O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Como ter uma franquia de sucesso mesmo investindo pouco?

Como ter uma franquia de sucesso mesmo investindo pouco?

Sumário

Saber como ter uma franquia pode ser seu primeiro passo rumo ao empreendedorismo de sucesso. Pensando nisso, preparamos este texto com dicas simples que podem ajudar.

Afinal de contas, o mercado de franchising apresentou um crescimento considerável. No terceiro trimestre de 2022, por exemplo, as franquias variaram positivamente em 18,7%.

Por isso, elas saem na frente de outros setores que ainda apresentam dificuldades causadas pela pandemia. Além disso, esse modelo de negócio apresenta mais facilidade na hora de empreender.

Ao abrir uma franquia, você passa a ter acesso a um plano de negócio pronto. Ou seja, não vai precisar montar seu negócio do zero.

Entenda o passo a passo de como ter uma franquia

Para saber como ter uma franquia, você precisa entender algumas etapas do processo. Faz parte, por exemplo, analisar seu perfil empreendedor e o mercado local.

Dessa forma, você evita erros e escolhe seu negócio de maneira mais assertiva. Então, confira abaixo algumas etapas de como abrir franquia.

Conhecer seu perfil

Um dos primeiros passos é analisar muito bem seu perfil. Então, você poderá escolher um negócio alinhado com seus potenciais e objetivos.

Primeiramente, é importante considerar aquilo que você gosta de fazer. Afinal de contas, empreender demanda tempo e dinheiro.

Investir em um negócio e desanimar com o tempo pode acontecer. Mas uma das formas de evitar isso é justamente sabendo do que gosta de fazer.

Você pode considerar, por exemplo, seus hobbies e interesses. Eles podem apontar para a direção de uma franquia lucrativa.

Além disso, é interessante considerar seus pontos fortes e fracos. Isso ajuda a mapear quais competências você pode usar no empreendedorismo.

Mas não se esqueça que algumas características podem ser desenvolvidas com o tempo. Afinal de contas, o empreendedorismo é um aprendizado constante.

Analisar seu mercado local

Outro ponto importante para saber como montar uma franquia é fazer uma leitura do mercado. Assim, você consegue identificar potenciais de investimento.

Uma análise do mercado deve considerar, por exemplo, setores que mais crescem e perfil dos compradores. Mesmo os negócios mais lucrativos podem não ter sucesso se não conversarem com seu público.

Logo, conheça quem vai comprar seu produto ou serviço. Por sua vez, conhecer os setores em alta ajuda a delimitar em que segmento investir.

De fato, existem áreas que são modas passageiras. Mas é preciso considerar a estabilidade do nicho no qual há interesse.

Pesquisar marcas de franquias

A pesquisa de marcas também é uma etapa importante de como ter uma franquia. Hoje, há muitas opções de redes em variados segmentos. Mas isso não significa que todas sejam ideias para você.

Por isso, é importante fazer uma pesquisa por marcas que atuem no segmento que você escolher. Cada uma delas vai operar de um jeito e ter seu próprio valor de investimento.

Você pode começar pesquisando por marcas de franquias famosas. E, depois, estudar o funcionamento delas e entender o motivo do sucesso.

Em seguida, pesquise outras marcas semelhantes ou que atuem no mesmo segmento. Nem sempre uma franquia grande é sinônimo de investimento seguro.

Analisar e comparar as redes

Depois de pesquisar por algumas marcas, você precisa analisar e comparar suas opções. Dessa forma, você consegue entender mais sobre o funcionamento de cada uma.

Além disso, consegue determinar qual delas mais combina com o seu perfil empreendedor. Uma das formas de fazer isso é solicitando a Circular de Oferta de Franquia (COF).

Nela, há informações relevantes de saber antes de abrir uma franquia. Assim, você pode conferir valor de investimento, prazo de retorno e as obrigações do franqueado.

Em seguida, compare as informações de cada uma das marcas que interessarem. Sendo assim, é possível filtrar aquelas que mais se aproximam do seu perfil empreendedor.

Quanto mais marcas conhecer, a mais modelos de negócio você tem acesso. Logo, pode encontrar aquele que mais se adapta aos seus objetivos.

Caso queira trabalhar sozinho, por exemplo, uma franquia online pode ser melhor. Então, considere suas preferências e como as marcas se adaptam a elas.

Se planejar antes de abrir

Para abrir uma franquia, é essencial fazer um bom planejamento. Logo, organize suas finanças e sua rotina.

Desse modo, você pode determinar quanto realmente pode investir e quando isso pode ser feito. Afinal de contas, você vai precisar se dedicar ao negócio.

Caso perceba que ainda não é o momento de investir, organize e coloque metas para conseguir abrir. Assim, pode ser interessante contratar um contador para ajudar a montar seu planejamento financeiro.

Agora que você sabe como se faz para abrir uma franquia, entenda se realmente é para você. Em seguida, neste texto, você vai identificar as características dos franqueados de sucesso.

Quem pode ter uma franquia?

Qualquer pessoa pode ter uma franquia, porém existem questões importantes nessa decisão. Porém, o item principal nesse processo é o desejo de empreender.

Afinal de contas, você vai se dedicar ao negócio e precisa ter interesse na gestão do empreendimento. Mas, para ser um franqueado, é importante ter consciência de que terá que seguir as determinações da franqueadora.

Isso porque, esse modelo de negócio funciona por meio de padrões. Assim, você precisa seguir tudo o que a marca estabelece.

Então, a franquia não vai ser exatamente do jeito que você quer. É preciso saber isso antes de investir no negócio.

Do mesmo modo, o franqueado de cada área precisa ter afinidade com o segmento em que vai investir. Ou seja, qualquer potencial empreendedor pode ser um franqueado.

Por isso, veja a seguir dicas sobre as melhores franquias para quem não tem experiência com empreendedorismo.

Qual a melhor franquia para iniciantes?

Para saber como abrir uma franquia sendo iniciante, considere nossas dicas. Assim, leia a COF e decida se as características das marcas que analisar são compatíveis com as suas.

Você deve considerar o valor de investimento, o tipo de atuação e o tempo de dedicação ao negócio. Assim, você consegue decidir se aquela marca é realmente para seus objetivos.

Depois disso, faça uma busca pela reputação da marca que escolher. Considere, por exemplo, falar com outros franqueados para saber se estão ou não satisfeitos.

Melhores franquias para você considerar abrir

Agora que você já sabe como ter uma franquia, chegou o momento de conhecer algumas opções. Separamos uma lista com alternativas em diversas áreas para você considerar.

[raio_x]

Então, analise bem cada uma delas antes de bater o martelo. Boa sorte!

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje