franquias. É possível encontrar opções de empreendimentos de sucesso, com bons preços e condições favoráveis no mercado de franquias.

Ainda na dúvida? Baixe gratuitamente o nosso ebook e descubra se esse é um bom momento para empreender. Basta clicar no banner.

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Continuou interessado pelo franchising? Então, leia o nosso texto sobre as Franquias ABF: conheça 11 opções aprovadas pelo órgão e amplie as opções de redes para você investir.

*Informações publicadas em Abril/2021. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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