Como montar uma loja de produtos de limpeza? Por onde começar?

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Está pensando em como montar uma loja de produtos de limpeza, mas não sabe qual é o primeiro passo? Veja neste conteúdo como tornar realidade o seu próprio negócio neste setor.

De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o setor apresentou o maior resultado da história desde junho de 2021, quando alcançou 4,01%. Logo, a promessa para 2023 é de um crescimento igualmente promissor,  com 2,5% de aumento

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no consumo residencial.

Então, para montar uma loja de produtos de limpeza você deve estar atento a vários detalhes, sobre os quais falaremos mais neste conteúdo.

Como montar uma loja de produtos de limpeza?

O negócio precisa ter uma base sólida, com produtos de qualidade e variedade, e melhor ainda, de um marca reconhecida.

Do mesmo modo, iniciar um negócio do zero exige um bom plano de negócios, organizando os passos do empreendimento. Ou seja, calcular o capital que possa ser investido, o local onde será instalada a empresa, entre outros detalhes.

Ainda, analisar quem será o seu público-alvo, tendo em vista que, neste segmento, existem nichos de atuação diferentes. Nesse sentido, é possível que você enfrente algumas dificuldades para montar uma loja de produtos de limpeza do zero, principalmente se não tiver experiência no ramo.

A escolha do local, a estrutura da empresa, a busca por fornecedores de qualidade são partes do processo que o empreendedor terá que lidar ao longo do tempo.

Por conta disso, a melhor solução para iniciar um negócio de produtos de limpeza pode ser por meio de uma franquia.

Este modelo de negócio já vem estruturado para o empreendedor, o que torna mais simples esta etapa inicial do empreendimento. Sobre isso, falaremos um pouco mais a seguir.

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Entenda como funciona uma franquia de limpeza

Como falamos, o modelo de franquia pode facilitar o processo de como montar uma loja de produtos de limpeza. Este formato de negócio consiste em uma empresa que é cópia de outra, o seja, cada unidade da franquia é igual à outra.

Nesse sentido, a franqueadora licencia o seu know-how para o empreendedor montar um negócio que já lhe é entregue com uma estrutura padrão.

Assim, cada unidade da franquia de produtos de limpeza oferece as mesmas coisas e o empreendedor investe em algo que tem reconhecimento no mercado.

Alguns modelos de franquias de produtos de limpeza trabalham em formato de home office, em que o franqueado atua de casa. Dessa maneira, não é necessário ter um ponto comercial, nem estoque, funcionários etc. As vendas podem ser feitas por meio da internet ou de porta em porta, por exemplo.

Por outro lado, existem franquias com atuação voltada para centros comerciais, com funcionários e uma grande estrutura.

O trabalho do dia a dia do franqueado é basicamente realizar as vendas e dar suporte aos clientes. Mas como dito, a forma de atuação irá variar de acordo com o formato da franquia. Por fim, este modelo de franquia traz diversas vantagens para quem deseja ser dono do próprio negócio.

A seguir, você conhecerá sobre as vantagens depois do passo a passo de como montar uma loja de produtos de limpeza por meio de uma franquia.

Vantagens de abrir uma franquia

Você viu que o modelo de franquia é uma forma mais simples de se investir em um negócio de produtos de limpeza.

Uma das vantagens deste tipo de negócio é poder contar com uma marca já reconhecida no mercado. Isso permite uma melhor captação de clientes no início do empreendimento.

Da mesma forma, uma franquia é um negócio mais seguro, com uma mortalidade menor do que as empresas comuns.

Segundo o Sebrae, mais de 20% das empresas fecham as portas nos dois primeiros anos de existência. Este número cai para 5% quando se fala de uma franquia, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Portanto, é um negócio mais seguro, pois o franqueado conta com suportes da franqueadora para o desenvolvimento do negócio. Assim, como a franqueadora tem experiência no setor, consegue direcionar o empreendedor para as melhores práticas e ações mais eficientes de venda e gestão.

Por exemplo, um franqueado recebe treinamentos ao se tornar parceiro da marca. Aprende sobre a gestão de uma loja de produtos de limpeza e como realizar o marketing da unidade.

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Da mesma forma, a franqueadora ajuda na escolha do melhor local para a instalação da unidade. Um espaço que traga visibilidade para a empresa junto ao seu público-alvo.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

São processos que fazem com que este formato seja mais simples e eficiente, com um passo a passo delineado pela franqueadora. Por falar em etapas, entenda agora como montar uma loja de produtos de limpeza e cada um dos passos que fazem parte desta jornada.

Passo a passo para montar uma loja de produtos de limpeza

O processo de empreender não é algo simples, mesmo que seja em um mercado atrativo com o de produtos de limpeza. Isso porque, são muitas as boas ideias de negócios neste segmento, com valor a ser investido que varia de acordo com diversos fatores.

Porém, é muito importante que este processo seja feito com calma, analisando marcas, modelos, nichos entre outros. Se até para escolher uma televisão você deve fazer uma pesquisa, imagina para abrir um negócio próprio?

Assim, para você que pretende abrir uma loja de produto de limpeza, veja o passo a passo que separamos.

Entenda seu perfil empreendedor

Antes mesmo de abrir sua loja de produtos de limpeza, você deve parar e analisar se este é mesmo o negócio com o qual você sempre sonhou.

Em outras palavras, é preciso saber se o seu estilo realmente combina com este tipo de empreendimento. Se o mercado lhe atrai e, com isso, trará satisfação no dia a dia.

Iniciar um negócio é se dedicar ao máximo. Estar presente no empreendimento, pensar nele nas horas de folga e nos finais de semana. Imagine se você não se identifica com o mercado de limpeza, nem com o segmento de vendas? Cada hora de dedicação será um sofrimento, certo?

Do mesmo modo, analise se gosta de lidar com clientes, se tem habilidades de vendas, ou ao menos de gestão para liderar os colaboradores. Até porque, suas próprias características e habilidades deverão ditar o negócio no qual irá investir.

Da mesma forma, até o seu momento de vida influencia na escolha deste negócio. Seja por sua capacidade momentânea de investimento ou de tempo disponível para se dedicar ao empreendimento.

Por fim, são fatores internos importantes que o empreendedor deve analisar antes de montar o seu próprio negócio no segmento de limpeza.

Pesquise por franquias de limpeza

Depois de tomar uma decisão segura de que deseja saber como montar uma loja de produtos de limpeza, chegou a hora de pesquisar por franquias do setor.

Este segmento é amplo, com negócios voltados para diferentes nichos de atuação. Por exemplo, produtos de limpeza doméstica, higiene pessoal, limpeza automotiva, entre outros.

Sendo assim, faça uma pesquisa na internet, conheça as marcas que atuam no setor, seus modelos de negócios e formatos. No site das marcas, é possível fazer este primeiro contato com a empresa e receber a Circular de Oferta de Franquia (COF).

A COF é um documento importante nas tratativas entre empreendedores e franqueadoras. Nele devem constar diversas informações sobre o modelo da franquia, os suportes oferecidos ao franqueado, entre outros detalhes.

Dessa forma, conhecer uma franquia significa necessariamente estudar a COF da marca. Além disso, pesquise redes que ofereçam novidades para o setor. Por exemplo, produtos biodegradáveis ou de limpeza a seco estão em alta por conta das preocupações com o meio ambiente.

Em outras palavras, fique atento à matéria-prima dos produtos de limpeza com os quais pretende trabalhar.

Converse com as franqueadoras

Depois de analisar a Circular de Oferta de Franquia de algumas marcas, cabe ao empreendedor se aproximar mais das franqueadoras. Esse é o momento de tirar dúvidas mais detalhadas, conhecer as propostas da franqueadora, quais as vantagens lhe oferece etc.

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Da mesma forma, entender como a franquia pretende caminhar de agora para frente, os planos da marca e o que isso poderia impactar no seu negócio.

No mercado do empreendedorismo, cabe sempre dialogar com os parceiros. Este contato é importante para alinhar as expectativas das partes. Além disso, as franqueadoras também buscam conhecer o empreendedor, selecionando aqueles que apresentam as características que procura.

Muitas franquias evitam empreendedores que não possam se dedicar fortemente ao negócio, pois isso pode afetar o desenvolvimento da unidade. Então, afetando uma unidade, afeta-se a imagem da marca como um todo.

Este contato entre franqueadora e franqueado é uma forma das partes se aproximarem e entenderem se a parceria pode dar certo.

Avalie a reputação do negócio

Uma parte da escolha de como montar uma loja de produtos de limpeza é conhecer a reputação da marca no mercado.

Enquanto você pesquisa na internet sobre as marcas, para conhecer os modelos de negócios, os nichos de atuação, fique atento também aos comentários dos consumidores em relação à empresa.

Uma passada nas mídias sociais da franquia, ou no site Reclame Aqui, por exemplo, pode dar uma ideia de como a rede trata seus consumidores.

Veja se tem um bom pós-vendas e como se dá a relação com os consumidores e a qualidade dos produtos, o atendimento, logística de entrega, entre outros detalhes. Do mesmo modo, o empreendedor deve avaliar o histórico jurídico da empresa, analisar se existem processos e por quais motivos.

Este estudo é um passo importante, pois não adianta investir em um modelo de franquia por ser mais seguro e se deparar com um Titanic indo de frente ao iceberg.

Uma vantagem do mundo de hoje é a facilidade de acesso à informação por meio da internet. Redes sociais e sites especializados são um bom termômetro para avaliar uma marca de franquia de produtos de limpeza.

Fale com franqueados

Outro termômetro para medir a força de uma franquia são os seus franqueados. Parceiros satisfeitos são a melhor propaganda para uma franqueadora.

Por outro lado, se a franqueadora não oferece os suportes que prometeu, ou se são ineficientes, é um mau sinal.

Por isso que o contato dos franqueados e ex-franqueados deve vir na COF, para que o interessado na franquia possa conversar com estes parceiros. Assim, dialogue com eles sobre a operação da marca e os pontos positivos que têm notado ao longo da parceria.

Da mesma forma, saiba dos problemas internos pelos quais passam ou já passaram. Todos os detalhes sobre o histórico da franqueadora pode ajudar na escolha da melhor marca para investir.

Montar uma loja de produtos de limpeza, como já dito, passa por conhecer a qualidade e pontos fortes destes produtos. Sendo assim, veja com os franqueados como é a aceitação da marca no setor, se seus consumidores sempre retornam ou não.

Internamente, se o marketing da franquia funciona e ajuda os franqueados na captação de clientes. Ainda, se um eventual sistema interno de gestão é eficiente.

Quem busca como montar uma loja de produtos de limpeza por meio de uma franquia deve investir em marcas sólidas. O mercado de limpeza é amplo, com muita concorrência, e você pode ficar para trás ao escolher errado.

Negocie sua franquia

Um dos últimos passos antes de se tornar um franqueado é negociar alguns detalhes para, então, assinar o contrato de franquia.

Nesse momento é preciso alinhar os interesses das partes, buscando benefícios que podem lhe ajudar nos primeiros passos do empreendimento. Do mesmo modo, algumas franqueadoras possibilitam parcelar ou postergar o pagamento da taxa de franquia.

Como em qualquer contrato, cabe alinhar todas essas questões de forma que o negócio seja bom para ambas as partes, para que a parceria se inicie com o pé direito.

Da mesma forma, para empreendedores sem tanto capital, existem linhas de crédito em instituições financeiras para investir em uma franquia. Logo, esta opção deve ficar em segundo plano e ser bem analisada pelo empreendedor para evitar dívidas em excesso.

Antes mesmo de assinar o contrato, a franqueadora já propõe que o empreendedor busque o melhor local para a instalação das unidades. Como os contratos de aluguéis podem demorar um pouco, e também as reformas necessárias, é bom não perder tempo nesta etapa.

Siga o passo a passo da franqueadora

Com a assinatura do contrato e a formalização da relação entre empreendedor e franqueadora, chegou a hora de implementar a unidade.

Nesse momento, o franqueado deve seguir as orientações da franqueadora, pois ela tem o conhecimento que fará toda a diferença nesta situação.

Quem opta por montar uma loja de produtos de limpeza por meio de franquia busca uma das vantagens deste modelo que é o suporte. Dessa forma, a franqueadora deve direcionar para as ações de marketing mais eficientes para o momento da inauguração.

Como já conhece o mercado e o público-alvo, este trabalho orientado se torna mais eficiente em atingir seu objetivo. Do mesmo modo, a franqueadora costuma orientar sobre o quanto manter de estoque inicial neste momento.

Bem como os produtos com maior saída e que o franqueado deve ter uma maior quantidade. Isso evita deixar o empreendedor com dinheiro parado em estoque e maximiza seus investimentos para os produtos mais importantes.

Além disso, a franqueadora pode fornecer orientações para os funcionários da unidade, como a melhor forma de abordar os clientes. Este passo a passo inicial é baseado na experiência da franqueadora com as outras unidades. Por isso, vale a pena o empreendedor ficar atento.

Nesse sentido, também pode auxiliar com questões de gestão da unidade, que é um apoio importante principalmente para empreendedores com menos experiência.

Uma opção de como montar uma loja de produtos de limpeza é a Zaplus Car, especializada em produtos de limpeza automotiva, sobre a qual falaremos a seguir.

Zaplus Car: uma franquia de produtos de limpeza em alta!

O mercado de higienização automotiva está em alta, com produtos dos mais variados tipos para diversos cuidados especiais com o carro. Por exemplo, na Zaplus Car ,o cliente encontra produtos de limpeza a seco, bem como produtos biodegradáveis.

A Zaplus é uma franquia que realiza um estudo profundo de inteligência de mercado. Dessa forma, a marca direciona o franqueado para regiões com bom potencial comercial.

Por conta disso, a franquia não disponibiliza uma grande quantidade de unidades para serem abertas. Assim, cada unidade terá um bom mercado para trabalhar, com ganhos em potencial.

No Brasil , são quase 50 milhões de veículos em circulação, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ou seja, um setor que tem um amplo público consumidor.

A franquia disponibiliza uma grande vantagem. Isso porque é a fornecedora homologada de produtos de limpeza da Acquazero, a maior rede de estética automotiva do mundo.

Sendo assim, a marca conta com quase 800 unidades no país e no exterior, e como dito, a Zaplus comercializa os produtos usados pelos franqueados Acquazero. Além disso, oferece diversos suportes, como treinamentos e na escolha do local de instalação.

Agora que você está por dentro do assunto, abra a sua unidade Zaplus, empreenda e ganhe dinheiro em um mercado em crescimento.

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