Comunicação estratégica: importância para a sua rede de franquias

Por
em
Foto de uma pessoa sentada em um sofá, mexendo em um computador enquanto faz anotações em um caderno. Imagem ilustrativa para texto comunicação estratégica.
Advertisement

A comunicação estratégica é uma forma de criar um diálogo efetivo com público e parceiros de uma empresa. Logo, ela contribui diretamente para o fortalecimento da marca.

A comunicação, de modo geral, é algo indispensável para o funcionamento de uma empresa. Afinal, é sempre necessário manter um relacionamento com o público-alvo e os próprios parceiros da marca. 

Porém, para que exista bons resultados e a empresa desenvolva uma imagem positiva, esse processo de comunicação não pode ser feito de qualquer jeito.

Por isso, a comunicação estratégica é uma aliada para as empresas que querem se desenvolver.

Neste artigo, explicamos melhor sobre essa prática e quais são as inúmeras vantagens que ela pode trazer para o seu negócio. Continue a leitura!

Entenda o que é fazer uma comunicação estratégica

A comunicação estratégica consiste em um conjunto de práticas que ajudam a desenvolver uma comunicação empresarial de qualidade.

Ou seja, um processo que empresas adotam para conseguir melhorar a sua imagem e ter um bom diálogo com seus públicos de interesse. 

Desse modo, são usados diferentes canais de comunicação para que a mensagem que a empresa deseja passar chegue até as pessoas certas. E claro, com o alinhamento da cultura empresarial e os seus valores. 

Ao mesmo tempo, é necessário pensar em formas de diálogo internas e externas. Além do público final, essa prática visa uma boa relação com funcionários, acionistas, fornecedores e afins. 

Portanto, uma equipe ampla de profissionais deve estar envolvida, para pensar nas estratégias certas. Entre eles, podemos ter especialistas em marketing, relações públicas, publicidade e mais. 

Podemos dizer, então, que esse processo busca criar uma sintonia entre a empresa e todas as pessoas ao seu redor.

Desse modo, ela permite uma troca de informações e experiências que sejam positivas para o crescimento da marca. 

Mas para que tudo realmente funcione, é preciso um bom planejamento estratégico, levando em consideração os valores e objetivos da marca.

E claro, deve haver uma pesquisa de mercado, avaliando as melhores ferramentas para a situação. 

Por que é importante manter a comunicação estratégica na rede de franquias?

Pessoa usando um computador em uma mesa preta. imagem ilustrativa para texto comunicação estratégica.
Uma boa comunicação contribui diretamente para o crescimento de uma empresa.

Como explicamos, a comunicação estratégica é uma forma de criar um diálogo eficiente tanto com o público de uma empresa, quanto com seus funcionários e parceiros. 

Sendo assim, esse método é muito importante para garantir que as mensagens da empresa sejam transmitidas de forma adequada.

Logo, é possível garantir a transparência, evitando ruídos e desinformação. 

Desse modo, com uma boa prática a empresa pode diminuir as chances de crises e criar uma relação mais próxima com os seus funcionários e público.

Além disso, existem uma série de vantagens que listamos a seguir. 

Fortalecimento e divulgação da marca 


Independente de qual seja o ramo de atuação, uma empresa procura atrair clientes e ser uma marca de destaque no mercado, não é mesmo? 

Sendo assim, a comunicação estratégica é algo muito útil para ajudar nessa comunicação com o público, transmitindo uma mensagem adequada. 

Por meio de planejamentos e boas ações, é possível levar a mensagem correta até o público-alvo da marca, usando as ferramentas mais propícias para isso.

Portanto, é preciso escolher o canal de comunicação que seja ideal para atingir as pessoas desejadas. 

No entanto, não basta apenas divulgar a marca com boas mensagens e nos locais certos. É preciso mostrar também o que ela traz de valor com seus produtos, serviços e trabalho como um todo. 

Ou seja, quais são os diferenciais daquele negócio? A marca possui um propósito? Quais são os valores éticos e o compromisso social envolvido?

A “2021 Global Marketing Trends – Find your focus”, uma pesquisa feita pela Deloitte, mostrou que o público busca por valores e transparência nas empresas com as quais se relaciona. 

Então, além de boas mensagens, a prática poderá ser útil para mostrar ao público que a empresa não está apenas em busca de lucro. Mas sim, possui algo de valor para contribuir com a sociedade. 

Cada vez mais empresas estão se preocupando em mostrar ao público qual é a sua verdadeira identidade, e quais são as ideologias que guiam o trabalho. 

Melhorias na reputação 

Advertisement
Um computador em um sofá cinza, aberto em uma página com vários gráficos azuis. Ao fundo vemos uma sala com janela. Imagem ilustrativa para texto comunicação estratégica.
A equipe de comunicação deve ficar atenta aos resultados das suas estratégias, para entender quais realmente funcionam.

Construir uma boa reputação no mercado não é algo simples. Uma empresa precisa se esforçar para adotar as melhores decisões e evitar possíveis crises. 

Posicionamento adotados sem que haja uma avaliação prévia, informações conflitantes, até mesmo uma falta de padronização na identidade e forma de comunicar de uma empresa, são prejudiciais. 

Se uma marca precisa se posicionar a respeito de algo, é necessário que haja todo um estudo para que a sua atitude seja condizente com aquilo que prega diariamente. Afinal, as pessoas tendem a esperar algo mais. 

Além disso, com tantos canais de comunicação e redes sociais disponíveis, é preciso que haja uma postura padrão a ser adotada para responder o público.

Com isso, a empresa deve adotar um tom padronizado e informações compatíveis. 

Isso porque, posicionamentos e mensagens que não condizem com o que a marca adota como imagem, podem confundir o público e prejudicar toda a reputação. 

Desse modo, uma comunicação estratégica é fundamental para que haja um planejamento ideal para evitar brechas. Com essa prática, a empresa consegue transmitir mais confiança, com uma imagem unificada. 

Informações bem direcionadas 

Com tantas pessoas envolvidas no trabalho diário de uma empresa, é comum que informações acabem se perdendo ou se modificando no meio do caminho. 

O problema, é que isso pode afetar diretamente a imagem da empresa. Afinal de contas, informações erradas podem ser repassadas para o público ou mesmo para parceiros e acionistas. 

Sendo assim, uma forma de evitar crises e desentendimentos é a comunicação estratégica. Ela garante que a mensagem certa chegue até as pessoas, de forma interna e externa. 

Então, a comunicação interna bem desenvolvida, permite que todos os colaboradores estejam em uma mesma sintonia, mantendo o padrão da marca.

Consequentemente, isso evita ações que vão contra os valores da marca e que poderiam ser prejudiciais. 

Já com o público, a comunicação transparente consegue deixar claro quais são as políticas da empresa, seus valores e posicionamentos relevantes. 

Auxilia no engajamento com funcionários e parceiros

Foto de várias pessoas tocando as mãos em cima de uma mesa. Embaixo vemos garrafas, plantas, papéis e outros. Imagem ilustrativa para texto comunicação estratégica.
A comunicação também é importante para unir e engajar a equipe.

Antes de criar um bom relacionamento com o público, é fundamental que a empresa mantenha boas relações com os seus funcionários. 

Isso porque, são os colaboradores que vão contribuir ainda mais para o sucesso da empresa. Com um bom engajamento interno, eles terão ainda mais prazer e dedicação para desempenhar suas tarefas. 

Ou seja, por mais que exista um esforço enorme com as propagandas, para que um negócio cresça, é necessário que os próprios funcionários estejam satisfeitos com ele. 

Desse modo, a sua própria equipe poderá contribuir para a imagem da marca. As pessoas irão vestir a camisa e mostrar para os clientes como os produtos e serviços são positivos para eles. 

Portanto, a comunicação estratégica é recomendável para esse processo. Por meio dele, a empresa pode pensar em materiais e canais de comunicação que ajudem a manter o diálogo com seus colaboradores. 

Assim, a marca pode desenvolver eventos internos, canais para que os funcionários divulguem feedbacks, materiais úteis e reuniões entre equipes. Enfim, são muitas possibilidades. 

Colabora com rendimento financeiro e o planejamento de investimentos

Quem tem uma empresa sabe que para fazer boas campanhas de divulgação e outras estratégias de marketing é preciso realizar investimentos. 

Algumas pessoas ainda não sabem, é que a comunicação assertiva contribui para um bom rendimento financeiro, com investimentos controlados. 

Isso porque, com um planejamento e conhecendo as ferramentas certas, os profissionais podem desenvolver campanhas pontuais, sem precisar gastar tanto.

Logo, os investimentos são mais eficientes, pois são bem direcionados. 

Dessa maneira, o profissional irá planejar, executar de forma mais assertiva, verificar as métricas e avaliar o que precisa ser melhorado.

Com isso, ele consegue evitar gastos com estratégias que não são eficientes.

Como consequência, a empresa tem mais chances de alcançar o público certo e conseguir o envolvimento desejado. Então, as oportunidades de lucro também aumentam.  

Identificação de problemas 

Mão segurando uma caneta sobre uma mesa com papéis e um celular.
A empresa precisa estar aberta para buscar melhorias e receber feedbacks.

Quando a equipe de uma empresa fica responsável por desenvolver a comunicação estratégica, ela pode também encontrar problemas e pontos a serem melhorados. 

Afinal, durante a reestruturação, os profissionais tendem a avaliar o desempenho de práticas já adotadas, conseguindo entender o que realmente funciona ou não para a marca. 

Além disso, neste momento, a equipe pode levar em consideração sugestões e críticas que contribuem para o aperfeiçoamento das estratégias. 

Então, por meio de um bom diagnóstico, a marca adota medidas para evitar interferências na imagem, formas mais adequadas de se posicionar e alternativas para otimizar resultados. 

Promove mudanças no marketing da empresa

O propósito da comunicação estratégica é manter um diálogo adequado com as pessoas, levando em consideração os valores, diferenciais e objetivo de uma empresa. 

Nesse sentido, ao desenvolver essa prática, uma empresa identifica meios ainda mais eficientes de ressaltar seus diferenciais com formas de divulgação adequadas.

Inclusive, uma equipe preparada inova ainda mais nas campanhas. 

Ou seja, mantendo uma atuação alinhada com a empresa como um todo, a equipe de comunicação pensa em estratégias ainda mais criativas de se alcançar o público certo. 

Conteúdos em redes sociais e sites são positivos, e até formatos que a marca ainda não utilizou, podem trazer bons retornos.

Atualmente, existem várias ferramentas que possibilitam uma relação mais próxima com o público. 

Mas claro, cada postagem deve ser planejada e executada com cuidado para que não haja efeitos negativos. Porém, uma equipe experiente consegue manter um marketing de qualidade e alinhado com a empresa

Como fazer o planejamento de comunicação estratégica de uma franquia?

Agora que você sabe dos benefícios que a comunicação estratégica traz para a sua empresa, deve estar se perguntando como é feito o planejamento dessa prática. 

Antes de tudo, é preciso que haja uma avaliação da empresa como um todo, e a partir daí a equipe consegue identificar os objetivos que vão guiar a prática.

Em seguida, é preciso conhecer o público e o canal de comunicação adequado para falar com ele. 

E claro, deve-se estruturar os investimentos, definir, seguir o cronograma com as ações e avaliar os resultados obtidos. 

Para que tudo funcione corretamente, como já dito, profissionais capacitados devem estar envolvidos. Por isso, uma consultoria é muito útil para a sua empresa crescer com segurança. 

A NX Franquias é especializada na divulgação de marcas que buscam expandir a sua atuação. O grupo também trabalha com a formatação de franquias.

No vídeo abaixo, você pode entender melhor o que é a formatação e como ela funciona. Confira!

Com a ajuda da NX Franquias, a sua empresa desenvolverá estratégias eficientes e que trarão bons resultados. Isso porque, a empresa conta com uma equipe de profissionais capacitados e experiência no mercado. 

Para se ter ideia, o grupo já atuou com mais de 1 mil negócios no Brasil e no mundo.

Além disso, a empresa é uma extensão da Encontre Sua Franquia, uma das maiores holdings do país, liderada pelo Henrique Mol, empreendedor referência no assunto

Portanto, para saber mais sobre o assunto você pode participar da Feira Virtual de Franquias e também conferir nosso artigo sobre estratégias de marketing em franquias.

Se preferir, conheça mais sobre a NX Franquias clicando no botão abaixo. 

Advertisement
Advertisement