Como montar uma loja de produtos de limpeza? Por onde começar?

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Imagem de produtos de limpeza. Imagem ilustrativa texto como montar uma loja de produtos de limpeza.
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Está pensando em como montar uma loja de produtos de limpeza, mas não sabe qual é o primeiro passo? Veja neste conteúdo como tornar realidade o seu próprio negócio neste setor.

O segmento de produtos de limpeza é forte. De acordo com a consultoria Euromonitor, entre 2019 e 2020, a venda de produtos de limpeza aumentou em 8,5%, passando dos R$ 28 bilhões.

Para montar uma loja de produtos de produtos de limpeza você deve estar atento a vários detalhes, sobre os quais falaremos mais neste conteúdo.

Como montar uma loja de produtos de limpeza?

Sendo um mercado interessante, com grande visibilidade, não é algo simples iniciar um negócio do zero para venda de produtos de limpeza.

Isso porque o negócio precisa ter uma base sólida, com produtos de qualidade e variedade, e melhor ainda, de um marca reconhecida.

Do mesmo modo, iniciar um negócio do zero exige um bom plano de negócios, organizando os passos do empreendimento. Ou seja, calcular o capital que possa ser investido, o local onde será instalada a empresa, entre outros detalhes.

Ademais, analisar quem será o seu público-alvo, tendo em vista que, neste segmento, existem nichos de atuação diferentes.

É possível que você enfrente algumas dificuldades para montar uma loja de produtos de limpeza do zero, principalmente se não tiver experiência no ramo.

A escolha do local, a estrutura da empresa, a busca por fornecedores de qualidade são partes do processo que o empreendedor terá que lidar ao longo do tempo.

Por conta disso, a melhor solução para iniciar um negócio de produtos de limpeza pode ser por meio de uma franquia.

Este modelo de negócio já vem estruturado para o empreendedor, o que torna mais simples esta etapa inicial do empreendimento. Sobre isso, falaremos um pouco mais a seguir.

Vemos alguém com um borrifador em mãos (imagem ilustrativa). Texto: como montar uma loja de produtos de limpeza.
O mercado de produtos de limpeza é atrativo para diversos tipos de empreendedor.

Entenda como funciona uma franquia de limpeza

Como falamos, o modelo de franquia pode facilitar o processo de como montar uma loja de produtos de limpeza.

Este formato de negócio consiste em uma empresa que é cópia de outra, o seja, cada unidade da franquia é igual à outra.

Nesse sentido, a franqueadora licencia o seu know-how para o empreendedor montar um negócio que já lhe é entregue com uma estrutura padrão.

Assim, cada unidade da franquia de produtos de limpeza oferece as mesmas coisas, e o empreendedor investe em algo que possui reconhecimento no mercado.

Alguns modelos de franquias de produtos de limpeza trabalham em formato de home office, em que o franqueado trabalha de casa.

Assim, não é necessário ter um ponto comercial, nem estoque, funcionários, etc. As vendas podem ser feitas pela internet ou de porta em porta, por exemplo.

Por outro lado, existem franquias com atuação voltada para centros comerciais, com funcionários e uma grande estrutura.

O trabalho do dia a dia do franqueado é basicamente realizar as vendas e dar suporte aos clientes. Contudo, como falamos, a forma de atuação irá variar de acordo com o formato do franquia.

Por fim, este modelo de franquia traz diversas vantagens para quem deseja ser dono do próprio negócio.

Falaremos um pouco destas vantagens depois do passo a passo de como montar uma loja de produtos de limpeza por meio de uma franquia.

Vantagens de abrir uma franquia

Você viu que o modelo de franquia é uma forma mais simples de se investir em um negócio de produtos de limpeza.

Uma das vantagens deste tipo de negócio é poder contar com uma marca já reconhecida no mercado. Isso permite uma melhor captação de clientes no início do empreendimento.

Da mesma forma, uma franquia é um negócio mais seguro, com uma mortalidade menor do que as empresas comuns.

Vemos sobre uma mesa um computador, que tem em tela o símbolo de um carrinho de compras, um celular e alguns cartões de crédito (imagem ilustrativa).
Com uma franquia o empreendedor pode atuar com e-commerce e a loja física.

