O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Para Empreender » Como ter sucesso com franquias? É seu momento de ter prosperidade financeira! Veja aqui

Como ter sucesso com franquias? É seu momento de ter prosperidade financeira! Veja aqui

Sumário

O segredo de como ter sucesso com franquias passa por um bom planejamento. Para isso, é importante estar atento e aproveitar as boas oportunidades que aparecem no mercado. Por isso, trazemos aqui algumas dicas de como ter sucesso com franquias.

No ano de 2022, a economia do país teve um crescimento acumulado de 2,9%, chegando a um valor total de R$ 9,9 trilhões. O PIB per capita, que é a média de riqueza por pessoa, aumentou 2,2% em relação ao ano anterior, atingindo o valor de R$ 46,1 mil.

Sendo assim, empreender pode ser uma oportunidade interessante para ganhar dinheiro. Mas, o empreendedor deve saber planejar o processo de iniciar o próprio negócio. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

7 dicas de como ter sucesso com franquias

Empreender é um processo complexo, que exige bastante cuidado para não resultar em prejuízo. Por isso, muitas pessoas escolhem abrir uma franquia, pois este modelo de negócio é mais simples e seguro.

Por outro lado, não basta apenas optar por uma marca de franquia. Isso porque, muitos detalhes do negócio devem ser levados em consideração.

Portanto, separamos aqui sete dicas práticas de como ter sucesso com franquias para lhe ajudar neste processo. Acompanhe!

1. Escolha um negócio que combina com você

Um dos primeiros passos para investir em uma rede de franquias é detectar que tipo de negócio combina mais com o seu perfil.

Nesse sentido, você precisa avaliar quais são as suas características pessoais que podem impactar no dia a dia do negócio. Um empreendimento adequado para suas qualidades ajuda a tornar o trabalho mais prazeroso.

Por exemplo, entender qual é o seu momento de vida, se a sua melhor opção é um tipo de franquia em home office, que lhe permite ficar em casa. Assim, poderá aliar o empreendedorismo com outros projetos bem como o cuidado e a presença junto à família.

Do mesmo modo, se você é uma pessoa expansiva, que gosta de conversar e está sempre fazendo contatos, buscar um negócio de vendas diretas, com atendimento próximo aos clientes vai ser a sua melhor opção.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Ainda, é interessante considerar suas preferências pessoais. Afinal, se você for empreender em um setor que não tem a mínima afinidade, qual será a sua motivação para lidar com o negócio todos os dias?

Dessa maneira, você deve buscar nichos de mercado com os quais se identifique. Assim, pode trabalhar com uma franquia de Alimentação se for uma pessoa que goste de cozinhar ou tem interesse em aprender, por exemplo.

Encontrar o equilíbrio entre o que você gosta e com o que vai trabalhar é fundamental para um bom desenvolvimento da sua empresa.

Por fim, isso aproxima o empreendedor dos clientes e do trabalho, o que pode ser bom, pois um empreendimento exige muita disponibilidade, sendo mais fácil se dedicar a algo que lhe dê satisfação.

2. Entenda como funciona uma franquia

O processo de como ter sucesso com franquias passa por entender bem este modelo de negócio antes de investir. O empreendedor deve buscar informações sobre franquias, analisar como se dá o trabalho no dia a dia neste tipo de negócio e saber como é feita a implementação da unidade.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Nesse sentido, existem tipos de negócios dos mais variados no setor de franchising. Alguns modelos bem simples e outros mais robustos e complexos.

Por exemplo, algumas franquias possibilitam que o franqueado trabalhe apenas com o uso de um computador conectado à internet. Logo, pode vender produtos ou realizar serviços de forma online.

Da mesma forma, outras franquias têm um know-how mais elaborado que necessitam de um ponto comercial e uma linha de produção. Portanto, são diversos tipos de empresas, e por isso, o empreendedor precisa conhecer bem cada aspecto do processo da franquia.

Conhecendo como é a operação da franquia internamente, o empreendedor consegue avaliar como irá trabalhar e poderá entender se o tipo de negócio se alinha ao seu perfil e aos seus objetivos.

Para isso, selecione as marcas que mais lhe agradam e vá em busca do máximo de informações possíveis. Existem muitas oportunidades de franquias no mercado. Por último, veja o produto ou serviço que mais se identifica com você. Além disso, verifique as práticas administrativas do franqueador.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

3. Se prepare financeiramente

Para adquirir uma franquia, é necessário investir um valor considerável para arcar com os custos iniciais. Esses valores variam de acordo com o tipo de segmento e a localização. Nesse sentido, é preciso saber os montantes que serão gastos para adequá-los ao orçamento.

Um negócio demora a dar retorno financeiro, pois as vendas começam devagar até que a empresa consiga se destacar no mercado. Desse modo, é preciso ter um capital de reserva para pagar as contas e custos fixos do negócio como aluguel, funcionários, entre outras coisas importantes.

