Como ter um negócio de sucesso? 11 dicas essenciais para seguir

Por
em
Homem sorrindo e comemorando. Imagem ilustrativa do texto sobre como ter um negócios de sucesso.
Advertisement

Para saber como ter um negócio de sucesso, o empreendedor deve pesquisar bem e entender como funciona este processo para investir com mais certeza. Então, confira aqui algumas dicas para lhe orientar nesta jornada!

Uma pesquisa feita em 2021, revelou que cerca de 50 milhões de brasileiros pretendem montar um negócio próprio nos próximos três anos. Isso mostra que você não está sozinho neste sonho de empreender.

Contudo, para ter sucesso nesta jornada é necessário uma pesquisa de mercado e muitos outros cuidados, como mostraremos para você. Continue a leitura!

Afinal, como ter um negócio de sucesso?

O empreendedor iniciante costuma se espelhar em histórias de sucesso dos grandes empresários que começam com pequenos negócios e hoje dirigem grandes redes.

Nesse sentido, é preciso entender como o empreendedorismo é, o que é necessário para ir longe com o seu negócio e assim ser bem-sucedido ao abrir uma empresa.

Advertisement

Além disso, cada empreendedor possui um perfil diferente, objetivos e necessidades que não são iguais. Isso mostra que o caminho para o sucesso não é apenas um, mas existem vários.

Dessa forma, não basta ter uma ideia de negócio, para colocá-la em prática, porque cada pessoa precisa entender como fazer isso de acordo com as suas condições.

De modo geral, ao seguir alguns passos o empreendedor consegue fazer este caminho de forma sólida. Portanto, separamos aqui algumas dicas que vão lhe orientar neste importante processo.

1. Entenda o que você quer fazer

O primeiro passo de como ter um negócio de sucesso é saber com o que você quer trabalhar, o que deseja fazer na sua empresa.

A ideia para um novo negócio precisa partir de um ponto inicial, que costuma ser uma área de atuação do mercado com o qual você se identifique. Ou então, buscar produtos ou serviços que se encaixem no seu gosto pessoal e com os quais tenha afinidade.

Mulher em uma mesa pintando. Imagem ilustrativa do texto sobre como ter um negócios de sucesso.
Entenda como as coisas que você gosta de fazer podem ser aproveitadas em um negócio.

Por exemplo, na hora que você pensar em um negócio, caso seja uma pessoa que goste de cozinhar, na sua mente pode vir um restaurante ou marmitas congeladas.

Nesta sua primeira análise, avalie quais os seus gostos pessoais, o seu perfil e veja como estas características podem ser aproveitadas em um negócio.

Se você tiver um perfil mais comunicativo deve procurar um tipo de negócio diferente de uma pessoa mais tímida. Este encaixe entre suas qualidades e o seu empreendimento é importante para o sucesso do negócio.

Enfim, esta adaptação do seu perfil ao seu negócio é algo que ajudará a lhe dar força e mais prazer para se dedicar ao empreendimento.

2. Seja realista sobre seu orçamento

Algo importante de como ter um negócio de sucesso é que ele seja compatível com o seu orçamento. Não adianta planejar um grande empreendimento se você não tem o capital necessário para isso.

Nesse sentido, é importante fazer um bom planejamento, entender quanto tem para investir, e só depois disso começar a estruturar seu negócio.

Não há dúvida que começar um negócio exige muito investimento. Por isso, você precisa estar preparado financeiramente para manter a sua empresa.

A princípio, comece com um investimento mínimo, mas tenha sempre a sua reserva de segurança para eventuais emergências.

Em seguida, detalhe com clareza os recursos que estarão à sua disposição no momento de tirar o seu negócio do papel, isso é uma garantia de tranquilidade.

Analise seu capital e também os seus gastos do dia a dia. Veja quanto é necessário para se manter e à sua família. O negócio não é algo que traz retorno imediato. Logo, este cuidado é importante.

Do mesmo modo, é preciso um capital de giro para pagar as contas da empresa mesmo se ela não tiver o movimento esperado.

Tudo isso vale a pena para você ter uma ideia realista de quanto será necessário ter para começar a empreender de forma segura e sólida.

Mão segurando uma caneta apontando para gráficos em uma folha. Imagem ilustrativa do texto sobre como ter um negócios de sucesso.
Analise os custos do negócio antes de começar a investir.

3. Estabeleça o passo a passo para você investir

Citamos acima a importância do planejamento financeiro, mas é importante também que o empreendedor tenha um passo a passo para a estruturação do negócio.

Para este planejamento, entenda como será a operação do seu empreendimento, o que terá que comprar, que tipo de estrutura será necessária etc.

Além disso, coloque suas ideias no papel, ou seja, as etapas deste processo. Ao longo do tempo, vá trabalhando cada uma destas ideias para melhorá-las.

Sua empresa é algo que não surge do nada. Então, é necessário uma etapa de cada vez, e ter o planejamento deste caminho ajuda nas tomadas de decisões.

Por exemplo, ao se decidir sobre que tipo de negócio vai abrir, os próximos passos são pesquisar o mercado, os custos, rentabilidade, avaliar seu conhecimento sobre o público-alvo, entre outros.

Por fim, estes passos devem ser planejados, organizados para que você não se perca ou pule etapas. Será como montar um quebra-cabeça, cada peça precisa da anterior para se encaixar.

4. Estude sobre o mercado

O sucesso do seu negócio vai depender totalmente do seu desempenho com seus clientes. Afinal, nenhum empreendimento se mantém no mercado sem fidelização. Por isso, é fundamental um bom estudo de mercado.

O estudo do mercado passa muito por entender bem quem será o seu cliente. É preciso identificar melhor com quem você fala, seus gostos, costumes e hábitos, de que forma são impactados e quais meios de comunicação eles usam.

Assim, é possível desenvolver seu serviço ou produto de modo que atenda de fato as necessidades do seu público. Não só isso, numa pesquisa de mercado é possível identificar novas oportunidades de vendas e ofertas.

Mas além disso, ao compreender os hábitos e anseios dos clientes, é possível prever suas vontades e entender aquilo que eles precisam para resolver problemas existentes.

Do mesmo modo, vale destacar que ao compreender o cliente e o mercado, é possível se posicionar na vanguarda, à frente dos concorrentes, garantindo uma posição vantajosa para o seu negócio.

Casal andando na calçada ao lado de uma loja.  Imagem ilustrativa do texto sobre como ter um negócios de sucesso.
Entender o mercado é uma forma de conseguir atrair mais os clientes.

Enfim, realizar a pesquisa de mercado, de forma adequada e de acordo com os objetivos do negócio é fundamental para que sua empresa possa estabelecer metas, definir preços e se posicionar.

Assim, ela também permite que você entenda qual a realidade de mercado do seu negócio, a viabilidade de seu projeto e os ajustes  necessários para fazer com que sua empresa tenha um desempenho positivo.

5. Aprenda sobre empreendedorismo

Ter boas ideias é um passo importante para obter um negócio de sucesso, mas empreender é mais do que começar uma empresa.

Nesse sentido, no empreendedorismo deve-se envolver criatividade, coragem, organização, saber lidar com pressão, entre outras qualidades.

Do mesmo modo, administrar um negócio não é uma tarefa simples. Portanto, aprender sobre empreendedorismo é tão importante, principalmente nos dias de hoje.

Começar um pequeno negócio em casa não é complexo, mas manter sua empresa, fazer ela se desenvolver de forma saudável e lucrativa é sim um desafio.

Os mercados costumam ser muito concorridos. Por isso, exigem o conhecimento por parte do empreendedor.

Falamos sobre a pesquisa de mercado e de sua importância. Contudo, o empreendedor precisa ter conhecimento sobre empreendedorismo para saber ler o resultado da pesquisa e conseguir implementar o negócio na prática.

6. Desenvolva as características de um bom empreendedor

O empreendedor bem-sucedido reúne algumas características marcantes, como: disciplina, foco, resiliência, e firmeza de propósito.

Essas características podem ser inatas ou desenvolvidas gradualmente, por meio de estudos, treinamentos, entre outras formas, como falamos acima.

Mas os empreendedores mais eficientes sabem maximizar essas qualidades e ao longo do tempo, aprendem a explorar corretamente todo o seu potencial.

Em outras palavras, esse perfil vai sendo lapidado com as vivências, conquistas, tentativas e em especial, por intermédio do conhecimento técnico e gerencial.

Homem com fones de ouvido no pescoço conversando com uma mulher e sorrindo. Imagem ilustrativa do texto sobre como ter um negócios de sucesso.
Veja as características que você possui como empreendedor e busque melhorá-las.

Assim, em diversas situações, o comportamento empreendedor é considerado o principal fator gerador de problemas, e esse fato está totalmente relacionado ao desenvolvimento de habilidades administrativas e comportamentais.

Desse modo, não saber apenas como empreender, mas conseguir desenvolver as habilidades necessárias é um passo importante de como ter um negócio de sucesso.

Advertisement

7. Considere abrir uma franquia

Como dito, para estruturar um novo negócio o empreendedor precisa planejar, estudar bem o mercado e seu público. Porém, uma forma que facilita este processo e o seu sucesso é o modelo de franquia.

Este modelo de negócios consiste em investir em uma empresa pronta, com uma operação estruturada, previamente estabelecida no mercado.

Neste formato, o empreendedor investe em um negócio, recebe todo o conhecimento que a empresa possui, o chamado know-how. Este modo de fazer é como se dará o trabalho do franqueado no dia a dia.

Assim, o empreendedor não precisa organizar como será a operação, a produção ou o seu atendimento. Tudo isso já vem pronto, estruturado pela franqueadora.

Como já é um negócio testado no mercado, melhora as chances do empreendedor ter sucesso. Isso porque, não começa-se uma empresa do zero, pois inicia-se um negócio que pulou etapas de maturação e desenvolvimento.

Do mesmo modo, este formato é vantajoso, porque o franqueado recebe o suporte da franqueadora. Portanto, a empresa orienta para o trabalho de gestão, como fazer o atendimento aos clientes e as ações de marketing.

Com o modelo de franquia, o empreendedor já recebe todo conhecimento conquistado e validado pela franqueadora durante anos. Ainda, inicia com uma grande reputação gerada por investimentos em marketing realizados pela franqueadora.

Enfim, é um modelo perfeito para o futuro empreendedor que não tem dificuldades em seguir padrões e que não possui experiência no mercado.

8. Defina metas para sua empresa

Dardo no centro de um alvo.
Tenha metas realistas e bem definidas para analisar a evolução da sua empresa.

Saber como estipular metas e ter um objetivo claro e alcançável é o início de um caminho de sucesso, tanto pessoal quanto profissional. Isso porque, com uma meta definida, fica mais fácil traçar as ações necessárias para alcançar o que queremos.

Nesse sentido, ao começar um novo negócio, seja ele físico ou digital, você precisa ter uma ideia clara do que pretende alcançar com seu empreendimento.

Assim, pergunte-se: aonde você quer chegar com seu negócio? E em quanto tempo espera alcançar esse objetivo?

Você com certeza já se fez uma dessas perguntas, ou até mesmo as duas, em algum momento de sua jornada como empreendedor.

Além de deixar tudo mais organizado, definir metas ainda pode lhe ajudar a se manter motivado a alcançar o objetivo. A cada meta concluída, sua confiança aumenta, mesmo que o objetivo não seja tão fácil de alcançar.

Logo, um passo importante de como ter um negócio de sucesso é fazer destas metas um objetivo factível, ou seja, deve ser realista.

Isso porque, uma meta muito ousada, quando não alcançada, pode ser um desestímulo ao empreendedor, e nesta jornada árdua de um negócio, não há lugar para desânimo!

9. Decida por ter ou não um sócio

Inserir sócios na sua empresa é como estar em um relacionamento. Portanto, considerações e avaliações devem ser adotadas. Então, faça pesquisas para tomar decisões sábias e ter certeza da viabilidade desta parceira, garantindo o sucesso contínuo dos seus negócios.

Assim, conforme falamos no início do texto, cada empreendedor é um ser único, com qualidades, defeitos e objetivos diferentes. Dessa forma, para ter um sócio, ele deve se encaixar ao seu perfil.

Não necessariamente é preciso que ele seja igual, muito pelo contrário. Se você é comunicativo, pode ser interessante ter um sócio mais tímido, que possa equilibrar e agregar outras qualidades.

Do mesmo modo, se a questão do sócio for financeira, a parceria precisa estar bem delimitada. O sócio entra apenas com o dinheiro e recebe lucros, ou também terá poderes de decisão no negócio.

Alguns empreendedores gostam de atuar sozinhos, em um trabalho no modelo Home Office, ter um sócio pode ser um problema. Então, invista na ideia apenas se for de extrema importância para tirar o seu negócio do papel.

Duas pessoas se cumprimentando em um escritório.
Ter um sócio pode ser vantajoso em alguns casos e nem tanto em outros.

10. Invista e seja resiliente

Depois de passar por todas estas etapas, o empreendedor está pronto para os últimos passos. Nessa hora, chegou o momento de investir e dar o pontapé inicial ao negócio!

Cada valor gasto deve estar o mais próximo do seu planejamento, para que seu investimento seja eficiente e não acabe gastando mais do que deveria.

O empreendedor deve seguir com o planejamento, seja em relação aos investimentos, mas também com relação à operação do negócio.

Além disso, o empreendedor deve estar preparado para percalços, ou seja, eventuais problemas que possam surgir. Nesta hora você precisa ser resiliente.

É comum que a empresa demore um pouco a dar os resultados esperados, mas isso não significa que o seu planejamento esteja errado. Dessa forma, você deve atentar-se e manter o rumo do seu projeto.

Por fim, o processo de como ter um negócio de sucesso passa também por saber lidar com momentos ruins, não se desesperar e continuar com o trabalho.

11. Esteja disposto a se adaptar

A resiliência é importante, ou seja, entender que existem momentos ruins no negócio e que muitas vezes fogem do seu controle. Por outro lado, é importante também estar atento para mudar o que você pode.

Nesse sentido, as metas servem para direcionar o negócio, ter um objetivo. Contudo, caso a empresa esteja se afastando destes objetivos, pode ser que sejam necessárias algumas mudanças.

Mostramos neste conteúdo a importância do planejamento, mas ao longo do negócio é preciso também se adaptar.

Dessa forma, mude detalhes para melhorar sua produção, diminuir custos ou atrair mais clientes. Estas adaptações são comuns após os inícios dos trabalhos no mercado.

Então, para se ter sucesso em um negócio, o empreendedor deve se preparar para essas mudanças sem perder o rumo ou se desorganizar.

Assim, um planejamento bem-feito antes de empreender lhe dá mais informações, subsídios para identificar problemas e conseguir alterar detalhes com mais rapidez.

Por fim, como dito, as franquias podem ser uma boa oportunidade para quem deseja ter um negócio. Portanto, separamos uma lista de franquias atrativas para você conhecer um pouco das opções existentes neste mercado. Acesse e descubra!

Advertisement
Advertisement