Segundo o Sebrae, mais de 20% das empresas fecham as portas nos dois primeiros anos de existência. Este número cai para 5% quando se fala de uma franquia, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

É um negócio mais seguro pois o franqueado conta com suportes da franqueadora para o desenvolvimento do negócio.

Assim, como a franqueadora possui expertise no setor, ela consegue direcionar o empreendedor para as melhores práticas e ações mais eficientes de venda e gestão.

Por exemplo, um franqueado recebe treinamentos assim que se torna parceiro da marca. Aprende sobre a gestão de uma loja de produtos de limpeza e como realizar o marketing da unidade.

Da mesma forma, a franqueadora ajuda na escolha do melhor local para a instalação da unidade. Um espaço que traga visibilidade para a empresa junto ao seu público-alvo.

São processos que fazem com que este formato seja mais simples e eficiente, com um passo a passo delineado pela franqueadora.

Por falar em etapas, entenda agora como montar uma loja de produtos de limpeza e cada um dos passos que fazem parte desta jornada.

Passo a passo para montar uma loja de produtos de limpeza

O processo de empreender não é algo simples, mesmo que seja em um mercado atrativo com o de produtos de limpeza.

São muitas as boas ideias de negócios neste segmento, com valor a ser investido que varia de acordo com diversos fatores.

Contudo, é muito importante que este processo seja feito com calma, analisando marcas, modelos, nichos, etc. Se até para escolher uma televisão você deve fazer um pesquisa, imagina para abrir um negócio próprio?

Assim, para você que pretende abrir uma loja de produto de limpeza, veja o passo a passo que separamos.

Entenda seu perfil empreendedor

Vemos um homem olhando a tela de um tablet com gráficos variados (imagem ilustrativa). Texto: como montar uma loja de produtos de limpeza.
Analise qualidades que possam ser positivas para o seu novo negócio.

Antes mesmo de abrir sua loja de produtos de limpeza, você deve parar e analisar se este é mesmo o negócio com o qual você sempre sonhou.

Em outras palavras, é preciso saber se o seu estilo realmente combina com este tipo de empreendimento. Se o mercado lhe atrai e, com isso, trará satisfação no dia a dia.

Iniciar um negócio é se dedicar ao máximo. Estar presente no empreendimento, pensar nele nas horas de folga e nos finais de semana.

Imagine se você não se identifica com o mercado de limpeza, nem com o segmento de vendas? Cada hora de dedicação será um sofrimento, certo?

Do mesmo modo, analise se gosta de lidar com clientes, se possui habilidades de vendas, ou ao menos de gestão para liderar os colaboradores.

Em suma, suas próprias características e habilidades deverão ditar o negócio que no qual irá investir.

Da mesma forma, até o seu momento de vida influencia na escolha deste negócio. Seja por sua capacidade momentânea de investimento ou de tempo disponível para se dedicar ao empreendimento.

Por fim, são fatores internos importantes que o empreendedor deve analisar antes de montar o sue próprio negócio no segmento de limpeza.

Pesquise por franquias de limpeza

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Depois de tomar uma decisão segura de que deseja saber como montar uma loja de produtos de limpeza, chegou a hora de pesquisar por franquias do setor.

Este segmento é amplo, com negócios voltados para diferentes nichos de atuação. Por exemplo, produtos de limpeza doméstica, higiene pessoas, limpeza automotiva, entre outros.

Sendo assim, faça uma pesquisa na internet, conheça as marcas que atuam no setor, seus modelos de negócios e formatos.

No site das marcas, é possível fazer este primeiro contato com a empresa e receber a Circular de Oferta de Franquia (COF).

A COF é um documento importante nas tratativas entre empreendedores e franqueadoras. Nele devem vir diversas informações sobre o modelo da franquia, os suportes oferecidos ao franqueado, entre outros detalhes.

Dessa forma, conhecer uma franquia significa necessariamente estudar a COF da marca.

Além disso, pesquise marcas que ofereçam novidades para o setor. Por exemplo, produtos biodegradáveis ou de limpeza a seco estão em alta por conta das preocupações com o meio ambiente.

Em outras palavras, fique atento à matéria-prima dos produtos de limpeza com os quais pretende trabalhar.

Veja o ebook que separamos com tudo que precisa saber antes de abrir uma franquia. É gratuito! Acesse agora.

E-book "Tudo que você precisa saber antes de abrir uma franquia".

Converse com as franqueadoras

Depois de analisar a Circular de Oferta de Franquia de algumas marcas, cabe ao empreendedor se aproximar mais das franqueadoras.

Esse é o momento de tirar dúvidas mais detalhadas, conhecer as propostas da franqueadora, quais as vantagens ela lhe oferece etc.

Da mesma forma, entender como a franquia pretende caminhar de agora para frente, os planos da marca e o que isso poderia impactar no seu negócio.

No mercado do empreendedorismo, cabe sempre dialogar com os parceiros. Este contato é importante para alinhar as expectativas das partes.

Além disso, as franqueadora também buscam conhecer o empreendedor, selecionando aqueles que apresentam as características que ela busca.

Muitas franquias evitam empreendedores que não possam se dedicar fortemente ao negócio, pois isso pode afetar o desenvolvimento da unidade. E afetando uma unidade, afeta-se a imagem da marca como um todo.

Este contato entre franqueadora e franqueado é uma forma de as partes se aproximarem e entenderem se a parceria pode dar certo.

Avalie a reputação do negócio

Uma parte da escolha de como montar uma loja de produtos de limpeza é conhecer a reputação da marca no mercado.

Enquanto você pesquisa na internet sobre as marcas, para conhecer os modelos de negócios, os nichos de atuação, fique atento também aos comentários dos consumidores em relação à empresa.

Uma passada nas mídias sociais da franquia, ou no site Reclame Aqui, por exemplo, pode dar uma ideia de como a marca trata seus consumidores.

Veja se ela possui um bom pós-vendas e como se dá a relação com os consumidores e a qualidade dos produtos, o atendimento, logística de entrega, entre outros detalhes.

Da mesma forma, o empreendedor deve avaliar o histórico jurídico da empresa, se existem processos contra ela e por quais motivos.

Esta avaliação é um passo importante, pois não adianta investir em um modelo de franquia por ser mais seguro e se deparar com um Titanic indo de frente ao iceberg.

Uma vantagem do mundo de hoje é a facilidade de acesso à informação por meio da internet. Redes sociais e sites especializados são um bom termômetro para avaliar uma marca de franquia de produtos de limpeza.

Vemos uma empresária segurando um computador (imagem ilustrativa). Texto: como montar uma loja de produtos de limpeza.
Busque conhecer bem a reputação da marca junto aos consumidores e parceiros.

Fale com franqueados

Outro termômetro para medir a força de uma franquia são os seus franqueados. Parceiros satisfeitos são a melhor propaganda para uma franqueadora.

Por outro lado, se a franqueadora não oferece os suportes que ela prometeu, ou então se eles são ineficientes, é um mal sinal.

É por isso que o contato dos franqueados e ex-franqueados deve vir na COF, para que o interessado na franquia possa conversar com estes parceiros.

Assim, converse com eles sobre a operação da marca e os pontos positivos que eles têm notado ao longo da parceria.

Da mesma forma, saiba dos problemas internos pelos quais eles passam ou já passaram. Todos os detalhes sobre o histórico da franqueadora pode ajudar na escolha da melhor marca para investir.

Montar uma loja de produtos de limpeza, como já falamos, passa por conhecer a qualidade e pontos fortes destes produtos.

Sendo assim, veja com os franqueados como é a aceitação da marca no setor, se seus consumidores sempre retornam ou não.

Internamente, se o marketing da franquia funciona e ajuda os franqueados na captação de clientes. Ainda, se um eventual sistema interno de gestão é eficiente.

Quem busca como montar uma loja de produtos de limpeza por meio de uma franquia deve investir em marcas sólidas. O mercado de limpeza é amplo, com muita concorrência, e você pode ficar para trás ao escolher errado.

Negocie sua franquia

Um dos últimos passos antes de se tornar um franqueado é negociar alguns detalhes para, então, assinar o contrato de franquia.

Nesse momento é preciso alinhar os interesses das partes, buscando alguns benefícios que podem lhe ajudar nos primeiros passos do empreendimento.

Do mesmo modo, algumas franquias possibilitam parcelar ou postergar o pagamento da taxa de franquia.

Como em qualquer contrato, cabe alinhar todas essas questões de forma que o negócio seja bom para ambas as partes, a fim de que a parceria se inicie com o pé direito.

Vemos um cofrinho em formato de porco quebrado com várias moedas saindo dele.
Uma boa negociação pode tornar o negócio mais barato ou resultar em alguma benesse.

Da mesma forma, para empreendedores sem tanto capital, existem linhas de crédito em instituições financeiras para investir em uma franquia.

Contudo, esta opção deve ficar em segundo plano e ser bem analisada pelo empreendedor para evitar dívidas em excesso.

Antes mesmo de assinar o contrato, a franqueadora já propõe que o empreendedor busque o melhor local para a instalação da unidades.

Como os contratos de alugueis podem demorar um pouco, e também as reformas necessárias, é bom não perder tempo nesta etapa.

Siga o passo a passo da franqueadora

Com a assinatura do contrato e a formalização da relação entre empreendedor e franqueadora, chegou a hora de implementar a unidade.

Nesse momento, o franqueado deve seguir as orientações da franqueadora, pois ela já possui uma expertise que fará toda a diferença nesta situação.

Quem opta por montar uma loja de produtos de limpeza por meio de franquia busca uma das vantagens deste modelo que é o suporte da franqueadora.

Dessa forma, a franqueadora deve direcionar para as ações de marketing mais eficientes para o momento da inauguração.

Como já conhece o mercado e o público-alvo, este trabalho de divulgação orientado pela franqueadora se torna mais eficiente em atingir seu objetivo.

Do mesmo modo, a franqueadora costuma orientar sobre o quanto manter de estoque inicial neste momento. Bem como os produtos com maior saída e que o franqueado deve ter uma maior quantidade.

Isso evitar ficar com dinheiro parado em estoque e maximiza seus investimentos para os produtos mais importantes.

Além disso, a franqueadora pode fornecer orientações para os funcionários da unidade, como a melhor forma de abordar os clientes.

Este passo a passo inicial é baseado na experiência da franqueadora com as outras unidades e, por isso, vale a pena o empreendedor ficar atento a estas orientações.

Ela pode auxiliar também com questões de gestão da unidade, que é um apoio importante principalmente para empreendedores com menos experiência.

Uma opção de como montar uma loja de produtos de limpeza é a Zaplus Car, especializada em produtos de limpeza automotiva, sobre a qual falaremos a seguir.

Zaplus Car: uma franquia de produtos de limpeza em alta!

O mercado de higienização automotiva está em alta, com produtos dos mais variados tipos para diversos cuidados especiais com o carro.

Por exemplo, na Zaplus Car ,o cliente encontra produtos de limpeza a seco, bem como produtos biodegradáveis.

A Zaplus é uma franquia que realiza um estudo profundo de inteligência de mercado. Dessa forma, a marca direciona o franqueado para regiões com bom potencial comercial.

Por conta disso, a franquia não disponibiliza uma grande quantidade de unidades para serem abertas. Assim, cada unidade terá um bom mercado para trabalhar, com ganhos em potencial.

Veja no vídeo um pouco mais sobre a loja da Zaplus Car.

No Brasil , são quase 50 milhões de veículos em circulação, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou seja, um setor que possui um amplo público consumidor.

A franquia possui também uma grande vantagem. Ela é a fornecedora homologada de produtos de limpeza da Acquazero, a maior rede de estética automotiva do Brasil.

A marca conta com quase 500 unidades no país e no exterior, e a Zaplus é quem vende os produtos usados pelos franqueados Acquazero.

Além disso, a Zaplus oferece diversos suportes, como treinamentos e na escolha do local de instalação.

Ainda, a franquia trabalha com dois modelos de negócios, o Standand e o Prime. Neste último, além da venda dos produtos, o franqueado pode lucrar com a realização de cursos e workshops em sua unidade.

Por fim, leia um pouco mais sobre como escolher a franquia ideal para você no conteúdo que separamos para você. É só clicar no link!

Para virar um franqueado, você deve entrar em contato com a Zaplus Car. Porém, se preferir, pode contar com uma consultoria gratuita para lhe ajudar na escolha de uma franquia. Basta acessar: henriquemol.com.br.

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