Então, é válido ter o chamado capital de giro, para que as finanças possam ficar equilibradas. Uma vantagem do modelo de franquia, é que o empreendedor já sabe de antemão os custos de implementação e manutenção do negócio.

Na Circular de Oferta de Franquia (COF) é informado aos interessados na marca os valores de taxa de franquia, taxas mensais como royalties e propagandas. Ainda, valores gastos para ter estoque, entre outros custos.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Com isso, o franqueado pode se programar, separar um dinheiro para a vida pessoal e outro para a empresa.

Até porque, por meio de uma estratégia financeira bem definida, é possível ter uma visão ampla dos recursos disponíveis da sua rede. Logo, poderá planejar projetos e ideias sem ultrapassar o seu valor máximo de gastos.

Isso traz uma boa saúde financeira para sua rede e garante que não haverá escassez para suprir outros custos da operação, sejam fixos ou que surjam como imprevistos.

4. Avalie bem a franqueadora

Antes de investir em uma franquia, é essencial avaliar cuidadosamente a franqueadora. Faça uma análise minuciosa do modelo de negócio, histórico de sucesso, suporte oferecido e a reputação da marca.

Depois, pesquise opiniões de franqueados atuais e antigos para obter informações valiosas. Tomar essa precaução é fundamental para garantir o sucesso do seu empreendimento.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

5. Confira a reputação da marca

Antes de se comprometer com uma franquia, é crucial verificar a reputação da marca tanto entre os clientes como no mercado em geral. Para isso, comece pesquisando avaliações e opiniões de consumidores, identificando como a rede é percebida por eles.

Mas, além disso, analise a reputação da franquia no mercado, considerando sua posição em relação aos concorrentes e sua imagem perante a indústria.

Essa pesquisa aprofundada ajudará a tomar uma decisão informada, evitando possíveis armadilhas e garantindo que você esteja alinhado com uma franquia confiável e de sucesso.

6. Planeje seu dia a dia

Como dito, o planejamento é um passo de como ter sucesso com franquias. Tudo que envolve iniciar um negócio próprio deve ser bem pensado para que o resultado seja satisfatório.

Para isso, o empreendedor deve avaliar quanto tempo terá para se dedicar ao novo negócio. Para quem já tem um emprego fixo, este planejamento é ainda mais fundamental.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Nesse sentido, é preciso planejar de que maneira estará por perto para gerir o negócio sem atrapalhar sua rotina ou outros projetos.

Caso consiga se dedicar exclusivamente ao negócio é melhor. Logo, poderá solucionar problemas, direcionar o trabalho dos funcionários e estar atento ao que acontece no dia a dia da empresa.

Do mesmo modo, é interessante que o empreendedor esteja próximo do seu negócio. Sendo assim, poderá conhecer os clientes, observar a satisfação dos consumidores, pesquisar junto a eles o que pode melhorar.

Estar presente no dia a dia também é uma forma de aprender mais, detectar os pontos fortes e fracos do seu empreendimento. Como dizem os mais velhos, “é o olho do dono que engorda o gado”, e esta máxima pode ser levada para uma empresa.

7. Estude para gerir o negócio

Ao adquirir uma franquia, você compra o direito de usar uma marca já consolidada no mercado e deve seguir o padrão do serviço ou do produto descrito no contrato. Além disso, recebe todo o apoio em tecnologia e treinamentos por parte da franqueadora.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA SULTS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Porém, o negócio não se desenvolve sozinho. Isso porque, exige do empreendedor bastante dedicação no dia a dia. Para que este trabalho seja mais fácil, o empreendedor deve buscar se capacitar com conhecimentos que possam agregar ao seu negócio.

Nesse sentido, cada setor tem particularidades e desafios, e só consegue bons resultados quem empreende, conhece essas características, e ainda, sabe como lidar bem com elas.

Por isso, além de estudar e acompanhar as marcas de franquias, é preciso avaliar o segmento do mercado em que estão inseridas. Mas lembre-se que a concorrência também deve ser objeto de análise.

Então, acompanhe as notícias do setor, participe de eventos, siga especialistas da área, leia livros e consuma todo tipo de conteúdo que pode indicar se esse segmento é realmente um bom negócio para você. Conhecimento é poder e lhe possibilita fazer uma escolha positiva.

Saiba que mesmo com o suporte da franqueadora, o franqueado é o responsável pelo sucesso do negócio.

Nesse sentido, precisa se preparar para isso, aprender mais sobre gestão e liderança. Além de se dedicar aos treinamentos ao adquirir a franquia.

Enfim, é interessante obter conhecimentos que possam orientar suas escolhas, subsidiando sua decisão. Agora que você está por dentro do assunto, abra o seu negócio e ganhe dinheiro.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje