O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Destaques ★ » Entenda como saber se uma franquia é lucrativa e se vale a pena investir

Entenda como saber se uma franquia é lucrativa e se vale a pena investir

Sumário

Em busca de como saber se uma franquia é lucrativa? Então, este texto vai apresentar alguns fatores que você pode analisar. Leia até o final e aprenda tudo!

Até porque, o sistema de franchising em si tem se mostrado lucrativo. Entre julho e setembro de 2022, por exemplo, o faturamento das franquias saiu de R$ 47,3 bilhões para R$ 56,2 bilhões.

Dessa forma, é possível perceber uma tendência geral de boa lucratividade por parte das franquias. No entanto, para analisar uma marca específica é preciso considerar alguns fatores.

É justamente sobre isso que vamos falar ao longo deste texto.

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

Afinal, como saber se uma franquia é lucrativa?

Em busca de como saber se uma franquia é lucrativa, você pode analisar alguns fatores. Entre eles, o mercado, a reputação da marca, a rentabilidade mensal, entre outros.

Assim, você vai ter uma noção se o negócio realmente é lucrativo. No entanto, não existe mágica. Para ter bons resultados, é essencial se dedicar e escolher uma marca confiável. Continue lendo e confira nossas dicas!

Analise as previsões da franqueadora

Para saber se uma franquia é lucrativa, você pode começar analisando as previsões da franqueadora. Assim, solicite a Circular de Oferta de Franquia (COF) da marca.

Isso porque, esse documento reúne todas as informações essenciais sobre a empresa. Nele, há, por exemplo, valor do investimento, tempo de retorno e o faturamento médio mensal.

Sendo assim, você já tem uma expectativa de quanto vai investir e quanto terá de retorno. Além disso, a COF apresenta informações essenciais como as obrigações dos franqueados.

Então, você pode conferir se o negócio confere com aquilo que você pensa em fazer. Afinal de contas, mesmo uma franquia lucrativa precisa combinar com seus objetivos.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Gostar do que se faz também tem um impacto positivo nos resultados finais. Isso porque, você se sente mais motivado a trabalhar e a buscar novas alternativas para sua franquia. Então, os resultados tendem a ser melhores.

Calcule sua rentabilidade mensal esperada

Depois de analisar a COF, você pode conferir valores importantes e fazer alguns cálculos. Um deles é o retorno sobre o investimento (ROI) ou, simplesmente, a rentabilidade.

Assim, para fazer o cálculo do ROI é importante considerar os gastos mensais que uma franquia tem. Ou seja, taxa de franquia, capital de giro, royalties, valores do ponto comercial, salário dos colaboradores etc.

Então, subtraia o lucro pelo custo investido. Depois, divida o resultado pelo valor da aplicação inicial e, por fim, multiplique por 100.

Logo, com esse cálculo, você descobre a rentabilidade da marca e entende se o investimento vale a pena.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Converse com franqueados da rede

Outro ponto importante para saber se uma franquia é lucrativa é conversar com outros franqueados da rede. Afinal de contas, eles sabem responder essa questão na prática.

De fato, o desempenho entre as unidades de uma mesma rede pode variar. No entanto, a ideia da franquia é justamente que todas operem por meio de padrões.

Logo, precisam estar alinhadas e dentro das previsões da franqueadora. Caso uma unidade não esteja apresentando bons resultados, por exemplo, isso pode ser um mau sinal.

Sendo assim, ao conversar com outros franqueados, você vai saber se, na prática, a franqueadora realmente oferece suporte para o bom desempenho das unidades. Além disso, pode verificar se há uma lucratividade alta ou baixa.

Do mesmo modo, o contato com outros franqueados pode oferecer outras informações importantes sobre o negócio. Você pode verificar se a marca realmente é um bom investimento.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Por isso, não tenha medo de perguntar sobre lucros, funcionamento, suporte e muito mais. Você pode encontrar os contatos de franqueados e ex-franqueados na COF.

Pesquise sobre o mercado da franquia

Para saber se uma franquia é lucrativa também é importante pesquisar sobre o mercado em que a franquia está inserida. Afinal de contas, as oscilações podem impactar no desempenho da marca.

Ao fazer uma boa análise, é possível identificar os nichos mais lucrativos. Ou seja, aqueles em que o desempenho foi melhor nos últimos meses.

Do mesmo modo, é importante pesquisar o desempenho específico do segmento que você escolher. Assim, pesquise na área de economia por notícias do setor em que você vai investir.

Além disso, pesquise por negócios que sejam referência no seu segmento. Caso queira investir em franquias de alimentação, por exemplo, pesquise como está o mercado de food service, como as pessoas estão se alimentando e quais as tendências.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Então, você vai saber se o mercado está com boas perspectivas, quais as tendências e qual negócio mais compensa. Dessa forma, é possível prever crises e antecipar ações para revertê-las. Logo, a lucratividade se mantém estável. 

Conheça a reputação da marca com os clientes

Outro ponto importante é saber se a franquia tem uma boa reputação junto com os clientes. Isso porque, uma marca que não está bem com as pessoas não vende. Logo, não tem boa lucratividade.

Dessa forma, para conferir a reputação da marca junto ao público, pesquise o nome da empresa nas redes sociais. Assim, é possível verificar se há comentários negativos, se a marca os responde e de que forma.

Então, você pode perceber como funciona a relação da franqueadora com seu público-alvo. Não se esqueça que você vai ser um representante da marca. Por isso, precisa ter segurança da reputação dela.

Se você quer investir em uma franquia, mas se sente inseguro quanto ao processo ou às marcas desejadas, o ideal é estudar bem o assunto antes.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Pensando em ajudar novos investidores ou franqueados que têm dúvidas sobre o franchising, Henrique Moll criou o Franquias Sem Ciladas.

Em seu curso, o CEO da Encontre Sua Franquia selecionou as principais questões do mundo de negócios, como, mitos, cuidados e principais atritos entre franqueadora e franqueados. Confira mais sobre o curso clicando no link acima.

Compare várias opções de franquia

Comparar várias opções de franquia é outro passo importante para saber se uma franquia é lucrativa. Assim, você pode perceber qual marca tem lucratividade maior.

Do mesmo modo, é importante comparar outros valores, como o investimento inicial e o tempo de retorno. Afinal de contas, o lucro não é o único fator envolvido quando se compra uma franquia.

Como escolher a melhor franquia para investir?

Escolher a melhor franquia lucrativa requer analisar alguns fatores. É importante, por exemplo, considerar seu perfil empreendedor, a reputação da marca e seu crescimento. 

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Se a franqueadora possui em sua rede franqueados que alcançam bons resultados individuais e prosperam com a marca, isso é sinal de um empreendimento promissor.

Do mesmo modo, um bom franqueador deve garantir suporte aos seus franqueados no dia a dia. Ferramentas, manuais, softwares, visitas periódicas e outros meios de atendimento também são facilitadores. 

Além disso, o treinamento inicial precisa ser suficiente para que o franqueado consiga administrar o negócio por conta própria.

Agora que você já entendeu como saber se uma franquia é lucrativa, já pode abrir um negócio. Por isso, se programe e dê o primeiro passo rumo ao empreendedorismo de sucesso!

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje