O mercado de franquias no Brasil vem apresentando um crescimento constante nos últimos anos, mas como vender franquias? No texto de hoje, traremos sete dicas para expandir sua rede de negócio. A última vai surpreender você. Acompanhe!
Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor registrou um aumento de 14,3% no faturamento em 2022, com um faturamento de R$ 211 bilhões.
Diante desse cenário, muitos empreendedores têm buscado expandir seus negócios por meio da venda de franquias. No entanto, para obter sucesso nesse empreendimento, é necessário seguir algumas dicas fundamentais. A seguir, apresentamos dicas para vender franquias e aumentar seus lucros.
Como montar uma rede de franquias?
Para saber como vender franquias, o primeiro passo é identificar uma maneira para fazer o seu negócio seguir por esse caminho.
Por mais que existam alguns pontos que precisam ser muito bem analisados, o processo é muito mais simples do que você imagina. Ainda assim, alguns cuidados são necessários.
Inicialmente, é fundamental conhecer a sua demanda, ou seja, se ela é realmente forte para expandir o seu negócio. Graças a esse aprofundamento, você terá condições de tomar decisões mais assertivas.
Caso identifique que as coisas ainda não justificam esse crescimento, trabalhe com um meio para aumentar o seu público. Mesmo que estejamos falando de uma franquia, essa noção é importante para qualquer outro tipo de estratégia de expansão.
Em seguida, analise seu produto ou serviço. Veja o que ele tem de diferença e como o mercado irá recebê-lo. Nessa pesquisa, vale tudo. Desde entender o seu público até conhecer intimamente seus concorrentes.
Por fim, após todo esse processo, faça o que conhecemos como analise de franqueabilidade. Graças a essa análise, será possível identificar os principais fatores estruturais da sua empresa.
Uma das soluções para facilitar todo o caminho é contratar uma consultoria especializada no assunto.
Saiba como vender franquias
Ao conhecer o passo a passo para se tornar uma franqueadora, entender os pontos a seguir para conseguir identificar como vender franquias fica mais fácil.
São questões que se aprofundam um pouco mais dentro desse modelo de negócio. Ao segui-las, você estará próximo de conseguir ter uma rede de sucesso.
1. Cumpra as regras da Lei de Franquias
O Brasil é um dos poucos países do mundo a possuir uma lei específica para o franchise. Graças a essa norma, os empresários conseguem ter maior tranquilidade para desenvolver seus projetos.
Ao mesmo tempo, os franqueados também tiveram uma segurança maior para conduzir seus empreendimentos.
De acordo com a Lei de Franquia, você, como empresário, deve seguir uma série de regras para que sua empresa esteja em condições de oferecer um modelo de franquia.
Por exemplo, a obrigação de criar a Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento é responsável por apresentar todos os detalhes sobre a empresa.
Inclusive, se você é iniciante e tem dúvidas sobre o que é uma franquia e como fazer para abrir a sua, o curso Guia Para Iniciantes pode ajudar. Com aulas inteiramente online, para assistir quando e onde quiser, você fica por dentro do mundo do empreendedorismo. Clique aqui para acessar o curso.
Ao mesmo tempo, o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) também deve ser apresentado. Porém, nas franquias, esse demonstrativo deve ser emitido mensalmente.
Outro ponto que chama atenção dentro das normas do franchise é a elaboração do contrato.
Importante destacar que todos esses documentos precisam estar numa linguagem de fácil entendimento para qualquer pessoa. Isso permite que todo o processo seja ainda mais transparente.
2. Monte um modelo de negócio lucrativo
Para saber como vender franquias de sucesso, o próximo passo é encontrar um modelo de negócio lucrativo.
Mesmo que a sua empresa tenha grandes resultados, isso não quer dizer que, ao ser replicada, as coisas vão seguir da mesma maneira.
Entrar em novos mercados não é uma das tarefas mais fáceis de serem cumpridas. É necessário um entendimento do negócio, do mercado, dos consumidores etc.
Dessa forma, pense sempre em inovações que podem colocar a sua empresa à frente dos demais concorrentes. Diferente do que muitas pessoas pensam, nem sempre isso precisa ser algo material.
Mas o que isso quer dizer? Você pode oferecer a mesma coisa que seus concorrentes, mas a experiência com o seu produto e serviço deve ser completamente diferente.
Existem diversas empresas que fabricam celulares que, para a maioria das pessoas, tem a mesma funcionalidade.
Contudo, uma marca consegue se destacar pelo status que ela oferece, pela sua forma de tratar o cliente dando a sensação de exclusividade etc. Um só produto, mas que entrega uma experiência diferenciada.
3. Torne o negócio replicável
O segredo para conseguir montar uma boa rede de franquias é conseguir fazer o seu empreendimento ser replicável.
Inicialmente, você deve começar a entender seus processos e identificar o que pode ser mudado para que tudo seja mais prático e intuitivo. Quanto menos etapas tiver, melhor para o entendimento do franqueado.
Pois imagine que você tem uma empresa cheia de burocracias. Será que uma pessoa que não conhece seu modus operandi vai conseguir seguir todas as etapas com agilidade?
Ademais, será que isso é um ponto atrativo para os futuros empresários que querem fazer parte da sua rede? Analise cada detalhe. Não deixe nada de fora.
Com certeza isso tornará a sua empresa um negócio diferenciado. O mais importante aqui é que você se desprenda de alguns conceitos que acha importante para conseguir uma maior maleabilidade para o seu negócio.
Portanto, lembre-se: quanto mais simples forem as coisas, mais fácil de ser replicado será o negócio. Fique atento.
4. Monte uma boa equipe de vendas
Outro ponto muito importante na hora de conhecer o caminho para como vender franquias é conseguir montar um bom time de vendas.
Diferente do que se está habituado, agora o seu negócio precisa conversar com empresários. Não são simples clientes, serão pessoas que farão a sua marca expandir a área de atuação.
Dessa forma, é muito importante reunir uma equipe com profissionais experientes e capacitados para ter um trato diferenciado com esse tipo de público.
O processo de persuasão é fundamental para que um time fortalecido perca poucas oportunidades. Mas calma, o time não precisa ser só desses profissionais.
Contrate pessoas novas, como se estivesse montando um time de talentos. Ou seja, aqueles profissionais que vão conseguir captar a essência do trabalho com os mais experientes e replicar com facilidade.
A tendência é que seus custos sejam menores devido a essa mesclagem. A princípio, você pode começar com apenas uma pessoa responsável. À medida que a demanda for crescendo, você vai aumentando o seu time.
5. Faça o marketing adequado para expansão
De nada adianta todas as etapas que apresentamos se você não conseguir montar um bom time de marketing. Esse é o segredo para todas as empresas bem-sucedidas.
Sem divulgar o seu negócio adequadamente, certamente você estará correndo o risco de montar toda essa estrutura à toa.
Existem diversas estratégias para divulgar a sua empresa. Atualmente, a grande chance está em montar uma boa estratégia digital.
Existem diversos profissionais e empresas que conseguem fazer a sua marca ser facilmente vista pelos empresários interessados no negócio.
Contudo, não é aconselhável que você tente fazer por conta própria esse tipo de atividade. São diversas frentes que podem acabar atrapalhando o seu desenvolvimento.
Sem contar o dinheiro gasto à toa, prejudicando o retorno financeiro que você espera. Portanto, sempre dê preferência aos profissionais e empresas especializadas.
6. Seja transparente sobre o negócio
No começo do nosso conteúdo, falamos sobre os documentos que são necessários ao processo de como montar uma franquia.
Esses arquivos fazem toda a diferença por ser um meio para os futuros franqueados saberem onde estão entrando. Não esconda nada, por pior que seja.
Caso alguma pessoa se sinta enganada ou lesada, ela tem todo o direito de acionar a justiça. Um processo que pode prejudicar ainda mais a captação de novos franqueados. Evite dores de cabeça no futuro.
Jogue limpo com os empreendedores. Mostre todas as faces do seu negócio. Isso só irá ajudar a sua empresa. Acredite.
7. Reforce os suportes oferecidos ao franqueado
Por fim, não podemos deixar de falar sobre o suporte que você precisa oferecer aos franqueados.
Se possível, em todas as etapas, reforce o que você pode fazer para ajudar os empresários. Apresente o time que irá ajudá-los a alcançar os resultados esperados.
Deixe isso claro na sua COF e no contrato. Passe para o seu time de vendas todas as características e obrigações da equipe de suporte.
Isso certamente fará toda a diferença no processo aquisição de uma unidade por parte dos novos franqueados da sua rede.
Ao longo do texto, você pode conhecer um pouco mais sobre o processo de transformar a sua empresa numa franquia.
São pontos que podem parecer complicados à primeira vista, mas que vão transformar a sua marca radicalmente. Tal mudança vai permitir que você amplie a sua área de atuação com facilidade. Então, analise os pontos que trouxemos hoje e venda franquias sem medo. Boa sorte!