7 passos de como montar uma franquia para lucrar com a rede

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Imagem de pequenas caixas com desenhos de lojas. Imagem ilustrativa texto pequenas franquias lucrativas.
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O mercado de franchising vem se consolidando e muitas empresas estão de olho em como montar uma franquia e expandir a sua marca.

Nesse sentido, como o segmento tem se mostrado seguro, o número de empreendedores que desejam investir neste modelo de negócio só aumenta.

No entanto, o investidor deve buscar por marcas sólidas e, do mesmo modo, as empresas precisam montar uma franquia atrativa. Para isso, ela precisa passar por um processo de formatação de franquia, como mostraremos.

Saiba como montar uma franquia com passos simples

Até a marca se tornar uma franquia e ficar disponível para investidores adquirirem unidades da empresas, há todo um processo.

Sendo assim, este processo precisa ser bem-feito para que a franquia surja como boa opção de investimento e seja atrativa para os empreendedores.

Para isso, a empresa deve passar por um processo de formatação de franquia. Nele, existem resumidamente sete passos para operacionalizar esta mudança para o modelo de franquia.

1. Faça a análise de franqueabilidade

Franquear a marca tem sido a ambição de muitos empreendedores. No entanto, não é todo tipo de negócio que possibilita esta transformação.

Alguns modelos só funcionam com uma sede central, com processos produtivos únicos e de difícil replicação. Outros se tornam onerosos demais para serem replicados.

Por conta disso, antes de uma marca se lançar como uma franquia, ela precisa analisar a possibilidade de franqueabilidade do seu negócio.

Este processo deve averiguar se todo o modus operandi da empresa pode ser copiado para unidades espalhadas em diferentes pontos, desde que seja mantido seus aspectos originais.

Da mesma forma, esta análise vai atestar se a empresa possui know-how aplicável em modelos de franquias, com produtos ou serviços interessantes para o mercado.

Vemos uma mulher em um ambiente que nos remete a um café ou a uma biblioteca. Ela está sentada à mesa. A sua frente podemos ver um livro aberto e um computador; alguns livros à direita e um caderno de anotações, onde ela está escrevendo alguma coisa, à esquerda. Seu semblante demonstra certa concentração (imagem ilustrativa). Texto: como montar uma franquia.
O estudo da franqueabilidade é o primeiro passo para a formatação do negócio.

Este estudo inicial também é uma forma de averiguar o potencial da empresa. Ou seja, observar os gargalos na produção para buscar formas mais eficientes e baratas de realizar os processos.

De acordo com a complexidade do negócio, vale a pena contar com uma empresa especializada em formatação de franquias para verificar esta franqueabilidade.

Pois ela vai orientar o processo de maneira mais eficaz e direta, além de evitar equívocos que podem gerar prejuízos mais a frente.

2. Realize ajustes para rentabilização

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Como falamos, ao fazer a análise de franqueabilidade, a empresa deve observar seus processos internos para atestar se eles podem ou não ser objetos de um modelo de franquia.

Nesta etapa de ajustes, a empresa deve refazer alguns de seus processos para torna-los mais baratos e eficientes. Assim as coisas ficam mais atrativas para novos franqueados da marca.

Dessa forma, o processo de produção precisa ser protegido, para evitar que a propriedade intelectual da empresa seja usada por terceiros de fora da franquia.

Este ajuste também pode ser feito por contratos de exclusividade com fornecedores para, além de diminuir os custos, impedir que a concorrência copie o processo.

Como resultado, o negócio se torna cada vez mais atrativo, pois os empreendedores terão maior segurança para investir em um negócio inovador e com pouca concorrência.

Do mesmo modo, a empresa deve ter um plano de negócios para orientar suas ações de expansão. E com a busca de novos franqueados, vem a entrada de capital para a empresa.

Assim, com estes ajustes em todo o processo de produção, a empresa pode oferecer uma lucratividade atrativa para os investidores. E quanto mais conseguir enxugar gastos desnecessários, melhor para vender o modelo de franquia.

3. Entenda a viabilidade financeira do negócio

Depois da análise e da organização dos processos para montar uma franquia, a empresa precisa entender a viabilidade financeira do negócio.

Vemos uma pessoa com vários gráficos em cima de uma mesa (também é possível ver um teclado de computador). Essa pessoa também está utilizando uma calculadora para entender algo relacionando a finanças (imagem ilustrativa). Texto: como montar franquia.
A análise financeira do negócio vai permitir um modelo mais seguro de franquia.

Este modelo é atrativo para novos investidores? Eles terão um bom retorno com uma unidade da marca? A lucratividade vale a pena? Tudo isso precisa ser respondido de maneira a tornar o negócio mais atraente para novos empreendedores.

Estes produtos ou serviços possuem potencial de venda em todas as regiões, ou será melhor focar em determinados locais? Pois alguns produtos e serviços são muito regionalizados para uma expansão nacional.

É importante observar também o público-alvo, ou seja, se os produtos ou serviços das unidades de franquias possuem capacidade de chegar até eles com um preço adequado. Ou se o modelo de franquia pode vir a diversificar a clientela e melhorar as vendas por outro lado.

A viabilidade do negócio também passa por observar a concorrência, como o que a nova franquia pode fazer para se sobressair no mercado. Isso pode ser via preço, qualidade, ou custo-benefício.

Tudo isso vai impactar na rentabilidade do negócio e nos atrativos que a unidade franqueada terá para atrair investidores.

4. Estabeleça os documentos legais

Assim como toda empresa, para montar uma franquia, você também precisa fazer toda a organização legal do negócio.

Enquanto a empresa passa por todas as etapas anteriores para oferecer um modelo de franquia, todos os detalhes dos processo de produção da marca devem ser protegidos.

Dessa forma, buscar proteção legal para inovações e informações privilegiadas sobre a marca é um dos passos para uma empresa virar franquia.

Isso porque seu conhecimento deixará os muros da empresa e chegará a várias unidades, muitas bem distante da sede. E este conhecimento é um bem valioso não só no mercado de franchising.

Além da proteção intelectual, a empresa deve se regularizar burocraticamente e também montar sua Circular de Oferta de Franquias (COF). Este documento deve conter uma série de informações para os interessados na franquia.

Imagem de mãos segurando uma caneta cada e apontando para um documento.
A documentação regulariza o negócio e é um meio de atrair investidores.

A COF, de acordo com a Lei de Franquias (Lei nº 13.966/19), deve conter o balanço financeiro da empresa e os direitos e deveres das partes. Além disso, precisa constar no documento todas as taxas e valores a se cobrar de cada unidade durante a vigência do contrato.

Deve vir uma minuta do contrato de franquia, para que o empreendedor possa analisar com calma o documento e o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE).

Enfim, tudo isso é uma forma de segurança jurídica para as partes, que  ainda estão em negociação, antes de bater o martelo.

5. Crie manuais para padronização

As franquias são modelos de negócios replicáveis em que cada unidade precisa seguir um padrão estabelecido por sua matriz.

Ou seja, o modo de produção ou os serviços devem ser iguais em toda a rede. Para isso, a franqueadora deve ter manuais que expliquem o modo de fazer da marca.

Esses manuais devem ser produzidos durante o processo de formatação de franquia, com todo o passo a passo para orientar os franqueados de maneira clara.

Portanto, todos os processos operacionais devem ser documentados. Muitas franquias recorrem também a vídeos para esta etapa.

A transmissão do know-how deve ser eficiente para que todos os desenvolvam o trabalho de maneira uniforme. Pois esta padronização é importante para o fortalecimento da marca junto ao seu público.

Nesse sentido, separamos o vídeo abaixo com outras informações sobre o processo de montar uma franquia. Confira!

6. Desenvolva os treinamentos para franqueados

Além de toda a informação que precisa ser repassada para os franqueados, alguns modos de produção necessitam de um treinamento mais específico.

A empresa que se torna uma franquia deve ter material suficiente para treinar bem os empreendedores de suas novas unidades.

Muitos dos empreendedores são inexperientes para trabalhar com este modelo de negócio, ou sequer entendem do ramo. Dessa forma, a empresa deve treinar este franqueado para que ele possa desenvolver bem o trabalho.

Estes treinamentos mantém os colaboradores sempre atualizados com novas técnicas mais eficientes ou baratas.

Da mesma maneira, as franquias de alguns nichos de serviços também atuam treinando seus franqueados com técnicas de venda e tratamento com os clientes.

Estes conhecimentos repassados pela franqueadora não apenas ajudam o franqueado, como fortalecem o trabalho de cada unidade, impactando no seu reconhecimento.

Todo este treinamento costuma estar incluso no investimento inicial do franqueado. Esta informação, às vezes, fica disponível no portal do franqueado da rede.

7. Faça marketing para expansão

Já diziam alguns sábios: “A propaganda é a alma do negócio”. E com as franquias não é diferente, principalmente em um momento de expansão da marca.

Ao montar uma franquia, a empresa deve investir no marketing para familiarizar seus clientes com esta nova etapa da empresa. Da mesma forma, esta é uma maneira de aguçar o espírito empreendedor dos investidores.

Antes de inaugurar a primeira unidade franqueada, a empresa já deve deixar seu público a par do novo momento, reforçar que a qualidade vai continuar a mesma e, quem sabe, até melhorar.

Do mesmo modo, o marketing é importante para conseguir entrar em regiões novas e aumentar o reconhecimento da marca.

Este trabalho deve ser pensado para diferentes meios de comunicação. Atualmente, a internet é o meio mais eficiente. As mídias sociais e sites especializados, como o da Associação Brasileira de Franchising (ABF), são importantes plataformas de marketing de franquia.

Igualmente, são meios mais baratos, o que facilita o crescimento de franquias menores, com investimento inicial mais em conta.

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Consultoria para montar uma franquia

O caminho para montar uma franquia é longo. No entanto, o empreendedor precisa seguir estes passos para formatar um modelo de negócio seguro e interessante para os investidores.

Para fazer esta formatação de forma ainda mais eficiente, este empreendedor pode contar com a ajuda de empresas especializadas neste processo.

Uma delas é a NX Franquias, extensão do grupo Encontre Sua Franquia, uma das maiores holdings do Brasil. Atualmente, o grupo, criado por Henrique Mol, conta com mais de mil franqueados.

A NX Franquias é uma empresa especializada em expansão de marcas e formatação de franquias. Ela possui setores que auxiliam em cada uma das partes do processo de montar uma franquia.

A empresa conta com projetos de divulgação da marca por meio de Feiras de Franquias Virtuais e presenciais. Da mesma forma, conta com o portal Top Franquias que gera conteúdos voltados para empreendedores que buscam marcas para investir.

Igualmente, a NX Franquias conta com o canal Henrique Mol, presidente do grupo Encontre Sua Franquia, no YouTube. Este canal é um local de ampla divulgação de marcas e informações sobre empreendedorismo.

Em síntese, todo este processo de formatação é feito de maneira sólida e com o apoio de uma empresa especializada. Com isso, será possível apresentar para os futuros franqueados um modelo rentável e de confiança.

Caso sua empresa esteja pensando em aderir ao crescente mercado de franchising e necessita uma orientação para isso, entre em contato com a NX Franquias clicando no link abaixo.

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