O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Para Empreender » Como ter sucesso na franquia: 10 dicas de como se sair muito bem e ter estabilidade financeira

Como ter sucesso na franquia: 10 dicas de como se sair muito bem e ter estabilidade financeira

Sumário

O processo de como ter sucesso na franquia começa com os cuidados antes mesmo de investir em uma marca. Aqui, separamos algumas dicas para você começar no franchising com o pé direito.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF), apresentou os dados de uma pesquisa, revelando que o modelo de negócio de franquias faturou R$ 211,4 bilhões, em 2022. Logo, representando um aumento de 14,3% em comparação com o ano de 2021.

Portanto, separamos algumas dicas que podem orientar o empreendedor neste processo e investir no melhor negócio para você. Continue a leitura e saiba mais!

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

Veja como ter sucesso na franquia

Como dito, os cuidados para ter o negócio próprio no franchising começam bem antes de investir em uma marca.

O empreendedor precisa analisar diversos fatores antes de abrir uma franquia. A seguir, falaremos sobre alguns destes cuidados para você se programar. Acompanhe!

1. Escolha uma franquia que combine com você

Um dos primeiros passos para ter sucesso na franquia é escolher um tipo de negócio que combine com o seu perfil. Nesse sentido, é preciso analisar quais são as suas características próprias que podem auxiliar no desenvolvimento do negócio.

Sendo assim, pessoas com facilidade de lidar com outras pessoas devem investir em franquias de vendas diretas. Isso porque, é interessante encaixar suas qualidades com o trabalho do dia a dia do negócio.

Além disso, é importante buscar mercados ou nichos com os quais você se identifique. Pode ser no segmento de Alimentação, Serviços de Beleza, entre diversos outros.

O empreendedor deve pensar que o seu novo negócio exige muita dedicação e horas de trabalho. Este processo é mais fácil se trabalhar com algo que goste e se identifique.

Por exemplo, quem investe em uma padaria, tem que gostar de acordar cedo. Afinal, a primeira fornada de pães começa antes das 6 horas da manhã. Portanto, isso pode não combinar com o estilo de vida de muitos.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

2. Planeje o seu investimento

Quando se trata do aspecto financeiro de uma franquia, é essencial planejar seu investimento de forma estratégica. Então, antes de se comprometer, analise cuidadosamente os custos iniciais, taxas e royalties envolvidos.

Realize projeções financeiras realistas, considerando os possíveis retornos e prazos para alcançar o equilíbrio e obter lucro.

Além disso, busque informações sobre financiamentos e parcerias disponíveis para apoiar seu empreendimento. Planejar adequadamente seu investimento financeiro é fundamental para garantir a saúde financeira do negócio e aumentar suas chances de sucesso a longo prazo.

3. Avalie os suportes da franqueadora

O modelo de negócios de franquia é atrativo, porque além de investir em uma marca reconhecida, o franqueado conta com diversos suportes da franqueadora.

Nesse sentido, é comum receber treinamentos da franqueadora para conhecer a operação da unidade, a forma de captar clientes e atendê-los.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Do mesmo modo, no treinamento, a franqueadora repassa sua experiência em relação ao mercado, quais são os pontos fortes do setor e como explorá-lo.

Além disso, a franqueadora oferece orientações para as ações de marketing e suporte para a gestão da unidade. Logo, este contato próximo entre franqueadora e franqueado é essencial para o bom desenvolvimento da unidade.

Dessa forma, a qualidade desses suportes faz parte de como ter sucesso na franquia. Por exemplo, se a franqueadora for ausente, o franqueado pode ter certas dificuldades.

Um diferencial que o empreendedor deve avaliar antes de investir em uma franquia é o trabalho de marketing feito pela franqueadora.

Uma boa divulgação é essencial e a franqueadora deve orientar e dar suporte ao franqueado para essas ações. Isso porque, tem experiência no mercado para ser eficiente na publicidade.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Por fim, se possível, entre em contato com franqueados e ex-franqueados da marca para saber a respeito dos suportes. Ainda, avalie se a franqueadora oferece mesmo aquilo que promete.

4. Conheça a reputação da marca

Ao considerar uma franquia, é crucial conhecer a reputação da marca entre os clientes. Pesquise avaliações, opiniões e feedbacks dos consumidores, buscando entender como se sentem em relação à marca. Depois, verifique se há reclamações recorrentes ou problemas não resolvidos.

Mas, além disso, busque informações sobre a satisfação geral dos clientes e se recomendariam a franquia. Essa análise aprofundada permitirá avaliar a confiabilidade e o potencial de sucesso da rede.

Então, ao escolher uma marca com uma boa reputação entre os clientes, você estará mais propenso a conquistar um público satisfeito e engajado.

5. Entenda bem o sistema de franquias

O empreendedor deve ter em mente que o modelo de negócio de franquia é diferente. Não é como iniciar um negócio do zero. Isso porque, conta com pontos positivos e negativos.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Por exemplo, o empreendedor deve entender que deve seguir o padrão da franquia, não há tanta liberdade neste tipo de negócio. Assim, não poderá atuar muito fora do padrão e estará sempre sendo avaliado pela franqueadora.

Do mesmo modo, os suportes que a franqueadora oferece são atrativos, mas o empreendedor precisa fazer a sua parte no trabalho.

Porém, é comum as pessoas acharem, que ao investir em uma franquia, o lucro é garantido e que o trabalho é menor. Mas isso não é verdade! O que acontece é apenas que há um direcionamento da franqueadora.

Dessa forma, o franqueado recebe o know-how, uma marca reconhecida. Por outro lado, todo o processo do dia a dia é feito pelo empreendedor. Em outras palavras, é fundamental conhecer bem este formato de negócio antes de decidir por investir em uma marca de franquia.

6. Leia a COF do negócio

Conhecer o negócio a fundo é importante para o processo de como ter sucesso na franquia. Trata-se de um dos primeiros passos analisar bem a Circular de Oferta de Franquia (COF) da marca.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Este documento faz parte das tratativas entre empreendedor e franqueadora e deve fornecer diversos tipos de detalhes sobre o negócio daquela franquia.

Por exemplo, informar a projeção de custos de implantação da unidade, os gastos mensais, os direitos e deveres das partes e os suportes da franqueadora para o franqueado.

Como é um documento muito importante, o empreendedor deve analisar bem e, se preciso, contar com auxílio de um advogado. Pela Lei de Franquias, o interessado tem, no mínimo, dez dias para estudar a COF antes de assinar o contrato.

Enfim, você deve avaliar bem cada uma das cláusulas presentes para evitar investir em algo inseguro, que possa vir a se tornar uma dor de cabeça.

7. Estude para empreender

Em qualquer empreendimento é preciso coletar o máximo de informações possível. Seja sobre o mercado, sobre o negócio em si, sobre o público-alvo e até sobre a economia como um todo.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Isso porque, são essas informações que vão orientar o empreendedor na hora de fazer a escolha por onde começar a investir.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Além disso, o empreendedor deve desenvolver algumas características importantes para estar bem preparado. Por exemplo, estudar mais sobre marketing, gestão administrativa para o seu negócio e ler sobre técnicas de atendimento.

Por último, são diversos outros aprendizados que podem oferecer mais subsídio para o franqueado trabalhar com eficiência. Isso vai aumentar suas possibilidades de ter sucesso com uma franquia.

8. Analise a lucratividade prevista

Antes de investir em um negócio próprio, é fundamental analisar a lucratividade prevista e verificar se está alinhada com as expectativas do empreendedor. Então, faça uma projeção financeira detalhada, considerando os custos operacionais, margem de lucro e potencial de crescimento.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA SULTS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Em seguida, é essencial ter clareza sobre quanto tempo levará para alcançar o retorno do investimento e se isso se encaixa nos planos de longo prazo.

Essa análise cuidadosa permitirá tomar decisões informadas, identificar oportunidades de maximizar o lucro e garantir que o negócio seja sustentável e rentável no médio e longo prazo.

9. Seja um líder

Um ponto importante de como ter sucesso na franquia é que o empreendedor precisa ser um líder para seus colaboradores. O empreendedor deve tomar a frente do negócio em todos os detalhes. Deve estar por dentro de cada passo da empresa e etapas do processo.

Ser líder não é mandar fazer ou ser um chefe que gosta de dar ordens. Está ligado a mostrar como faz, é se colocar próximo a seus colaboradores, apoiá-los para que se tornem cada vez melhores.

Até porque, funcionários felizes são mais produtivos. Um franqueado que sabe tornar o trabalho do dia a dia mais leve tem vantagens no mercado. Assim, a sua unidade tende a produzir mais.

O empreendedor deve guiar seus funcionários, ensinar a melhor forma de fazer e como se portar. Enfim, é como os especialistas dizem: “chefiar pelo exemplo”.

10. Planeje sua atuação

Além de todos os cuidados que falamos anteriormente, o empreendedor deve se planejar bem antes de comprar uma franquia. Nesse sentido, deve planejar se vai manter o emprego e cuidar da franquia ao mesmo tempo, ou se vai dedicar exclusivamente ao novo negócio.

Para que este processo dê certo, deve pensar como serão suas horas de dedicação ao negócio. Isso é fundamental principalmente no início, quando a empresa mais precisa da presença do franqueado.

Esta organização é fundamental para não misturar as coisas. Enfim, estas questões precisam ser pensadas antes de optar por investir em uma franquia e fazer os investimentos necessários. Agora que está por dentro do assunto, abra o seu negócio e ganhe dinheiro.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje