Como ser empreendedor? Dicas valiosas que vão ajudar você

Por
em
Duas mulheres na sala de uma casa sentadas e trabalhando cada uma em um computador. Imagem ilustrativa do texto como ser empreendedor.
Advertisement

Quem está pensando em investir em um negócio próprio precisa entender como ser empreendedor, para não entrar nessa jornada às escuras. Por isso, confira algumas dicas do que é necessário para este processo.

Ser empreendedor é um sonho de muitas pessoas. Segundo pesquisa da Onepoll, 77% dos brasileiros têm o desejo de ter o próprio negócio.

Porém, para tirar suas ideias do papel é muito importante atentar-se ao o que os outros empreendedores fazem e ainda, tomar decisões bem embasadas e informadas, como mostraremos.

7 dicas de como ser um empreendedor de sucesso

Empreender é um processo que exige cuidado, pois investir em um negócio é complexo, precisa de bastante pesquisa, avaliação e preparo.

Além disso, o bom empreendedor está atento às novidades e aos auxílios que podem ter neste processo, para que resulte em um negócio atrativo.

Por isso, aqui temos algumas dicas que podem te ajudar em como ser empreendedor, seja para orientar suas ações todos os dias no ou início de sua jornada. Continue a leitura!

1. Converse sobre a sua ideia

Como falamos, empreender é um processo que não sai do papel da noite para o dia. Os empreendedores de sucesso percorrem um longo caminho.

Uma das primeiras atividades para empreender é conversar com outras pessoas, sejam elas empreendedoras ou apenas consumidoras.

Estar aberto às novas opiniões pode lhe ajudar a conhecer o que está dando certo, ou então se atentar para movimentos de mercado que ainda não tinha percebido.

Além disso, pode pedir ajuda para quem tem alguma experiência em empreendedorismo, ou que seja um consumidor de produtos de determinado nicho. Uma visão de fora pode auxiliar muito na tomada de decisões.

Do mesmo modo, na hora de abrir um negócio, uma opção interessante é o mercado de franquias. Este modelo de negócio vale a pena investir, pois consiste em uma empresa com uma operação pronta e uma marca reconhecida.

Duas mulheres conversando. Imagem ilustrativa do texto como ser empreendedor.
Receber alguns conselhos de amigos e familiares na maioria das vezes pode ser interessante para o empreendedor.

O empreendedor investe em uma empresa “clone” de uma outra, é como iniciar uma empresa gêmea. Uma das grandes vantagens desse formato é receber um negócio estruturado, onde os produtos ou serviços foram testados e aprovados pelo público.

Da mesma forma, é interessante, porque o empreendedor recebe diversos tipos de ajuda da franqueadora. Por exemplo, treinamento para conhecer o mercado e a operação do negócio, para orientar as ações de marketing e o atendimento, entre outros.

Na Circular de Oferta de Franquia (COF), documento que traz diversos detalhes sobre o negócio, o empreendedor encontra também quais são os suportes oferecidos a ele e os custos do empreendimento.

Enfim, é um formato que permite ao empreendedor pular algumas etapas de maturação do negócio e com isso, facilitar o processo de começar um negócio próprio.

2. Estude o mercado

Advertisement

Investindo em uma franquia ou em um negócio do zero o empreendedor precisa analisar bem o mercado no qual irá atuar.

Nesse sentido, avaliar se o setor está em um bom momento, ou então se está em um viés de crescimento. Isso evita que comece uma empresa em um nicho saturado, que está em decadência.

Da mesma forma, estudar bem a sua região, conhecer quem seriam os eventuais concorrentes para o seu negócio. Entenda como irá competir com eles, se existem lacunas do mercado para aproveitar.

3. Organize suas finanças

É cada vez mais importante no processo de como ser empreendedor organizar de maneira eficiente o seu novo negócio.

Muitas empresas acabam quebrando em pouco tempo, na maior parte das vezes por conta de um descontrole de orçamento, ou seja, o negócio não se paga.

Dessa forma, o empreendedor precisa conhecer quanto poderá investir, cortar custos desnecessários em sua vida pessoal para que possa ter uma segurança financeira.

Uma carteira com cartões e dinheiro. Imagem ilustrativa do texto como ser empreendedor.
O empreendedor precisa avaliar quanto dinheiro tem para investir antes de iniciar a montagem do negócio.

Do mesmo modo, invista em um negócio condizente com sua capacidade financeira. Se tem pouco dinheiro para investir em um primeiro momento, opte por um negócio menor, como uma franquia barata, quem sabe em home office.

Assim, com o tempo, você consegue analisar se pode investir mais sem correr grandes riscos e ter uma empresa saudável financeiramente.

4. Faça um bom planejamento

Para um negócio dar certo, ele precisa ser bem planejado. Já falamos que a parte financeira precisa ser bem estruturada para investir de forma segura.

Da mesma forma, o empreendedor deve ter um plano de negócios, que inclua não só os custos da empresa. Isso porque, é necessário envolver também como será seu trabalho no mercado, precificação, modo de operar ou produzir, questões burocráticas, como o cadastro da empresa e impostos, entre outros cuidados.

Advertisement

Nesse sentido, o empreendedor precisa organizar como será a estrutura, o atendimento, analisar quanto terá de gastar para montar o negócio.

Este plano de negócio seria como um mapa, ao invés de você se jogar na floresta sem rumo e sem um caminho a seguir.

Do mesmo modo, pode ficar mais simples de gerir o negócio tendo esse embasamento para tomar as decisões ao longo do processo de montagem do empreendimento.

5. Seja paciente e persistente

Ao empreendedor é necessário ter paciência para começar um negócio. Conforme falamos, é um processo que exige cuidado, pesquisas, análises e muito trabalho para estruturá-lo.

Nesse sentido, até que o negócio engrene, ou seja, passe a ter um público interessante e a entrar dinheiro em casa, pode demorar.

Além disso, existem meses de vendas ruins que podem desanimar um empreendedor menos persistente, que pense logo em desistir.

O empreendedorismo costuma ser como uma montanha russa, principalmente no início do negócio. Existirão momentos de altos e de baixos, e o empreendedor deve estar preparado psicologicamente para isso.

Assim, ele não pode ficar nervoso ou ansioso com resultados ruins. Ele precisa ser persistente, analisar o que está errado e corrigir sua rota.

Por outro lado, é necessário também conter a euforia em momentos bons, analisar o que deu certo e buscar implementar mais ações para manter o nível de sucesso.

Um homem meditando. Imagem ilustrativa do texto como ser empreendedor.
O empreendedor precisa ter tranquilidade e resiliência para lidar com o negócio.

6. Tenha disciplina

Além da paciência e persistência, o processo de como ser empreendedor envolve também muita disciplina. Ter um plano e segui-lo, ser resiliente para pedir ajuda quando necessário e se organizar para implementar sua empresa.

Um negócio bagunçado, sem um controle metódico de resultados, de custos e de metas pode levar seu empreendimento a maus resultados.

Portanto, o empreendedor precisa ter disciplina também para o atendimento, estar sempre disponível nos mesmos horários para os clientes.

Da mesma forma, ter disciplina para os custos do negócio, não se vislumbrar com bons resultados e sair gastando aquele lucro. É essencial entender que esse dinheiro pode fazer falta lá na frente.

Além disso, não perder tempo com redes sociais caso elas não façam parte do negócio. A disciplina para se dedicar ao máximo ao negócio pode ser um diferencial para o sucesso da empresa.

Assim, tenha um horário de trabalho fixo, comprometimento com o negócio, não deixe cair na tranquilidade que é não ter chefia. Pense que você é o seu próprio chefe e precisa agir como tal para que o negócio prospere.

7. Atenção à sua saúde

Uma dica que nem sempre prestamos atenção quando estamos no processo do empreendedorismo é com relação à nossa saúde.

Desse modo, é como ficar empolgado com o negócio, visualizar alguns resultados e lucros, e com isso, querer buscar mais e mais, trabalhar cada vez mais pesado para que o negócio dê certo.

Porém, o empreendedor precisa ficar atento à sua saúde, dormir o necessário, aproveitar seus horários para comer de forma saudável e gerir sua vida com o menor stress possível.

Nesse sentido, o empreendedor deve pensar de forma preventiva, porque depois que surgem os problemas de saúde por conta do excesso de trabalho pode ser tarde demais.

Enfim, é um cuidado que não exige muito, mas pequenas ações como exercícios físicos, meditação e alimentação adequada podem fazer toda a diferença para que você tenha disposição para o trabalho.

Falamos anteriormente que as franquias são uma forma interessante de como ser empreender. Por isso, separamos aqui uma lista de franquias baratas para você conhecer um pouco mais.

Advertisement
Advertisement