Passo a passo de como montar seu negócio e ter sucesso mais simples

Por
em
mulher sendo atendida por outra em restaurante imagem ilustrativa como montar negócio
Advertisement

Saber como montar seu negócio é essencial para ter sucesso. Afinal, um passo a passo bem definido traz mais segurança de que você está fazendo todo o necessário.

Isso é ainda mais importante porque nenhum negócio tem sucesso garantido. Para se ter uma ideia, 23% das empresas fecham as portas antes de completar dois anos.

Para ajudar você, produzimos este conteúdo. Continue lendo para saber o que fazer!

Como montar e manter um negócio de forma simples?

Na hora de abrir uma empresa, é importante saber que existem diferentes modelos de negócio para investir. O primeiro deles é criar uma empresa do zero, 100% nova.

Essa é uma opção interessante para quem prefere fazer as coisas sozinho. A marca será novidade no mercado e completamente sua.

A outra opção de negócio comum para abrir é a franquia. Nesse caso, o investimento significa abrir uma nova unidade de uma empresa que já existe. Então, é possível contar com o reconhecimento da marca e atrair público.

As franquias também têm um manual e uma série de suportes. São pontos que favorecem o sucesso do negócio, porque dão mais segurança à sua execução. Para se ter uma ideia, apenas 5% das franquias fecham as portas em dois anos, bem menos do que os 23% das empresas novas.

Mas, na hora de investir, é essencial saber qual modelo de negócio combina mais com você. Clique no botão a seguir para saber um pouco mais.

Dito isso, é hora de listarmos as dicas essenciais de como montar um negócio. Veja abaixo.

Crie um plano de negócios

O plano de negócios é o planejamento completo da empresa. Ele especifica seus aspectos financeiros, o passo a passo para realizar as atividades e mais. 

Por meio do documento, você poderá planejar as metas do negócio e o modo de alcançá-las. Além disso, pode prever seus gastos e ganhos. Vale a pena contar com assessoria contábil e jurídica para este planejamento.

Entenda o mercado em que você vai investir

Advertisement

Se você deseja abrir um negócio no mercado da beleza, por exemplo, precisa conhecer o máximo possível sobre ele.

Por isso, pesquise sobre as áreas de investimento, as novidades do setor e o melhor modo de atendimento. É fundamental entender o que o consumidor espera de você e atender a essas necessidades.

Encontre a localização ideal

A melhor localização para o seu negócio precisa considerar dois aspectos principais: a autorização da Prefeitura e a facilidade de acesso.

Se clientes e fornecedores tiverem dificuldade em chegar ao local, dificilmente se sentirão atraídos. Por isso, escolha um local com bom tráfego de pessoas, mas com concorrência, no máximo, moderada. 

No caso do seu trabalho ser home office, sua preocupação será apenas em manter um espaço de trabalho adequado. Lembre-se de que é necessário garantir a limpeza e segurança de atendimento, além de comodidade ao consumidor.

Defina seu público-alvo

Quem serão seus clientes? Saber quem você deseja atender vai ajudar a definir a estrutura do espaço, os serviços oferecidos, a forma de atender e até o seu marketing de divulgação. Tudo isso será essencial para atrair mais clientes para o seu negócio.

Conheça as leis para abrir seu negócio

Existem diversas leis e regras para abrir um negócio, e elas podem ser ainda mais específicas em determinados setores. Como no ramo da Beleza, Alimentação etc.

Assim, é necessário garantir a segurança dos clientes e a limpeza dos espaços. Também é importante garantir que os profissionais que realizam os serviços e entregam os produtos possuem a capacitação adequada.

Planeje seu orçamento

Todo o aspecto financeiro do seu negócio ficará estabelecido no seu plano de negócios, como já explicamos em um tópico anterior.

Porém, é essencial ressaltar a importância deste planejamento. É necessário saber o quanto você pode investir e o quanto vai ter de lucro. Assim como em quanto tempo vai ter o retorno do seu investimento. Isso lhe dará segurança para investir seu tempo e dinheiro na empresa. 

Conhecer a fundo as suas necessidades financeiras também vai facilitar obter crédito, com um banco ou investidor.

Contrate profissionais capacitados

Independentemente do seu tipo de negócio, tenha a certeza de que os seus colaboradores terão a capacitação necessária.

Esse cuidado é o que vai garantir um bom atendimento ao consumidor. Assim, vai conseguir fidelizá-lo e torná-lo promovedor da sua marca.

No caso das franquias, você e sua equipe vão passar por treinamentos para atuar. Por isso, vão saber exatamente o que fazer no negócio.

Se dedique à gestão

Quanto mais próximo do dia a dia do negócio, mais fácil é para o empresário tomar decisões importantes para o crescimento da empresa.

Sempre avalie o aspecto financeiro do negócio, o rendimento dos seus funcionários, o feedback dado pelos clientes etc. Assim, será mais simples adaptar o plano de negócio sempre que necessário, para alcançar resultados melhores.

Divulgue a sua empresa

Para fazer o marketing do negócio, você pode optar, por exemplo, por panfletos, propaganda no rádio ou TV, redes sociais, anúncios on-line e mais. 

Os canais escolhidos variam conforme o seu público e devem ser bem planejados por um especialista em Comunicação. Isso vai garantir que a mensagem certa seja transmitida para a pessoa certa.

Vale destacar que, no caso de você abrir uma franquia, é comum que a empresa ofereça suporte de marketing. Assim, fica mais fácil fazer uma divulgação efetiva do negócio.

Agora você já sabe como montar seu negócio e desenvolvê-lo com segurança, não é mesmo? Na hora de escolher no que investir, lembre-se de optar por uma atividade pela qual você tem interesse e afinidade.

Abrir uma empresa apenas pelo lucro que ela pode proporcionar pode, com o tempo, se tornar um problema. Afinal de contas, sem entusiasmo para investir seu tempo e dinheiro, será mais difícil gerenciar e alavancar o negócio.

Também não se esqueça de avaliar o melhor modelo de negócio. A sua decisão por uma empresa nova ou por uma franquia fará enorme diferença no passo a passo necessário e nas suas chances de sucesso.

Para conhecer opções de franquia e saber mais sobre esse modelo de negócio, você pode clicar no botão abaixo.

Se preferir, você ainda pode contar com uma consultoria gratuita para abrir sua empresa. Nesse caso, basta acessar: henriquemol.com.br.

Advertisement
Advertisement